É normal que o estado do meu pedido ainda seja «Recibido»?
Não sei se o meu processo será tratado como transcrição ou inscrição. 😅
Suponho que você tenha dado entrada pessoalmente no balcão na CRC. Se você tem uma senha para acompanhamento do processo no site, então seu processo é por declaração/transcrição. Os processos por inscrição não têm senha de acompanhamento.
Resposta automática da ACP: Pedido de atualização sobre o estado do processo (Art.º 6º, n. º 1), realizado através do advogado e não houve qualquer exigência até agora. Data de entrada 04/11/2022:
Ontem notei uma coisa estranha no app CitizCheck (vi o pessoal comentando sobre ele aqui). Apareceu um processo finalizado (artigo 6.1) que entrou depois do meu... o número é 1274xx (screenshot abaixo), de dezembro de 2023, enquanto o meu é 1236xx (artigo 6.1), de final de novembro. Achei bem aleatório.
Quais as chances que Lisboa transfira os processos 1C (inscrição e transcrição) para Porto? Não saiu da primeira quinzena de fevereiro/22 (transcrição) durante todo o ano de 2025. Desesperador.
@lvc_10 o app te mostra as mesmas infos que a plataforma oficial, mas eles têm também algumas visualizações de gráficos e tal, pra fazer uns comparativos. Eu me inscrevi, mas depois me arrependi - não dá pra saber como eles vão tratar seus dados.
Hoje eu liguei para IRN. Após uma longa espera de 40 minutos fui atendido e solicitei informação sobre meu caso. Aquisição para neto, recebi a senha 31-01-2022. O atendente insistiu na resposta de que ele não possui informações adicionais que não sejam a data que a conservatória está analisando, janeiro de 22. Pediu para que eu aguardasse e entrasse em contato nos próximos 8 meses... Disse que se houver qualquer exigência, eles entrariam em contato e ficaria visível no site quando verificado a situação.
Quase ofendi o senhor com a resposta que me deu, mas fui muito simpático e cordeal. Desligamos e seguimos nossas vidas kkkkkkkkk eis minha história trágica do dia 😂
Boa tarde, tenho uma consulta. Iniciei o meu pedido de nacionalidade em março de 2025. Fi-lo por via consular. Queria saber se tenho a possibilidade de enviar um e-mail para Lisboa para pedir a senha de acesso, para poder ver como está o meu processo, se for possível. Para onde poderia enviar um e-mail para me comunicar?
@ANGELICE desculpa, não tinha visto a resposta, meu processo é Art. 1° Alínea C (Inscrição) com inicio em abril/2024 e enc. p/ decisão em setembro/2024!
preciso de um esclarecimento sobre a diferença entre TRANCRIÇÃO e INSCRIÇÃO, pois, lendo as postagens aqui do grupo, entendi que na maioria dos pedidos realizados aqui do Brasil, de forma on-line, caem da fila de TRANSCRIÇÃO. O meu por exemplo, processo de filho maior, Art. 1º, C, dado entrada via assessoria de forma on-line, caiu no CRC Lisboa e entendi que era via TRANSCRIÇÃO e fui debater isso com minha assessoria sobre essa questão (me prometeram uma coisa e está acontecendo outra), meu processo é de julho de 2024.
Porém, fui ver no GPT essa distinção entre um e outro, dei vários parâmetros para o Chat, inclusive respostas aqui do blog, e a conclusão do GPT é que meu processo é via INSCRIÇÃO. Gostaria de entender de forma definitiva a diferença entre um e outro até pra poder debater com a assessoria.
Até porque, na fila INSCRIÇÃO, o CRC está 1 ano a frente de TRANSCRIÇÃO.
Segue definição do GPT:
SIGNIFICADO LEGAL (Código do Registo Civil)
Art. 51 CRC — os assentos são feitos por:
INSCRIÇÃO
TRANSCRIÇÃO
No sentido legal, isso significa:
INSCRIÇÃO
Quando a conservatória cria um assento novo com base em uma declaração prestada “de viva voz”, presencialmente.
Ex.: registrar um nascimento ocorrido em Portugal.
TRANSCRIÇÃO
Quando a conservatória cria um assento português com base em documento estrangeiro (certidão brasileira, por exemplo).
