na atribuição para filhos maiores, tem um link aqui no fórum que relaciona como documentos necessários a "Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG, dos progenitores e do requerente".
Vc dece estar confundindo. Isso que vc descreveu se aplica a filhos menores.
Para maiores o único documento necessário do progenitor é o assento de nascimento.
Boa tarde a todos! Eu tenho uma dúvida, não sei se aqui é o local correto para perguntar, mas vou perguntar por aqui mesmo e peço desculpa pelo eventual erro.
Eu dei entrada no meu processo de filha em janeiro/25 pelo ACP, sendo que a minha senha chegou em 29.01.25. Eu estou me programando para me mudar para Portugal, em fevereiro/26.
Eu quero saber se eu consigo entrar em Portugal como portuguesa pelo aeroporto, apenas com o assento de nascimento português e passaporte brasileiro?
Como eu vou me mudar para lá, eu pensei em pedir a emissão dos meus documentos assim que eu chegar lá, até para facilitar a minha vida e não ter que passar pelo transtorno de conseguir uma vaga no Consulado aqui em São Paulo para emissão dos documentos, assim como esperar o tempo necessário para a entrega dos documentos. Todavia, eu não sei se é possível entrar como portuguesa apenas com o assento de nascimento e passaporte brasileiro.
Porque se for possível, eu não preciso comprar passagem de volta, seguro viagem, acomodação, e todas as coisas que como brasileira precisaria.
Alguém sabe me informar sobre isso? Eu confesso que não vejo a hora de ir para lá, e só de pensar no tempo de demora para emitir os documentos por aqui já me aflige, haja vista que a nacionalidade já demora um tempo que eu considero demasiado.
Acho uma falta de respeito absurda. E a sensação de total impotência é indescritível também.
Não quero que "o meu" processo fique mais rápido ou termine logo, quero que o de TODO MUNDO seja mais rápido para que o meu termine logo. E sempre que vem uma resposta do "respeitamos a ordem de entrada..." me passa a sensação de que o reclamante quer passar na frente dos outros. Poh, todos querem querem que o de todos sejam analisados rapidamente para que o seu seja analisado dentro de um prazo razoável. Sempre que essa resposta chega, meu sangue ferve.
A vontade de responder é: quero que vocês melhorem sua perfomance e que o teu governo resolva suas buchas com responsabilidade e não fique jogando a culpa nos descendentes ou imigrantes que contribuem para o país.
Afff isso me irrita e ver processos do mesmo artigo, que exigem os mesmos documentos, análogos terminando em prazos tão discrepantes. No Porto terminando em menos de 1 ano e em Lisboa passando dos 3 anos. Isso é tão desrespeitoso.
Há relatos aqui no fórum de pessoas que passaram por constrangimentos na imigração no aeroporto, uma vez que assento de nascimento não é propriamente um documento de identidade. Inclusive gente que é levada para a "salinha"...
Respondendo objetivamente: sim, consegue. Mas você tem que avaliar se já quer chegar lá com o risco de uma experiência bem desagradável e possívelmente traumática.
Não faça as coisas como se estivesse fugindo de casa (Brasil), planeje-se como se estivesse se mudando para uma nova casa (Portugal).
Um mês a mais ou a menos depois de um processo de cerca de um ano não fará tanta diferença.
Agradeço sempre a ajuda que tenho tido aqui do forum desde 2017.
Já possuo cidadania portuguesa e agora quero solicitar para minha esposa (bielorrussa), ja somos casados em Portugal há mais de 3 anos e temos todos os documentos solicitados, e também apostilas e traduções necessárias.
Pretendemos enviar para ACP Porto por correio, diretamente de Lisboa.
1) Para casamento, em que local está sendo mais rápido? Ainda é o ACP Porto?
(tentei encontrar isso na planilha de casamento, mas não vi referência ao local que foi enviado nos processos).
2) Na página sobre documentos para casamento, menciona o endereço de Lisboa, só estão aceitando apenas por la?
