Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1160616071609161116121624

Comentários

• Que incrível notícia @eduardo_augusto

Logo, todos os mais antigos do fórum terão seus processos finalizados.

Comemore bastante. Parabéns.

• @eduardo_augusto

Aehhhh!!! 🥳 🎉 Parabéns, português!!!! Comemore com umas sardinhas na brasa e ginginha!!

• @eduardo_augusto Parabéns, luso-amigo! Agora és português de fato e de direito! Bora comemorar com um bom pastel de nata e um brinde à tua nova nacionalidade! 🥂

• Olá queridos, tudo bem?

Tenho algumas dúvidas, espero que vcs consiga me ajudar!!

Minha prima é filha de pais Portugueses, eles se casaram aqui no Brasil, porém o pai dela antes de se casar com a minha tia já era casado só que a ex-esposa faleceu. Depois casou com a minha tia.

A minha dúvida é como pelo pai dela acredito que seja mais complicado fazer a cidadania por precisar fazer transcrição de casamento e tudo mais, se eu posso fazer somente pela minha tia que é portuguesa tbm!

Nesse caso quais os documentos vou precisar para fazer a cidadania da minha prima!?

Obs.: Os dois já são falecidos, tanto o pai quanto a mãe português!

Obrigada ❤️

• @AleAbreu

Sendo ambos os pais portugueses, acredito que cobrarão sim a transcricao do casamento.

Teria que fazer a trancricao do primeiro casamebto, a comunicacao dd obito da primeira esposa e a transcricao do segundo casamento.

Eu tive uma situacao parecida, mas nao identica, mandei tudo de uma vez so para o consulado do rio, inclui um requerimento pedindo para que fizessem na ordem certa. Fizeram tudo direitinho.

• @eduardo_augusto ,

Parabéns, demorou mais este dia chegou. Muito sucesso em seus projetos!

• @joaocg Seu processo de nacionalidade de neto foi distribuído quando? e estava no Porto ou Lisboa? O processo do meu pai não anda por nada...

• @Guilherme40 foi enviado em abril/21. Chegou dia 14/05/21 na CRC, mas por algum motivo, registraram a entrada como sendo dia 27/05/21. Não teve exigência e permaneceu em Lisboa. No sistema antigo, chegou a ir para a bolinha 2. No sistema novo, andou pra bolinha 2 em janeiro e estava desde então parado.

• @eduardo_augusto

Parabéns pela sua conquista ! Foram muitas emoções. Mas com certeza valeu a pena. Feliz em poder participar de sua alegria.

• @JulianaGarciaVaz é mais rápido enviar para o Porto, todos os processos enviados aos consulados são distribuídos para Lisboa, onde há uma concentração muito grande, gerando muitos atrasos, dê preferencia ao envio direto.

• pessoal, boa tarde!

Realizei o processo do meu vo de cidadania e deu tudo certo, estou fazendo agora da minha mãe mas acabei me esquecendo se precisa da certidão de antecedentes criminais ?

Reuni os seguintes documentos:

Assento do Portugues

Certidão de Nascimento Inteiro Teor Repografica e Apostilada

• @eduardo_augusto

No caso vamos então fazer a transcrição do primeiro casamento do meu tio, com os documentos para a transcrição podemos enviar o óbito da primeira esposa já ou só quando for concluído processo?

• editado August 15

@jhonyseler

Para o processo de sua mãe siga o guia abaixo. Leia de ponta a ponta, siga-o e a tendência é o processo ser aprovado sem dores de cabeça.

Respondendo à sua pergunta: processo de filho não precisa de antecedentes criminais e não há nenhuma condicionante, basta que a perfilhação tenha sido estabelecida na menoridade.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

• @AleAbreu

Se vai fazer a transcrição do casamento pelo consulado do Rio, pode mandar junto. Eu fiz isso.

Mas tem que fazer requerimentos separados: um para a transcrição do primeiro casamento, outro para o óbito e mais um para o segundo casamento. Nos links abaixo tem os requerimentos.

Colocaria tudo em pastas separadas, cada uma com seu "título" (Transcrição do primeiro casamento de xxx; óbito da primeira esposa... etc) e tudo isso junto em um envelope para o consulado do Rio.

Como o colega sugeriu, colocaria uma folha de rosto, sem enrolar demais no texto, dizendo que está mandando pedidos de transcrição do primeiro casamento, óbito da primeira esposa, e casamento com a segunda esposa de Fulano de Tal.

Leia as instruções do consulado do Rio. Preste atenção aos detalhes, ao que tem que ser apostilado, se a certidão é de inteiro teor, etc:

https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-dois-cidad%C3%A3os-portugueses

https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-%C3%B3bito-de-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a

A taxa para cada casamento é 120 euros. Óbito é grátis. Só terá que pagar depois de eles olharem a documentação e dizerem que está tudo correto.

• @eduardo_augusto

Parabéns pela conquista👋 Te desejo tudo de bom e agradeço toda ajuda que me deu.

Sucesso na sua nova jornada🙏🙌

• Oi pessoal tudo bem ?

Estou preenchendo o formulário 1C e estou com dúvida, por favor poderiam me ajudar nas dúvidas a seguir

No campo de restituição de valores , devo preencher esse campo? ou posso deixar em branco ?

