Viajando do Brasil para outros países com passaporte português

13»

Comentários

• @gf3a e @jpvecchi

E não gera nenhuma inconsistência pelo fato da cidade não constar do PEP?

• @Sergio76 bom... eu fiz exatamente assim para minha tia e deu certo!

• Atualização: estive nos Estados Unidos em agosto e já no check in no aeroporto precisei mostrar tanto o passaporte brasileiro quanto o português juntamente com o ESTA. Para sair do Brasil meu passaporte brasileiro foi escaneado, na volta para o Brasil a agente da alfândega só checou manualmente. Tanto para entrar quanto para sair dos Estados Unidos mostrei o passaporte português. Tudo tranquilo, sem problemas. Quis relatar minha experiência pois me parece que somente o RG brasileiro não seria suficiente em uma situação como essa.

• Sou médico, na época com mais de 50 anos, já tendo entrado nos EUA mais de uma vez, com visto B1/B2, fui mandado pra salinha em Miami. Minha esposa passou sem problemas, nos apresentamos juntos ao oficial de imigração, e foram mais de 3 horas para ser liberado tendo sido entrevistado por 2 vezes por outro agente na salinha. Na época era diretor de um grande Hospital público na minha cidade facilmente comprovado pela internet, mas mesmo com essa informação não deixaram de ligar para a central em Washington para minha liberação. Perdi minha conexão para Boston, mas entrei. Por mais duas vezes, uma outra em Miami e outra no JFK, mesma coisa, mandado pra salinha, mas destas vezes foi mais rápido. Nesse tempo ainda não tinha minha nacionalidade portuguesa. Minha última entrada nos EUA foi pelo JFK, sem qualquer problema.

Meu visto venceu em 2022 e não renovei. Próximo ano irei aos EUA e entrarei com o PEP, que tenho desde 2021. Estou convencido, depois de ler este post, que deverei levar o passaporte brasileiro vencido com meu visto americano também vencido, na hipótese de perguntarem.

nas lidas sobre isto, eh claro em ser dito que enquanto se tem um visto válido, é para se entrar com este passaporte, esta nacionalidade.

sobre entrar e sair do Brasil, sempre saio e entro com o passaporte brasileiro. Minha esposa por anos so entrava e saia com o PEP, mas a convenci em fazer o passaporte brasileiro e entrar e sair com ele. Algumas vezes o oficial da PF brasileira insinuava que não estava certo sair com o PEP, mas nunca dificultou. Em Portugal as companhias aéreas, quando vc não tem passagem de volta para Portugal, exigem um documento brasileiro.

completando, um primo, com dupla cidadania Brasileira/Espanhola, quando não tinha o passaporte espanhol, foi também pra salinha algumas vezes. Tirou a cidadania espanhola, e viajou para os EUA com o passaporte Espanhol, achando que passaria tranquilo, foi pra salinha do mesmo jeito. Acabou entrando todas as vezes.

em suma, são rígidos, tem todo o direito de ser, e nós temos o dever de atender todas as exigências para que possamos entrar.

abcs a todos

• @Girlychaos Na verdade, a PF pede um documento oficial brasileiro com foto, + um passaporte válido. A diferença que portando o RG apenas, acho que não dá para escanear pelos " check-points " automáticos. Talvez com a nova CIN, que tem o código MRZ(mesmo que vão na página biográfica dos passaportes).

• @jpvecchi para mim pediram os dois passaportes, nada de RG. Fiquei pensando, e se eu não tivesse o passaporte brasileiro? Acredito que não dê para escanear o RG no check-in, somente passaporte mesmo. Mas não sei como seria caso eu não tivesse o passaporte brasileiro.

• @Girlychaos É até curioso a PF EXIGIR o passaporte especificamente... :

Dupla nacionalidade: posso usar o outro passaporte, diferente do brasileiro? — Polícia Federal

Esse mesmo link oficial do Governo Brasileiro detalha a possibilidade de usar da outra nacionalidade e o RG/CIN

• @Girlychaos

A própria PF diz que o RG é aceitável (como o @jpvecchi destacou acima). Minha Leitura/entendimento: se vc batesse o pé ou estivesse sem o passaporte brasileiro eles aceitariam o RG.

• Pessoal, eu estive nos EUA agora em agosto, usando passaporte europeu e ESTA. Saí e entrei no Brasil com meu passaporte brasileiro. Entramos eu e meu marido, sem problemas, por Houston. A única pergunta foi: qual destino final.... Eu tenho passaporte italiano e ele português. Foi a primeira vez q entramos com ESTA e ficamos preocupados de questionarem o motivo, já que havíamos entrado muitas outras vezes com visto de turismo no passaporte brasileiro. Porém, como agora nosso visto estava vencido, resolvemos fazer o ESTA e, além de simples e mais barato, deu tudo certo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.