Nome diferente + melhor continuar procurando o nascimento do bisavô

Olá, pessoal! Tudo bem?

Já enviei algumas perguntas pois vou entrar com o processo para tirar a cidadania portuguesa do meu pai, ambos meus bisavós eram portugueses.

Consegui todos os documentos da minha bisavó mas aí é que estão as dúvidas:

1 - Nas certidões de nascimento tanto do meu pai quanto do meu avô o nome dela está Maria da Annunciação e Maria da Anunciação, em 1 está com 1 n e no outro com 2 n's. Teria que retificar um desses documentos?

2 - Nos esclarecimentos sobre o preenchimento do formulário 1D diz que, caso no assento de batismo esteja apenas o primeiro nome, devo enviar a certidão de casamento ou certidão de óbito do português. A questão é que nessas certidões consta o nome Maria da Annunciação Manso, diferente das certidões da dúvida 1. Seria necessário retificar os documentos da dúvida 1 para ficarem iguais aos do óbito e casamento? E, só pra deixar bem claro, como no assento de nascimento está apenas o primeiro nome, preciso mesmo mandar o atestado de óbito ou casamento, certo?

3 - O nome do meu bisavô está igual em todos os documentos, TODOS! Mas não encontro o assento de batismo dele. No familysearch só encontrei o atestado de óbito e a certidão de casamento mas não encontro a de nascimento em lugar nenhum, nem no tombo.pt e nem em nenhum outro arquivo. Como o nome dele está igual em todas as certidões, seria melhor eu continuar procurando o assento de nascimento dele? Se sim, vocês podem me ajudar, por favor? Eu não sei mais onde procurar 😓

4 - Caso a sugestão seja continuar procurando o assento do meu bisavô, o nome dele era Domingos José da Silva, nascido em 1888 ou 1887 (faleceu em maio de 1951 com 63 anos e da outra vez passei o ano errado por aqui, mil desculpas!), o nome do pai é Francisco José da Silva e da mãe Aurelia Maria Moura (mas no familysearch aparece como Aurella ou Analia por conta da grafia). Não sei o local de nascimento e por isso está mais complicado de encontrar.

5 - Conversando com o chatgpt, ele me sugeriu enviar um tipo de carta de apresentação do meu pai junto a esses documentos, isso seria realmente necessário?

Agradeço desde já pela ajuda de todos! 🙏🥰

Comentários

• editado September 25

@estela_arakaki

ambos meus bisavós eram portugueses.

Eram casados? Casaram no Brasil ou em Portugal e em que ano? Se o casamento tiver ocorrido fora de Portugal e for posterior a 1911 é bastante provável que exijam a certidão de casamento desses portugueses (ou a transcrição do casamento caso tenham casado no Brasil).

Quem declarou o nascimento do filho dos portugueses e quanto tempo após o nascimento esse filho foi registrado? Essa informação é importante inclusive para definir se é necessário transcrever esse casamento.

1 - Nas certidões de nascimento tanto do meu pai quanto do meu avô o nome dela está Maria da Annunciação e Maria da Anunciação, em 1 está com 1 n e no outro com 2 n's. Teria que retificar um desses documentos?

Não há motivo algum para retificar. É o mesmo nome. A diferença é apenas uma atualização ortográfica.

A questão é que nessas certidões consta o nome Maria da Annunciação Manso, diferente das certidões da dúvida 1. Seria necessário retificar os documentos da dúvida 1 para ficarem iguais aos do óbito e casamento?

Provavelmente não. Você saberia dizer de onde veio esse "Manso"? É sobrenome de alguém da família dela ou do marido?

Como o nome dele está igual em todas as certidões, seria melhor eu continuar procurando o assento de nascimento dele? Se sim, vocês podem me ajudar, por favor? Eu não sei mais onde procurar

Não necessariamente. Só será necessário se for preciso transcrever o casamento deles. Se localizar e realmente estiver tudo "mais redondo", ótimo mas, pelo que vc descreveu, as diferenças no nome da portuguesa não me parecem graves a ponto de não poder pedir a cidadania a partir dela.

5 - Conversando com o chatgpt, ele me sugeriu enviar um tipo de carta de apresentação do meu pai junto a esses documentos, isso seria realmente necessário?