Processos de cônjuges só são analisados em Lisboa.
Se mandar para o ACP eles vão receber e encaminhar a CRC Lisboa (só não sei dizer se enviariam os documentos físicos para serem digitalizados e o processo criado em Lisboa ou se digitalizariam e criariam o processo no ACP e em seguida o sistema direcionaria para Lisboa).
Acrescento apenas o seguinte, eles nao melhoram a performance, ao meu ver, por que nao sao cobrados pelos seus superiores, que tambem, aparenatam nao ter interesse na solucao mais rapida.
A questao dos processos que estao eternamente no "limbo", é um exemplo lastimável do claro descaso. Aí postam nos e-mail automáticos de copia e cola, o seguinte texto da lei, que eles mesmos criaram e nao cumprem:
...salvaguardado o princípio da igualdade de tratamento dos interessados, assente nos princípios da imparcialidade e da legalidade, pelos quais se deve reger a atividade administrativa (cf. artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo).
Este fato, é corroborado, pelos processos dados entrada após os que estao no "limbo", já terem sido concluídos.
Já possuo cidadania portuguesa e agora quero solicitar para minha esposa (bielorrussa), ja somos casados em Portugal há mais de 3 anos e temos todos os documentos solicitados, e também apostilas e traduções necessárias
Importante destacar que o prazo de 3 anos se aplica apenas se o casal tiver filhos já com cidadania portuguesa.
Enviei a documentação cidadania neto para ACP, receberam em 01/10/2025 e até agora não recebi o e-mail com as informações para acompanhamento, demora assim mesmo ?
Com todo respeito, mas eu não quero fazer e nem transparecer que estou fazendo as coisas como se eu estivesse fugindo de casa. Fato é que, para quem vai se mudar em definitivo, que é o meu caso, 1 mês a mais ou a menos, faz muita diferença na vida, sendo que, lá em Portugal, tirar os documentos é muito mais fácil, e o meu cartão cidadão já seria registrado com a morada de lá e não daqui.
Justamente para não agir na ilegalidade é o motivo da minha pergunta e, mais uma vez, eu agradeço a sua resposta. Sendo da forma que você relatou, com certeza vou providenciar os documentos aqui do Brasil.
@ecoutinho, sendo assim, vou enviar para CRC Lisboa mesmo, já que estou aqui. A maioria dos documentos da minha esposa já foram digitalizados no momento do casamento (certidão nascimento, etc...) sendo assim, vamos enviar só o antecedente criminal novo e os documentos que comprovem a ligação com PT (contrato de trabalho, escritura, etc...).
@eduardo_augusto, no próprio site da Justiça de PT diz isso: "Pode pedir a nacionalidade portuguesa se, na data do pedido, estiver casado ou unido de facto com um português há mais de 3 anos." Além de que fomos a uma marcação no IRN de Setúbal e a senhora que nos atendeu disse que estava tudo ok, apenas submeter os documentos em falta mencionados acima. Devo me preocupar? rs
Pela planilha de Casamento aqui do forum, tem demorado 4 anos. Atualmente o prazo é este mesmo, alguém que tenha conseguido recentemente?
@Camylla no último processo que enviei do meu avo no ano passado eles receberam em 09/08/2024 e no dia 21/08/2024 recebi um e-mail com a chave de acesso
Dando um alô aqui no fórum, 8 anos depois de abrir este tópico e de ter finalizado todas as cidadanias da minha família inteira há muito tempo. Animo a todos a persistirem nos seus objetivos, sonhos, sagas de conseguirem vossos passaportes e vínculos eternos com Portugal! Um abraço e perdão pela quebra da troca aqui, é que vim consultar uma coisa e vejo que o tópico segue vivíssimo! Viva o compartilhamento de informação!
Meu processo (Filho maior 1C), após exatamente um ano 07/10/2024 - 07/10/2025, caiu em exigência porque eu não enviei a cópia reprografica da certidão de nascimento, somente a digitada (erro meu).
