Viajando do Brasil para outros países com passaporte português

Olá! Boa tarde!

Sei que para entrar nos Estados Unidos por exemplo, com passaporte português é preciso ter ESTA. Porém gostaria de saber se é necessário algum outro documento, e também tenho curiosidade sobre como os brasileiros com passaporte português são tratados pelas autoridades de imigração.

Alguém com experiência poderia falar sobre o assunto?

«1

Comentários

• @Girlychaos acho que a @texaslady tem mais experiência quanto a isso e pode te ajudar

• editado February 12

@Girlychaos

pra todos os efeitos fora do seu país de origem o único documento válido é o passaporte. Toda imigração é individualizada , vai da graça de Deus para o atendente ir ou não com a sua cara, é orar e pedir para ele estar feliz e gostar do seu cabelo. Porque no final das contas ele não vai te mandar embora porque você riu ou não ( escrito) , mas pode ser que aconteça ( realidade )

• @Girlychaos nos paises que Portugueses nao precisam de visto e sim autorização de viagem (ex. EUA, Canada, Japao, Australia, etc) é importante alem do passaporte ter a autorização de viagem aprovada antes da viagem e tambem as reservas de hotel, passagem de volta, etc.

Eu ja viajei para EUA, Canada e Reino Unido (pos Brexit) e nao tive problemas ao usar o passaporte portugues

Ja fui questionado quando viajei a Argentina utilizando o passaporte Português (nao tinha passaporte brasileiro valido na epoca e perdi o RG na véspera da viagem), a imigração argentina ficou desconfiada pela situação mas tive a entrada autorizada, inclusive sai do Brasil como estrangeiro (passaporte português) e descobri depois que nem poderia ter feito isso.

• editado February 13

@Girlychaos

Já perdi as contas de quantas viagens fiz aos EUA nos últimos 25 anos e o “script” é sempre o mesmo, com pequenas variações. O único documento necessário é seu passaporte, mas o oficial vai fazer uma “mini entrevista” perguntando o motivo da sua viagem, onde vc vai ficar, por quanto tempo, como vai pagar as despesas etc. Dependendo das suas respostas e de como vc reage ele pode pedir para vc mostrar alguma evidência que confirme.

Por exemplo: se disser que está viagando a trabalho (business, nunca diga work 😆), vai perguntar o que vc faz, para quem trabalha, com quem vai se encontrar (um cliente, uma reunião na sede da empresa etc) e pode pedir para ver seu cartão de visitas ou algo assim. No fim das contas ele vai querer saber se vc realmente está apenas planejando uma viagem e voltar para seu país no prazo permitido e se não pretende fazer nada de errado enquanto estiver lá. Não fique contando história, responda objetivamente as perguntas e seja consistente.

Se vc tem um histórico de viagens anteriores em que não deu problema e voltou no prazo permitido, a tendência é que essa conversa seja mais breve e simples. Se vc não tem histórico no sistema provavelmente ele vai gastar mais tempo para entender o motivo da sua viagem.

Independente do motivo da viagem, ele vai esperar ver uma reserva de passagem de volta na data que vc disse que pretende voltar, uma reserva de hotel etc. Nada disso é obrigatório, mas se vc disser vai viltar depois de 2 semanas mas não tem passagem de volta, ou que não reservou hotel ainda etc é provável que ele comece a duvidar da sua história e aí a coisa pode ficar complicada.

O importante é falar a verdade, ser objetivo, calmo e firme. Eu geralmente levo comigo na mochila uma cópia impressa da minha reserva de hotel, do meu planejamento da viagem com data e número do voo de volta (se for turismo, a reserva dos lugares que vou visitar, se for a negócios a programação das reuniões e endereço da empresa etc). Fica guardado e só mostro se durante a conversa ele pedir. Nunca tive problemas.

• @ecoutinho kkkk se falar work o carimbo desce na hora 😂

• @ecoutinho Agora... no tocante ao assunto, me surgiu uma dúvida:

No passado, disseram-me que havia uma pequena folha/formulário que as CIAS aéreas davam para cada " família " viajando...

