Viajando do Brasil para outros países com passaporte português

2»

Comentários

• editado February 14

@jpvecchi

Acredite, não deixamos nada a dever para os gringos (na verdade em muitos aspectos entendo que estamos melhores).

Dizem que o Brasil não tem tanto " foco " de turismo internacional. 

Não sei dizer outros aeroportos, mas o de Guarulhos em SP recebe muita gente de fora. Tanto turistas estrangeiros quanto estrangeiros em viagens de negócio, e sim tem belas filas (ou pelo menos tinha até a época em que eu morava no Brasil). O Galeão sei que é o mesmo, tem muitos estrangeiros, mas lá o perfil é turismo de lazer mesmo, afinal como diz a música: o Rio de Janeiro continua lindo! 😉

E que supostamente, ao contrário de EUA ou UE, a fila dos brasileiros é o inverso: maior que dos estrangeiros.

Não sei quem te informou isso, mas não procede (pelo menos não em SP, mas acredito que seja o mesmo no Galeão ou Confins). Vc chega e se forem só adultos vc vai para uma leitora eletrônica de passaportes que lê seu passaporte brasileiro e faz reconhecimento facial, vc não perde nem 10 segundos e está liberado (a menos que seja procurado pela polícia rsrsrs). Se estiver acompanhado de criança não pode ir no automático, vai para uma fila para atendimento com um agente e é muito rápido. Nunca perdi mais que 10 minutos na imigração ao voltar ao Brasil.

Passou disso aí vc vai para a parte chata, pegar a mala e passar pela receita federal. Alí geralmente vc tbm passa batido. Se o fiscal te chamar é pq já viram algo na sua mala pelo raio x (algum item que precisa recolher imposto, por exemplo).

• @Girlychaos ,

você acha que no meu caso valeria mais a pena passaporte brasileiro e visto americano?

Não acho que vale mais a pena, apenas acho que dependendo do caso se a pessoa não tem passaporte brasileiro com visto americano e é a primeira visita aqui, estaria mais sujeita a questionamentos. Não quer dizer que não vai entrar. No seu caso, com as informações que você passou, sendo casada com americano a mais de 15 anos e sem intenção de morar aqui, acho que entraria sem problemas com o PEP. É sua opção viajar com seu passaporte português.

Reunião familiar é o mesmo visto que turismo, certo?

Não, visto de reunião familiar é visto de imigrante (não é visto para visitar familiares, vir a casamentos, batizados etc, é visto para vir morar nos EUA) e o b1/b2 (este sim serve para visitar familiares, fazer turismo, tratamentos médicos entre outros) é visto de não-imigrante.

São vários os vistos de imigrantes para reunião familiar e no caso de conjuge são separados em duas categorias:

Visto CR1 para quem está casado a menos de 2 anos com americano e visto IR1 para quem está casado a mais de 2 anos.

Sendo que no seu caso você obteria pelo IR1 o green card permanente. E obviamente sendo um visto de residência você precisaria residir aqui e não se ausentar por mais de 1 ano sem autorização antes da saída ou no máximo 2 anos com autorização antes da saída.

Como você disse que não tem intenção de residir aqui, não tem porque cogitar este tipo de visto, sem falar que custa umas 7 vezes o valor do visto de turista b1/b2.

• @texaslady Este é o ponto que havia esquecido de dizer, e importante qual você tocou:

" Sujeito a mais questionamentos quem nunca teve visto, e mesmo assim usando um passaporte isento(ESTA) "

Fosse assim, taxativamente, os viajantes da UE, nascidos dentro do território da União, deveriam, tecnicamente falando, sujeitos a inspeções mais " rigorosas ".

E não é o que ao menos EU vejo...

A facilidade não só deles(cidadãos europeus),bem como da Austrália, Japão, etc... muito mais tranquilo que os " passaportes NÃO elegíveis a isenção do visto " ( desde Brasil à Indonésia etc ).

Você pode até falar: " Ah, mas o nosso caso somos europeus nascidos no BRASIL ".

Interpreto isso de maneira totalmente DISCRIMINATÓRIA.

Afinal... a LEI dos países SEQUER faz menção de suposta " diferenciação " entre cidadãos que NASCEM no território ou FORA dele.

Se não deveriam criar não só " LEIS ESPECÍFICAS " quanto a isso, mas haveria " brechas " para passaportes diferentes:

EXEMPLO: " Cidadão Europeu nascido na EUROPA, terá passaporte vermelho. Cidadão Europeu nascido FORA dos limites da UE: Verde "

Pra mim é discriminação e não importa...

