Meu marido adquiriu nacionalidade portuguesa, tbem consigo?
Meu marido conseguiu a cidadania portuguesa há alguns anos pois ele é neto de português. Somos casados há 20 anos e temos uma filha de 16 anos. Como faço para dar entrada na minha cidadania e da minha filha ?? Será que consigo ??
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Gislene Moyano , se seu marido se tornou português como neto de português após (acho) 2015, quando a lei foi alterada e os netos passaram a receber a cidadania por atribuição (isto é, com efeitos desde o nascimento e com todos os direitos de cidadão português), e se vocês são casados "no papel", a resposta para ambas as perguntas acima é sim.
Guias básicos para as duas situações:
Aquisição por casamento (o processo está levando pouco mais de quatro anos, infelizmente)
Atribuição para filhos menores de idade (ACHO que de seis a oito meses)
Um detalhe importante: se sua filha tem 16 anos mas quase 17, sugiro abrir outro tópico (ou ver se alguém responde aqui) para perguntar o que ocorre se ela fizer 18 anos durante o curso do processo. Como os processos de filhos menores estão levando muitos meses, e considerando que você ainda tem que juntar documentos, enviar pra Portugal, etc, haveria a possibilidade de ela fazer 18 anos no curso do processo. Isso NÃO tira dela o direito, mas o processo para filhos maiores é diferente:
Atribuição para filhos maiores de idade
Em resumo, o quanto antes você conseguir reunir tudo e iniciar o processo, melhor. Leia os guias e tire todas as dúvidas por aqui para se certificar de mandar tudo direitinho.
@andrelas muito obrigada!!
@Gislene Moyano
Complementando a resposta do @andrelas : não esqueça de transcrever o casamento de vocês em Portugal, caso ainda não tenham feito. É fundamental para garantir o seu direito ao pedido de cidadania como esposa.
Estando no Brasil, a forma mais rápida para transcrever o casamento é pelo consulado do Rio. Vá no site do consulado e procure por transcrição de casamento entre português e estrangeiro que tem tudo lá explicado.
Use o consulado apenas para a transcrição, para os pedidos de cidadania siga exatamente os roteiros que o andrelas compartilhou.
Sobre o ponto que o andrelas levantou:
o que ocorre se ela fizer 18 anos durante o curso do processo.Não tem problema, o que importa é que os documentos cheguem na conservatória e o processo seja submetido enquanto ela tiver menos de 18 anos. Como a documentação para o processo de filho menor de idade é razoávelmente simples, eu juntaria esses documentos logo e já mandaria para o ACP. O dela como menor deve concluir em uns 6 a 8 meses.