Assunto: Pedido de atribuição de nacionalidade portuguesa respeitante a Carlos Alberto Pereira da Costa - NOTIFICAÇÃO
Nos termos e para os efeitos do artigo 41º, nº 1, alínea a) / b) / 42º nº 1 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (RNP), notifico V. Exa. para, no prazo de 30 dias úteis, (sem dilação se o ato for praticado por meios eletrónicos / acrescido da dilação de 5 dias úteis (regiões autónomas) / acrescido da dilação de 15 dias úteis (país estrangeiro europeu) / acrescido da dilação de 30 dias úteis (país estrangeiro fora da Europa) apresentar:
- Deverá apresentar nova certidão de nascimento reprográfica, emitida por fotocópia do assento original, legalizada por apostilha, uma vez que a certidão de narrativa que não é suficiente para este efeito.
Tenho o prazo de 60 dias para enviar fisicamente a certião reprográfica apostilada.
Já solicitei a certidão e agora é esperar chegar e enviar para o ACP do Porto.
Alguma dica de como enviar a certidão para a ACP do Porto?
Devo citar o numeto do meu processo no envelope, certo?
Vou iniciar o meu processo de filha 1C, já providenciei toda a documentação. Estou indo para Portugal no proximo mês visitar meu namorado que mora lá. Pensei em enviar toda a documentação pelos correios de Portugal pra não precisar enviar daqui do Brasil, e também pq o ACP Porto não está mais atendendo no balcão.
Alguém sabe me dizer se teria algum problema se eu fizer o envio por Portugal mesmo?
Estou indo para Portugal no proximo mês visitar meu namorado que mora lá. Pensei em enviar toda a documentação pelos correios de Portugal pra não precisar enviar daqui do Brasil (...) Alguém sabe me dizer se teria algum problema se eu fizer o envio por Portugal mesmo?
Não tem problema algum mandar pelo CTT (correio português), mas para que atrasar o início do processo esperando até o mês que vem? Se você já tem a documentação toda pronta, coloque num envelope e envie a partir do Brasil mesmo. Quanto mais cedo começar, mais cedo termina.
recebi a chave de acesso hoje referente ao processo dos meus tio e da minha mãe, porém o local do pedido está marcando um "-"
Ele demora para atualizar? Enviei o do meu avo ano passado e atualmente o numero dos processos estão vindo com uma letra na frente, isso significa alguma coisa?
recebi a chave de acesso hoje referente ao processo dos meus tio e da minha mãe, porém o local do pedido está marcando um "-". Ele demora para atualizar?
Em mais ou menos uns 3 dias o sistema vai direcionar o processo para a conservatória para onde ele será analisado. Infelizmente o processo não é mais analisado necessariamente no lugar onde os documentos são entregues.
Enviei o do meu avo ano passado e atualmente o numero dos processos estão vindo com uma letra na frente, isso significa alguma coisa?
Desde a mudança para o sistema novo os números de processo ganharam esse N na frente (talvez seja N de novo?). Não é algo que precise se preocupar.
Com muita alegria venho compartilhar que o processo do meu filho menor hoje foi concluído, 🙏
recebi o e mail com o assento em pdf,
Processo: N13xx3_2025
Local do pedido: Arquivo Central do Porto
Nome do requerente: Gabriel Macedo Nunes
1 Submetido 25-03-2025
2 Em análise 02-09-2025
3 Para decisão 09-10-2025
4 Concluído Data de decisão: 09-10-2025
Essa é a maior herança que eu posso deixar pra ele, Gostaria muito que meu pai estivesse aqui pra ver o Primeiro neto Português, mas Deus sabe de todas as coisas,
Agora e comemorar e esperar a conclusão dos próximos na ordem, minha mãe, meu filho (maior) e marido, a estrada é longa mas vamos vencer.