Isso ainda existe? Este papel que deve ser preenchido antes do pouso, a ser entregue nas mãos do CBP ?

Se sim, tanto para os com visto regular necessário(B1/B2) quanto os portadores de ESTA ??

• @Girlychaos ,

Essencial é mesmo o passaporte e preencher o ESTA no máximo até 3 dias da viagem. Lembre-se que o ESTA é para 90 dias. Fora isso siga as dicas dos colegas acima. Comprovante de viagem de volta, reservas de hotel e dinheiro, cc ou extrato bancário, suficiente para a permenência é o minímo para ajudar, se pegar um oficial de imigração mais exigente. Se trabalha no Brasil é sempre bom ter um telefone de alguém da empresa que pode confirmar que você trabalha lá. Se vai ficar em casa de parentes, também um telefone caso queiram confirmar. Este parente precisa saber dos seus planos de viagem.

Se é sua primeira viagem para os Estados Unidos e você não tem passaporte brasileiro e/ou visto, pode sim levantar alguma suspeita. Porque se você tem o passaporte brasileiro e está vencido, faz sentido não querer renovar ou tirar o visto americano, por questão de tempo e dinheiro. Como disse o @ecoutinho é "O importante é falar a verdade, ser objetivo, calmo e firme."

• editado February 13

@jpvecchi

Esse papelzinho que era único por família era a declaração de bagagem para fins de imposto. Todo mundo tinha que declarar, independente do tipo de visto, pois era algo separado da imigração.

Já faz bastante tempo que não existe mais. Agora é como no Brasil, vc pega sua bagagem após passar pela imigração e passa por um corredor onde rem um agente da CBP com cara de perdido, se o fiscal quiser ver sua bagagem ele te chama.

Na prática, eles já viram a bagagem de todo mundo no raio x antes de liberar e o cara só vai te chamar se ele já souber o que quer ver. Se tiver algo estranho que não identificaram no rx a TSA inclusive já abriu sua mala para ver o que era 🤣.

• editado February 13

@LeoSantos

kkkk se falar work o carimbo desce na hora 😂

Tive um colega de empresa que, muitos anos atras, viajou a trabalho para um evento de uma semana e deu essa escorregada rsrs.

Até conseguiu entrar, mas ficou horas no aeroporto na famosa “salinha” até convencer a imigração inteira que focinho de porco não era tomada. 🤣🤣🤣 Chegou de manhã e só conseguimos contato com o cara no fim da tarde.

• editado February 13

@texaslady Será???

O " cenário " daqui de casa é este:

" Meu pai, único com visto(tirado em 2017, válido até 2027), onde fez uma única viagem aos EUA "

Mãe: Portuguesa, já reconhecida pelo 1D, não quer tirar visto americano(nunca teve), apesar de ter passaporte brasileiro válido. Acha mais econômico, desburocratizado e menos arriscado, pegar o PEP e tirar a autorização ESTA.

Eu: 245 dias de meu 1C que enviei em 2024. Creio que em pouco menos de 3 meses, já tenha minha nacionalidade reconhecida e pronto para tirar os documentos europeus. Já tive passaporte, mas nunca visto americano.

Irmão: 167 dias do 1C, deve ser reconhecido um pouco mais tarde que eu. Mesma situação com relação a passaporte e visto que a mim.

Avó: " Teve a oportunidade de tirar como neta de português, mas não quis devido a idade(+80) e apenas passaporte brasileiro. Nunca pediu visto dos EUA quando sua idade era +14 e -79. Segundo site da Embaixada e Consulados do Brasil, ela é elegível ao visto sem entrevista - CASV apenas. PRETENDE tirar o visto em breve para possíveis viagens conosco.

Tio e tia situação semelhante de minha mãe, nunca pediram visto americano e podem pedir PEP.

@texaslady , no caso ESPECÍFICO de mim e meu irmão, você acha mesmo que seja " suspeito " usarmos o PEP para viajar aos EUA pelo VWP?

Eu possuo 30 anos, atualmente autônomo e participando de um certame de seleção para vaga de funcionário público federal.

Irmão -->27 anos. Estudante de medicina!