Desculpe a sinceridade: chatgpt (e outras IAs) só geram bobagens, principalmente em matéria de processos de cidadania. Na maioria das vezes são platitudes sem embasamento algum. Além de desnecessário não tem utilidade alguma. Nenhum conservador vai olhar uma carta de apresentação e pensar "olha, que pessoa gentil, ele realmente 'merece' ser português. Vou olhar o pedido dele com mais atenção e pegar leve.".

A cidadania por atribuição (por descendência) não é discricionária.Há critérios objetivos definidos na lei e se vc apresentar os documentos legítimos que comprovem que esses requisitos estão atendidos o conservador é obrigado por lei a aprovar, independente do que pensa ou não sobre requerente.

Não mande nada além do necessário. O que é necessário está no guia disponível aqui no fórum.

Boa sorte

• editado September 25

@ecoutinho Muito obrigada pelas respostas!

Esclarecendo alguns pontos que você levantou:

Eram casados? Casaram no Brasil ou em Portugal e em que ano?

Sim, eram casados. Casaram no Brasil em 1916. Estou com ele oficial, com firma reconhecida pelo Arquivo Metropolitano de São Paulo, é este abaixo.

Quem declarou o nascimento do filho dos portugueses e quanto tempo após o nascimento esse filho foi registrado?

Pelo que vi na certidão, ele foi registrado pelo funcionário do hospital, com o atestado do médico e em nome dos pais, foi registrado 2 dias depois do nascimento, foto abaixo. Nesse caso, será necessário transcrever o casamento?

Você saberia dizer de onde veio esse "Manso"? É sobrenome de alguém da família dela ou do marido?

O "Manso" veio do pai dela, Germano dos Santos Manso e por isso a dúvida, por ser do pai dela, seria necessário retificar? Apenas na certidão de casamento e óbito ela aparece com esse nome.

Desculpe a sinceridade: chatgpt (e outras IAs) só geram bobagens

Imagina, eu agradeço pela sinceridade, apoio e informações! 🙏🥰

Ahhh... E outra dúvida que tive vendo as publicações aqui no fórum, você acha que seria possível (ou até melhor) se eu entrar com apensação para mim junto a solicitação do meu pai?

• editado September 25

@estela_arakaki

Como são dois portugueses que se casaram no Brasil após 1911, a transcrição do casamento será exigida para garantir o direito dos descendentes do casal.

Pelo que vi na certidão, ele foi registrado pelo funcionário do hospital, com o atestado do médico e em nome dos pais, foi registrado 2 dias depois do nascimento, foto abaixo. Nesse caso, será necessário transcrever o casamento?

Eu entendo que sim.

O "Manso" veio do pai dela, Germano dos Santos Manso e por isso a dúvida, por ser do pai dela, seria necessário retificar? Apenas na certidão de casamento e óbito ela aparece com esse nome.

Não acredito que faça sentido retificar então. O próprio conservador vai constatar que esse sobrenome veio do pai da portuguesa, mas mesmo que ele não perceba e questione, o que acho improvável, basta esclarecer e o processo segue.

Ahhh... E outra dúvida que tive vendo as publicações aqui no fórum, você acha que seria possível (ou até melhor) se eu entrar com apensação para mim junto a solicitação do meu pai?

Não recomendo fazer... Desde o ano passado eles estão indeferindo pedidos de apensação nesse formato (processos "em cascata", que permite acelerar e processo dependente). Eu mesmo estou com um caso da família pendurado nessa situação, correndo o risco de ser indeferido por conta de a apensação ter sido recusada.

Eles só estão aceitando sem criar problemas casos em de irmãos ou primos aproveitando documentos do mesmo avô, por exemplo.

Por último, sobre o chatgpt e IA's, não ache que sou um ludita, alguém que tem aversão a novas tecnologias. Aliás muito pelo contrário, vivo disso há mais de 30 anos rsrs. A IA é útil para muitas coisas como analisar volumes gigantescos de dados e buscar correlações entre eles, que seriam inviáveis para um humano fazer, mas uma vez encontrada a correlação um humano precisa usar seu julgamento e avaliar se aquela correlação faz sentido e qual sua aplicação. Também são ótimas para pegar um texto que está mal redigido e colocar numa linguagem mais formal, mas não use-as como "conselheiros". Todos robôs de IA são calibrados para agradar o usuário e dizer o que a pessoa gostaria de ouvir.

