Judeus Sefarditas - Informações e processos

1188189191193194

Comentários

• @MilanM vc está na de Lisboa.... Ninguem consegue saber.... Eles estão em maio/21, mas quanto tempo leva ate chegar no seu é impossível precisar.

• @lucaslna pela imagem, o processo do @MilanM é de Abril/2021, e já chegaram nele há uns meses. Há informações, talvez na Planilha, de processos de 2021 que terminaram recentemente? Dá para extrapolar um prazo médio baseado nisso.

• Olá @MilanM , talvez valha a pena enviar um email para a sua Conservatória, no caso a Conservatoria dos Registos Centrais, para entender se o seu processo será analisado em breve. Ele está com toda a documentação e requisitos completos? Parece que na CRC estão analisando processos de abril de 2021. Gentileza confirmar acima.

• Olá @MilanM , tudo bem?

Como o seu processo é de abril de 2021 e se encontra na CRC, acredito que esteja próximo da fase final. Talvez seja interessante enviar um e-mail para a Conservatória informando o número do processo e mencionando que se trata de um pedido ao abrigo do Artigo 6.º, n.º 7 da Lei da Nacionalidade Portuguesa (Lei n.º 37/81), referente à descendência sefardita. Assim, eles poderão lhe dar uma posição mais precisa sobre o status do andamento.

• Obrigado a todos os que responderam. Alguém pode partilhar as informações de e-mail do Registo Civil?

• @MilanM , parece ser este: registos.centrais@irn.mj.pt

• Sabem dizer quem entrou em agosto de 22 como esta a fila ou bicha?

• @Guilherme_59 tenho acompanhado os processos que tramitam na ACP. Atualmente estão sendo decididos processos do final de abril de 2022. O processo com a numeração mais alta que identifiquei é 57.5XX.

• Meu irmão é de inicio de maio/22 e até agora nada. O dele é 64XXX/22.

Assim que andar eu aviso aqui.

• @lucaslna meu processo é semelhante do seu irmão. 09/05/22 registrado. Numeração 65xxx e ainda em análise.

• Bom tarde a todos,

Descobri esse fórum há pouco tempo. Eu e minha irmã aplicamos para a cidadania pela via sefaradi em julho/21. Nós somos judeus praticantes, com cultos em ladino e descendência clara e provada de Portugal. Nossa mãe — sabiamente — aplicara antes de nós e já se tornou portuguesa. Acompanhando alguns comentários aqui percebi que a Conservatória de Lisboa ainda está analisando os processos de maio de '21. Suponho que o nosso esteja próximo de ser analisado. Vocês saberiam quanto tempo demora nessa fase de "análise". E quanto tempo adicional normalmente leva a fase "em decisão" até o veredicto?

Muito obrigado. Pedro,

• Pedro, não há como prever, mas seu processo está perto. Quando não cai em exigência, os projetos tem mudado direto de "em análise" para aprovado. Para avançar 1 mês a análise (de maio/21 a junho/21) tem demorado vários meses.

• editado October 3

Boa noite, alguém saberia dizer como andam os certificados da CIL? Solicitei em Julho de 2022, paguei o donativo em agosto de 2023, conforme solicitado, e até hoje nao recebi.

Em janeiro deste ano entrei em contato com eles e a resposta foi que estao analisando em ordem cronologica e que avisariam se houvesse alguma alteraçao.

• @susanaviana você pode acompanhar o andamento da certificação da CIL pelo oráculo sefardita no seguinte link:

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiOTdhZDgzYTctMDI2OC00YWRlLTk0MGQtYTY3MTE0MWU1M2M1IiwidCI6Ijc1MGM5YTk1LTk0YTYtNDlhMy04YjNlLTgzZmVjMWYxMzMzMiJ9&pageName=ReportSectionee426570006c6b930030

Atualmente, começaram a concluir processos de agosto de 2022, então não deve faltar muito para seu caso ser analisado

• @pzagury

tienes que aplicar a Oporto si sois judios, es una pena que esperes a todo el proceso en Lisboa que tardan años...