Acho estranho você dizer que @Girlychaos teria um perfil no mínimo suspeito, só por viajar pelo VWP sem nunca pedir visto no passaporte brasileiro

• editado February 13

@jpvecchi

A bem da verdade, para a imigração americana, todo mundo é suspeito até que você tenha um histórico, não interessa qual seu visto ou nacionalidade.

Eles sempre começam a conversa com a premissa de que a pessoa está entrando com a intenção de ficar e durante a conversa, eles vão coletando “sinais” para se convencerem de que na verdade vc é só um turista indo passar férias na Disney, ou fazendo compras em NY ou numa viagem de negócios.

Nesse ponto, te digo que acho o passaporte brasileiro + visto mais seguro, pois para receber o visto vc já passou por uma “peneira” no consulado americano onde passou por uma entrevista e avaliaram seu perfil sócio econômico e se vc tem algum risco evidente de tentar imigrar ilegalmente. O oficial sabe disso e essas informações estão no sistema, então o foco vai ser mais no motivo da sua viagem e como você vai se manter do que querer saber sua profissão, se vc tem bens no país de origem etc.

Com o ESTA nada disso acontece. É feita uma validação eletrônica que basicamente checa se vc está em alguma lista de procurados e só…. Ou seja, quando chega pela primeira vez para falar com o oficial da imigração, você é “uma página em branco” e o cara vai querer saber de tudo. Depois que você constroi um histórico, aí fica tudo mais tranquilo.

• @jpvecchi ,

Não tem nenhum problema em viajar com o passaporte português caso a pessoa nunca tenha tido um passaporte brasileiro. Ou se tem ou teve um com ou sem visto americano. Esta não é a questão. Mas é sabido que uma das formas para brasileiros entrarem nos EUA sem ter o visto americano é com passaporte português.

Quando eu disse suspeito não me referi especificamente a @Girlychaos , e sim de uma forma geral. Da mesma forma que não posso dizer que seria suspeito no seu caso específico.

Mas tem que ter em mente que um dos objetivos da imigração desde sempre foi detectar a intenção das pessoas que entram nos EUA, de ficar aqui ou não. Eles já tem a lista de todos que vem nos voos, com dias de antecedência e já fazem uma pré-checagem. Não vão parar todos os turistas, mas sim vão selecionar alguns. As pessoas que viajam frequentemente para os EUA como turistas normalmente não tem nenhum problema, eles tem essa informação e quando a pessoa chega no guiche eles já sabem. Mas quando é a primeira entrada, pode acontecer de fazerem mais perguntas e é ai que as pessoas tem que ser convincentes.

• @ecoutinho Sim, você comentar acerca da segurança do visto regular B1/B2 ser mais " sólida " que o ESTA, tem até certo ponto, um embasamento para isto. Tanto que... mesmo para quem entra com B1/B2 e " quer ficar ", há caminhos específicos, como troca/extensão e até ajuste de " status ", que tenho certeza que nossa colega @texaslady sabe sobre.

Já o ESTA é bem " taxativo " quanto a " condição de termos de uso(se posso dizer assim)" : Até 90 dias. Acabou, ACABOU!

Não há como sequer pedir mais " tempo turistando "

@ecoutinho E sobre o perfil individual, justamente estava dando uma " pincelada " na análise da INA - Immigration and Nationality Act, onde resumindo, se diz: " TODO SOLICITANTE É UM IMIGRANTE EM POTENCIAL. CABENDO AO PRÓPRIO, FAZER A DEVIDA COMPROVAÇÃO DE QUE NÃO HÁ INTENÇÃO DE ABANDONO DE SEU RESPECTIVO PAÍS OU TERRITÓRIO DE ORIGEM " .

A INA basicamente diz: " Não importa se o aplicante tem 1001 ou zero vínculos com seu país, ele é o próprio responsável de COMPROVAR que não ficará ilegal ou sobreestadia.

@texaslady Com relação o uso, vamos dizer assim, " indevido " do passaporte português, através do ESTA, por brasileiros com propósito de ficarem ilegalmente após o prazo... creio que isso não cabe só a " suspeita " no documento lusitano.