Se vc apertar direitinho o chatgpt vai dizer que Papai Noel existe, mora em Nárnia onde divide apartamento com o Coelhinho da Páscoa, e vai dizer isso de uma forma que vai parecer bastante razoável, crível e embasada, mas é apenas uma versão digital do "Rolando Lero"...

• editado September 25

@ecoutinho Me desculpe se estiver perturbando muito, mas cada vez que vejo surgem mais dúvidas.

Como são dois portugueses que se casaram no Brasil após 1911, a transcrição do casamento será exigida para garantir o direito dos descendentes do casal.

Eu entrei no site do consulado e vi que preciso do assento de nascimento dele também, certo? Vocês poderia me ajudar a encontrar, por favor? Já procurei de todas as maneiras que pude e não encontrei. 😥

E como vou enviar a certidão de casamento para receber a transcrição, precisarei solicitar outra certidão depois ou apenas a transcrição será utilizada? Porque no consulado diz que ao final do processo todos os documentos enviados serão incinerados.

Eu devo imprimir e apostilar a transcrição?

Você veja como é a ansiedade, eu ainda nem tenho o assento de nascimento dele e já estou pensando em como vai ser após a transcrição 🤦‍♀️

Ah... E eu vi um comentário (acho que foi seu) em outra publicação comentando que fazer pelo consulado do Rio de Janeiro é mais rápido, esse conselho ainda está válido?

Mas uma questão, o casamento deles foi apenas no religioso, isso faz alguma diferença para a transcrição ou para a solicitação de nacionalidade?

Não acredito que faça sentido retificar então. O próprio conservador vai constatar que esse sobrenome veio do pai da portuguesa, mas mesmo que ele não perceba e questione, o que acho improvável, basta esclarecer e o processo segue.

Perfeito! E no preenchimento devo colocar apenas Maria da Annunciação, sem o Manso, certo?

Não recomendo fazer

Muito obrigada pela dica, eu vi outras publicações falando sobre isso e acaba parecendo mais lógico fazer tudo junto, triste que não funciona 😢

Por último, sobre o chatgpt e IA's

Imagina, eu não considerei isso desde o princípio rs

Eu também trabalho com isso e sei que temos que utilizar com cautela e que muitas vezes elas "tentam nos agradar" e acabam nos enganando ou iludindo, justamente por isso preferi perguntar aqui a opinião de vocês sobre a informação que ele me passou. As AI's ajudam muito no dia a dia mas temos que considerar com cuidado as informações que elas nos passam, justamente por isso agradeci pela sinceridade rs

Mas eu entendo que algumas pessoas podem se sentir ofendidas com esse tipo de opinião, oque não foi o caso, fique tranquilo! 🙏🥰

• editado September 25

@estela_arakaki

Eu entrei no site do consulado e vi que preciso do assento de nascimento dele também, certo? Vocês poderia me ajudar a encontrar, por favor? Já procurei de todas as maneiras que pude e não encontrei. 

Aqui é melhor pedir ajuda para quem entende do riscado: @CarlosASP @andrelas @Nairolasai @AlanNogueira

precisarei solicitar outra certidão depois ou apenas a transcrição será utilizada? Porque no consulado diz que ao final do processo todos os documentos enviados serão incinerados.

Não precisa, feita a transcrição de casamento vc vai apenas usar a certidão de casamento portuguesa (o resultado da transcrição de casamento).

Eu devo imprimir e apostilar a transcrição?

O que vc está chamando de “a transcrição” é a certidão de casamento portuguesa, que vc vai receber ao final da transcrição do casamento. Basta uma cópia simples feita em casa.

consulado do Rio de Janeiro é mais rápido, esse conselho ainda está válido?

Sim.

o casamento deles foi apenas no religioso, isso faz alguma diferença para a transcrição ou para a solicitação de nacionalidade?

Até onde sei não ser um problema. Deve ser o casamento religioso com efeito civil. Se a transcrição for feita ele estará válido em Portugal.

E no preenchimento devo colocar apenas Maria da Annunciação, sem o Manso, certo?

Ainda está longe, mas quando for preencher o formulário 1d preencha exatamente como aparece na certidão de nascimento do filho do português(a). Como vc precisará achar o assento de nascimento/batismo do avô português para fazer a transcrição, pode ser mais simples pedir a cidadania por ele.