Para brasileiros, quase todos os atos são sempre por TRANSCRIÇÃO, porque:
O nascimento ocorreu no Brasil → transcrição
O casamento ocorreu no Brasil → transcrição
O óbito ocorreu no Brasil → transcrição
Ou seja:
No sentido jurídico, o seu futuro assento de nascimento português será lavrado por TRANSCRIÇÃO, não por “inscrição presencial”.
No contexto da Lei da Nacionalidade (Art. 1.º-c), “INSCRIÇÃO” significa outra coisa
No art. 1.º-c, “inscrição do nascimento” significa:
o nascimento do filho deve ficar inscrito no registo civil português, não que a pessoa tenha que ir pessoalmente declarar o nascimento.
Ou seja:
“inscrição” no art. 1.º-c = “criar um assento português”
mas a forma técnica desse assento é transcrição (no CRC).
O IRN / CRC Lisboa usa as palavras “via transcrição” e “via inscrição” em um sentido totalmente diferente do Código do Registo Civil.
Eles usam assim na fila interna:
VIA TRANSCRIÇÃO
Processos que dependem da transcrição prévia de casamento para comprovar filiação.
Nada a ver com o art. 51 do CRC.
Exemplos:
pai português desde o nascimento → casamento deve ser transcrito
mãe portuguesa originária → casamento deve ser transcrito
pai reconheceu tardiamente → casamento necessário para presunção de paternidade
VIA INSCRIÇÃO
Processos que não dependem de transcrição prévia.
Ou seja:
filiação já provada na certidão brasileira
pai/mãe tornou-se português depois do nascimento
não precisa validar o vínculo conjugal
Aqui “inscrição” não tem relação com a forma legal da lavratura do assento. É apenas um título administrativo para uma fila onde:
a filiação está pronta
só falta analisar o mérito
e ao final se lavra o assento português (legalmente por transcrição)
CONCLUSÃO
LEGALMENTE:
O seu assento português será lavrado por transcrição (art. 51 a 53 CRC).
Isso é verdade para 99% dos casos de nascimentos no Brasil.
ADMINISTRATIVAMENTE (CRC Lisboa):
O seu processo é via inscrição, porque:
não exige transcrição prévia de casamento
entrou online
filiação provada documentalmente
pai tornou-se português em 2024
Esta classificação é a que define a sua fila interna, e é a que aparece no email da CRC.
Portanto, apesar de o seu assento ser lavrado por transcrição (juridicamente), seu processo está na fila “via inscrição” (administrativamente).
Você está na fila “Art. 1.º-c — Maiores — via inscrição”.
@BrunoPegorelli, também não entendo exatamente como funciona o processo por inscrição, mas o que você fez é por transcrição. O ChatGPT é muito útil, mas temos que tomar muito cuidado com as informações que ele dá. No texto que você copiou ele mesmo se contradiz, além de inventar coisas que não existe. Essa última parte aí que fala que processo por transcrição é o que depende de transcrição prévia de casamento ele inventou feio.
Veja que ele até começou bem quando disse que transcrição é "Quando a conservatória cria um assento português com base em documento estrangeiro (certidão brasileira, por exemplo)." E é exatamente isso que fazemos. Enviamos nossa certidão de nascimento brasileira para que esse ato seja transcrito em Portugal.
Processos feitos por consultorias ou advogados tem que ser submetidos exclusivamente online já há alguns anos e não tem como escolher conservatória, é sorteio. Você deu azar de cair no CRC, então não tem jeito, só esperar mesmo. Estão levando mais de 3 anos para processos de filhos.
Eu sou bastante crítico com o uso de chatbots como "consultores" para responder dúvidas. Eles são uteis para muita coisa, mas não são capazes de análise, são apenas papagaios caros que usam matemática para achar a combinação de palavras e sentenças que pareçam mais plausíveis. O problema é que geralmente as referências onde aprenderam é o monte de bobagem que as pessoas publicam por aí.
Eu participo de um grupo de cidadania Irlandesa pois vou dar entrada no meu processo por tempo de residência (lá quem pergunta sou eu, pois sou ignorante no assunto rsrsrs) e esses dias o moderador de lá publicou um alerta justamente por que as pessoas estão sendo induzidas a erros com consequências sérias como perda de visto ou processos de nacionalidade negados por conta das respostas dos chatbots.
Recentemente vi um post no linkedin que achei extremamente didático falando sobre isso: chatbots não pensam, são calculadoras programadas para achar a combinação de palavras que pareça mais plausível. É basicamente um truque de cartas para parecer que a máquina está pensando ou analisando realmente algo.
