Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

13031333536

Comentários

• @Thiago_Lx

O meu processo é de maio/2023 , assim como muitos, dei entrada em Lisboa e foi p Porto. E da mesma forma nunca se mexeu p bolinha nenhuma. Ontem mandei email e também recebi a mesma resposta automática, onde no meu caso se aplica a parte da resposta:

"IMPORTANTE: - Processos com data de entrada anterior às indicadas no quadro supra que não se encontrem no estado de decidido: deve-se a fatores externos, como a falta de resposta oficiosa por parte das entidades externas (AIMA, DGAJ, PJ e UCFE), aguardando a receção dos respetivos pareceres – situação aplicável aos artº 1 d), artº 6º nº1 e art.º 6º nº7 LN."

• @Thiago_Lx @Simão_11 nada novo. Bolinha 1

• @Thiago_Lx qual e o email que você enviou, eu tenho um no Porto e nunca respondem

• Meu processo é de Janeiro/2023 na CRC Lisboa e está "para decisão" desde Setembro/2024, ou seja, faz 1 ano que estou a espera da decisão de naturalização, artigo 6.1. Situação desesperadora, pois dependo disso pra planejar minha vida! Meu visto de residente daqui a uns meses vai caducar e essa espera é insuportável.

• @MarcosFigas

arquivocentral.porto@irn.mj.pt

• @compt sempre no estado Submetido desde que o processo foi entregue Fev/23

• @lenacroc a data de setembro se refere a um bug (foi a data de migração para o sistema novo). Seu processo ainda está na primeira etapa.

• @Mafiotecano como consegues saber que o meu processo ainda está na primeira etapa e não conforme o indicado no sistema? Onde encontro esta informação? Obrigada

• @lenacroc existem muitos processos com essa mesma data (que foi a data que o sistema foi migrado). No ritmo real, quando avança para a terceira bolinha, o processo é finalizado imediatamente. Essa data é um bug.

• Alguém tem alguma novidade? Não tem mais nenhuma forma de contato né? Estou ficando sem esperança com isso... @compt, @Simão_11, @lenacroc

• @Bia_C Todos os dias eu entro no sistema para checar e continua sem qualquer atualização. O meu marido está na mesma situação que a minha, nosso processo é do mesmo período (Janeiro/2023).

• @lenacroc complicado viu... Só torcendo agora, tivemos muita má sorte ):

• @compt@Simão_11@lenacroc O grande problema está na consulta da Aima, fui na ACP esses dias e o que está bloqueando a decisão é a carta da aima com a contagem de tempo, o meu é de 02/2023.

Enviem email para Certidoes.Nacionalidade@aima.gov.pt e reclamem talvez isso possa ajudar, pois esse email é exclusivo para solicitar a certidão , embora essa comunicação com o IRN seja automática, talvez isso ajude na resolução.

Baseado na reportagem abaixo, a um ano mais ou menos que estão com esse problema e pelo jeito não resolveram.

https://www.mercadoeeventos.com.br/internacional/falha-na-imigracao-de-portugal-trava-milhares-de-pedidos-de-cidadania-de-brasileiros/

• @rdsilva muito obrigada!! Vou fazer isso.

• @rdsilva Eu mandei a contagem junto com o meu processo e mesmo assim o meu não vai. O meu processo é de junho/2023. :-(

Só se a AIMA precisa mandar um documento deste atualizado, será?

Obrigado

• @rdsilva ainda seguimos no mesmo lugar nada avança nem me apetece verificar o estado do processo

• @Simão_11 com esse captcha de merda....para ver sempre o mesmo estado

• Mandei um email para a irn a solicitar Informações sobre o Estado do Processo de Nacionalidade e responderam o seguinte:

"Exmo(a) Senhor(a),

Todos os processos que migraram para a nova plataforma ficaram no estado “Proposta de decisão”, independentemente do estado em que se encontravam na aplicação antiga. 

O processo aguarda análise.

Devido à carência de meios humanos e ao elevado número de processos estes estão sujeitos a considerável demora.

Estamos a analisar os processos entrados em novembro de 2022, sendo que o tempo de análise demora em função do número de oficiais ao serviço, do número de processos entrados em cada momento e da complexidade dos mesmos, pelo que não é possível dar uma estimativa para a data de conclusão do presente processo.

