transcricao de casamento dos avos, sou neto !

Prezados,

Escrevo para solicitar esclarecimentos sobre a documentação necessária para o processo de atribuição de nacionalidade portuguesa.

Sou neto de cidadãos portugueses por ambos os lados da família. Optei por seguir com o processo pela via materna, pois a documentação parece estar mais organizada e correta com sem necessidade de retificacao.

A situação familiar é a seguinte:

• Meu avô materno nasceu em Portugal (batismo) em 1895.
  • Meus avós maternos casaram-se ( registro civil) em Portugal em 1918.
  • Minha mãe nasceu no Brasil em 1934, e eu em 1957.

Felizmente, não há divergências nos nomes. Contudo, identifiquei que o casamento de 1918 não consta no Batismo do meu avô.

Gostaria de saber se é um requisito prévio que eu providencie este averbamento de casamento antes de submeter o meu processo.

Por se tratar de Batismo, devo pedir a igreja ?

Muito obrigado pela atenção.

Comentários

• @poge1978

Se os dois antepassados PT se casaram ainda em PT, basta incluir o assento de casamento PT no processo, como documento adicional,

Sua mãe está viva? Se está, será mais rápido fazer primeiro o processo dela como filha de PT (leva por volta de um ano) e, depois da conclusão, fazer o seu já como filho de uma cidadã PT (ela). Mais um ano.

Se fizer direto como neto, no momento está levando uns 4 anos. Caso sua mãe já tenha falecido, aí só como neto mesmo.

Aqui o guia como pedir batismos em PT para fins de cidadania (vale para todo país, exceto os distritos de Braga, Coimbra, Açores e Madeira - cada um desses tem seu próprio método):

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

Para o casamento de 1918, use o civilonline. Aqui o guia; leia com atenção até o fim pela questão dos 100 anos:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

• editado August 21

@CarlosASP

Muito obrigado pela sua ajuda, meu amigo. Agradeço imensamente a atenção que tem me dado.

Infelizmente, minha mãe já é falecida. Tenho uma última dúvida sobre o processo para mim e meus irmãos.

Somos em quatro irmãos interessados na cidadania. Minha pergunta é: podemos montar um único processo base, com os documentos dos nossos avós e de nossa mãe, e depois cada irmão anexa apenas os seus documentos pessoais? Ou seria necessário que cada um de nós providenciasse um jogo completo de certidões desde o avô português?

Para esclarecer, a documentação base seria:

1. Nascimento do avô (em Portugal)
    2. Casamento dos avós (em Portugal)
    3. Óbito do avô (no Brasil)
    4. Nascimento da mãe (no Brasil)
    5. Casamento da mãe (no Brasil)
    6. Óbito da mãe (no Brasil)
    7. nascimento dos requerentes

Admiro seu conhecimento e agradeço mais uma vez. Um grande abraço.

• @poge1978

A documentação base para netos está aqui. Não mande coisas a mais (por exemplo, esses óbitos). Só atrapalham, pois muitas vezes tem divergências com outros documentos (que são os obrigatórios) e fazem o processo cair em exigência:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

No seu caso específico, se envia a mais o casamento em PT dos ascendentes PT.

Sobre se ainda é possível compartilhar os documentos em comum para os vários requerentes (antes era, depois passou a ter regras mais rígidas), talvez os colegas @ecoutinho @AlanNogueira @texaslady @eduardo_augusto possam te dar a orientação mais atualizada.

• editado August 21

@poge1978 @CarlosASP

Cada irmão terá um processo (e uma taxa) separado, mas nesse caso é possível pedir a apensação para que todos os processos compartilhem os documentos comuns (certidões portuguesas dos avós e certidão da filha dos portugueses).

Para isso os processos precisam ser apresentados todos no mesmo dia (envia no mesmo envelope mas cada um separado) e com o requerimento que sejam apensados para que os documentos dos ascendentes portugueses e da filha do português sejam compartilhados eles.

Apensação de Processos

• Bom dia, @CarlosASP

Agradeço novamente pela sua ajuda.

Estou escrevendo pois encontrei um obstáculo ao preencher o pedido de batismo no sistema CRAV. O sistema me retornou a seguinte mensagem: "Se mesmo assim pretender avançar com o pedido tem de inserir uma justificação na Informação adicional."

Você poderia me orientar sobre como devo proceder ou o que devo escrever neste campo de justificação?

Tenho receio de Errar!

Aproveito também para esclarecer uma dúvida crucial sobre os documentos da minha mãe. Na certidão de nascimento, o nome dela consta como "Olga Soares da Rocha". Após o casamento no Brasil, a certidão de casamento informa que ela passou a se chamar "Olga Soares". Este nome de casada, "Olga Soares", foi o que passou a constar no registo de nascimento dos filhos, incluindo o meu.

Gostaria de saber se a divergência entre o nome de solteira original dela e o nome que consta no meu próprio nascimento poderá me causar algum problema no processo.

Grato pela atenção e desejo um ótimo dia.

• @poge1978

A justificativa é pra que vc quer esse documento. No seu caso, "documento necessário para fundamentar pedido de nacionalidade portuguesa." Só isso, sem enrolação.

Segunda pergunta: nasceu Olga Soares da Rocha (nome que consta na certidao de nascimento da propria Olga), passou a se chamar Olga Soares a partir do casamento (consta da certidao de casamento que passará a se chamar assim, sem o "da Rocha"). Problema nenhum, manda ver.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.