Observem que quem reposta não é um "tiozinho ultrapassado com medo da tecnologia". O Luciano Ramalho é o cara que escreveu o "Fluent Python", o melhor livro de Python avançado do mercado, traduzido para 20 idiomas e leitura obrigatória para quem trabalha desenvolvendo (não usando) machine learning, análise de dados e modelos de IA, inclusive chatbots rs. Assim como eu ele é bastante crítico desse hype de IA (com a diferença que ele é muito mais qualificado que eu rsrsrs).
Enfim, esse post longo é para dizer: Não confie em resposta de nenhum chatbot em processo de nacionalidade (e para muitos outros assuntos em que você precisa tomar uma decisão séria).
Meu processo 6.1 é de novembro/2022 (CRC Lisboa). No site continua com a data genérica, por isso liguei hoje (19/11) e a atendente me disse que está para decisão desde de outubro/2025 e que agora é aguardar, porque mesmo para decisão está demorando e que se até dezembro eu não tiver notícia é para eu ligar de novo.
Resumindo, penso que a planilha com as datas é para sinalizar o ínicio dos processos apenas. Acho que vou ter de cantar os parabéns dos 3 anos de espera :|
Eu coloquei aqui justamente para entender a forma correta (Inscrição/Transcrição) para poder debater com minha assessoria com alguma propriedade.
Inclusive, eu já debati com eles informando os prazos médios (mais de 3 anos no CRC) e eles insistem em dizer em prazos de 18 a 20 meses.
A assessoria prometeu mundos e fundos antes da contratação e depois que contratei toda promessa mudou, inclusive a questão do protocolo on-line.
pra terem ideia, contratei eles em abril/24 (pra fazer a minha de filho maior, posteriormente da minha filha menor e transcrição de casamento, todas já pagas), expliquei que minha filha faria 18 anos em outubro de 2025 e eles afirmaram que o método de trabalho deles, escolher a conservatória mais rápida, daria tempo tranquilo de sair meu assento português e ainda fazer o processo da minha filha como menor, o que era inclusive mais barato, e estamos aqui debatendo prazos.
Então a intenção do meu post e dúvida, é justamente pra debater com a assessoria da promessa que já não existia na época em que me venderam e buscar alguma indenização de forma fundamentada.
Além disso, também serve de um alerta para quem busca assessorias para não confiarem em quem vende prazo. Inclusive irei fazer um teste com eles pra ver se continuam vendendo o prazo ínfimo.
Eu concordo que jamais se deva perguntar nada "sério" a esses chatbots, o nível de alucinação é enorme e está crescendo exponencialmente, visto que eles agora estão sendo alimentados pelas próprias alucinações que já criaram - já há previsões que esses sistemas vão colapsar em breve se essas alucinações não forem mitigadas rápido. Um uso bom, na minha opinião, é perguntar sobre marcas de produtos - recentemente precisei comprar um par de botas de inverno e pedi um comparativo entre algumas marcas, o robô basicamente leu milhares de reviews e me deu uma resposta compilada com os parâmetros que eu determinei - leveza e durabilidade - mas não usaria para tomar nenhuma decisão mais séria que algo desse tipo.
Sei que, em geral não se deve generalizar, mas vou fazer aqui: eu não confio em assessorias. Todas assessorias que vi até hoje me pareceram arapucas pois prometiam coisas irreais ou falavam bobagem mesmo.
Pode ser que haja alguma exceção? Pode, mas eu ainda não vi... Na minha cabeça tem dois caminhos possíveis: a pessoa faz por conta própria ou contrata um advogado especializado.
Mesmo esse caso de uso de comparar produtos é meio arriscado. As marcas já estão aprendendo a criar conteúdo e informação que viraliza e aos poucos vai influenciando a "análise" dos robos.
Para mim tem três casos de uso que eles são bons:
1- Quando preciso criar um documento ou uma apresentação, coloco minhas idéias, a minha solução para o problema em bullets e peço para desenvolver o texto. Depois eu reviso, corrijo erros, mas em geral a sintaxe, ortografia etc é boa. Como preciso escrever muita coisa em inglês, isso me acelera muito
2 - Pegar um texto longo e pedir para ele localizar para mim onde a idéia X é tratada
3 - Gerar notas de reunião automaticamente. Durante a reunião eu falo alguns gatilhos como "decidimos fazer isso", "vou anotar isso para fazermos depois da reunião" para o robê montar o resumo ao final.
