Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1232426282936

Comentários

• editado September 18

@ecoutinho

Muito obrigado! Vi que o custo é 200€.

• editado September 18

@ecoutinho

É melhor fazer pelo art 6.1 ou pelo art 2º? Meu filho menor já está legal aqui por 8 anos. Outra coisa a ACP realiza processos para o Artigo 2º? Pois nunca está nas tabelas.

• editado September 18

• @ecoutinho eu entreguei presencialmente

• @Ednilson2001

Você assinou a declaração (formulário 1c) e recebeu um código para acompanhamento do processo pelo site? (o famoso site das bolinhas)?

Se sim, é por transcrição.

Se vc não usou o formulário 1c e seu processo não gerou código para acompanhamento, provavelmente é por inscrição.

• Buenas tardes tienen la tabla actualizada para la nacionalidad portuguesa por padre. Gracias

• @Johanfigo.

Buenas,

Se foi realizado na Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa, ainda estão em análise os processos de fevereiro de 2022.

• Muito obrigado pelas informações @ecoutinho!

Estou na expectativa!

• Olá, estou com uma dúvida, se alguém conseguir me ajudar por favor.

Minha cidadania saiu em Agosto/25 pelo artigo 6.1, tenho filho menor (15 anos) que já está legal aqui a 8 anos. Qual processo é mais rápido? Art 6.1 ou o Art 2?

Se for pelo Artigo 2º, a ACP realiza esses pedidos ou esses são somente em CRC?

Desde já agradeço

• @bicuropos essa planilha eles mandam no e-mail em resposta auto

• Bom dia! Na tabela, qual é o artigo relativo a netos de cidadão português?

• LeoSantosLeoSantos Beta
    editado September 19

@flying_dutchman netos é artigo 1-D (artigo 1, número 1 alínea D)

• Alguém pode me ajudar com uma informação?

A última tabela, a parte que se refere a netos, alinea D, janeiro de 2022 estão em Análise para deferimento e a linha de janeiro de 2025 é as que estão a virar número de processo e enviar o código de acesso para acompanhar o processo para netos?

• @Miguel23

Não.

Nessa tabela, Janeiro de 2025 se refere a netos menores de idade.

processos de menores de idade tem prioridade e são processados bem antes dos de maiores.

• @CarlosASP , então como é que sabemos que o nosso processo terá início, o meu foi recebido no CRC de Lisboa no dia 31/01/2025.

Pode me dizer se através da tabela eu consigo saber?

• editado September 20

@Miguel23

Essas tabelas não tem a ver com a numeração dos processos.

No momento, Lisboa está enviando as senhas para processos que chegaram lá em novembro de 2024. Está com um atraso enorme.

A continuar assim, você deve receber sua senha em uns 2-3 meses. Pode acompanhar esse tema aqui:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27354/acompanhamento-de-recebimento-de-chaves-numero-de-processo#latest

Sempre olhe o spam e lixo do seu email, pois muitas senhas acabam lá.

De todo modo. o processo de neto vai ficar parado durante anos, sem movimentação alguma, pois está nessa fila gigantesca de espera que só aumenta de tamanho, pois entram mais processos todo mês do que são concluídos.

Só realmente começa a andar mais próximo do fim. No momento, um processo de neto tem levado uns 4 anos para completar.

Para você ter ideia do volume de processos de nacionalidade pendentes (e lembre que PT só tem 10 milhões de habitantes e a sua infraestrutura administrativa é para um país deste tamanho):

até o final de julho, havia 522 mil pedidos de nacionalidade ativos. Isso representa mais sete mil que em junho. “Atualmente, temos 158 mil processos de sefarditas, 160 mil por tempo de residência, 71 mil de netos de portugueses e 142 mil de pais nascidos no estrangeiro”.

• Planilha ACP que foi respondida pra mim hoje, em resposta automática do e-mail. Agora que estamos quase finalizando a segunda quinzena de setembro, acredito que já devem estar por finalizar o mês de outubro, mas sempre demoram mesmo pra atualizar, sabemos como anda os processos.

O meu processo é de filha de portuda 1º quinzena de junho/2025, então acredito que até final de abril/começo de maio seja finalizado.

• Processo de abril se 2022, concluído!

• @Guilherme_59 Olá, em qual artigo? O meu é de fevereiro de 2022, abaixo de 6,6

• @bicuropos ,

olá ainda existem dezenas de processos de filhos de Agosto/24 e Setembro/24 que ainda não foram concluidos, essa planilha na minha opinião não reflete necessariamente a realidade, como sugestão observe a planilha aqui do forum

A planilha de acompanhamento de processos pode ser acessada no endereço:

https://planilha.cidadaniaportuguesa.com

• Boa tarde!

o meu processo de neto Art 1D está desde março de 2021 na CRC Lisboa e até agora segue na bolinha 1. Alguém sabe dizer a plantinha/quais os processos estão sendo analisados agora na CRC?

• @CarlosASP @ecoutinho @texaslady @andrelas @LeoSantos

Tenho observado que de modo consistente, os pedidos de nacionalidade de Filhos pela modalidade inscrição tem sido finalizados mais rápido que aqueles por transcrição.

Mas eu nao me recordo de termos um guia explicando com dar entrada no pedido, por essa via. Estou errado?

• @eduardo_augusto concordo, porém não tenho experiência com essa modalidade.

Podemos abrir um tópico específico onde as pessoas que fizeram possam compartilhar a experiência e com base nisso elaborar um guia no futuro.

• Boa tarde, vocês teriam a última tabela de Lisboa atualizada?

Não seja se a que me enviaram era do Porto ou de Lisboa

Obrigada

• Gostaria de saber se alguém tem a ultima tabela do Porto, por gentileza!

• Olá boa noite!!

Hoje recebi um e-mail dizendo que havia tido atualização no meu processo!

Os passos 2 e 3 marcados com o ✅️ e o concluído (esta com o lapis).

Alguém sabe me dizer se demoram para mandar o assento? Quero dar entrada no meu processo.

• @Claudiopsilva

Olhe umas mensagens atrás: a do bicuropos tem a última da ACP (Agosto de 2025).

@FabiFran

Olhe na página 25 desse tópico. As mensagens de Roosevelt e de Vitor tem a última de Lisboa (também Agosto de 2025).

Para ambos: as tabelas referentes a setembro só sairão em meados de outubro. Elas só são atualizadas mensalmente.

• @Chrisfernandes

seu processo é de qual artigo? Enviou quando?

• Processo 1c

Enviei em setembro do ano pa.ssado para o ACP!

Espero ter ajudado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.