Tem vários e vários brasileiros(talvez até mais) com a Nacionalidade Italiana e que caso " queiram ", abre esta brecha... e também demais países da UE.

Assim, pouco importa se é ESTA ou visto. Se é do Brasil, Itália ou mesmo Japão... eles fazem o " filtro " já no momento da aplicação, e lá só " vão confirmar " o que foi mencionado. Caso preciso, " investigar " na hora!

• @jpvecchi ,

Com relação o uso, vamos dizer assim, " indevido " do passaporte português, através do ESTA, por brasileiros com propósito de ficarem ilegalmente após o prazo... creio que isso não cabe só a " suspeita " no documento lusitano.

Óbvio que não, poderia ser qualquer passaporte de país que não exige visto para os EUA, mas que o titular do passaporte é residente e natural de outro país. Mas no caso estamos nos referindo a titular de passaporte português, natural e residênte no Brasil.

Assim, pouco importa se é ESTA ou visto. Se é do Brasil, Itália ou mesmo Japão... eles fazem o " filtro " já no momento da aplicação, e lá só " vão confirmar " o que foi mencionado. Caso preciso, " investigar " na hora!

Discordo, acho que faz uma diferênça sim, não ter passado por uma entrevista de visto. Não significa que chegando aqui com visto, vai estar livre de fornecer maiores esclarecimentos. Mas é só minha opinião.

• Muito obrigada a todos! Quanto mais eu penso sobre isso, mais faz sentido questionarem o porquê do passaporte português ao invés do passaporte brasileiro. Podem pensar que a pessoa não quis tentar obter o visto americano por algum motivo suspeito. No meu caso tenho passaporte vencido, porém sem visto americano. Minha última viagem aos EUA foi na infância haha

@texaslady você acha que nesse caso seria suspeito para as autoridades?

• Só acrescentando mais um ponto importante. Há uma lista de companhias aéreas aptas a transportar passageiros com o VWP. E pelo que vi nem Gol e Azul estão nessa lista.

https://www.cbp.gov/document/report/signatory-visa-waiver-program-vwp-carriers

Ou seja, pode ser, em uma situação remota, que na hora do check-in, seja negado que um portador de passaporte apto ao VWP, de embarcar.

Para título de curiosidade minha mãe tem o PEP + ESTA e viajou com a azul em um voo direto Br-EUA. Sem problemas.

Eu, apesar de ter o PEP, entro nos EUA com meu Passaporte Brasileiro + Visto Americano. E quando for renovar o visto, irei pedir o visto B1/B2 no PEP.

• @Girlychaos ,

Neste caso eu não acho. Como disse lá atrás, é bastante justificável que a pessoa não queira renovar o visto, por questão de economia ou por não ter tempo hábil para renovação. É até bom trazer o passaporte brasileiro, mesmo vencido. Para entrar de volta no Brasil pode usar a identidade ou mesmo o passaporte vencido.

• @Girlychaos

A pergunta foi para a texaslady, mas vou me intrometer: No meu entendimento não é questão de ser suspeito ou não, o ponto apenas é que como você não tem um visto emitido por consulado (portanto não passou por entrevista) e não tem um histórico de entradas prévias nos EUA (pelo menos não na vida adulta), eles não sabem muito sobre você, então vão querer checar informações que os convençam que você está realmente fazendo apenas uma viagem de turismo e ao final pretende voltar para casa.

Coisas que podem acender uma luz vermelha na cabeça do oficial e exigir uma boa explicação (e comprovação) para que o cara deixe você entrar: pessoa muito jovem que decidiu na última hora viajar; pessoa desempregada no Brasil que resolveu fazer turismo "gastando em dolar" ou que teve a passagem comprada "por um amigo"; pessoa que vendeu casa, moto, raspou as economias para custear a viagem. Sei que tudo isso envolve uma certa camada de pré-julgamento e pode ser considerado preconceito, mas infelizmente é como funciona.

No seu lugar, como vai ser a primeira entrada, eu levaria na minha mochila documentos que permitam comprovar que você planeja voltar ao Brasil ao final da sua viagem e que tem bons motivos para não "meter o louco", largar tudo para trás e ficar.

