Procurando a certidão de batismo do meu bisavô
Olá! Estou procurando a certidão de batismo do meu bisavô mas não encontro em lugar nenhum. Já procurei no Tombo, no arquivo nacional, family search, my heritage e em outras fontes mas não consigo encontrar.
Tenho a certidão de óbito do meu bisavô, Domingos José da Silva. Meus tataravós, pais dele se chamavam Francisco José da Silva (em alguns documentos esta apenas "Silva" sem o "da") e Amélia Maria Moura (no caso dela, encontrei documentos com o nome transcrito errado ou sem acento).
Tenho a certidão de nascimento do meu avô, brasileiro, Oswaldo da Silva que nasceu em 1923. Pensei em pedir a segunda via da certidão em inteiro teor mas nessa época as pessoas não faziam dessa forma então acredito que não tenha informações sobre meu bisavô, diz apenas que ele é português.
Não sei o distrito, nem o conselho e nem a freguesia. Mas a família diz que ele era de Trás os Montes.
Resumo
- Bisavô de nome Domingos José da Silva, nascido em 1984 ou 1985, falecido em 1951 aos 63 anos (não tenho a data completa), provavelmente de Trás os Montes.
- Tataravós (pais do meu bisavô) Francisco José da Silva e Amélia Maria Moura (nos poucos documentos que encontrei algumas partes dos nomes mudam)
- Avô Oswaldo da Silva, nascido em 26 de setembro de 1923
Agradeço desde já! 🙏
Comentários
Estou para iniciar o processo da cidadania portuguesa para mim e para o meu pai, somos bisneta e neto de portugueses.
A família dizia que eles tinham se casado em Portugal mas, fuçando nos documentos que estavam "enterrados" descobrimos que eles se casaram no Brasil, mais especificamente no Brás e depois de já terem tido filhos.
Como minha bisavó não tem o sobrenome do meu bisavô, entendemos que eles não foram casados no civil pois naquela época era obrigatória essa mudança no nome da esposa.
Encontrei apenas a página do casamento paroquial, apenas na versão repográfica.
Dúvidas:
Agradeço desde já! 🙏
@estela_arakaki Encontrei o registo de passaporte para o Brasil de um Domingos José da Silva, emitido em 11/06/1908, ele com 25 anos de idade, oriundo do lugar de Pastoria, Freguesia de Redondelo, Conselho de Boticas (atualmente Chaves) em Vila Real, Trás os Montes.
Passaporte: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1053643
Ocorre que na paróquia de Redondelo estão faltando os registos de nascimento dessa época de 1883 -1885, o que permitiria verificar se trata-se da mesma pessoa.
Se vc tiver dados adicionais que ainda não tenha compartilhado no Fórum sobre seu avô e bisavô, poderia colocar aqui para ajudar na busca por colegas mais experientes.
@Nairolasai Os livros dessa freguesia estão desorganizados… esse período está neste link https://digitarq.advrl.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1045421 mas olhei rapidamente e não achei. Pode ser que esteja fora de ordem ou até em outro livro…
@estela_arakaki
Como minha bisavó não tem o sobrenome do meu bisavô, entendemos que eles não foram casados no civil pois naquela época era obrigatória essa mudança no nome da esposa.
Não era obrigatório a mulher usar o nome do marido no início do século passado e nos séculos anteriores, inclusive a maioria não usava. Esse costume historicamente falando é relativamente “novo”
Encontrei apenas a página do casamento paroquial, apenas na versão repográfica
Provavelemente você nem deve precisar deste casamento para o processo de nacionalidade. Será aceito o religioso se for anterior a 1889, se for posterior so é aceito o civil, vc deve procurá-lo nos cartórios da região do casamento.
Dúvidas:
Há as listas do fórum os formatos corretos de cada documento (veja em guias e informações úteis, na barra verde acima). Documentos civis você pede no cartório de registro civil onde foram registrados, religiosos na paróquia ou em alguns casos na Diocese correspondente (vc precisa se informar na igreja, varia de lugar para lugar).
Ja respondido acima.
A transcrição pode ser feita na conservatória do Porto em Portugal (não é no ACP) ou nos consulados portugueses no Brasil. Mas primeiro avalie se de fato será necessário transcrever, pode ser que não.
Tem tópico específico de transcrição de casamento aqui no fórum, procure por este termo.
Obitos não são necessários no processo de nacionalidade portuguesa
@AlanNogueira Nesses livros de Redondelo (entre 1881 e 1885) encontrei o registo de nascimento de um "Domingos José" (TIF 116) feito em 3/12/1882, nascido em 23/11/82, mas os pais (Manuel da Silva e Sebastiana Maria) não conferem com os pais indicados pela @estela_arakaki, o que poderia significar que o dono do passaporte acima não seria o bisavô procurado.
@Nairolasai tbM havia passado por esse batismo mas o descartei pela filiação divergente. É o caso da @estela_arakaki procurar melhor em outros livros da mesma freguesia ou até expandir as buscas para freguesias vizinhas caso nenhum colega aqui no fórum consiga ajudar. Vou marcar os colegas mais experientes por aqui @Kleber Silva Aguiar @CarlosASP @Guilherme Moreira @eduardo_augusto para ver se alguém consegue ajudar desvendar essa questão
@AlanNogueira e @Nairolasai Agradeço muito pelos esforços e esclarecimento dos outros pontos.
Realmente esse Domingos José da Silva que vocês encontraram não deve ser meu bisavô, o registro teria de ser ou de 1984 ou de 1985, baseado na data e idade que estão registrados na certidão de óbito dele. Também encontrei o registro de estrangeiro da minha bisavó com data posterior ao falecimento do meu bisavô, oque indica que ele não deve ter feito o registro dele.
Infelizmente, todos os dados que tenho do meu bisavô são os que coloquei nas perguntas.
Acho que um único dado adicional, que não sei se ajuda muito, é que a profissão dele era motorista de taxi no largo do Paissandu. Eu procurei registros dos motoristas daquela época também mas sem sucesso.
Também encontrei o nome de ambos em certidões de casamentos dos meus tios avós mas como são muito antigos, acaba entrando na mesma situação da certidão de nascimento do meu avô, por serem de antes de 1940 nem o site oficial do Registro Civil eu consigo a segunda via, quem dirá conseguir em inteiro teor em algum outro lugar.
Vou ver se consigo contato com a igreja onde eles casaram, não tenho informação específica de qual igreja só sei que era no Brás.
Obrigada novamente por toda ajuda que vocês estão fornecendo! 🙏