Viajando do Brasil para outros países com passaporte português

13»

Comentários

• @gf3a e @jpvecchi

E não gera nenhuma inconsistência pelo fato da cidade não constar do PEP?

• @Sergio76 bom... eu fiz exatamente assim para minha tia e deu certo!

• Atualização: estive nos Estados Unidos em agosto e já no check in no aeroporto precisei mostrar tanto o passaporte brasileiro quanto o português juntamente com o ESTA. Para sair do Brasil meu passaporte brasileiro foi escaneado, na volta para o Brasil a agente da alfândega só checou manualmente. Tanto para entrar quanto para sair dos Estados Unidos mostrei o passaporte português. Tudo tranquilo, sem problemas. Quis relatar minha experiência pois me parece que somente o RG brasileiro não seria suficiente em uma situação como essa.

• Sou médico, na época com mais de 50 anos, já tendo entrado nos EUA mais de uma vez, com visto B1/B2, fui mandado pra salinha em Miami. Minha esposa passou sem problemas, nos apresentamos juntos ao oficial de imigração, e foram mais de 3 horas para ser liberado tendo sido entrevistado por 2 vezes por outro agente na salinha. Na época era diretor de um grande Hospital público na minha cidade facilmente comprovado pela internet, mas mesmo com essa informação não deixaram de ligar para a central em Washington para minha liberação. Perdi minha conexão para Boston, mas entrei. Por mais duas vezes, uma outra em Miami e outra no JFK, mesma coisa, mandado pra salinha, mas destas vezes foi mais rápido. Nesse tempo ainda não tinha minha nacionalidade portuguesa. Minha última entrada nos EUA foi pelo JFK, sem qualquer problema.

Meu visto venceu em 2022 e não renovei. Próximo ano irei aos EUA e entrarei com o PEP, que tenho desde 2021. Estou convencido, depois de ler este post, que deverei levar o passaporte brasileiro vencido com meu visto americano também vencido, na hipótese de perguntarem.