Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1159916001602160416051624

Comentários

• editado July 23

@ecoutinho Como que tá a situação do processo da sua prima, ela já recebeu atualização do Local do Pedido?

E quanto ao pessoal que teve redirecionamento pra Lisboa, até agora acho que só foram as duas pessoas que eu citei acima, correto?

edit: Achei a primeira pessoa que reportou redirecionamento aqui no fórum, foi o @ronaldorj. Também teve o @Bentinho, que disse que o processo de um conhecido entregue no início de junho e senha recebida no fim de junho, também foi redirecionado pra Lisboa. Então parece que há um certo padrão aí. Depois dessas 4 pessoas e desse período de tempo, não vi mais ninguém reportar redirecionamento.

• @daniel04 sim, 1C maior é o pai do meu sogro nasceu em Mozelos

• editado July 23

Certidão da minha mae chegou. Não foi pelo civil online mas pelo e-mail do Arquivo do Porto após cobrança minha. O civil online disse que a certidão não tinha sido emitida ainda e que tinha sido enviado para Conservatória do Registo Civil de Lousada.

@Anclau mandei, além do civil online, para arquivocental.porto@irn.mj.pt pra reclamar e eles me mandaram.

Na certidão da minha mãe consta que foi emitida automaticamente pelo sistema após o despacho (no mesmo dia). Creio que quando o cívil online indica que a "certidão ainda não foi emitida, e foi enviada para a CRC xxx" é pq a CRC vai prestar o serviço de emissão e envio para o civil online, não se tratando da transcrição após o despacho de conclusão do processo, pois o mesmo é feito de forma automática (eu tava achando que, pela resposta da CRC, a certidão da minha mãe não tinha sido gerada ainda. Me equivoquei)

Veio com o nome de casada e com o sexo masculino e sem o nome dos avós. Pedi para retificarem. Vamos ver quanto tempo demora agora..

• To muito puto com meu processo indo pra Lisboa. Tá dando três anos pra 1C filho maior?

• @Godoiw no momento 41 meses.

• @Godoiw é meu amigo, você entrou nessa longa e eterna fila da CRC, infelizmente!

Se meu processo não tivesse sido redirecionado pra Lisboa, já teria finalizado a muito tempo. Mas o prazo é esse que a @guedesmarcia passou mesmo, até o momento.

• @daniel04 Alguma novidade? Enviei a minha documentação hoje via CTT, amanhã chega ao ACP (moro em Barcelos atualmente) e estou na corrente de oração forte já!

• @BPiazza Ainda não recebi atualização do Local do Pedido. Mas creio que atualize esta semana ainda.

• Mandei outra denúncia, só que desta vez, com os prints de tela do E-mail da sra Conservadora, Lígia Carneiro, onde a mesma disse em 16/05/25 que o processo(meu) iria " tramitar em breve, mas esse breve é " de tuga mesmo "...

Bem como aproveitei o gancho e coloquei do meu irmão parado também.

Sendo que já vários terminaram, de data posterior!

• Boa noite a todos!

Gosraria de uma informação . Tenho o Batista do avô português, mas a mãe já faleceu , como é o processo para passar para o filho ?

Tem alguém que possa me ajudar?

• editado July 24

Tava pensando cá com os meus botões. Quem me mandou a chave foi a Carla Ribeiro. Ela deve ter acesso aos processos de Lisboa. Pra quem está esperando alguma notícia de chave talvez outros e-mails possam ajudar.

• Bom dia à todos!

@ecoutinho, por favor, me ajuda com essa dúvida.

Estou me preparando para dar entrada no 1C de meu filho maior. Ele mora na Alemanha e eu farei todo o processo para enviar à ele, que irá ao Consulado Português de lá para assinar o requerimento e autenticar a cópia do passaporte.

Eu quero preencher o formulário aqui no Brasil para não ter erros. Porém, quando vou ao site de pagamento do requerimento, eles perguntam se o requerente é o meu filho. O que coloco? Eu estarei pagando e aguardando o e-mail com o requerimento para preencher, mas ele é quem assinará e enviara para a ACP via Frankfurt.

obrigada pela ajuda.

• editado July 24

Alguém tem o requerimento de passaporte para dar entrada em Brasília?

O que tenho é com referência ao Consulado do Rio de Janeiro.

obrigada

• editado July 24

@Valeria_Peixoto

Vai preencher como no exemplo abaixo. O endereço e telefone devem bater com o que consta no cadastro do banco que emitiu o cartão de crédito.

• @Valeria_Peixoto

Porém, quando vou ao site de pagamento do requerimento, eles perguntam se o requerente é o meu filho. O que coloco?

O nome do seu filho. Ele é o requerente do pedido de nacionalidade portuguesa.

• editado July 24

@Valeria_Peixoto

Alguém tem o requerimento de passaporte para dar entrada em Brasília?

Já verificou no site do posto consular da embaixada em Brasília? Na maioria dos consulados você não precisa levar formulário preenchido. Basta agendar, se apresentar na data com o seu cartão de cidadão em mãos e pagar a taxa para emissão do passaporte. Os dados todos vêm do cadastro do cartão de cidadão.

