Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1242527293036

Comentários

• @eduardo_augusto ,

Sim também tenho notado isso. Concordo que um guia pode ajudar muito, principalmente os que residem em Portugal e tem acesso mais fácil às CRC's. Um tempo atrás li aqui no fórum alguém dizendo que a maior rapidez nestes processos se deve ao fato de que o assento é feito na própria conservatória. Enquanto que na transcrição o processo entra na fila para ser distribuído para confeccão do assento.

Pelo que já li não é necessário o preenchimento do formulário 1C, e esta seria a única diferênça em relação ao processo de transcrição 1C no que se refere a documentação. Porém já ouvi também de uma pessoa aqui no fórum que foi entregar pessoalmente o processo 1C com formulário na conservatória e eles encaminharam como inscrição.. Enfim não se tem muita informação no site do IRN sobre inscrição de nacionalidade.

• @unknownghost , vi um processo 6.6 aprovado hoje. 325xx/22. Não sei se esta informação lhe ajuda, se o seu número é próximo a este/22, você disse que era de fevereiro. Há poucos para comparar.

• Olá! Tudo bom? Dei entrada pelo Porto em JULHO/2024.

Hoje eu tive essa resposta:

DESPACHO

TRANSCREVA-SE o assento de nascimento junto ao processo e lavra-se registo atributivo da nacionalidade, por averbamento, nos termos do art.º 1 n.º 1 alínea c) da Lei da Nacionalidade n.º 37/81, de 03 de outubro e suas alterações.

Faça-se a transcrição nos termos do art.º 56.º do Código do Registo Civil nomeadamente o número 3 recolhendo os elementos que constem do processo a fim de permitir a correta menção no texto do assento dos elementos de identificação ou de referenciação, identificando-se a avó paterna conforme consta no registo civil português.

Comunique-se

Arquivo Central do Porto 30/09/2025

E agora? O que eu faço?

• editado October 1

@andregscool

Parabéns, você é um cidadão de PT agora!

Vai acontecer uma de duas coisas:

Ou você vai receber em breve (próximos dias) por email o seu assento de nascimento PT

Ou você não vai receber nunca.

É bizarro, mas parece ser uma loteria. Uns recebem, outro não.

Se não receber, digamos até o começo da semana que vem, eu gastaria 10 euros e pediria pelo civilonline:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

Próximo passo? Aí depende de sua situação. Tem esposa, filhos etc para quem pretende passar a cidadania? Pretende ir logo para a Europa?

Não há prazo para emitir nem o seu Cartão do Cidadão nem o seu Passaporte. Pode fazer quando quiser.

Tenho parentes idosos que obtiveram a nacionalidade PT só para "passar" para descendentes. Nunca sairão do BR; nunca tiraram nem vão tirar CC ou passaporte.

Pessoalmente, acho interessante fazer o CC, pois é um documento de identidade reconhecido em toda a União Europeia e custa uns 20 euros (sem urgência) se não me engano.

• @CarlosASP

Meu Deus! QUE FELICIDADE! EU NÃO ESTOU ACREDITANDO!

Isso é algo tão grandioso pra mim! Ter vivido com meus avós, crescido ouvindo as histórias, os "fadinhos," as comidas, e eles terem nos contado muitas histórias da vida deles em Lamosa, Sernancelhe e de quando vieram pro Brasil nos anos 1940 de navio sem ter um dinheiro no bolso... a fome, a luta, depois de décadas conseguindo conquistar tantas coisas...

Não vejo a hora de poder ir até essas aldeias de Viseu e conhecer a casa de pedra onde meus avós nasceram. Temos muitos tios-avôs e primos lá.... cara, isso é incrível !!!!

Pretendo passar para o meu filho de três anos de idade. Será um sonho conhecer estes lugares com meu filho e mostrar pra ele que tudo começou há mais de 200 anos atrás. Tenho o family search e tenho a minha linha ascendente desde 1750 em com meu hepta-avó kkkkk

Que coisa linda! Meu Deus! Que felicidade!

• @andregscool , parabéns!

Emocionada com sua reação! Felicidades!

• @andregscool

Fiquei contente com a sua felicidade.