Exemplo: leve impresso o itinerário da agência de viagem com a reserva da volta, reserva de hotel, se estiver trabalhando leve algum documento que comprove que tem um bom emprego te esperando, como um contra-cheque, se tiver um imóvel no seu nome leve algo que mostre. Declaração de imposto de renda, mostrando que vc tem um rendimento e algum patrimônio no Brasil etc.

Deixe tudo na manga e se durante a conversa o oficial pedir para vc comprovar algo do que vc está falando, vc puxa o documento e mostra. Dê respostas objetivas e não fique inventando historia (exemplo: não diga que o motivo da sua viagem é pq vc ama os EUA e sonha em viver lá desde criancinha 😂, responda objetivamente que vai passar suas férias de 2 semanas visitando NY, se tiver reservado uma visita ao Empire State ou reservado um ticket para um musical na broadway, é uma ótima hora para mostrar).

Dependendo do seu perfil (pessoa muito jovem, início de carreira etc) pode ser que ele queira saber de onde vc tirou dinheiro, leve um extrato mostrando que vc se programou guardando dinheiro ou comprando dólares ao longo de 1 ano para essas férias.

Se vc for fazendo isso e for respondendo as perguntas de forma consistente, tranquila, objetiva e sem demonstrar nervosismo, vai passando confiança e em poucos minutos ele se convence, carimba seu passaporte e te libera.

Se vc voltar para casa dentro do prazo e tiver consistência com seu perfil de viajante (exemplo, se vc viaja em férias, não vai ficar visitando os EUA 5x por ano, provavelmente faz uma viagem longa de umas 2 ou 3 semanas e só volta aos EUA no ano seguinte; se viaja a negócios é normal fazer várias viagens curtas ao longo do ano, muitas vezes para destinos diferentes etc), você vai ver que nas viagens seguintes a coisa vai ficando bem mais tranquila. Isso independe de o passaporte ter capa vermelha ou azul rsrs

• editado February 13

@jpvecchi

" Não importa se o aplicante tem 1001 ou zero vínculos com seu país, ele é o próprio responsável de COMPROVAR que não ficará ilegal ou sobreestadia.

Mais ou menos... Pense em dois perfis de viajantes (e vou exagerar nas cores apenas ilustrar o que quero dizer):

Perfil 1 - Juiz federal no Brasil, 55 anos de idade, 30 de carreira, faltando pouco tempo para se aposentar com uma bela pensão, tem casa própria, possui alguns imóveis como patrimônio, tem esposa, filhos e neto, está viajando com a esposa em férias.

Perfil 2 - Jovem de 28 anos recém formado, tem emprego, como está no início da carreira, tem um rendimento bom mas ainda baixo, solteiro, mora de aluguel ou com os pais, também viaja em férias.

Na avaliação do oficial o perfil 1 tem muito a perder se resolver simplesmente ficar. Ele tem muitos motivos fortes para voltar (afinal, se não voltar perde a aposentadoria que está construindo há 30 anos), tem bens que ficaram para trás, perderia convivência com filhos e netos etc. Já o perfil 2, pode até ser uma pessoa de bom perfil sócio econômico, mas não tem muitos vínculos, está numa idade em que é normal se aventurar, "pode errar" pq tem tempo para se recuperar de um tombo, e tem pouco a perder se deixar tudo para trás.

Ou seja, nesse exemplo (que foi propositalmente exagerado) provavelmente a conversa com o perfil 2 tende a entrar em muito mais detalhes que com o perfil 1. O rapaz do perfil 2 também vai conseguir entrar, mas vai ter que gastar mais esforço na conversa para demonstrar que está realmente apenas a turismo e ao final do passeio vai voltar para casa.

• @Girlychaos

Vou me intrometer na conversa também... hehe

Acho que você está procurando uma "certeza" que ninguém aqui no fórum pode te dar.

Com passaporte brasileiro ou com passaporte português, com ou sem visto, com ou sem ESTA, no fim das contas, a única coisa que importa é você convencer o agente de imigração na fronteira.