• @estela_arakaki @ecoutinho

Acredito que este seja o batismo de Domingos, na freguesia de Vilar do Monte, concelho de Barcelos, distrito de Braga. O nome da mãe é Aurelia Maria, como consta no óbito dele e dá para ler nesse casamento religioso acima:

https://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1019562&FileID=281839&recordType=Description

A certidão de nascimento de Oswaldo que você postou é digitada, o que muitas vezes contém muitos erros. Sempre melhor olhar a reprográfica, que é uma foto do livro, e aí dá para ler o que realmente está escrito lá

As buscas dos antepassados estão discutidas aqui (para não se perder tempo com o que já foi feito):

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27242/procurando-a-certidao-de-batismo-do-meu-bisavo#latest

• @estela_arakaki Existe esse registro de estrangeiro, feito em 1940, no arquivo público de São Paulo, em nome de Domingos José da Silva, filho de Francisco e Aurélia. Grande chance de ser ele.

Total de 1 registro(s) encontrado(s):

Nome Domingos Jose Sobrenome Da Silva Nome Completo Domingos Jose Da Silva Nome Pai Francisco Nome Mae Aurelia Estado Civi lSem Informação Nacionalidade Portugueza Emissão R.E.1940 Idioma Portuguese.

https://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/acervo/solicitacao_certidoes/delegacia

Entrando no site na seção de Delegacia de Estrangeiros - Registro de Estrangeiros - Coloque para buscar apenas

Nome:Domingos José - Pai: Francisco Mãe: Aurélia (não coloque os nomes completos)

No site vc pode pedir a certidão que contém os dados do registro. Pode ser que tenha as informações de local de nascimento.

• @ecoutinho

Se vc apertar direitinho o chatgpt vai dizer que Papai Noel existe, mora em Nárnia onde divide apartamento com o Coelhinho da Páscoa, e vai dizer isso de uma forma que vai parecer bastante razoável, crível e embasada, mas é apenas uma versão digital do "Rolando Lero"...

Sobre IA, eu lembro que teve um caso aqui onde o chatGPT jurava de pé junto que um filho maior de mãe que adquiriu a nacionalidade por aquisição teria direito... Inclusive chegou a halucinar até alguma norma que não existia sobre o assunto

• editado September 26

@LeoSantos

Exatamente, se pressionar direitinho o chatbot fala qualquer bobagem para agradar o usuário, e o que é perigoso é que ele vai fazer isso de forma convincente.

Tem um caso recente que ficou famoso em que um assistente de AI não sabia a resposta quando o usuário pediu o número de telefone da companhia ferroviária. O assistente inventou um número qualquer para não ter que admitir que não tinha a resposta. Ao ser questionado pelo usuário sobre aquele número o chatbot mentiu para sustentar a resposta inventada.

• @ecoutinho Muito obrigada por ter chamado o pessoal pra ajudar, pelas respostas sobre a transcrição e a certidão, sobre o consulado do Rio e sobre o nome do preenchimento do formulário! 🙏

Acredito que este seja o batismo de Domingos

@CarlosASP Certeza que é esse o batismo do meu bisavô, muito obrigada! 🙏 Procurei como uma louca em todos os lugares e não encontrei, certeza que eu não soube como procurar. E desculpe por ter pedido ajuda por aqui, meu plano era voltar para aquela postagem assim que o ecoutinho respondesse, juro que não quis bagunçar. 😓

@Nairolasai Muito obrigada pelo registro de estrangeiro, eu tinha procurado na na APESP mas, pelas dicas que você passou, procurei do jeito errado. E sobre as informações do nascimento, o CarlosASP conseguiu encontrar! 🥰

@LeoSantos e @ecoutinho Que loucura esses relatos sobre o chatgpt! Tem um caso de uma moça que pediu pra AI procurar vídeos e fazer um compilado (não lembro qual era o propósito), ele disse que faria até o meio do dia, quando chegou o horário ele disse que tinha tido problemas e só poderia entregar no fim do dia, no final ela achou estranho, fez algumas perguntas específicas e ele admitiu que não conseguia fazer oque ela solicitou, muita loucura né?!

@ecoutinho, @CarlosASP, @Nairolasai e @LeoSantos Muitíssimo obrigada pela ajuda de vocês, nem acreditei quando abri os links e vi que eram do meu bisavô mesmo! Já vou providenciar oque falta para enviar tudo para Portugal, graças a vocês! 🙏🥰

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.