Duas dúvidas em processo de filho maior, para enviar para o ACP:
1 - No caso de filha maior requerente que mudou de nome, decorrente de casamento no Brasil, é necessário mandar certidão de casamento apostilada? Ou basta a certidão de nascimento com a averbação do casamento que aponta o nome de casada?
2 - o Documento de identificação, pode ser a cópia da CNH apostilada? Caso não por qual motivo?
Uma dúvida adicional, é preciso, nas certidões brasileiras, reconhecer a firma do notário? Ou o apostilamento é suficiente?
1 - No caso de filha maior requerente que mudou de nome, decorrente de casamento no Brasil, é necessário mandar certidão de casamento apostilada? Ou basta a certidão de nascimento com a averbação do casamento que aponta o nome de casada?
A princípio a certidão de nascimento averbada é suficiente.
2 - o Documento de identificação, pode ser a cópia da CNH apostilada? Caso não por qual motivo?
Não pode, sabidamente é razão para uma exigência.
O motivo só quem pode responder é o próprio IRN. Se quiser que o processo siga com segurança e sem dores de cabeça as opções são: RG/CIN emitido a menos de 10 anos ou passaporte válido contendo filiação.
Boa tarde, gostaria de dividir aqui a alegreia de um processo concluído com sucesso. De uma amiga minha, que eu ajudei. Ano passado em outubro eu fui a Portugual de férias e levei a documentação dela e coloquei no correio direto em Portugal para o ACP. Chegou lá dia 3 de outubro de 2024 e foi numerado em 15 de outubro de 2024.
Processo: N09xx_2024
Local do pedido: Arquivo Central do Porto
Nome do requerente: Tainá L E Pereira
1 Submetido 10-10-2024
2 Em análise 10-10-2025
3 Para decisão 10-10-2025
4 Concluído Data de decisão: 10-10-2025
O pai português não foi quem registrou ela no cartório. Foi a mãe brasileira junto com os avós maternos. Na certidão brasileira nas obs menciona que foi apresentada certidão de casamento. O casamento do pai não foi averbado em Portugal. O único documento que mandamos foi uma declaração de reconhecimento de paternidade na menoridade que ele assinou e reconheceu por autenticidade. Tb anexamos cópia do assento portugues da irmã dela (que foi registrada pelo pai no cartório). Demorou quase 1 ano, mas saiu todo hoje de uma vez sem exigência e já recebeu o Assento por email.
@kathe_rft Ola, não tem problema. Inclusive foi o que eu fiz ano passado com documentos de uma amiga. Levei comigo e coloque no correio la em Vila NOva de Gaia , correio azul registado. Entregaram em 3 dias e dava para ver o nome de quem recebeu no ACP. Cerca de 10 dias depois numeraram. Hoje saiu a nacionalidade dela
ecoutinho obrigada pelo retorno! Vou esperar pq minha irmã ta finalizando a documentação dela também, fora que economizo a grana do envio por aqui, já estou indo pra lá mesmo.
TeresaFarias17 correio azul é tipo o sedex nosso, né? obrigada pelo retorno!
Comentários
@Pedro_Figueiredo
na atribuição para filhos maiores, tem um link aqui no fórum que relaciona como documentos necessários a "Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG, dos progenitores e do requerente".Vc dece estar confundindo. Isso que vc descreveu se aplica a filhos menores.
Para maiores o único documento necessário do progenitor é o assento de nascimento.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
@Pedro_Figueiredo
Os links a serem seguidos são os que estão na página de Guias do fórum:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui
Para maiores, só do requerente.
Para menores, tem que ter dos 2 progenitores.
Será que não confundiu o link de maiores com o de menores?
@leonunes
Sim.
@CarlosASP e @ecoutinho eu me confundi com as listas mesmo. Obrigado pela ajuda!
Boa tarde a todos! Eu tenho uma dúvida, não sei se aqui é o local correto para perguntar, mas vou perguntar por aqui mesmo e peço desculpa pelo eventual erro.