Sobre reconhecimento de firma estou realizando para eu mesma a cidadania tem 2 campos do declarante devo assinar no campo de cima ou de baixo ? outra dúvida seria sobre a unificação de folhas em cartório precisa unificar elas grampeamento e colocando carimbo no cartório nessas folhas ou só reconhecer a firma mesmo autêntica e mandar junto com as outras folhas separados ?

desde já agradeço

• editado August 18

@Jessicacosta

No campo de restituição de valores , devo preencher esse campo? ou posso deixar em branco ?

Pode deixar em branco. Só faz sentido preencher se tiver uma conta bancária em Portugal.

Sobre reconhecimento de firma estou realizando para eu mesma a cidadania tem 2 campos do declarante devo assinar no campo de cima ou de baixo ?

Assine apenas no primeiro. Observe que você precisa levar ao cartório sem data e sem assinar. Quando o funcionário conferir seu documento de identidade e autorizar, você assina e coloca data na frente dele para que seja feito reconhecimento por autenticidade.

outra dúvida seria sobre a unificação de folhas em cartório precisa unificar elas grampeamento e colocando carimbo no cartório nessas folhas ou só reconhecer a firma mesmo autêntica e mandar junto com as outras folhas separados ?

O cartório sabe como fazer, mas leve todas as folhas do documento (inclusive as que só tem as instruções). O conjunto é numerado (Pag 1 de 4, Pag 2 de 4, Pg 3 de 4 e Pg 4 de 4), leve completo para que eles juntem lá após reconhecer a firma e você mande o documento completo para a conservatória.

• @eduardo_augusto que notícia boa!!! Parabéns!!!!

• Pessoal, boa tarde!

Já faz cerca de 1 ano que realizei o processo de cidadania do meu avô, agora irei iniciar o processo da minha mãe porém após verificar a relação de documentos https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/ me surgiu uma dúvida.

Meu avô é casado no Brasil com a minha Avó, eu preciso realizar a transição de casamento? Pois quando eu fiz o processo de cidadania do meu avô eu não enviei nenhum documento de certidão de casamento, o declarante da minha mãe é meu avô (português) e não houve nenhuma alteração de nome de ninguém

• @ecoutinho

muito obrigada mesmo pela informação ;

mais esqueci de mencionar uma coisa , tive inclusão de sobrenome por motivo de casamento ,também estou enviando meu assento de casamento em inteiro teor digitada e apostilada , a dúvida seria como escrever no formulário ,

Assinalar o campo de outros documentos , indicar quais ….. Como devo escrever nesse campo ?

( somente ) Assento de casamento do requerente ?

ou

Assento de casamento do requerente em inteiro teor para comprovação de inclusão de apelido ?

ou algo diferente , por favor poderia me ajudar nisso também ?

muito obrigada

• @Jessicacosta

Apenas “Certidão de casamento da requerente” é suficiente.

• @ecoutinho

Muito obrigada mesmo pelas informações

• @jhonyseler

Seu avô PT casou no BR com uma mulher PT ou BR? Se ela for PT, aí precisaria transcrever o casamento.

Seu avô PT declarou o nascimento de sua mãe na menoridade (antes de um ano, de preferência)? Se declarou, não precisa transcrever o casamento.

• Bom dia pessoal!

Gostaria de compartilhar o meu processo de atribuição por Neto, iniciado em Nov/21 e que até o momento não foi concluído, sendo que ao consultar via portal, o mesmo ainda consta como "recebido" apenas. Meu receio é que tenha ocorrido algum problema com a solicitação, porém, venho acompanhando este fórum e vejo que a grande maioria dos processos estão bem atrasados. Alguém saberia informar em qual mês o ACP esta analisando os processos do artigo 1°D?

• Caríssimos amigos e colegas deste fórum, em especial: @eduardo_augusto @@Destefano @caiofaria @ecoutinho @andrelas @danazulayfarias e outros...

EIS QUE MINHA SAGA CHEGA AO FIM:

Inclusive foi a DI RE TO RA do ACP Porto quem despachou pessoalmente.

Eternamente grato a todos vocês, inclusive pelo OCEANO de paciência, com direito a choros e risos ao mesmo tempo...

Meu mutíssimo obrigado e boa sorte com muito suco de maracujá, rivotril e ansiolítico kkkkkkkk

hahahaha

Que todos possam ter seus respectivos processos concluídos logo logo

• editado August 19

@jpvecchi

Aehhhh 🥳🎉🎉🎉🎉🎉 Parabéns!!

O cara é tão importante que não foi qualquer conservador quem aprovou, foi a chefa-mor do ACP 😂

Parabéns pela conquista e comemore muito!

• Parabéns @jpvecchi ! Mais um pouco e era o próprio Marcelo Rebelo quem ia despachar seu processo!!! 😁 Para nós, é um sentimento conflitante: por um lado, ficamos felizes por você; por outro, não teremos mais o prazer de fazer piadas sem fim com a demora do seu processo! 😂

Brincadeira! Fico feliz que tenha se resolvido!

• @jpvecchi Uhuuuuu!!!!! Parabéns!!!! Felicidades!!

• Parabéns @jpvecchi! Finalmente!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.