• Muito obrigada @ecoutinho e @daniel04

Vou começar mais esse processo de angústia.

🙏🏻🙏🏻

• @Valeria_Peixoto

boa tarde !

Não fique angustiada não,

é um processo muito simples tudo feito no local mesmo, basta agendar,

meu irmão acabou de fazer e recebeu na casa dele ontem em 6 dias corridos,

não esqueça de levar o seu CC ok !

vai dar tudo certo !

• @AdrianaMacedo 🙏🏻💪

obrigada, Adriana!

• @daniel04

Como que tá a situação do processo da sua prima, ela já recebeu atualização do Local do Pedido?

Hoje o sistema atualizou e felizmente o processo se manteve no ACP.

• @ecoutinho Agora é só alegria então. O meu deve atualizar amanhã, até agora não estou tendo muita sorte kkkk. 5 semanas pra receber a senha e 1 semana pra atualizar o local, vamos ver se vou azarar novamente.

• FMassaFMassa Member

Boa tarde meus amigos! O processo de atribuicao da minha amiga foi concluido em maio, mas ainda nao recebeu l assento. Vale a pena pedir no civil online? Quanto tempo eles levam pra entregar? Mandamos email pra acp mas faz 1 semana sem resposta

• @FMassa Civil Online geralmente é pra demorar uns 3 dias úteis. Passando disso, mande email.

Parece que a ACP não tem enviado o assento automaticamente, eu acho melhor tu pagar os 10 euros mesmo e pegar pelo Civil.

• Boa Tarde!

Só para eu ter uma noção... quanto tempo que a ACP está levando para enviar a senha no e-mail?

Isso depende do tipo do processo? Ou para todos é o mesmo tempo para enviar a senha?

Confesso que estou um pouco ansiosa!😚

• editado July 25

Bom dia.

Resumir o meu relato pra ajudar quem puder. @FMassa

Após a conclusão do processo, ACP não me mandou a certidão. Pedi, então, no civil online o Assento.

O civil online demora a responder. Mandei vários e-mails. Quando responderam disserem que o pedido foi enviado pra CRC de Lousada, marcando eles no e-mail de resposta. Mesmo assim não enviaram.

Envie então e-mail para a ACP que me enviou, enfim, o Assento (civil online até aí não mandou). Vejo que o tempo de resposta da ACP é melhor que do civil online.

A certidão veio com muitos erros (Nome de casada, sexo Masculino, sem o nome dos avós.) mandei e-mail questionando pra ACP e eles retificaram no dia seguinte os pontos com erro (inclusive o nome dos avós), adicionando também o nome da cidade da minha mãe (Rio de Janeiro, que também não veio. Veio só o nome do País).

Mas, mesmo após informarem que foi retificado não mandaram o assento em resposta. Apenas responderam ao e-mail dizendo que fizeram.

Mandei então e-mail pra Lousada (CRC pra qual o civil online enviou o pedido de certidão) e eles responderam minutos depois com o assento, onde pude conferir se estava tudo certo.

Entre a conclusão do processo (14/08/2025) e a solução final com envio da certidão corrigida (25/07/2025) foram 12 dias pra resolver.

Tem que ter paciência e tranquilidade pra resolver mas não dá pra deixar solto TMB pq se não, não resolve.

Enfim, recomendo pedir primeiro pra ACP pq eles tem que enviar uma via, conforme a lei que eles mesmo apontam no e-mail informando a conclusão do processo (..."Em breve, vai receber por email uma cópia informativa do registo de nascimento, sem custos, ao abrigo do n.º 4, do artigo 50º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, que não é necessária para pedir o seu cartão de cidadão"...)

• FMassaFMassa Member

@hugonpassos então, mandei email pra acp tem mais de 10 dias e nada, to recorrendo ao civil online pq quando fiz o meu processo, em 2022, era em menos de 24h

• Senha recebida dia 17/07 e até agora não atualizaram o Local do Pedido. Pelo visto só semana que vem.

• Pessoal, alguém pode me ajudar a entender se o prazo do meu processo está dentro do normal?

Ele deu entrada em 02/10/2023 no Arquivo Central do Porto. No site aparece a data de 16/09/2024 na etapa 'Para decisão', mas o tick azul ainda está em 'Em análise' desde 08/08/2024.

Alguém que esteja passando pelo mesmo ou que já tenha concluído sabe se essa demora na análise é normal? E quanto tempo, em média, tem levado para sair de 'Em análise' e realmente ir para 'Para decisão' no ACP?

• Caros, dúvidas:

1 - É possível chegar no ACP e protocolar in loco? Precisa agendar ou consegue ir direto?

2 - Tem algum link aqui no grupo que instrua o preenchimento do formulário para filhos? O preenchimento do form pode ser digitado no computador e depois impresso? Ou deve ser impreeso e preenchido manualmente?

3 - QUal o tempo médio de processamento atual no ACP? Ainda é o menos ruim em termos de tempo?

Grato!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.