Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1222325272836

Comentários

• @belletrice

Olá,

O sistema em justica.gov.pt indica 31 julho de 2023 para o seu pedido? (submetido data)?

• @Rosevelt2692 Boa tarde.

Vc tem a tabela completa?

Não apareceu o art. 1 D (netos).

• Boa tarde, meu processo é de neto. Sou novo no fórum, mas percebo uma certa desorganização na postagem dessas planilhas de atualização do status dos prazos. Acredito ser mais coerente a postagem com as respectivas datas, bem com qual a conservatória, digo, dados verídico da fonte. Muita desinformação nessas postagens.

• @José_Figo_1962

não se preocupe, já já você vai saber só de bater o olho, Lisboa tem demorado 4 anos pra neto, Porto 3.5 anos… então você vai ter tempo para acompanhar kk

Porto não recebe alguns processos como base X , consulado etc , então vendo isso sempre saiba que é a tabela de Lisboa , faltando isso será Porto.

• @belletrice De facto, a tabela deste sítio mostra que 6,1 dos pedidos de julho a setembro foram processados. Aparentemente, os pedidos em linha através de um advogado são mais rápidos, mas a decisão final é tomada com base na data de receção, corrigida em função da falta de documentos, etc. 

• @belletrice

É normal que a tabela da ACP indique "análise/decisão 1ª quinzena de agosto de 2025", mesmo que o seu processo, do mês anterior, aparentemente não tenha tido avanços no site de acompanhamento.

Isso tem a ver com o processo de trabalho da ACP. Eles só iniciam a análise quando as entidades externas (AIMA, PJ...) respondem aos requerimentos enviados pelo IRN. Além disso, parece ser habitual que as bolinhas avancem todas juntas…

É preciso ter paciência e aguardar. O meu processo, por exemplo, é do início de julho 2023 e ainda está na bolinha 1*. Temos membros do fórum com processos de fevereiro 2023 que também continuam na bolinha 1…

Boa sorte, e qualquer novidade, poste aqUI!

• editado September 15

Wow, muito obrigada por todas as respostas! Fico muito mais aliviada pois como não recebemos nenhum contacto escrito, achei que podia haver algum problema que tivéssemos de investigar e intervir 😊

O processo dele é mesmo de 31 de julho de 2023 (ponto 1: submetido), por isso se for como o @Thiago_Lx diz, pode ser que estejam a ver as outras entidades para prosseguir!

Obrigada pela atenção e carinho!

Edit: gramática

• Olá pessoal tudo bem? Alguém poderia informar qual o link devo acessar para obter a tabela (vide abaixo) com as datas da conservatória de Lisboa? E qual linha devo considerar quando se trata de transcrição de Neto? Minha esposa aplicou em Janeiro/23 e até o momento não saiu do status "Submetido" (vide imagem abaixo). Estimo que saia algo em 2027 (4 anos).

Abraços,

• @Vitor Mazini

Pelos casos que estão listados (como base X, art 3.1 e 3.1) dá para saber que essa tabela é de Lisboa, pois esse tipo de processo só pode ser analisado lá. Como se refere ao mês de agosto entendo que é a última atualização.

O caso da sua esposa é Art 1, n 1 alínea d. Pelo que está na tabela eles estão trabalhando os casos que chegaram em Janeiro de 2022, portanto ainda deve levar um tempo para chegar na vez da sua esposa.

• Oi ecoutinho,

Na verdade inclui a tabela da minha mensagem como exemplo, gostaria mesmo é saber onde posso baixá-la. Se for é algum site ou se essa informação é apenas local, onde precisa ir pessoalmente no CRC Lisboa e tirar uma foto.

Abraços,

• @Vitor Mazini normalmente a conservatória responde com a tabela quando voce solicita alguma informação do andamento do processo. não existe site para acessa-la diretamente e também acredito que não fica exposta lá presencialmente. geralmente as pessoas recebem no email e compartilham aqui ou conseguem em outros grupos onde fizeram isso.

• Olá boa noite a todos! Enviei o processo da minha cunhada 3.3 Cidania pelo Casamento em Fevereiro 2024 e ela não recebeu ainda a senha, este prazo é normal ou devo entrar em contato com a Conservatória de Lisboa? Se sim qual o email devo enviar? Agradeço a atenção!

• @simoesval

Se foi fevereiro de 2024, já deveria ter recebido o número e senha do processo. Lisboa, no momento, está mandando as dos processos que chegaram la em novembro de 2024.

Olhou se foi parar no spam ou lixo eletrônico do seu email? Muitas acabam lá.

Pode ligar na Linha de Registro. Preste atenção nos horários. E o guia fala de Skype (que não funciona mais), mas há similares como Viber e Talk360:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos

• Olá, pelo que percebi, não teve alterações nas datas referentes ao Art. 3.1. É isso mesmo?