Eu dei entrada no meu processo de filha em janeiro/25 pelo ACP, sendo que a minha senha chegou em 29.01.25. Eu estou me programando para me mudar para Portugal, em fevereiro/26.
Eu quero saber se eu consigo entrar em Portugal como portuguesa pelo aeroporto, apenas com o assento de nascimento português e passaporte brasileiro?
Como eu vou me mudar para lá, eu pensei em pedir a emissão dos meus documentos assim que eu chegar lá, até para facilitar a minha vida e não ter que passar pelo transtorno de conseguir uma vaga no Consulado aqui em São Paulo para emissão dos documentos, assim como esperar o tempo necessário para a entrega dos documentos. Todavia, eu não sei se é possível entrar como portuguesa apenas com o assento de nascimento e passaporte brasileiro.
Porque se for possível, eu não preciso comprar passagem de volta, seguro viagem, acomodação, e todas as coisas que como brasileira precisaria.
Alguém sabe me informar sobre isso? Eu confesso que não vejo a hora de ir para lá, e só de pensar no tempo de demora para emitir os documentos por aqui já me aflige, haja vista que a nacionalidade já demora um tempo que eu considero demasiado.
No formulário 1-C, preciso preencher o Quadro 4 ou 5 se pagar online com o IRN?
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
@ronaldorj Concordo totalmente.
Acho uma falta de respeito absurda. E a sensação de total impotência é indescritível também.
Não quero que "o meu" processo fique mais rápido ou termine logo, quero que o de TODO MUNDO seja mais rápido para que o meu termine logo. E sempre que vem uma resposta do "respeitamos a ordem de entrada..." me passa a sensação de que o reclamante quer passar na frente dos outros. Poh, todos querem querem que o de todos sejam analisados rapidamente para que o seu seja analisado dentro de um prazo razoável. Sempre que essa resposta chega, meu sangue ferve.
A vontade de responder é: quero que vocês melhorem sua perfomance e que o teu governo resolva suas buchas com responsabilidade e não fique jogando a culpa nos descendentes ou imigrantes que contribuem para o país.
Afff isso me irrita e ver processos do mesmo artigo, que exigem os mesmos documentos, análogos terminando em prazos tão discrepantes. No Porto terminando em menos de 1 ano e em Lisboa passando dos 3 anos. Isso é tão desrespeitoso.
@Lourdes_Reis
Há relatos aqui no fórum de pessoas que passaram por constrangimentos na imigração no aeroporto, uma vez que assento de nascimento não é propriamente um documento de identidade. Inclusive gente que é levada para a "salinha"...
Respondendo objetivamente: sim, consegue. Mas você tem que avaliar se já quer chegar lá com o risco de uma experiência bem desagradável e possívelmente traumática.
Não faça as coisas como se estivesse fugindo de casa (Brasil), planeje-se como se estivesse se mudando para uma nova casa (Portugal).
Um mês a mais ou a menos depois de um processo de cerca de um ano não fará tanta diferença.
Bom dia a todos!
Agradeço sempre a ajuda que tenho tido aqui do forum desde 2017.
Já possuo cidadania portuguesa e agora quero solicitar para minha esposa (bielorrussa), ja somos casados em Portugal há mais de 3 anos e temos todos os documentos solicitados, e também apostilas e traduções necessárias.
Pretendemos enviar para ACP Porto por correio, diretamente de Lisboa.
1) Para casamento, em que local está sendo mais rápido? Ainda é o ACP Porto?
(tentei encontrar isso na planilha de casamento, mas não vi referência ao local que foi enviado nos processos).
2) Na página sobre documentos para casamento, menciona o endereço de Lisboa, só estão aceitando apenas por la?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
Muito obrigado sempre!
@Caio Dias
Processos de cônjuges só são analisados em Lisboa.
Se mandar para o ACP eles vão receber e encaminhar a CRC Lisboa (só não sei dizer se enviariam os documentos físicos para serem digitalizados e o processo criado em Lisboa ou se digitalizariam e criariam o processo no ACP e em seguida o sistema direcionaria para Lisboa).