Resumindo muito: se você tem a intenção de ir para os EUA e ficar lá ilegalmente, este fórum não é para você. Ninguém está aqui para te dar dicas sobre isso.

Um pouco menos de 80 milhões de pessoas viajaram para os EUA em 2024. Desses, cerca de 1.3 milhão foram rejeitados, por diversos motivos. Numa conta de padaria, são menos de 2%. Isso inclui de tudo, como pessoas que simplesmente chegaram com visto errado, outras que não tinham o mínimo de documentação para comprovar o que iam fazer lá... Se você tem um propósito legítimo para ir aos EUA, é ter toda a documentação à mão e apresentar ao agente o que for pedido.

• editado February 13

@eduardo_augusto

Eu gosto da sua objetividade e poder de síntese 😆

• Caros colegas @texaslady @ecoutinho e incluindo o @eduardo_augusto rsrs:

Agradeço muito a opinião de vocês, e realmente tem muito sentido(ao menos que tange " teoria) com relação a este tema. E respeito vossos pontos de vistas.

Mas fazendo uma observação complementar: Nem tanto levo a cabo o " mérito ", mas sim como os aspectos do escuso e talvez até falho (assim dizendo por falta de um bom termo), sistema de imigração/entradas e saídas dos Estados Unidos.

Simplesmente não dá pra saber de fato 100% o que " leva a um oficial consular reprovar ou aprovar vistos " e bem como já no " border " pelo agente do CBP, recusar ou autorizar a entrada, seja qual perfil for.

Falo não por " coisa da minha cabeça ", mas os relatos de pessoas que passaram por isto.

" Ahh, sou funcionário público federal há pelo menos 15 anos, faixa salarial acima de 15 mil, carro e casa 100% quitados, filhos no Brasil e até netos: NEGADO. Já fulano de tal, alegou estar desempregado perante o oficial consular, mas que recebia além do auxílio desemprego há 2 meses, a esposa iria ser " a sponsor financeira " da viagem, ela MEI, com faixa de 6 mil: Aprovados "

E simplesmente não dá pra entender de maneira CLARA e OBJETIVA os " critérios " por eles avaliados.

Mesma coisa no caso já no " border ": Fulano, sozinho, nunca teve passaporte com visto, foi com o ESTA(aqui indiferente do país emissor) entrou de boas e fizeram no máximo 3 perguntas. Já famílias inteiras( pai, mãe, filhos e avós ), apenas com passaporte brasileiro, visto certinho: 1001 questionamentos.

E claro: não estou dizendo que o inverso também não ocorra. Mas é devido a exagerada " discricionariedade " sem os tais critérios, objetivos ou mesmo subjetivos, que fazem o sistema como um todo ser tão CRITICADO pelas pessoas que se sentem " injustiçadas ".

E de fato: " Se não fossem tantas falhas(porque pra mim é FALHO) não haveriam tantos " overstays, irregulares, ilegais, fora de status," whatever " rsrss.

Mas respeito e considero a opinião de cada um!

• @jpvecchi falando como alguém que já foi algumas vezes para os EUA e morou no Canadá por em tempo e nunca teve a entrada negada: existem alguns oficiais que sofrem da famosa "power trip" ou como dizemos por aqui, síndrome do pequeno poder.

Por sorte são minoria, então fazendo tudo certinho você tem ótimas chances de entrar sem problema, porém que eles existem, ah isso existem.

• @LeoSantos Bacana... bom saber!

Aquele tal negócio: " Bom senso resolve praticamente TUDO. Nem tanto questão LEGAL, mas do bom senso "

Obrigado pelo feedback!

• Boa Noite pessoal

Tenho visto americano válido e histórico de viagens. Nunca tive problema.

Mas, queria estrear o passaporte português. Pode ser arriscado e gerar desconfiança?

Pelo que li aqui, seria melhor usar o brasileiro até vencer né ?

abracos

• @HCINTRA ,use o seu visto até vencer pois é meio "estranho" e sem lógica pedir o esta com o vista válido,eu fiz isso pq meu visto apesar de válido iria vencer um dia apos minha chegada nos EUA e fiquei com medo de atrasar/cancelar o voo entao pedi o esta para garantir,nao tive problemas.

