Localizar Passaporte ou Certidões PT
Olá sou nova por aqui, preciso de ajuda (informações) para localizar a certidão de nascimento do meu avô.
Tenho registro de imigrante (Brasil) certidão de casamento e óbito, em todos os documentos do meu avô está registrado apenas Viseu, sem freguesia, a data de nascimento é Abril de 1930, e após várias tentativas não consegui sair do lugar.
Hoje mandei e-mail (também) para a Santa casa de Viseu.
Gostaria de saber como posso localizar passaporte (que ele usou pra ir ao Brasil)
Alguém sabe o que posso fazer ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@CibelyDehn
coloca os dados que você tem... o nome da pessoa que está procurando, o nome dos pais, data e local de nascimento.
Olá busco com urgência certidão de nascimento de meu avô MacárioAraújo, filho de Teresa Araújo e Manuel Sant'Anna, nascido provável em Viseu- Portugal, tenho certidão de casamento no Brasil e óbito, e não consta freguesia.
Já pesquisei no family, em registros e até na santa casa. Tenho também um documento de registro de imigrantes do brasil.
Alguém pode me dar uma luz ?
Olá Eduardo, boa tarde. Agradeço imenso se puder ajudar-me.
Seguem informações e anexo. Meu Avô Macário Araújo, nascido em 25.04.
1911. filho de Teresa Araújo e Manoel Sant'anna.
@CibelyDehn
Segundo a certidão de casamento, seu avô Macário Araújo, nasceu em 1911. (25/04)
O passaporte dele diz que é da Freguesia de Figueira, Conselho de Lamego, Viseu:
Mas, verifiquei que somente temos os livros de batismo digitalizados até 1899.
A lei de 18 de Fevereiro de 1911 tornou obrigatório o Registo Civil, como ele nasceu em 25/04/1911 eu tentaria no Civilonline:
Como solicitar certidões pelo civilonline
Olá Cristiano, é sério você conseguiu achar o passaporte? como faço para ter acesso ?
@CibelyDehn
Você clicando no link da minha anterior mensagem leva a este registro:
Você pode pedir para te enviar o registro do passaporte, mas te adianto que provavelmente terá somente estas informações. Se desejar solicitar siga as informações do link: https://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
Você também pode tentar encontrar sozinha o passaporte, como no passaporte ele tinha 12 anos, foi no ano de 1923 ou 1924, mas o livro tem 560 paginas, está no link: https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1264420
Muito muito obrigada! Estou tentando achar essa informação há 1h30.
Deixa eu te perguntar uma coisa, eu vi bem aleatório uma "discussão " no @Jsant e acredito que ele estava buscando documentos de familiares de meu avô, sabe como posso fazer contato com ele ? é possivel por aqui ?
@CibelyDehn
Desculpe a pergunta, mas por que você quer o passaporte dele? Para seu pedido de nacionalidade basta o assento de nascimento e com as informações que você já conseguiu você consegue pedir no civil online.
@ecoutinho
Sim, é que no caso eu e ninguém da familia tínhamos a informação sobre o conselho e a freguesia de nascimento de meu avô . Agora que foi localizado o passaporte, vou conseguir pedir a certidão de nascimento, com esses dados
Já estou em contato no Registro Civil, mesmo assim gostaria de uma cópia do passaporte.
@CibelyDehn
ID 160540 / Macario De Araujo / Figueira / Lamego / Sem Indicação / Teresa de Araujo / Sem Indicação / 12 / S. Paulo / Sem Indicação
Solicite uma pesquisa nesses locais indicando freguesia de Figueira, observando detalhes como possíveis datas de nascimento (1910/1911) e talvez conste apenas o nome de Teresa de Araujo como mãe solteira.
CRC de Lamego
Email: civil.lamego@irn.mj.pt
ou
Diocese de Lamego
Email: amdl@diocese-lamego.pt
@Kleber Silva Aguiar obrigada!
Estou buscando de várias maneiras ter acesso a Certidão, de qualquer modo encaminhei solicitação, nos e-mails que me indicou.
Em posse desses documentos: Certidão de nascimento PT , passaporte PT, certidão de casamento Brasil e certidão Óbito Brasil, qual o próximo passo ?
Esses documentos do brasil precisam ser apostilados ?
