transcricao de casamento dos avos, sou neto !
Prezados,
Escrevo para solicitar esclarecimentos sobre a documentação necessária para o processo de atribuição de nacionalidade portuguesa.
Sou neto de cidadãos portugueses por ambos os lados da família. Optei por seguir com o processo pela via materna, pois a documentação parece estar mais organizada e correta com sem necessidade de retificacao.
A situação familiar é a seguinte:
- Meu avô materno nasceu em Portugal (batismo) em 1895.
- Meus avós maternos casaram-se ( registro civil) em Portugal em 1918.
- Minha mãe nasceu no Brasil em 1934, e eu em 1957.
Felizmente, não há divergências nos nomes. Contudo, identifiquei que o casamento de 1918 não consta no Batismo do meu avô.
Gostaria de saber se é um requisito prévio que eu providencie este averbamento de casamento antes de submeter o meu processo.
Por se tratar de Batismo, devo pedir a igreja ?
Muito obrigado pela atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@poge1978
Se os dois antepassados PT se casaram ainda em PT, basta incluir o assento de casamento PT no processo, como documento adicional,
Sua mãe está viva? Se está, será mais rápido fazer primeiro o processo dela como filha de PT (leva por volta de um ano) e, depois da conclusão, fazer o seu já como filho de uma cidadã PT (ela). Mais um ano.
Se fizer direto como neto, no momento está levando uns 4 anos. Caso sua mãe já tenha falecido, aí só como neto mesmo.
Aqui o guia como pedir batismos em PT para fins de cidadania (vale para todo país, exceto os distritos de Braga, Coimbra, Açores e Madeira - cada um desses tem seu próprio método):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
Para o casamento de 1918, use o civilonline. Aqui o guia; leia com atenção até o fim pela questão dos 100 anos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
@CarlosASP
Muito obrigado pela sua ajuda, meu amigo. Agradeço imensamente a atenção que tem me dado.
Infelizmente, minha mãe já é falecida. Tenho uma última dúvida sobre o processo para mim e meus irmãos.
Somos em quatro irmãos interessados na cidadania. Minha pergunta é: podemos montar um único processo base, com os documentos dos nossos avós e de nossa mãe, e depois cada irmão anexa apenas os seus documentos pessoais? Ou seria necessário que cada um de nós providenciasse um jogo completo de certidões desde o avô português?
Para esclarecer, a documentação base seria:
Admiro seu conhecimento e agradeço mais uma vez. Um grande abraço.
@poge1978
A documentação base para netos está aqui. Não mande coisas a mais (por exemplo, esses óbitos). Só atrapalham, pois muitas vezes tem divergências com outros documentos (que são os obrigatórios) e fazem o processo cair em exigência:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
No seu caso específico, se envia a mais o casamento em PT dos ascendentes PT.
Sobre se ainda é possível compartilhar os documentos em comum para os vários requerentes (antes era, depois passou a ter regras mais rígidas), talvez os colegas @ecoutinho @AlanNogueira @texaslady @eduardo_augusto possam te dar a orientação mais atualizada.
@poge1978 @CarlosASP
Cada irmão terá um processo (e uma taxa) separado, mas nesse caso é possível pedir a apensação para que todos os processos compartilhem os documentos comuns (certidões portuguesas dos avós e certidão da filha dos portugueses).
Para isso os processos precisam ser apresentados todos no mesmo dia (envia no mesmo envelope mas cada um separado) e com o requerimento que sejam apensados para que os documentos dos ascendentes portugueses e da filha do português sejam compartilhados eles.
Apensação de Processos
Bom dia, @CarlosASP
Agradeço novamente pela sua ajuda.
Estou escrevendo pois encontrei um obstáculo ao preencher o pedido de batismo no sistema CRAV. O sistema me retornou a seguinte mensagem: "Se mesmo assim pretender avançar com o pedido tem de inserir uma justificação na Informação adicional."
Você poderia me orientar sobre como devo proceder ou o que devo escrever neste campo de justificação?
Tenho receio de Errar!
Aproveito também para esclarecer uma dúvida crucial sobre os documentos da minha mãe. Na certidão de nascimento, o nome dela consta como "Olga Soares da Rocha". Após o casamento no Brasil, a certidão de casamento informa que ela passou a se chamar "Olga Soares". Este nome de casada, "Olga Soares", foi o que passou a constar no registo de nascimento dos filhos, incluindo o meu.
Gostaria de saber se a divergência entre o nome de solteira original dela e o nome que consta no meu próprio nascimento poderá me causar algum problema no processo.
Grato pela atenção e desejo um ótimo dia.
@poge1978
A justificativa é pra que vc quer esse documento. No seu caso, "documento necessário para fundamentar pedido de nacionalidade portuguesa." Só isso, sem enrolação.
Segunda pergunta: nasceu Olga Soares da Rocha (nome que consta na certidao de nascimento da propria Olga), passou a se chamar Olga Soares a partir do casamento (consta da certidao de casamento que passará a se chamar assim, sem o "da Rocha"). Problema nenhum, manda ver.