@caiofaria
Concordo plenamente.
Acrescento apenas o seguinte, eles nao melhoram a performance, ao meu ver, por que nao sao cobrados pelos seus superiores, que tambem, aparenatam nao ter interesse na solucao mais rapida.
A questao dos processos que estao eternamente no "limbo", é um exemplo lastimável do claro descaso. Aí postam nos e-mail automáticos de copia e cola, o seguinte texto da lei, que eles mesmos criaram e nao cumprem:
...salvaguardado o princípio da igualdade de tratamento dos interessados, assente nos princípios da imparcialidade e da legalidade, pelos quais se deve reger a atividade administrativa (cf. artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo).
Este fato, é corroborado, pelos processos dados entrada após os que estao no "limbo", já terem sido concluídos.
Total desrespeito. Uma lástima!
@Caio Dias
Já possuo cidadania portuguesa e agora quero solicitar para minha esposa (bielorrussa), ja somos casados em Portugal há mais de 3 anos e temos todos os documentos solicitados, e também apostilas e traduções necessáriasImportante destacar que o prazo de 3 anos se aplica apenas se o casal tiver filhos já com cidadania portuguesa.
Bom dia ..
Enviei a documentação cidadania neto para ACP, receberam em 01/10/2025 e até agora não recebi o e-mail com as informações para acompanhamento, demora assim mesmo ?
@eduardo_augusto
Agradeço o seu retorno e esclarecimento.
Com todo respeito, mas eu não quero fazer e nem transparecer que estou fazendo as coisas como se eu estivesse fugindo de casa. Fato é que, para quem vai se mudar em definitivo, que é o meu caso, 1 mês a mais ou a menos, faz muita diferença na vida, sendo que, lá em Portugal, tirar os documentos é muito mais fácil, e o meu cartão cidadão já seria registrado com a morada de lá e não daqui.
Justamente para não agir na ilegalidade é o motivo da minha pergunta e, mais uma vez, eu agradeço a sua resposta. Sendo da forma que você relatou, com certeza vou providenciar os documentos aqui do Brasil.
Um bom dia para você e para todos!
@Camylla
Um relato recente:
para Porto via Correios em 07/08/25, chegou la em 29/08/25 e em 05/09/25 recebi a chave de acesso
Se o seu chegou lá dia 01/10, tem apenas 3 dias úteis! Não dá nem para achar que é "demora".
Olhe sempre o spam e lixo do seu email, pois muitas senhas acabam lá.
E depois de receber, relaxe. O processo vai ficar parado muito tempo, até chegar perto da conclusão.
Se for de filho, tem levado por volta de um ano para concluir. Se for neto, 4 anos.
Obrigado a todos pelas respostas!
@ecoutinho, sendo assim, vou enviar para CRC Lisboa mesmo, já que estou aqui. A maioria dos documentos da minha esposa já foram digitalizados no momento do casamento (certidão nascimento, etc...) sendo assim, vamos enviar só o antecedente criminal novo e os documentos que comprovem a ligação com PT (contrato de trabalho, escritura, etc...).
@eduardo_augusto, no próprio site da Justiça de PT diz isso: "Pode pedir a nacionalidade portuguesa se, na data do pedido, estiver casado ou unido de facto com um português há mais de 3 anos." Além de que fomos a uma marcação no IRN de Setúbal e a senhora que nos atendeu disse que estava tudo ok, apenas submeter os documentos em falta mencionados acima. Devo me preocupar? rs
Pela planilha de Casamento aqui do forum, tem demorado 4 anos. Atualmente o prazo é este mesmo, alguém que tenha conseguido recentemente?
Obrigado!