Eu também tive a sorte de ter a possibilidade (e fiz questão) de visitar os lugares de onde vieram meus antepassados PT. Fui nas igrejas onde foram batizados, casados e, nos casos onde haviam endereços mais completos (cidades maiores), fui nas ruas e prédios que constavam nesses registros. Não são meros nomes em documentos - são pessoas, como você disse, que muitas vezes fizeram um enorme esforço para emigrar e deixar sua terra natal para trás, frequentemente sem ter meios para jamais voltar.

No lado prático, assim que tiver o seu assento de nascimento PT em mãos, já pode dar entrada no pedido de seu filho menor. Só seguir o guia para 1C menores; não há taxa nem nada a mais que você precise fazer (por ele ser pós 1978 - só precisa aparecer seu nome como pai na certidão de nascimento). Ele já nasceu filho de um cidadão PT (você):

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c

Preste atenção ao item 4. Independente do seu estado civil, ambos os pais tem que assinar o formulário (a não ser que um deles tenha a guarda exclusiva). E o 3 requer os documentos de ambos também.

• Mês que vem faz 23 meses que meu processo por tempo de residÊncia no ACP, é uma vergonha esperar tanto tempo mais um mês faz 2 anos.. e nem saiu da fase 1... os serviços em portugal é um dos piores que já vi impressionante.

• @ANGELICE Olá, espero que você esteja bem, obrigado por esta atualização, significa muito, você me traz alguma esperança, bem, a minha é de 141xx/22, a minha foi enviada em 28 de janeiro de 2022,

• Olá pessoal, tudo bem? Meu marido deu entrada no pedido de cidadania portuguesa através do artigo 3, pois é casado comigo (portuguesa). Ele entregou os documentos em março de 2025 no IRN de Santarém (onde moramos) e nos informaram que enviaram para Lisboa. Mas até o momento não recebeu um código de acompanhamento (7meses). Imagino que deva ser normal, mas gostaria de saber se tem demorado mesmo para enviarem o codigo de acompanhamento ou se pode ser que perderam o processo no meio do caminho por nao ter sido entregue diretamente em Lisboa.

Ele ligou na Linha de Registros e disseram que não tem nada dele ainda e que estao nos processos de novembro de 2024 (mas nao entendemos se isso é para atribuição de numero de acompanhamento ou se já é análise).

obrigada desde já.

• @Pamella

Lisboa está mandando agora as senhas para os processos que chegaram lá em dezembro de 2024

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27354/acompanhamento-de-recebimento-de-chaves-numero-de-processo/p4

A decisão para processos 3.1 (casamento) começou a ser feita para alguns dos processos que chegaram em Lisboa em agosto de 2021:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/276/PBL4BOIDEA8X.jpeg

• @CarlosASP muito obrigada pelo seu retorno e ajuda.

• Boa tarde, alguem se saiu a tabela atualiazada de setembro para andamento do status do processo?

Dei entrada em maio/24 e na bolinha esta para decisão. Sera que é verdade?

Abraços.

• @CarlosEdu77

As tabelas em geral saem lá pela metade do mês seguinte

• Olá, meu processo, neto 1D, foi submetido em 26/01/22, está na CRC Lisboa, será que ainda falta muito??

• @Silvio Silvestri

Como pode ver na tabela (Nac B - Art 1 D maiores) referente à situação em agosto/2025, Lisboa está começando a examinar os processos que chegaram lá na primeira quinzena de janeiro de 2022:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/276/PBL4BOIDEA8X.jpeg

Isso não quer dizer que todos os processos que chegaram lá nessa época já estão em análise. Quer dizer que alguns estão. Os processos são distribuídos para oficiais e conservadores diferentes, cada um com seu ritmo, hora de tirar férias, ficar doente etc, o que faz haver uma variação na velocidade.

Daqui a umas 2 semanas deve sair a atualização desta tabela com os dados de setembro/2025; volte aqui para ver se eles mudaram de quinzena ou continuam na mesma.

• @ANGELICE Muito obrigado!!!! boa sorte no seu processo. Tudo vai dar certo!!!

@CarlosASP Muito obrigado!!! Vou acompanhar a finalização e o número do meu assento e logo em seguida já darei inicio ao processo do meu filho. Muito obrigado!

• editado October 3

Como é possível adquirir essas tabelas de atualização dos processos da ACP? Alguém teria para esse mês da ACP? Pelo o que eu vi o rapaz que postou dia 25, a ACP está atrás de Lisboa nos processos de neto?