O processo em apreço, será analisado na sua ordem em estrito respeito pelos princípios de legalidade, igualdade e imparcialidade no tratamento dos interessados (artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo), como não poderia deixar de ser.

Mais se informa que com a celeridade possível será o processo concluído."

CRC Amadora

• A demora geral que todos temos aqui é exclusivamente o atraso da Aima em enviar a certidão de contagem este é o meu caso (02/2023), pois ele foi entrada em formato de papel e só em Dezembro de 2024 foi digitalizado para fazer as consultas. Eu tenho quase certeza quem entrou de forma on line até meados de Agosto/2023 pode ser decidido dentro do tempo, mas depois disso, mesmo o online, pegou a transição do Sef para Aima e nesse caso está parado.

Só há uma forma tentar fazer algo, emails para o IRN, para a AIMA, para algum Jornal, para os orgão competentes e assim verificar se algo muda, acionar algum advogado para verificar o que realmente se passa e buscar alguma solução.

• Bom dia pessoal, recebi um e-mail da CRC de Lisboa pedindo que indicasse os países em que residi. Neste caso, residi 8 meses na Turquia. Sabem o que preciso entregar, exatamente?

Já não me encontro a residir em Lisboa, estou tentando contactá-los via email para saber a morada que devo enviar os documentos, porém sem resposta.

Sabem como abrir nesta situação?

• @souzapsns eles pedem registo criminal de todos os países onde já residiu

• Bom dia

Espero que estejam bem

Eu submeti o pedido de nacionalidade portuguesa no Campus da Justiça em Lisboa ao abrigo do Artigo 6.º, n.º 1, no dia 18 outubro de 2023, e ainda o meu processo continua no mesmo estado inicial no portal, sem qualquer atualização ou progresso e neste momento o pedido encontra-se no ACP (como podem ver na imagem em anexo) Será que alguém se encontre nessa situação?

Obrigado!

• @Bhoye O meu é de 06-11-2023 e também está na fase 1, não entendo tanto tempo eu mandei por correios

• @Bhoye @MarcosFigas o meu de 28-11-2023 segue na mesma, também na ACP. Aqui nessa thread tem gente com processos na ACP de 02-2023 que ainda não foram finalizados, é um descaso total o que está acontecendo. Meu processo é com advogado, mas não muda absolutamente nada, me parece que a única solução é aceitar a impotência e esperar. Há quem judicialize o processo, mas sinceramente acho que não vale a pena. Lembro quando dei entrada no processo, a promessa da advogada era de 12-18 meses, mas cá estamos

• @fnpl1 pois quando mandei o pessoal dizia q em 18 meses a 20 meses na ACP processos 6.1 finalizavam e era até verdade para que fez em 2020/21/22 mas agora é mesmo 29/30 meses que tenho visto serem concluídos. Eu fico indignado é que nenhuma um passo avançou podia estar no passo dois no mínimo.

• @souzapsns vivemos na Irlanda por 2 anos e solicitei os antecedentes de lá a policia por email. Me enviaram por correios e anexamos ao pedido a 2 anos atras.

Solicitamos por orientação do advogado que contratamos para abrir o pedido.

• boa tarde , meu caso é parecido , dei entrada em agosto de 2023 artigo 6.1 por tempo de residencia , nao se mexeu ate hoje .

• @MarcosFigas @fnpl1 @imota A demora realmente tem sido frustrante para todos nós. Tenho a minha tia com processos desde dezembro de 2022 na CRC Lisboa que ainda não tive qualquer avanço, o que mostra que infelizmente o problema é generalizado. Mesmo com acompanhamento de advogado, como é o caso da minha tia também, parece que isso não faz diferença prática no andamento.

No momento, o que nos resta é acompanhar e aguardar, por mais difícil que seja. Também já pensei contratar um advogado para ver se avança alguma coisa, mas sinceramente não sei se traria resultados concretos.

Quando iniciei o processo, também me passaram o mesmo prazo de 12 a 18 meses — e já estamos bem além disso este mês faz 24 meses É desanimador, mas seguimos esperando.

• Tenho processo na ACP desde fevereiro de 2023 e não andou nada, é generalizado o descaso e não há nada a fazer :/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.