Qual o tipo de certidão de batismo eu devo solicitar?

2»

Comentários

• @Estevaocruz rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome, filiação, data de nascimento e Conservatória em que se encontra o processo e peça o número e a chave de acesso.

• @texaslady  @AlanNogueira @Destefano @ecoutinho @eduardo_augusto @mabego

Pessoal, eu mandei e-mail para "rcentrais.admin@irn.mj.pt" conforme o @Destefano instruiu anteriormente. Porém a resposta foi a seguinte:

Vocês sabem me informar se há algum outro e-mail que eu possa entrar em contato para solicitar a senha de acesso para eu acompanhar o processo de nacionalidade?

Confesso que estou ficando um pouco preocupado, pois enviei os documentos para Portugal em agosto do ano passado e imagino que já era para eu ter recebido essa senha...

Além disso, se a única forma de entrar em contato for atras de ligação para conservatória, não tenho nem ideia de como realizar essa ligação estando no Brasil. E imagino que a ligação deveria ser feita pelo meu avô, que é quem está solicitando a cidadania, porém ele já tem 85 anos e quem está fazendo tudo sou eu, então fica meio complicado. Só se eu me passar por ele, mas acho que pode ficar muito na cara.

Gostaria de ver as recomendações de vocês.

Grato!

• editado 1:35AM

@Estevaocruz

O guia abaixo dá orientações de como ligar na linha registos. É mais simples do que parece, mas tem que ligar logo na hora que abre o atendimento (9:00 fuso horário de Lisboa). Use um aplicativo de ligações pré pagas (como Viber, Talk360 ou outros). Com uns R$15 de créditos da para ligar várias vezes. Não faça ligação normal usando seu plano de celular pq vai sair muito caro.

Só se eu me passar por ele, mas acho que pode ficar muito na cara.

O correto é que realmente seu avô converse com eles, mas se não for viável, é uma ligação telefônica. Não tem como ficar na cara, se é que me entende. Já ouviu a Amy Winehouse cantando? Vc diria que ela tinha apenas 27 anos com aquele vozeirão de cantora madura? Ou o contrário, já ouviu a Paula Toller? Apenas ouvindo a voz você diria que é uma mulher de 63 anos e não de 30? Acho que vc entendeu meu ponto.

Importante ter à mão a cópia dos documentos que foram enviados no processo, em especial o formulário. São esses dados que serão perguntados para identificação positiva do requerente na ligação e precisam ser respondidos "na ponta da língua".

Por último: não me preocuparia em não ter recebido a senha. Lisboa está levando 1 ano para gerar a senha. É muito provável que a linha registos informe que o processo ainda não consta em sistema e infelizmente é normal. Se os documentos foram entregues e vc tem a confirmação de entrega do correio ou dhl, não há nada com que se preocupar.

Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.