Viajando do Brasil para outros países com passaporte português

2»

Comentários

• editado February 14

@jpvecchi

Acredite, não deixamos nada a dever para os gringos (na verdade em muitos aspectos entendo que estamos melhores).

Dizem que o Brasil não tem tanto " foco " de turismo internacional. 

Não sei dizer outros aeroportos, mas o de Guarulhos em SP recebe muita gente de fora. Tanto turistas estrangeiros quanto estrangeiros em viagens de negócio, e sim tem belas filas (ou pelo menos tinha até a época em que eu morava no Brasil). O Galeão sei que é o mesmo, tem muitos estrangeiros, mas lá o perfil é turismo de lazer mesmo, afinal como diz a música: o Rio de Janeiro continua lindo! 😉

E que supostamente, ao contrário de EUA ou UE, a fila dos brasileiros é o inverso: maior que dos estrangeiros.

Não sei quem te informou isso, mas não procede (pelo menos não em SP, mas acredito que seja o mesmo no Galeão ou Confins). Vc chega e se forem só adultos vc vai para uma leitora eletrônica de passaportes que lê seu passaporte brasileiro e faz reconhecimento facial, vc não perde nem 10 segundos e está liberado (a menos que seja procurado pela polícia rsrsrs). Se estiver acompanhado de criança não pode ir no automático, vai para uma fila para atendimento com um agente e é muito rápido. Nunca perdi mais que 10 minutos na imigração ao voltar ao Brasil.

Passou disso aí vc vai para a parte chata, pegar a mala e passar pela receita federal. Alí geralmente vc tbm passa batido. Se o fiscal te chamar é pq já viram algo na sua mala pelo raio x (algum item que precisa recolher imposto, por exemplo).

• @Girlychaos ,

você acha que no meu caso valeria mais a pena passaporte brasileiro e visto americano?

Não acho que vale mais a pena, apenas acho que dependendo do caso se a pessoa não tem passaporte brasileiro com visto americano e é a primeira visita aqui, estaria mais sujeita a questionamentos. Não quer dizer que não vai entrar. No seu caso, com as informações que você passou, sendo casada com americano a mais de 15 anos e sem intenção de morar aqui, acho que entraria sem problemas com o PEP. É sua opção viajar com seu passaporte português.

Reunião familiar é o mesmo visto que turismo, certo?

Não, visto de reunião familiar é visto de imigrante (não é visto para visitar familiares, vir a casamentos, batizados etc, é visto para vir morar nos EUA) e o b1/b2 (este sim serve para visitar familiares, fazer turismo, tratamentos médicos entre outros) é visto de não-imigrante.

São vários os vistos de imigrantes para reunião familiar e no caso de conjuge são separados em duas categorias:

Visto CR1 para quem está casado a menos de 2 anos com americano e visto IR1 para quem está casado a mais de 2 anos.

Sendo que no seu caso você obteria pelo IR1 o green card permanente. E obviamente sendo um visto de residência você precisaria residir aqui e não se ausentar por mais de 1 ano sem autorização antes da saída ou no máximo 2 anos com autorização antes da saída.

Como você disse que não tem intenção de residir aqui, não tem porque cogitar este tipo de visto, sem falar que custa umas 7 vezes o valor do visto de turista b1/b2.

• @texaslady Este é o ponto que havia esquecido de dizer, e importante qual você tocou:

" Sujeito a mais questionamentos quem nunca teve visto, e mesmo assim usando um passaporte isento(ESTA) "

Fosse assim, taxativamente, os viajantes da UE, nascidos dentro do território da União, deveriam, tecnicamente falando, sujeitos a inspeções mais " rigorosas ".

E não é o que ao menos EU vejo...

A facilidade não só deles(cidadãos europeus),bem como da Austrália, Japão, etc... muito mais tranquilo que os " passaportes NÃO elegíveis a isenção do visto " ( desde Brasil à Indonésia etc ).

Você pode até falar: " Ah, mas o nosso caso somos europeus nascidos no BRASIL ".

Interpreto isso de maneira totalmente DISCRIMINATÓRIA.

Afinal... a LEI dos países SEQUER faz menção de suposta " diferenciação " entre cidadãos que NASCEM no território ou FORA dele.

Se não deveriam criar não só " LEIS ESPECÍFICAS " quanto a isso, mas haveria " brechas " para passaportes diferentes:

EXEMPLO: " Cidadão Europeu nascido na EUROPA, terá passaporte vermelho. Cidadão Europeu nascido FORA dos limites da UE: Verde "

Pra mim é discriminação e não importa...

• editado February 15

@jpvecchi

Vc está partindo da premissa de que a imigração vai seguir algum critério justo e igualitário com todos independente da origem. Deveria ser assim, mas na prática não é nem nunca foi. Eles estão lá para preservar o interesse do país deles. Por mais que digam e escrevam que vão avaliar de forma isenta, é obvio que não é o que acontece.