• editado February 15

@jpvecchi

Vc está partindo da premissa de que a imigração vai seguir algum critério justo e igualitário com todos independente da origem. Deveria ser assim, mas na prática não é nem nunca foi. Eles estão lá para preservar o interesse do país deles. Por mais que digam e escrevam que vão avaliar de forma isenta, é obvio que não é o que acontece.

Quando vc chega no guinche para falar com o oficial ele vai formar uma opinião sobre vc com base em tudo: como vc está vestido, se está nervoso, se vc fala minimamente inglês ou luta para entender e responder o básico, tem "cara de imigrante" (seja lá o que isso for), se seu passaporte é novo, se o passaporte tem carimbos de entradas anteriores em outros países e quais países são esses etc. É discriminatório? Óbvio que sim, mas é o que é...

Fosse assim, taxativamente, os viajantes da UE, nascidos dentro do território da União, deveriam, tecnicamente falando, sujeitos a inspeções mais " rigorosas ".

E não é o que ao menos EU vejo...

A facilidade não só deles(cidadãos europeus),bem como da Austrália, Japão, etc... muito mais tranquilo que os " passaportes NÃO elegíveis a isenção do visto " ( desde Brasil à Indonésia etc ).

Não sei onde vc está vendo, mas a premissa de que a vida dos europeus com a imigração americana é fácil também é ilusão.

Veja as manchetes do principal jornal da Irlanda nos últimos dias sobre as preocupações deles (país europeu, rico, tem o inglês como primeira lingua, com uma comunidade gigante e influente nos EUA, JFK e Biden eram descendentes de Irlandeses, por conta dessa comunidade o dia de St Patrick é comemorado em várias cidades dos EUA como Boston, população branquinha de olho azul e cabelo ruivo e passaporte europeu com ESTA rsrs)

Undocumented Irish still fighting for legal status in US as Donald Trump promises new crackdown

‘Deeply unsettling for everyone’: Fears among undocumented Irish under Trump administration

• @jpvecchi ,

Concordo, é discriminatório sim. O fato de alguém ter um passaporte europeu, não significa que ele é europeu. Seria ingenuidade pensar que não se presta mais atenção a quem vem do Brasil, especialmente aos naturais brasileiros. Uma das razões para a isenção de visto de alguns países é justamente o número baixo de overstays. o que não é o caso do Brasil.

E apesar de Portugal fazer parte da UE, não é novidade para ninguém a facilidade que tem sido conseguir um passaporte europeu por Portugal. A UE já há tempo está descontente com isso e não pense que aqui eles desconhecem isso. Mas enfim, cada um de nós tem a própria opinião e respeitamos a de todos. Minha opinião já foi exposta assim como a de outros. Meus cuidados podem ser exagerados, mas é bom ficar sempre alerta a possíveis questionamentos, sempre dizendo a verdade calmente, com segurança e tudo corre bem. Com passaporte europeu ou não.

• @texaslady

E apesar de Portugal fazer parte da UE, não é novidade para ninguém a facilidade que tem sido conseguir um passaporte europeu por Portugal. A UE já há tempo está descontente com isso e não pense que aqui eles desconhecem isso.

Exatamente isso…

• editado February 15

@texaslady @ecoutinho não discordo de vossas opiniões! Pelo contrário, totalmente válidas e construtivas!

Também para isso que serve o Fórum!

Sobre " UE descontente com Portugal " sair distribuindo nacionalidade " sendo isso interpretado como " caminho fácil, ... depende. Em que sentido?

Se for pela via originária do princípio " Ius Sanguinis" , considero isso nada mais que justo, pois eu sou um defensor aberto do direito tanto de sangue quanto de solo para a atribuição de nacionalidade!

Agora, se você cita os demais casos dos artigos de NATURALIZAÇÃO, como 6.1 e ademais, esses SIM , deveriam haver uma " rigorosidade maior ".

Para mim, chega a ser inconcebível, um processo 6.1 sair mais rápido que o 1D. Prioridade para uma nacionalidade adquirida frente a uma atribuição!

Seria o mesmo que priorizar cidadãos la do oriente medio ou mesmo o extremo leste asiático, em face dos cidadãos descendentes legítimos de portugueses!

Agora... há casos ainda mais " fáceis ( não financeiramente acessíveis) " como da Itália.

Ela tem muito mais descendentes, sem qualquer limitação geracional, e pouco se falam dos " ítalo-brasileiros " usando " indevidamente " o passaporte italiano para adentrar aos EUA

E muito menos uma " reação contrária " por parte da UE por permitir " tantas gerações posteriores " de conseguirem passaporte vermelho.

Muito possivelmente porque a representatividade econômica e " geopolítica " da Itália no continente seja muito maior que Portugal, um país para níveis europeus, simplesmente " periférico " frente aos demais

Então, a corda " arrebenta sempre pro lado mais fraco "

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.