Penso neles como "calculadoras de texto". Não pensam sobre o conteúdo mas ajudam a tornar a forma e apresentação boa e ajudar a tomar notas.
Uma dúvida sobre as datas informadas naqueles e-mails automáticos que recebemos (e que nos ajudam a saber o que está sendo analisado naquele mês).
As datas referem-se ao momento em que o processo entrou INICIALMENTE para análise / decisão ou, no caso de ter caído em exigência, à data que ele VOLTOU a este status?
Iniciei o processo do meu filho 1C menor em junho/2024. Em julho/2025, o processo caiu em exigência,e a documentação solicitada foi recebida em agosto/2025. Concluiu-se a etapa Em Análise em outubro/2025 e o processo avançou, no mesmo dia, à etapa Para Decisão.
Numa das mensagens aqui do tópico, vi que, em outubro, estavam sendo analisados os processos de março/2025: isso significa que meu processo só deve ser novamente avaliado depois dos processos de março, abril maio... até outubro / 2025? Ou ele volta a ser analisado porque é já antigo, e apenas caiu em exigência?
Olá, só queria deixar esta informação para pessoas que estão na mesma situação.
Candidatei-me ao artigo 3.º, n.º 1 (casamento) com um advogado em março de 2022. Ainda estou à espera depois de mais de 1300 dias; neste momento o processo está no estado “a aguardar decisão”.
Estive em Lisboa no mês passado e falei pessoalmente com um funcionário sobre o processo.Ele disse que agora estão a analisar processos de outubro de 2021, portanto ainda existe uma diferença de cerca de 6 meses.
Devido à lentidão, devo esperar aproximadamente o dobro, ou seja, pelo menos 12 meses.
Ele também referiu que as eleições presidenciais não terão qualquer efeito, nem positivo nem negativo, sobre o andamento dos processos.
Comentários
@wil89
É normal que o estado do meu pedido ainda seja «Recibido»?
Não sei se o meu processo será tratado como transcrição ou inscrição. 😅
Suponho que você tenha dado entrada pessoalmente no balcão na CRC. Se você tem uma senha para acompanhamento do processo no site, então seu processo é por declaração/transcrição. Os processos por inscrição não têm senha de acompanhamento.
Resposta automática da ACP: Pedido de atualização sobre o estado do processo (Art.º 6º, n. º 1), realizado através do advogado e não houve qualquer exigência até agora. Data de entrada 04/11/2022:
@DomTavas +3 anos, patético... Sinto muito!
Ontem notei uma coisa estranha no app CitizCheck (vi o pessoal comentando sobre ele aqui). Apareceu um processo finalizado (artigo 6.1) que entrou depois do meu... o número é 1274xx (screenshot abaixo), de dezembro de 2023, enquanto o meu é 1236xx (artigo 6.1), de final de novembro. Achei bem aleatório.
Quais as chances que Lisboa transfira os processos 1C (inscrição e transcrição) para Porto? Não saiu da primeira quinzena de fevereiro/22 (transcrição) durante todo o ano de 2025. Desesperador.
@fnpl1 , o que esse app realmente faz? Fiquei curioso, embora tenha alguns membros aqui que relataram não ser muito seguro.
Pessoal, to com toda a documentação aqui do processo, indo pra loja da DHL enviar pra Portugal em pouco tempo.
O melhor é mandar pro ACP Porto ainda? O da minha avó fiz por lá, em 2022, e saiu um ano e meio depois.
Segue sendo a melhor opção?
Abraço!
@lvc_10 o app te mostra as mesmas infos que a plataforma oficial, mas eles têm também algumas visualizações de gráficos e tal, pra fazer uns comparativos. Eu me inscrevi, mas depois me arrependi - não dá pra saber como eles vão tratar seus dados.
O 6.1 em 1 mês andou 7 meses? É isso mesmo?
Hoje eu liguei para IRN. Após uma longa espera de 40 minutos fui atendido e solicitei informação sobre meu caso. Aquisição para neto, recebi a senha 31-01-2022. O atendente insistiu na resposta de que ele não possui informações adicionais que não sejam a data que a conservatória está analisando, janeiro de 22. Pediu para que eu aguardasse e entrasse em contato nos próximos 8 meses... Disse que se houver qualquer exigência, eles entrariam em contato e ficaria visível no site quando verificado a situação.