Quando vc chega no guinche para falar com o oficial ele vai formar uma opinião sobre vc com base em tudo: como vc está vestido, se está nervoso, se vc fala minimamente inglês ou luta para entender e responder o básico, tem "cara de imigrante" (seja lá o que isso for), se seu passaporte é novo, se o passaporte tem carimbos de entradas anteriores em outros países e quais países são esses etc. É discriminatório? Óbvio que sim, mas é o que é...

Fosse assim, taxativamente, os viajantes da UE, nascidos dentro do território da União, deveriam, tecnicamente falando, sujeitos a inspeções mais " rigorosas ".

E não é o que ao menos EU vejo...

A facilidade não só deles(cidadãos europeus),bem como da Austrália, Japão, etc... muito mais tranquilo que os " passaportes NÃO elegíveis a isenção do visto " ( desde Brasil à Indonésia etc ).

Não sei onde vc está vendo, mas a premissa de que a vida dos europeus com a imigração americana é fácil também é ilusão.

Veja as manchetes do principal jornal da Irlanda nos últimos dias sobre as preocupações deles (país europeu, rico, tem o inglês como primeira lingua, com uma comunidade gigante e influente nos EUA, JFK e Biden eram descendentes de Irlandeses, por conta dessa comunidade o dia de St Patrick é comemorado em várias cidades dos EUA como Boston, população branquinha de olho azul e cabelo ruivo e passaporte europeu com ESTA rsrs)

Undocumented Irish still fighting for legal status in US as Donald Trump promises new crackdown

‘Deeply unsettling for everyone’: Fears among undocumented Irish under Trump administration

• @jpvecchi ,

Concordo, é discriminatório sim. O fato de alguém ter um passaporte europeu, não significa que ele é europeu. Seria ingenuidade pensar que não se presta mais atenção a quem vem do Brasil, especialmente aos naturais brasileiros. Uma das razões para a isenção de visto de alguns países é justamente o número baixo de overstays. o que não é o caso do Brasil.

E apesar de Portugal fazer parte da UE, não é novidade para ninguém a facilidade que tem sido conseguir um passaporte europeu por Portugal. A UE já há tempo está descontente com isso e não pense que aqui eles desconhecem isso. Mas enfim, cada um de nós tem a própria opinião e respeitamos a de todos. Minha opinião já foi exposta assim como a de outros. Meus cuidados podem ser exagerados, mas é bom ficar sempre alerta a possíveis questionamentos, sempre dizendo a verdade calmente, com segurança e tudo corre bem. Com passaporte europeu ou não.

• @texaslady

E apesar de Portugal fazer parte da UE, não é novidade para ninguém a facilidade que tem sido conseguir um passaporte europeu por Portugal. A UE já há tempo está descontente com isso e não pense que aqui eles desconhecem isso.

Exatamente isso…

• editado February 15

@texaslady @ecoutinho não discordo de vossas opiniões! Pelo contrário, totalmente válidas e construtivas!

Também para isso que serve o Fórum!

Sobre " UE descontente com Portugal " sair distribuindo nacionalidade " sendo isso interpretado como " caminho fácil, ... depende. Em que sentido?

Se for pela via originária do princípio " Ius Sanguinis" , considero isso nada mais que justo, pois eu sou um defensor aberto do direito tanto de sangue quanto de solo para a atribuição de nacionalidade!

Agora, se você cita os demais casos dos artigos de NATURALIZAÇÃO, como 6.1 e ademais, esses SIM , deveriam haver uma " rigorosidade maior ".

Para mim, chega a ser inconcebível, um processo 6.1 sair mais rápido que o 1D. Prioridade para uma nacionalidade adquirida frente a uma atribuição!

Seria o mesmo que priorizar cidadãos la do oriente medio ou mesmo o extremo leste asiático, em face dos cidadãos descendentes legítimos de portugueses!

Agora... há casos ainda mais " fáceis ( não financeiramente acessíveis) " como da Itália.

Ela tem muito mais descendentes, sem qualquer limitação geracional, e pouco se falam dos " ítalo-brasileiros " usando " indevidamente " o passaporte italiano para adentrar aos EUA

E muito menos uma " reação contrária " por parte da UE por permitir " tantas gerações posteriores " de conseguirem passaporte vermelho.

