Solicitação documentos plataforma CRAV

Bom dia ..

Pessoal, solicitei o documento de batismo do meu avô na plataforma CRAV porém pedi o documento em formato digital.

Vou enviar o processo por correios, é possível imprimir esse documento digital e colocá-lo no processo ou preciso pedir novamente esse documento impresso ?

Alguém já fez nesse formato e deu certo ?

Qual o formato mais eficaz ? Obrigado!

Comentários

• Bom dia ..

Os valores ainda estão em €175,00 ? Esses devem ser pagos para ter acesso ao formulário 1D ?

Há outras custas após a análise na ACP ?

Caso em ACP encontrem divergências na análises dos documentos eles notificam e solicitam correção ou descartam o processo ?

• @Camylla

Vou enviar o processo por correios, é possível imprimir esse documento digital e colocá-lo no processo ou preciso pedir novamente esse documento impresso ?

Você deveria ter pedido a certidão do tipo analógica (suporte em papel, com carimbo em relevo). Use as instruções no link abaixo com o passo a passo para emitir o documento no formato correto.

Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)

Os valores ainda estão em €175,00 ? Esses devem ser pagos para ter acesso ao formulário 1D ?

Ao pagar a taxa você receberá por email uma versão do formulário 1d "customizado" com o número de confirmação do pagamento no cabeçalho. Use esse PDF para preencher e mandar junto ao processo.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

Impressão e assinatura de formulário de solicitação de nacionalidade

Há outras custas após a análise na ACP ?

Não para o processo de nacionalidade é apenas isso. Após analisarem vão mandar lavrar um assento de nascimento português em nome do novo português. Em teoria eles mandam um pdf desse assento de nascimento, mas é comum ele nunca chegar. É recomendável entrar no civil online, pagar uma taxa de 10 euros para receber o assento de nascimento.

Caso em ACP encontrem divergências na análises dos documentos eles notificam e solicitam correção ou descartam o processo ?

Nenhum processo é simplesmente descartado. Se encontrarem algo errado eles notificam dando um prazo para responder, apontando a inconsistência. Podem pedir apenas esclarecimentos ou correção do problema. O processo só é indeferido se o requerente não corrigir o problema e nem pedir mais prazo para resolver.

• @ecoutinho eu já tinha o formulário preenchido e com a assinatura reconhecida. Agora paguei a tava e vi que recebi exatamente o mesmo formulário, porém com esse cabeçalho customizado. O certo seria enviar somente o formulário customizado? Pelo jeito vou ter que reconhecer assinatura novamente, né?

• @pablo_santos

Não precisa. Imprima o email que recebeu e mande junto. Lá tem os dados para confirmação de pagamento.

• @pablo_santos muito obrigada!

• @ecoutinho Estamos trabalhando aqui para reconhecer a cidadania portuguesa da minha mãe através do avô portugues; ela é casada com meu pai. Como funciona a cidadania para o meu pai ? É necessário pagar a taxa de € 175 para o meu pai também ? Assim serão 02 taxas da minha mãe e do meu pai ?

• @Camylla

Como funciona a cidadania para o meu pai ?

Seu pai só poderá dar entrada no pedido dele depois que sua mãe for portuguesa e o casamento deles estiver transcrito. Sugiro por enquanto focar na sua mãe.

É necessário pagar a taxa de € 175 para o meu pai também ? Assim serão 02 taxas da minha mãe e do meu pai ?

Quando sua mãe for portuguesa, precisará transcrever o casamento dos seus pais (taxa de 120€) e pagar a taxa do processo de aquisição de nacionalidade pelo casamento (formulário modelo 3, taxa de 250€).

Pode parecer muito dinheiro, mas como sua mãe tem uma espera de 4 anos pela frente, sugiro todo mês comprar 10€ e guardar. Ao final dos 4 anos terá 480€, que permite pagar todas as taxas e o dinheiro que sobrar provavelmente cobre o custo com as certidões em cartório que precisará emitir.

• MuitoObrigada pelos esclarecimento! @ecoutinho

Quanto a taxa de € 175, realizei o pagamento e já chegou um email com o recibo e o formulário. Quanto ao formulário 1- D o preenchimento é no computador ou deve ser manual ?

Estou realizando esse processo em nome da minha mãe, moro no Mato Grosso do Sul e minha mãe no Rio Grande do Sul; é arriscado ou tem algum modelo de procuração que podemos utilizar ?

A procuração deve ser apostilada além de reconhecimento de firma e pública ?

Obrigada!

• @Camylla

Tanto faz ser à mão ou por computador.

É mais simples você preencher todo o formulário, deixando em branco apenas a data e assinatura. Manda o formulário preenchido para sua mãe levar, assinar e datar em um cartório no RS, na frente do escrivão. Para poder ser reconhecido por autenticidade. Não pode ter a assinatura reconhecida por "semelhança" (quando a pessoa não assina frente do escrivão).

É menos trabalho que teria para fazer uma procuração etc. Ela teria que ir em um cartório do mesmo jeito para assinar a procuração e depois você também teria que ir em um para reconhecer a sua assinatura no formulário (como procuradora) por autenticidade também

Você pode manter no formulário o seu email como o de contato para o processo. Assim, qualquer comunicação (inclusive o número e senha do processo) será enviada para você. Fiz isso para processos de familiares espalhados em outros estados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.