• Boa noite!

Meu processo é de 14/01/2022, pela tabela, já está no período de ser analisado. Está na bolinha 1 ainda.

Diante disso, vocês tem uma ideia de quanto tempo em média leva ainda pra finalizar?

Obrigada

• @chinchino

Normalmente a tabela é atualizada por volta da metade do mês seguinte. Ou seja, a de setembro/2025 não saiu ainda. Em geral, logo que sai, alguém posta aqui.

Netos Lisboa x Porto:

Teve um lote do segundo semestre de 2021 que foi transferido de Lisboa para o Porto. Na época, não se sabia se eram todos ou alguns. Agora, se acha que deve ter sido tudo desse período, pois Lisboa pulou de repente para janeiro de 2022 (pois deve ter acabado com os que eram antes do lote transferido).

Porto continua progredindo com esse lote que recebeu de Lisboa e está agora em nov/2021 (pela posição de agosto/2025).

@FabiFran

Leia essas tabelas com isso na cabeça: a data de análise que aparece não quer dizer que todos os processos que chegaram lá nessa época já estão em análise. Quer dizer que alguns estão. Os processos são distribuídos para oficiais e conservadores diferentes, cada um com seu ritmo, hora de tirar férias, ficar doente etc, o que faz haver uma variação na velocidade.

Mas é um indicador que sua hora está chegando; olhe diariamente agora para ver se mudou alguma coisa.

• @CarlosASP muito obrigada, você tem me ajudado muito!

• Monitoramento do andamento dos processos de nacionalidade em Lisboa e no Porto:

Conservatória de Lisboa

• Filhos de Portugueses (Art. 1, C – Transcrição):
      • maiores: primeira quinzena de fevereiro de 2022
      • menores: primeira quinzena de outubro de 2024
    • Filhos de Portugueses (Art. 1, C – Inscrição):
      • maiores: primeira quinzena de agosto de 2023
      • menores: segunda quinzena de março de 2025
      • menores: primeira quinzena de janeiro de 2022
    • Cônjuges (Art. 3.3):
    • Filhos Menores de Portugueses Naturalizados (Art. 2):
      • primeira quinzena de julho de 2022
    • Netos de Portugueses (Art. 1, D):
      • maiores: primeira quinzena de janeiro de 2025
      • primeira quinzena novembro de 2023
    • Sefarditas (Art. 6, 7):
      • primeira quinzena de maio de 2021

Conservatória do Porto

• Filhos de Portugueses – Transcrição (Art. 1, C)
      • maiores: primeira quinzena de outubro de 2024
      • menores: primeira quinzena de março de 2025
    • Filhos de Portugueses – Inscrição (Art. 1, C)
      • maiores: segunda quinzena de maio de 2025
      • menores: segunda quinzena de junho de 2025
      • menores: segunda quinzena de maio de 2025
    • Sefarditas (Art. 6, 7): segunda quinzena de abril 2022
    • Netos de Portugueses (Art. 1, D):
      • maiores: segunda quinzena de novembro de 2021

Outras Conservatórias

• @ANGELICE Obrigada por me responder, o meu esta em Lisboa e pelo que vejo nos comentários eles ainda estão em Maio de 2021 :(

• @stephaniechaves1995, o meu também está lá. Eu e os demais " sortudos" 🤷

• @ugoesteves

Nossa, netos maiores está melhor em Lisboa do que no Porto!?

• @ugoesteves Boa Noite, essa tabela ja é a de setembro? Se for andou muito de agosto pra ca o neto maior 1 D.

• editado October 7

Alguém poderia publicar a tabela completa? Interesse no artigo 3

• Meus documentos foram entregues dia 21/07/25, mas conforme os relatos aqui do forum a senha vai demorar a chegar.

E o processo de conclusão do processo não conseguimos imaginar o quão demorado será.

OBS: processo de neto

• Vem resposta CRC parece que cola e envia nada muda até quando seremos enrolados .

• @ClaudiaGonzalez

Aqui:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/875/EPX8ZBG4E34H.png

É a referente a agosto.

3.1 casamento

3.3 união de facto

A de setembro deve ser até meados de outubro e logo alguém posta neste tópico.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.