Vi que eu mesma posso fazer a solicitação de nacionalidade, sem auxilio jurídico, sabe me dizer se existe alguma burocracia nesse sentido ? e qual o passo a passo (documentos) para dar entrada na nacionalidade e local que devo me dirigir (órgão)
É um único órgão responsável, ou devo encaminhar minha solicitação conforme outro critério?
Achei um link aqui no fórum, com um formulário para a solicitação, mas não entendi para onde envio.
Obrigada
@CibelyDehn
a maior parte das suas perguntas já foram respondidas nos nossos guias, pois são perguntas que quase todo mundo tem quando está começando: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa
por favor leia, e depois se você ainda tiver alguma dúvida, pode voltar aqui e perguntar 😉
@eduardo_augusto
vou tentar buscar novamente.
Vi apenas uma informação sobre formulário.
Não achei nenhum das respostas. Obrigada
@eduardo_augusto Desculpe, agora que vi. Muito obrigada
Olá Alguém consegue me ajudar ?
Localizamos a certidão de nascimento do meu avô Macário Sant'Anna, filho de Teresa araujo e Manuel Sant'Anna. Mas, no Brasil meu avô nunca assinou o nome corretamente, ele assinou em todos documentos Macário Araújo, nome inexistente.
Preciso estabelecer para retificação que se trata da mesma pessoa, o Macário Sant'Anna de Portugal é o Macário Araújo do Brasil.
Também estou buscando informações sobre a familia da Teresa, ela foi casada com um Silverio (que não é pai do meu avô) e gostaria de informações sobre seus pais (pais da Teresa)
Antônio d'Araujo e Maria d'Oliveira, sabem como faço para :
Confirmar se são judeus sefarditas ?
E como faço para localizar informações sobre o Manuel Sant'Anna?
Muito obrigada!
@CibelyDehn
Se observar o nascimento dele verá que não consta o nome do pai, ele foi registrado apenas pela mãe Teresa de Araújo. É estranho constar o nome dele como “Macario Sant Anna” no registro de nascimento sem a menção ao pai, seria bom vc ver se tem algum averbamento na 2a página desse registro que eventualmente explique melhor essa história. Ele imigrou para o Brasil com o nome Araújo e aqui viveu sempre com esse nome, o que faz sentido se foi registrado apenas pela mãe.
Se ele é seu avô não ha necessidade de comprovar descendência sefardita, que é um procedimento bem mais complicado e demorado - você pode pedir nacionalidade diretamente apenas comprovando que ele era português independentemente da questão sefardita.
@CibelyDehn
Acredito que este seja o batismo da mãe de Macario (Thereza de Araújo) n 29/1873 da Freguesia de Figueira, Lamego: https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/19097/313079
O casamento dos pais dela (avós maternos de Macario) setembro/1871 na mesma freguesia https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/19136/313933
@CibelyDehn Verifique novamente o registro de nascimento dele, veja a 2a folha/averbamentos (coloque aqui se possível) e talvez tente obter a cópia integral do assento para tentar entender de onde veio esse Manoel Santanna.
Deixo aqui registrado mas sem nenhuma certeza, é apenas uma divagação, já que é um nome muito comum e não temos mais elementos para identificar melhor: talvez o Manoel Santanna fosse casado com outra mulher ou algo do tipo que tenha resultado no não registro por parte dele. Um “candidato” pode ser o pai desta Filomena, da freguesia de Almacave - https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/18211/257806 ou talvez o pai de Maria (n 54/1890 de Resende, Viseu - que tbm fica próximo https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/17b2be44afea4a6c82c34cbffa2454a4?isRepresentation=false&selectedFile=54821232&fileType=IMAGE)
@AlanNogueira
Obrigada Alan, mas eu não consigo abrir os arquivos cloud.archeevo.
Sobre a questão sefardista entendi, mas mesmo que não contribua para a cidadania, eu gostaria de ter esse esclarecimento (se souber como posso fazer te agradeço)
Sobre as demais informações que você conseguiu parece que é isso mesmo, minha bisavó Theresa era casada com Silvestre Antonio e meu Bisavô Manoel Sant'Anna era casado também, eles tiveram meu avô Macário Sant'Anna, e não consigo comprovar que o Macário Sant'Anna de Portugal é o Macário Araújo do Brasil.
Vou tentar conseguir essa outra página do registro para ver se consta algo sobre o Manuel.
Você consegue localizar atentado de óbito do Manuel Sant'Anna pai da Filomena ? Eles tinham uma "prima" Filomena, acredito que seja a meia irmã do meu avô
Tudo que puder localizar que tenha informações sobre esse Manoel e puder me enviar agradeço muito.
