Buscando certidão de nascimento de português
Olá! Gostaria de pedir ajuda para encontrar a certidão de nascimento, casamento e de morte do meu biso, Eduardo Teixeira. Ele nasceu em Portugal, no município de monção, na freguesia de longos vales no dia 26/4/1902, era carpinteiro, veio para o Brasil-rio de janeiro com 26 anos, solteiro. seu pai era Joaquim Teixeira, sua mãe Maria Pereira.
casou-se no dia 26/6/1943 no estado do Rio de Janeiro, município Itaguaí, 5 distrito de vila de coroa grande, Brasil, com Delfina de Jesus Teixeira. Seu escrivão foi Mário Tavares, folhas 84v-85v, do livro número 3. Casaram-se pelo regime de comunhão de bens. Sua esposa delfina de Jesus Teixeira, nasceu no dia 26/6/1924 e tiveram 4 filhos. Carmen, Alberto, Carlos e Ana Maria.
Eduardo Teixeira faleceu no dia 24/10/1985, no hospital Cardoso fontes, endereço avenida Menezes cortes 3245, Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e foi sepultado no cemitério de Jacarepaguá.
Eu encontrei o ID dele no site cepese. ID170044
estou buscando documentos dele para entrar com pedido de cidadania da minha avó e posteriormente, o meu, e ficaria muito agradecida de vocês puderem me ajudar
Comentários
@AnaLemos
Batismo 12/1902 Longos Lagos, Monção
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/a8140a6a5ab04cc1a787ee9c6ec5fe39?isRepresentation=false&selectedFile=52064959&fileType=IMAGE
Obito https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77PF-QMZM?lang=pt (não precisa para nacionalidade)
@AnaLemos , batismo de Eduardo em Longos Vales (no. 12, continua na página seguinte):
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/a8140a6a5ab04cc1a787ee9c6ec5fe39?isRepresentation=false&selectedFile=52064959&fileType=IMAGE
Por que você precisa do casamento e do óbito? A esposa era brasileira ou portuguesa? E ele foi o declarante do nascimento da sua avó (foi ele quem foi ao cartório dizer que ela nasceu)? Isso estará escrito no registro de nascimento dela (versão completa).
EDIT: parece que eu e o @AlanNogueira estamos sem sono. 😁
EDIT 2: O casamento: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DH5S-PJG?wc=9G5H-PYS%3A113332701%2C113332702%2C113905801%26cc%3D1582573&cc=1582573&lang=pt&i=86
Verifique com o pessoal que sabe mais da parte documental, mas segundo o casamento sua bisavó nasceu no Brasil. Neste caso, desde que o declarante do nascimento da sua avó (filha do casal) seja ele, ACHO que você não precisa mandar o casamento (menos custo com documentos e menos risco de encontrarem alguma inconsistência de dados). Mas, como disse, confirme com o forum antes de decidir. Já o óbito, só se usa em casos especialíssimos, quando o conservador pede para checar alguma informação - em resumo, você não deve mandar, em princípio.
Olá @andrelas!
caramba! Eu fiquei MUITO surpresa com a rapidez da resposta de vocês! Eu achava que ninguém iria me responder kkkk
vamos lá. Eu verifiquei que para entrar com o pedido de cidadania da minha avó (sendo filha de português) precisaria da certidão de nascimento dele e dela, ambos atualizados, do termo de consentimento assinado e do valor pago, por isso estou atrás da certidão de nascimento dele. Como ele nasceu em 1902, seria a de batismo.
em um vídeo no YouTube, indicavam ter em mãos a certidão de casamento e óbito desse parente para caso eles venham a pedir, eu já ter onde mandar imprimir, pois já sei onde está.
Vi aqui no site que a melhor forma para entrar com o pedido de cidadania portuguesa seria pelo arquivo central de Porto - ACP, e que levaria 6 meses. Essa informação está correta? Qual seria a melhor forma de entrar com esse pedido?
o meu plano é: entrar com o pedido de cidadania pela minha avó, e posteriormente com o meu. Também poderia me ajudar a entender o que eu devo fazer para entrar com a minha cidadania?
@AlanNogueira, obrigada também pelos documentos! Vocês foram incríveis
obrigada @andrelas e @AlanNogueira !!!
alguem sabe me dizer onde encontro a certidão de batismo com validade legal? Ou me ajudar com o nome da igreja? Vi que o Alan colocou “Batismo 12/1902 Longos Lagos, Monção”, tentei ler o documento mas entendi pouquíssimas letras. Pra ter o documento com valor legal preciso pegar diretamente com a igreja
@AnaLemos siga este guia Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)
Boa tarde!
Olá! Sou Alex Melo, novo por aqui, necessito de ajuda para iniciar o processo de cidadania.
Meu caso é o seguinte:
Filho de português falecido no Brasil;
Nascido em Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo), em 1948, já possuo o número do assentameto, pois já está digitalizado;
Ocorre que, ele morreu no Brasil, em 1974, e com o passar dos anos, todos os documentos dele foram perdidos, com exceção da certidão de óbito, tenho interesse em iniciar o processo de cidadania, e gostaria da ajuda dos foristas.
@Asfmelo, se você tem o número do assento, não deve precisar de mais nada, no máximo a transcrição do casamento.
Se a esposa não for portuguesa e ele tiver sido o declarante do seu nascimento no primeiro ano de vida, o único documento dele que vai precisar é o assento de nascimento.
Siga o guia do fórum:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
@SergioM Excelente, obrigado!