Quase ofendi o senhor com a resposta que me deu, mas fui muito simpático e cordeal. Desligamos e seguimos nossas vidas kkkkkkkkk eis minha história trágica do dia 😂
Olá @fnpl1 , além disso, existe alguma outra confirmação (finalizado) do artigo 6.1 do ACP?
Obrigado
Boa tarde, tenho uma consulta. Iniciei o meu pedido de nacionalidade em março de 2025. Fi-lo por via consular. Queria saber se tenho a possibilidade de enviar um e-mail para Lisboa para pedir a senha de acesso, para poder ver como está o meu processo, se for possível. Para onde poderia enviar um e-mail para me comunicar?
@Luisdmatos
Infelizmente os processos que entram via consulado não geram senha de acompanhamento online. A única forma de acompanhamento é via próprio consulado.
@ANGELICE desculpa, não tinha visto a resposta, meu processo é Art. 1° Alínea C (Inscrição) com inicio em abril/2024 e enc. p/ decisão em setembro/2024!
obrigado!
Alguém já tem a tabela da ACP atualizada já em novembro?
@DomTavas Poderia, por gentileza, partilhar o link que recebeste com os critérios do pedido de urgência?
Obrigado!
Boa tarde pessoal.
preciso de um esclarecimento sobre a diferença entre TRANCRIÇÃO e INSCRIÇÃO, pois, lendo as postagens aqui do grupo, entendi que na maioria dos pedidos realizados aqui do Brasil, de forma on-line, caem da fila de TRANSCRIÇÃO. O meu por exemplo, processo de filho maior, Art. 1º, C, dado entrada via assessoria de forma on-line, caiu no CRC Lisboa e entendi que era via TRANSCRIÇÃO e fui debater isso com minha assessoria sobre essa questão (me prometeram uma coisa e está acontecendo outra), meu processo é de julho de 2024.
Porém, fui ver no GPT essa distinção entre um e outro, dei vários parâmetros para o Chat, inclusive respostas aqui do blog, e a conclusão do GPT é que meu processo é via INSCRIÇÃO. Gostaria de entender de forma definitiva a diferença entre um e outro até pra poder debater com a assessoria.
Até porque, na fila INSCRIÇÃO, o CRC está 1 ano a frente de TRANSCRIÇÃO.
Segue definição do GPT:
SIGNIFICADO LEGAL (Código do Registo Civil)
Art. 51 CRC — os assentos são feitos por:
No sentido legal, isso significa:
INSCRIÇÃO
Quando a conservatória cria um assento novo com base em uma declaração prestada “de viva voz”, presencialmente.
Ex.: registrar um nascimento ocorrido em Portugal.
TRANSCRIÇÃO
Quando a conservatória cria um assento português com base em documento estrangeiro (certidão brasileira, por exemplo).
Para brasileiros, quase todos os atos são sempre por TRANSCRIÇÃO, porque:
Ou seja:
No sentido jurídico, o seu futuro assento de nascimento português será lavrado por TRANSCRIÇÃO, não por “inscrição presencial”.
No contexto da Lei da Nacionalidade (Art. 1.º-c), “INSCRIÇÃO” significa outra coisa
No art. 1.º-c, “inscrição do nascimento” significa:
o nascimento do filho deve ficar inscrito no registo civil português, não que a pessoa tenha que ir pessoalmente declarar o nascimento.
Ou seja:
O IRN / CRC Lisboa usa as palavras “via transcrição” e “via inscrição” em um sentido totalmente diferente do Código do Registo Civil.
Eles usam assim na fila interna:
VIA TRANSCRIÇÃO
Processos que dependem da transcrição prévia de casamento para comprovar filiação.
Nada a ver com o art. 51 do CRC.
Exemplos:
VIA INSCRIÇÃO
Processos que não dependem de transcrição prévia.
Ou seja:
Aqui “inscrição” não tem relação com a forma legal da lavratura do assento. É apenas um título administrativo para uma fila onde:
CONCLUSÃO
LEGALMENTE:
ADMINISTRATIVAMENTE (CRC Lisboa):
O seu processo é via inscrição, porque:
Esta classificação é a que define a sua fila interna, e é a que aparece no email da CRC.
Portanto, apesar de o seu assento ser lavrado por transcrição (juridicamente), seu processo está na fila “via inscrição” (administrativamente).
Você está na fila “Art. 1.º-c — Maiores — via inscrição”.