Muito possivelmente porque a representatividade econômica e " geopolítica " da Itália no continente seja muito maior que Portugal, um país para níveis europeus, simplesmente " periférico " frente aos demais

Então, a corda " arrebenta sempre pro lado mais fraco "

• Boa tarde e muito obrigada a todos pelos comentários e opiniões. E obrigada muitíssimo @texaslady pelas informações detalhadas

Eu não voltei a postar atualizações pois realmente não sei o que fazer. Parece ter mais e mais pessoas com algum tipo de vínculo com os Estados Unidos tendo seus vistos negados, mesmo podendo comprovar renda, laços no Brasil, etc. E ter o visto americano negado certamente influenciaria negativamente na hora de obter o ESTA. Então a situação é complicada, mesmo com zero intenção de ficar nos EUA

• editado April 4

@Girlychaos

Te diria que, na atual conjuntura, eu só piso lá se for obrigado a ir, e mesmo assim só com o computador e telefone da empresa.

O mundo é grande e tem um bocado de outros lugares para se visitar ou tentar uma vida melhor.

• @Girlychaos ,

concordo com o @ecoutinho , se não for a trabalho, realmente o mundo tem lugares maravilhosos para visitar ou viver.

Infelizmente a entrada aqui que nunca foi tranquila, agora realmente está preocupante. Até quem tem green card está sendo desaconselhado de sair, pois pode ter a entrada de volta negada. Então é melhor pensar 100 vezes antes de planejar a viagem, pegar férias, gastar com passagem para por azar ter a entrada negada.

• Entendo completamente o seu posicionamento @ecoutinho e eu realmente não tenho a intenção de sair do Brasil de forma definitiva.

Porém como eu disse antes, gostaria bastante de poder acompanhar meu marido em sua visita aos familiares nos Estados Unidos. Acho incrivelmente agravante e inconveniente ter que passar por tantos obstáculos e etapas sem garantia alguma, mesmo não tendo a menor intenção de permanecer por lá

• Pois é @texaslady

O jeito provavelmente será meu marido ir visitar a família dele sem a minha presença. Um tanto quanto triste a situação em geral. Nem 15 anos de casamento aparentemente fariam diferença no atual cenário

• @Girlychaos ,

É difícil dizer. Ninguém pode garantir realmente. Vai depender de você convencer o oficial de imigração que esta viagem é a passeio. Se você tem a segurança de poder responder a todos questionamentos e convencê-lo tudo bem. Mas viajar com o passaporte português, no momento vai acender um alerta. Vão querer saber porque você não renovou o seu visto. É um momento bem complicado.

• @texaslady

Verdade. Acredito que eu conseguiria o visto americano por ter como comprovar e por realmente não ter intenção de ficar por lá, mas como atualmente tem sido ainda mais rígido e "aleatório" o processo de entrevistas, arriscar um não seria ainda pior

• editado April 4

@texaslady @Girlychaos

Infelizmente acho que no momento está um pouco mais complicado que apenas passar por uma entrevista e também entendo que independe de entrar como europeu nascido fora da Europa.

Pelos casos recentes que temos tido notícia pela imprensa nas últimas semanas, além de comprovar que vc pretende apenas visitar a turismo ou a negócios, que vai voltar para seu país e que não pretende fazer nada de errado durante sua estada, você mesmo assim pode passar por toda sorte de constrangimento.

• @ecoutinho @texaslady

Vocês acham que isso tem chance de amenizar nos próximos meses?

• @Girlychaos ,

penso que não, acho que vai apertar mais. A sensação é que vai piorar, mas as coisas estão bem imprevisíveis no momento com relação a futuro.

• editado April 5

@Girlychaos

Acho que tende a piorar, infelizmente. No atual cenário, com o governo tendo maioria tanto na câmara quanto no senado e com boa parte da suprema corte na mão, há poucos mecanismos para realmente colocar um freio nesse maluco.

Na minha humilde opinião, a próxima chance de dar uma segurada nessa insanidade é apenas nas eleições de mid-term, lá no final de 2026.

Além disso, acho que a oposição democrata está propositalmente deixando esse sujeito que elegeram p presidente correr solto para poder vender a solução para o caos na próxima eleição.

Provavelmente nesse momento, quando os estadounidenses vão para eleições legislativas depois de 2 anos de inflação alta, recessão, desemprego, queda nos fundos de previdência (os famosos 401k, que tem boa parte do valor em ações), das pessoas riscando os EUA dos seus roteiros de férias ou achando melhor trocar aquela viagem de negócios para NY, Califórnia ou alguma conferência em Las Vegas por uma reunião no Zoom a ficha vai ter caído sobre o tamanho da bobagem que fizeram.

Só que até lá, a vida seguiu e os países já vão ter feito novos acordos comerciais com outros parceiros (provavelmente a China) e as pessoas já vão ter mudado seus roteiros de viagem. Além disso aquela viagenzinha para fazer compras nos EUA (sim, os europeus tbm aproveitavam aquela ida aos EUA para trocar o macbook) não fara mais sentido, afinal tudo lá vai ter passado a ser mais caro por conta das tarifas.

• Entendi @ecoutinho muito obrigada a você e a @texaslady pelas respostas e opiniões. O que resta é ter fé e esperança que um dia não tão distante a situação esteja melhor

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.