Sobre os arquivos infelizmente não consigo abrir estão com erro.
@CibelyDehn
Tente acessar por outro computador ou celular, testei todos os links e estao abrindo corretamente por aqui.
Mais algumas informações:
Veja por favor a questao dos averbamentos (anexe aqui).
@AlanNogueira Consegui abrir.
Obrigada !
Olá bom dia.
Sabem me dizer como consigo pesquisar se alguma dessas pessoas (ou seus ancestrais) estiveram envolvidos em processos da inquisição portuguesa e eventualmente são judeus ?
Agradeço qualquer informação!
Antônio d'Araujo
e Maria Antônia Oliveira (casaram 1871)
Pais do Antônio: Bernardo d'Araujo (ou Rodrigo d'Araujo) e Anna Rosa.(ou Anna clara)
Pais da Maria Antônia: Joze Coutinho Conde e Antônia d'Oliveira
Theresa d'Araujo
Manoel Sant'Anna (casado com Lucinda Rosa)
Peço imensa ajuda nesse sentido, pois as informações não são somente para aquisição de documentos para cidadania, mas especialmente para reparação de identidade familiar.
Obrigada !
Olá bom dia.
Conseguiram aqui pelo fórum localizar o batismo da minha bisavó
batismo da mãe de Macario (Thereza de Araújo) n 29/1873 da Freguesia de Figueira, Lamego: https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/19097/313079
Através desse dado conseguem localizar o batismo de Macario Sant'Anna?
Agradeço imensamente!
@CibelyDehn
Possivelmente outros colegas consigam ajudar a localizar algum documento, mas apenas um comentário para ajudar a estreitar a busca: Essas pessoas certamente não estavam diretamente envolvidas em processos pois a inquisição portuguesa foi abolida em 1821, 50 anos antes de casarem e, assumindo que devem ter se casado perto dos 20 anos de idade, uns 30 anos antes de nascerem. Na prática, desde os tempos do Marquês de Pombal (~1750 para frente) a inquisição já tinha perdido muita força. Talvez algum ancestral deles tenha sido vítima de algum processo.
https://www.parlamento.pt/Parlamento/Paginas/A-abolicao-da-Inquisicao-1821.aspx
@CibelyDehn por favor, mantenha as perguntas sobre Macario concentradas em um único tópico:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27397/preciso-de-ajuda#latest
O colega Kleber deu algumas informações onde pode estar esse assento, você já verificou?
@Admin por favor unificar esses tópicos.
Edit: aliás, praticamente todos os tópicos dela tratam do mesmo assunto.
@CibelyDehn voce já tem o assento de nascimento de Macário que é necessário para o processo, resta no entanto a esclarecer a questão do nome do pai que foi lançado neste documento aparetemente sem maiores detalhes. Por pelo menos duas vezes lhe solicitei o envio da segunda pagina do assento (com os averbamentos) para ver se consigo lhe orientar em alguma coisa em relação a isto... infelizmente nao se consegue avançar mais se a pessoa que pede auxilio aqui no fórum não retornar com as informações questionadas.
Quanto a busca de informações sobre processos da linha sefardita voce precisa evoluir mais a arvore genealogica da familia e verificar se algum antepassado mais antigo era judeu e sofreu perseguição, os nomes que você mencionou eu já havia feito a inclusão no Family Search para você conforme fui localizando os registros de batismo, casamento e óbito de Teresa de Araújo, Silvestre Antonio e seus ascendentes mais proximos. Porém avançar nessa busca em várias gerações anteriores é algo mais demorado/minucioso, seria bom voce pesquisar grupos (facebook por exemplo) mais especializados nisto uma vez que aqui no forum geralmente as buscas são focadas mais no período do final do século XIX e início do século XX que é o período no qual a maioria dos nossos avós/bisavós portugueses que imigraram para o Brasil nasceram.
Obrigada @AlanNogueira ,estou tentando conseguir a 2ª página
@AlanNogueira Bom dia.
Fiquei de dar retorno sobre a 2ª página do assento de nascimento.
Fiz contato na conservatória e não consta nenhuma informação sobre a paternidade, o registro foi feito pela minha bisavó e 2 testemunhas, parece que na ocasião não era necessário apresentar nenhum documento do pai para utilizar o apelido.
Não vou conseguir estabelecer que o Macário Sant'Anna é o mesmo Macário do Brasil.