• Olá a todos,

Espero que estejam todos bem. Apresentei meu caso em 2022, nos termos do Artigo 6, nº 6, da Lei da Nacionalidade, e ainda estou aguardando uma resposta. Já faz algum tempo, e eu queria saber em que fase os casos estarão sendo analisados ​​em setembro de 2025. Quanto tempo vocês acham que devo esperar antes de receber alguma resposta?

Agradeço antecipadamente por compartilhar suas experiências!

• Pessoal, atualizando. Enviei os pedidos de atribuição de nacionalidade portuguesa da minha mãe e minha tia (netas de português) para a CRC Lisboa no dia 24/06/2021. A documentação foi recebida na Conservatória de Lisboa em 28/06/2021 (submetido). Evoluiu para análise em 14/08/2025. Decisão favorável ontem, dia 15/09/2025.

Alguém pode me ajudar com os próximos passos? Como faço para obter o cartão cidadão e o passaporte delas? Obrigado!

• Olá pessoal,

@mathbrito obrigado pela mensagem! Vou pedir por e-mail para eles.

Abraços,

• editado September 16

Boa tarde, para obter essas atualizações, tabelas da CRC de Lisboa e do Porto, qual email devemos contactar para que eles possam ter retorno sobre as atualizações. Somente preciso dos referidos e-mails, desde já grato pela atenção!

• @CarlosASP sim já olhamos no SPAM também, muito obrigada pela sua atenção! vamos ligar :)

• @Pedro_Figueiredo

Os procedimentos vão depender de qual estado (ou país) elas moram; cada lugar tem sua maneira de agendar etc. São presenciais (pois tem que colher biometria).

Pode dar uma olhada nos tópicos:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/tirar-documentos-portugueses

• @José_Figo_1962

rcentrais.aquisicao@irn.mj.pt

• @AndreaFonseca pois é, muito estranho, parece ser o único que não avança.

Já o 3.1 de repente está em Nov/23.

• Olá pessoal, estou no forum a pouco tempo e aproveitei muito as informações que obtive aqui e sou muito grato. Queria compartilhar que minha nacionalidade saiu pelo artigo 6.1 (Tempo de residência), o qual dei entrada em 17/07/2023 pela ACP. Já recebi o assento e tirei o cartão de cidadão e o passaporte mas agora queria solicitar para meu filho menor (15 anos), vi que existem 2 artigos para essa finalidade, o Art 1.1 e o Art 2º, estou na dúvida qual seria o correto e o custo para cada um deles. Entendo que sempre o melhor é enviar para ACP, mas conseguem ajudar ou indicar o tópico dessa discussão? Desde já agradeço.

• @Zach

No caso do seu filho é pelo artigo 2.

• Olá,

Entrei com o processo de nacionalidade para filho maior no Consulado de São Paulo em janeiro de 2023. Infelizmente não sabia dos outros caminhos possíveis na época.

Acabei de criar conta no fórum, porém já obtive muitas informações aqui desde de 2023. Hoje consigo acompanhar o meu processo ligando para a CRC Lisboa (informação que consegui através do fórum).

O meu processo chegou na CRC Lisboa na segunda quinzena de julho de 2024. Na última ligação que fiz, em agosto, me informaram que estão analisando os processos da segunda quinzena de março de 2024. Eu não sabia da existência das tabelas e agora pretendo acompanhar o andamento por elas, pois o meu gasto com ligações para Lisboa está muito alto.

Gostaria de saber se o item que corresponde ao meu caso é esse marcado em vermelho na imagem.

Agradeço a atenção. Abraços a todos!

• editado September 17

@viniciusvidas

Sim, se vc entregou seu processo de filho via consulado de SP é essa linha mesmo. É importante apenas notar que a data que consta na tabela não é a data em que os processos foram entregues no consulado, mas a data em que o consulado mandou o processo para a CRC para "integração" (geralmente aproximadamente 1 ano após a entrega dos documentos no consulado).

Outro ponto importante, para evitar frustração: quando a planilha diz que estão analisando os processos que chegaram na 2a quinzena de março de 2024 não quer dizer que "tudo anterior a essa data foi resolvido". Não é linear assim, pode haver processo de janeiro de 2024 ainda sendo tratado por diversos motivos. A interpretação da tabela deve ser: "alguns processos de março de 2024 já estão sendo avaliados".

Se o seu processo chegou na CRC Lisboa em julho de 2024, você ainda tem alguns meses pela frente, mas a boa notícia é que está "quase lá".

• @bicuropos essa planilha eles mandam no e-mail em resposta automática? Ou está disponível em algum site?

• Os processos de filho maior é inscrição ou transcrição?

• @Ednilson2001

Pode ser qualquer um dos dois, mas se vc entregou por correio, como a maioria aqui, o processo é por transcrição.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.