• editado February 14

@HCINTRA

Mas, queria estrear o passaporte português. Pode ser arriscado e gerar desconfiança? 

Ainda não tive oportunidade de usar meu pep para os EUA, mas tenho pelo menos dois colegas de trabalho que tbm são brasileiros/portugueses e viajam regularmente para lá c o pep/esta mesmo tendo o visto válido no passaporte brasileiro.

Não vejo pq causar desconfiança, principalmente tendo histórico de viagens. Acho apenas que pode ser que o oficial queira confirmar se esse novo viajante (um português) é realmente a mesma pessoa que eles já têm no sistema (um brasileiro)

O que eu faria, pelo menos na primeira viagem, seria levar o passaporte brasileiro + visto e deixar guardado na mochila, apenas caso o oficial pergunte ou peça para ver.

• Obrigada pelas opiniões e informações. Ninguém está se intrometendo, abri essa discussão realmente com o intuito de saber mais sobre essas questões.

@eduardo_augusto eu não tenho a menor intenção de permanecer nos Estados Unidos. Sou casada com americano há quase 15 anos, e nós não temos intenção de morar lá. Como já dei entrada no processo 1C e como seria mais prático não precisar fazer o passaporte brasileiro e o visto, eu queria saber como funciona na prática.

Minha intenção aqui é saber mais sobre experiência de brasileiros utilizando o PEP. Não vejo muitos relatos, por isso a curiosidade.

@texaslady você acha que no meu caso valeria mais a pena passaporte brasileiro e visto americano? Reunião familiar é o mesmo visto que turismo, certo?

Eu também queria saber como é a experiência de sair do Brasil com PEP, ou seja, como as autoridades aqui do Brasil tratam brasileiros saindo do país e entrando no país com passaporte português.

• editado February 14

@Girlychaos

Eu também queria saber como é a experiência de sair do Brasil com PEP, ou seja, como as autoridades aqui do Brasil tratam brasileiros saindo do país e entrando no país com passaporte português.

Sobre as autoridades brasileiras: O jeito correto de fazer é ao sair do Brasil você apresenta ao agente de imigração da PF o seu documento brasileiro (passaporte ou cédula de identidade. CNH, CREA, OAB não servem). Ao voltar ao Brasil idem, você apresenta o documento brasileiro ao entrar. Assim, você será tratada no Brasil como brasileira.

Nada te impede de apresentar no Brasil (tanto ao sair quanto ao entrar) apenas com o passaporte estrangeiro (no caso o Português) sem se identificar como brasileira, mas se fizer será tratada como estrangeira, com tempo máximo de permanência, dependendo do país do seu 2o passaporte pode precisar de visto para entrar no Brasil 😱 etc. Além disso, você já deve ter reparado no tamanho da fila da imigração ao chegar no Brasil para cidadãos estrangeiros, pois é, você teria que encarar aquela fila enquanto os demais brasileiros simplesmente passam batido pelas leitoras automáticas de passaporte ou pelos guichês exclusivos para brasileiros. Acredite, você não vai querer isso rsrs

Fora do Brasil aí você apresenta o passaporte que for mais conveniente a depender do país.

• @ecoutinho Ainda não tive a oportunidade de sair fora das fronteiras tupiniquins, mas a entrada no país para estrangeiros é tão grande assim o tempo de espera na fila ?

Dizem que o Brasil não tem tanto " foco " de turismo internacional.

E que supostamente, ao contrário de EUA ou UE, a fila dos brasileiros é o inverso: maior que dos estrangeiros.

Agora se é ou não... não sei.

@Girlychaos Se você der registro de saída/entrada com PEP apenas, será considerada ESTRANGEIRA. A PF dificilmente " deporta ", MAS... o risco de pagar altas multas por " overstay " em solo brasileiro é grande.

Como disse @ecoutinho , se tiver RG/CIN válida, nem precisa de 2 passaportes. Basta o documento nacional + o PEP

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.