• Bom dia a todos! Segue atualização Setembro 2025, CRC Lisboa. Sefarditas em Maio 2021.

• Meu processo é de Abril/21, mas até agora nada. Das duas uma: ou este dado de que já estão em Maio/21 é relativo (chegaram em alguns processos de Maio, mas não esgotaram outros de meses anteriores) ou meu processo andou e não foi atualizado na plataforma. Pode ser também falta de sorte :-(

• O meu também é de Abril/21 e não andou nada.

• Pelo que li, quando dizem que estão a rever os ficheiros de maio de 2021, significa que solicitaram a terceiros a validação dos documentos que enviamos com os nossos ficheiros. Até receberem uma resposta dos escritórios externos, não moverão o caso para a esfera 3 (a esfera 2 geralmente não aparece, pois vai diretamente para a esfera 3). Posso estar enganado, pois isto é apenas uma suposição de outros. O meu caso está datado de 21 de abril de 2021 e ainda está na esfera 1. O último caso que vi movido para a esfera 3 foi a 12 de abril de 2021... Espero que estejam realmente a progredir.

• Alguém sabe dizer se estas quinzenas que eles informam se referem à data da recepção dos documentos ou a data em que de fato foi gerado o código de acesso?

• Excelente explicação @Tess0108

• @befari segundo a ACP (Porto) é a data do registo no sistema.

Contudo, para fins de verificação de qual lei aplicar, seria a do recebimento (entrega).

• @MalloneBarros obrigado! Eu até enviei um email para a CRC, mas ainda não me retornaram. Assim que responderem, posto aqui!

• @Rafi como você acessou isso? Tenho processo sefarditas aberto na conservatória em JULHO/22. Gostaria de saber que mes estão analisando agora. Obrigada

• @igorvribeiro olá, como saber em que mes/ano a conservatória trabalha agora?

• @befari pode confirmar se sefarditas é essa linha?

• @MThereza , como vai? Eu tenho acompanhado os processos em deliberação na ACP pelo aplicativo da Citz e pelo Oráculo Sefardita. Esse mês foram deliberados processos com numeração entre 46.5XX e 65.4XX. A mediana da amostra é 54.3XX. Significa que começaram a aprovar processos submetidos no início de maio, mas que ainda têm processos de abril em análise.

• Dei entrada no processo de cidadania em abril de 2022, semana passada recebi uma notificação do ACP.

Quando iniciei meu processo, eu incluí uma cópia impressa do certificado emitido pela CIL.

Alguém aqui já passou por isso e conseguiu resolver?

Nos termos do disposto na alínea a) do nº 1 do artigo 41º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (RN), aprovado pelo Decreto-Lei nº 237-A /2006, de 14 de dezembro, e no âmbito do processo supra indicado, notifico V. Exª para, no prazo de 30 dias úteis, suprir a/s seguinte/s deficiência/s:

- Deverá remeter ao processo Certificado da Comunidade Judaica emitido pela Comunidade Israelita do Porto, do qual conste que se encontra assinado digitalmente.   

(...)

NOTA/S:

- O/s documento/s a enviar para a instrução do processo têm de ser originais ou fotocópias certificadas e devem ser remetidos via correio postal para a seguinte morada: Rua do Cunha 404, 4200 - 250 Porto, com a indicação do número de processo mencionado em assunto ou, em alternativa, acompanhados de cópia do presente oficio/notificação;

- Informa-se que do processo ainda não constam todos os pareceres/comunicações de entidades externas, a serem recebido diretamente via aplicacional informática própria -, sem os quais o processo não pode ser decidido, daí que o cumprimento da/s deficiência/s ora notificada/s, por si só não garante/m o deferimento do processo, que sempre dependerá do teor da/s referida/s informação/s.

• @MThereza , sim! O processo dos sefarditas seguem o Art. 6o número 7.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.