@BrunoPegorelli, também não entendo exatamente como funciona o processo por inscrição, mas o que você fez é por transcrição. O ChatGPT é muito útil, mas temos que tomar muito cuidado com as informações que ele dá. No texto que você copiou ele mesmo se contradiz, além de inventar coisas que não existe. Essa última parte aí que fala que processo por transcrição é o que depende de transcrição prévia de casamento ele inventou feio.
Veja que ele até começou bem quando disse que transcrição é "Quando a conservatória cria um assento português com base em documento estrangeiro (certidão brasileira, por exemplo)." E é exatamente isso que fazemos. Enviamos nossa certidão de nascimento brasileira para que esse ato seja transcrito em Portugal.
Processos feitos por consultorias ou advogados tem que ser submetidos exclusivamente online já há alguns anos e não tem como escolher conservatória, é sorteio. Você deu azar de cair no CRC, então não tem jeito, só esperar mesmo. Estão levando mais de 3 anos para processos de filhos.
@BrunoPegorelli @SergioM
Eu sou bastante crítico com o uso de chatbots como "consultores" para responder dúvidas. Eles são uteis para muita coisa, mas não são capazes de análise, são apenas papagaios caros que usam matemática para achar a combinação de palavras e sentenças que pareçam mais plausíveis. O problema é que geralmente as referências onde aprenderam é o monte de bobagem que as pessoas publicam por aí.
Eu participo de um grupo de cidadania Irlandesa pois vou dar entrada no meu processo por tempo de residência (lá quem pergunta sou eu, pois sou ignorante no assunto rsrsrs) e esses dias o moderador de lá publicou um alerta justamente por que as pessoas estão sendo induzidas a erros com consequências sérias como perda de visto ou processos de nacionalidade negados por conta das respostas dos chatbots.
Recentemente vi um post no linkedin que achei extremamente didático falando sobre isso: chatbots não pensam, são calculadoras programadas para achar a combinação de palavras que pareça mais plausível. É basicamente um truque de cartas para parecer que a máquina está pensando ou analisando realmente algo.
Observem que quem reposta não é um "tiozinho ultrapassado com medo da tecnologia". O Luciano Ramalho é o cara que escreveu o "Fluent Python", o melhor livro de Python avançado do mercado, traduzido para 20 idiomas e leitura obrigatória para quem trabalha desenvolvendo (não usando) machine learning, análise de dados e modelos de IA, inclusive chatbots rs. Assim como eu ele é bastante crítico desse hype de IA (com a diferença que ele é muito mais qualificado que eu rsrsrs).
Enfim, esse post longo é para dizer: Não confie em resposta de nenhum chatbot em processo de nacionalidade (e para muitos outros assuntos em que você precisa tomar uma decisão séria).
Meu processo 6.1 é de novembro/2022 (CRC Lisboa). No site continua com a data genérica, por isso liguei hoje (19/11) e a atendente me disse que está para decisão desde de outubro/2025 e que agora é aguardar, porque mesmo para decisão está demorando e que se até dezembro eu não tiver notícia é para eu ligar de novo.
Resumindo, penso que a planilha com as datas é para sinalizar o ínicio dos processos apenas. Acho que vou ter de cantar os parabéns dos 3 anos de espera :|
@ecoutinho e @SergioM
Obrigado pelas respostas.
Eu coloquei aqui justamente para entender a forma correta (Inscrição/Transcrição) para poder debater com minha assessoria com alguma propriedade.
Inclusive, eu já debati com eles informando os prazos médios (mais de 3 anos no CRC) e eles insistem em dizer em prazos de 18 a 20 meses.
A assessoria prometeu mundos e fundos antes da contratação e depois que contratei toda promessa mudou, inclusive a questão do protocolo on-line.
pra terem ideia, contratei eles em abril/24 (pra fazer a minha de filho maior, posteriormente da minha filha menor e transcrição de casamento, todas já pagas), expliquei que minha filha faria 18 anos em outubro de 2025 e eles afirmaram que o método de trabalho deles, escolher a conservatória mais rápida, daria tempo tranquilo de sair meu assento português e ainda fazer o processo da minha filha como menor, o que era inclusive mais barato, e estamos aqui debatendo prazos.
Então a intenção do meu post e dúvida, é justamente pra debater com a assessoria da promessa que já não existia na época em que me venderam e buscar alguma indenização de forma fundamentada.