@Camylla no último processo que enviei do meu avo no ano passado eles receberam em 09/08/2024 e no dia 21/08/2024 recebi um e-mail com a chave de acesso
Dando um alô aqui no fórum, 8 anos depois de abrir este tópico e de ter finalizado todas as cidadanias da minha família inteira há muito tempo. Animo a todos a persistirem nos seus objetivos, sonhos, sagas de conseguirem vossos passaportes e vínculos eternos com Portugal! Um abraço e perdão pela quebra da troca aqui, é que vim consultar uma coisa e vejo que o tópico segue vivíssimo! Viva o compartilhamento de informação!
Bom dia,
Meu processo (Filho maior 1C), após exatamente um ano 07/10/2024 - 07/10/2025, caiu em exigência porque eu não enviei a cópia reprografica da certidão de nascimento, somente a digitada (erro meu).
Assunto: Pedido de atribuição de nacionalidade portuguesa respeitante a Carlos Alberto Pereira da Costa - NOTIFICAÇÃO
Nos termos e para os efeitos do artigo 41º, nº 1, alínea a) / b) / 42º nº 1 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (RNP), notifico V. Exa. para, no prazo de 30 dias úteis, (sem dilação se o ato for praticado por meios eletrónicos / acrescido da dilação de 5 dias úteis (regiões autónomas) / acrescido da dilação de 15 dias úteis (país estrangeiro europeu) / acrescido da dilação de 30 dias úteis (país estrangeiro fora da Europa) apresentar:
Tenho o prazo de 60 dias para enviar fisicamente a certião reprográfica apostilada.
Já solicitei a certidão e agora é esperar chegar e enviar para o ACP do Porto.
Alguma dica de como enviar a certidão para a ACP do Porto?
Devo citar o numeto do meu processo no envelope, certo?
Abraço a todos.
Carlos Alberto
Bom dia,
Vou iniciar o meu processo de filha 1C, já providenciei toda a documentação. Estou indo para Portugal no proximo mês visitar meu namorado que mora lá. Pensei em enviar toda a documentação pelos correios de Portugal pra não precisar enviar daqui do Brasil, e também pq o ACP Porto não está mais atendendo no balcão.
Alguém sabe me dizer se teria algum problema se eu fizer o envio por Portugal mesmo?
@kathe_rft
Estou indo para Portugal no proximo mês visitar meu namorado que mora lá. Pensei em enviar toda a documentação pelos correios de Portugal pra não precisar enviar daqui do Brasil (...) Alguém sabe me dizer se teria algum problema se eu fizer o envio por Portugal mesmo?
Não tem problema algum mandar pelo CTT (correio português), mas para que atrasar o início do processo esperando até o mês que vem? Se você já tem a documentação toda pronta, coloque num envelope e envie a partir do Brasil mesmo. Quanto mais cedo começar, mais cedo termina.
pessoal, boa tarde
recebi a chave de acesso hoje referente ao processo dos meus tio e da minha mãe, porém o local do pedido está marcando um "-"
Ele demora para atualizar? Enviei o do meu avo ano passado e atualmente o numero dos processos estão vindo com uma letra na frente, isso significa alguma coisa?
@jhonyseler
recebi a chave de acesso hoje referente ao processo dos meus tio e da minha mãe, porém o local do pedido está marcando um "-". Ele demora para atualizar?
Em mais ou menos uns 3 dias o sistema vai direcionar o processo para a conservatória para onde ele será analisado. Infelizmente o processo não é mais analisado necessariamente no lugar onde os documentos são entregues.
Enviei o do meu avo ano passado e atualmente o numero dos processos estão vindo com uma letra na frente, isso significa alguma coisa?
Desde a mudança para o sistema novo os números de processo ganharam esse N na frente (talvez seja N de novo?). Não é algo que precise se preocupar.
