Dúvidas sobre o tipo de certidão
Olá, pessoal.
Estou iniciando o processo de nacionalidade por atribuição na família da minha esposa, neta de um português, iniciando pelo processo da minha sogra. Quanto a certidão de nascimento do português, que nasceu em 1912, não foi possível solicitá-la pelo site Civil Online, mas conseguimos pelo CRAV. Pretendemos enviar a documentação para o Arquivo Central do Porto.
Obtivemos, com o Arquivo Distrital da Guarda, a certidão integral por fotocópia de reprodução digital, que segue em anexo, mas restou a dúvida sobre a sua validade, pois ao final da certidão, consta: A impressão não tem valor legal, mas como consta na imagem abaixo, mas como extraído do endereço site do MJ português para nacionalidade de filhos, ela até poderia ser dispensada se os dados necessários fossem identificados e, sim, todos os dados necessários constam na certidão em anexo.
Então, gostaria de saber se realmente é necessária a certidão com reprodução em papel, visto que solicitamos a de reprodução digital ou se esta é suficiente e válida para ser enviada impressa no dossiê do processo.
Comentários
@wdomingues
ela até poderia ser dispensada se os dados necessários fossem identificadosIsso só é verdade para os assentos de nascimento que se encontram digitalizados no civil online pois a conservatória tem acesso a eles via sistema. Para os que estão arquivados nos Arquivos Distritais não se aplica isso.
Peça uma certidão narrativa em papel, seguindo o guia abaixo, nele tem o passo a passo para pedir a certidão no formato correto.
Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)
Com a certidão em mãos, junte os demais documentos conforme o guia abaixo:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Não busque atalhos como certidões digitais, evite trazer stress desnecessário à sua jornada. Vá no que é seguro e sabido que funciona.
@ecoutinho Muito agradecido! Abc.