Além disso, também serve de um alerta para quem busca assessorias para não confiarem em quem vende prazo. Inclusive irei fazer um teste com eles pra ver se continuam vendendo o prazo ínfimo.
Eu concordo que jamais se deva perguntar nada "sério" a esses chatbots, o nível de alucinação é enorme e está crescendo exponencialmente, visto que eles agora estão sendo alimentados pelas próprias alucinações que já criaram - já há previsões que esses sistemas vão colapsar em breve se essas alucinações não forem mitigadas rápido. Um uso bom, na minha opinião, é perguntar sobre marcas de produtos - recentemente precisei comprar um par de botas de inverno e pedi um comparativo entre algumas marcas, o robô basicamente leu milhares de reviews e me deu uma resposta compilada com os parâmetros que eu determinei - leveza e durabilidade - mas não usaria para tomar nenhuma decisão mais séria que algo desse tipo.
Prezados.
Alguem aqui com processo em exigencia aguardando decisao na ACP??
A exigencia do meu processo 1C foi respondida em 23/07/2025 e ate ainda nenhum avanco.
@BrunoPegorelli
Sei que, em geral não se deve generalizar, mas vou fazer aqui: eu não confio em assessorias. Todas assessorias que vi até hoje me pareceram arapucas pois prometiam coisas irreais ou falavam bobagem mesmo.
Pode ser que haja alguma exceção? Pode, mas eu ainda não vi... Na minha cabeça tem dois caminhos possíveis: a pessoa faz por conta própria ou contrata um advogado especializado.
@bernardop_rj
Mesmo esse caso de uso de comparar produtos é meio arriscado. As marcas já estão aprendendo a criar conteúdo e informação que viraliza e aos poucos vai influenciando a "análise" dos robos.
Para mim tem três casos de uso que eles são bons:
1- Quando preciso criar um documento ou uma apresentação, coloco minhas idéias, a minha solução para o problema em bullets e peço para desenvolver o texto. Depois eu reviso, corrijo erros, mas em geral a sintaxe, ortografia etc é boa. Como preciso escrever muita coisa em inglês, isso me acelera muito
2 - Pegar um texto longo e pedir para ele localizar para mim onde a idéia X é tratada
3 - Gerar notas de reunião automaticamente. Durante a reunião eu falo alguns gatilhos como "decidimos fazer isso", "vou anotar isso para fazermos depois da reunião" para o robê montar o resumo ao final.
Penso neles como "calculadoras de texto". Não pensam sobre o conteúdo mas ajudam a tornar a forma e apresentação boa e ajudar a tomar notas.
Pessoal, boa tarde!
Uma dúvida sobre as datas informadas naqueles e-mails automáticos que recebemos (e que nos ajudam a saber o que está sendo analisado naquele mês).
As datas referem-se ao momento em que o processo entrou INICIALMENTE para análise / decisão ou, no caso de ter caído em exigência, à data que ele VOLTOU a este status?
Iniciei o processo do meu filho 1C menor em junho/2024. Em julho/2025, o processo caiu em exigência,e a documentação solicitada foi recebida em agosto/2025. Concluiu-se a etapa Em Análise em outubro/2025 e o processo avançou, no mesmo dia, à etapa Para Decisão.
Numa das mensagens aqui do tópico, vi que, em outubro, estavam sendo analisados os processos de março/2025: isso significa que meu processo só deve ser novamente avaliado depois dos processos de março, abril maio... até outubro / 2025? Ou ele volta a ser analisado porque é já antigo, e apenas caiu em exigência?
Obrigada!
@hajapaciencia estamos no mesmo barco o meu é de fev/23 também estou a espera da decisão acredito em breve vamos ter boas notícias
Olá, só queria deixar esta informação para pessoas que estão na mesma situação.
Candidatei-me ao artigo 3.º, n.º 1 (casamento) com um advogado em março de 2022. Ainda estou à espera depois de mais de 1300 dias; neste momento o processo está no estado “a aguardar decisão”.
Estive em Lisboa no mês passado e falei pessoalmente com um funcionário sobre o processo.Ele disse que agora estão a analisar processos de outubro de 2021, portanto ainda existe uma diferença de cerca de 6 meses.
Devido à lentidão, devo esperar aproximadamente o dobro, ou seja, pelo menos 12 meses.
Ele também referiu que as eleições presidenciais não terão qualquer efeito, nem positivo nem negativo, sobre o andamento dos processos.