Boa tarde Prezados Colegas do Fórum Da cidadania
Com muita alegria venho compartilhar que o processo do meu filho menor hoje foi concluído, 🙏
recebi o e mail com o assento em pdf,
Processo: N13xx3_2025
Local do pedido: Arquivo Central do Porto
Nome do requerente: Gabriel Macedo Nunes
1 Submetido 25-03-2025
2 Em análise 02-09-2025
3 Para decisão 09-10-2025
4 Concluído Data de decisão: 09-10-2025
Essa é a maior herança que eu posso deixar pra ele, Gostaria muito que meu pai estivesse aqui pra ver o Primeiro neto Português, mas Deus sabe de todas as coisas,
Agora e comemorar e esperar a conclusão dos próximos na ordem, minha mãe, meu filho (maior) e marido, a estrada é longa mas vamos vencer.
Caros, bom dia.
Duas dúvidas em processo de filho maior, para enviar para o ACP:
1 - No caso de filha maior requerente que mudou de nome, decorrente de casamento no Brasil, é necessário mandar certidão de casamento apostilada? Ou basta a certidão de nascimento com a averbação do casamento que aponta o nome de casada?
2 - o Documento de identificação, pode ser a cópia da CNH apostilada? Caso não por qual motivo?
Uma dúvida adicional, é preciso, nas certidões brasileiras, reconhecer a firma do notário? Ou o apostilamento é suficiente?
Desde já agradeço a habitual atenção.
1 - No caso de filha maior requerente que mudou de nome, decorrente de casamento no Brasil, é necessário mandar certidão de casamento apostilada? Ou basta a certidão de nascimento com a averbação do casamento que aponta o nome de casada?A princípio a certidão de nascimento averbada é suficiente.
2 - o Documento de identificação, pode ser a cópia da CNH apostilada? Caso não por qual motivo?Não pode, sabidamente é razão para uma exigência.
O motivo só quem pode responder é o próprio IRN. Se quiser que o processo siga com segurança e sem dores de cabeça as opções são: RG/CIN emitido a menos de 10 anos ou passaporte válido contendo filiação.
Boa tarde, gostaria de dividir aqui a alegreia de um processo concluído com sucesso. De uma amiga minha, que eu ajudei. Ano passado em outubro eu fui a Portugual de férias e levei a documentação dela e coloquei no correio direto em Portugal para o ACP. Chegou lá dia 3 de outubro de 2024 e foi numerado em 15 de outubro de 2024.
Processo: N09xx_2024
Local do pedido: Arquivo Central do Porto
Nome do requerente: Tainá L E Pereira
1 Submetido 10-10-2024
2 Em análise 10-10-2025
3 Para decisão 10-10-2025
4 Concluído Data de decisão: 10-10-2025
O pai português não foi quem registrou ela no cartório. Foi a mãe brasileira junto com os avós maternos. Na certidão brasileira nas obs menciona que foi apresentada certidão de casamento. O casamento do pai não foi averbado em Portugal. O único documento que mandamos foi uma declaração de reconhecimento de paternidade na menoridade que ele assinou e reconheceu por autenticidade. Tb anexamos cópia do assento portugues da irmã dela (que foi registrada pelo pai no cartório). Demorou quase 1 ano, mas saiu todo hoje de uma vez sem exigência e já recebeu o Assento por email.
Atualizei a planilha
Obrigada
@kathe_rft Ola, não tem problema. Inclusive foi o que eu fiz ano passado com documentos de uma amiga. Levei comigo e coloque no correio la em Vila NOva de Gaia , correio azul registado. Entregaram em 3 dias e dava para ver o nome de quem recebeu no ACP. Cerca de 10 dias depois numeraram. Hoje saiu a nacionalidade dela
@ecoutinho
Obrigado pelas informações.
Uma dúvida adicional, é preciso, nas certidões brasileiras ou nas cópias autenticadas, reconhecer a firma do notário que as assina?
ecoutinho obrigada pelo retorno! Vou esperar pq minha irmã ta finalizando a documentação dela também, fora que economizo a grana do envio por aqui, já estou indo pra lá mesmo.
TeresaFarias17 correio azul é tipo o sedex nosso, né? obrigada pelo retorno!