Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1161719212236

Comentários

• @CarlosASP Valeu, mostrei isso pra ela. Dá pra ver que 2022 aumentou muito, deve ter sido porque decretaram uma lei pra acabar com a atribuição por Judeu Sefardita, né? Pelo menos é isso que o ChatGPT me disse kkkk.

Pelo visto eles dão conta de deferir uma média de 200 mil processos por ano, só que já tão com 515k pendentes e aumentando. Eles deveriam contratar mais gente pra dar conta disso, porque a tendência é sempre aumentar a quantia de pendentes. Foda.

• Ola pessoal.

O meu pedido, 1C (flho, maior de idade) de Lisboa, do dia 09-02-2022 foi aprovado hoje. Obrigado por todas as orientações alongo desses ultimos 3 anos e meio.

Boa sorte para todos, o processo demora, mas vai dar certo.

• @andre_fernandes

Parabéns pela conquista e que lhe abra muitas portas.

Comemore, agora você nem vai lembrar mais da absiedade que passou nessa espera.

• Desculpe a ignorância. Alguém sabe dizer se a atribuição de netos corresponde à sigla '1c' demonstrada nas tabelas?

Fiz o requerimento em agosto de 2022, no próximo mês completa 3 anos.

• @tuliodossantos

Nacionalidade de netos corresponde ao artigo 1d da lei da nacionalidade. O artigo 1c trata dos filhos de português que nasceram fora de Portugal.

• @tuliodossantos

1C = filhos

1D = netos

• Agradeço a atenção, pelo visto a situação do "1d" não está nada boa 😔.

Pelas tabelas ainda está em 2021, deve demorar mais um ano ou dois...

• @tuliodossantos

Infelizmente netos nunca foi uma modalidade muito rápida... Na situação atual é algo que se espera de 4 a 5 anos entre entrar com o pedido e sair o assento.

• @ecoutinho complicado, agradeço a ajuda!

• @eduardo_augusto Um processo Submetido 14-06-2021 (neto) encaminhado por lisboa seria para quando segundo essas tabelas?

• Gente, meu processo é de filha. Foi submetido em abril de 23 e simplesmente não andou! Alguém sabe que data estão analisando e, quanto tempo mais ou menos tem levado do início da análise até a última etapa?

• @Jean Rodrigues deve estar pra ser concluído se já não foi (se teve exigência, daí demora mais).

• @izacastelhano, se seu processo está em Lisboa, está dentro do previsto. Processo de filho em Lisboa leva mais de 3 anos e as bolinhas só andam no final, às vezes todas no mesmo dia.

• @LeoSantos esta na bola 3 para decisão, ja faz 1 ano kkk

• @Jean Rodrigues já tentou ligar na linha de registos?

• @izacastelhano , se o seu processo está na conservatória dos registos centrais em Lisboa, provavelmente vai demorar. Na última atualização de tabelas, consta análise dos processos entrados em fevereiro de 2022.

• Boa Tarde a todos,

Com bastante alegria o processo do meu sobrinho deferido !!!! Comemorar bastante do FDS.

Processo filho de menor, demorou 14 meses CRC Lisboa. Sabia que estava próximo, pois vi que estavam sendo atualizadas em datas parecidas.

Alguem pode me confirmar, se para emitir o registro tem que pagar pelo civil online ? Ou tenho que aguardar mais algo ?

• @EVCOSTA

Pedir logo pelo civilonline pode ter o risco de ainda não ter sido emitido o assento. E eles tb não mandam. Você pode tentar pedir por e-mail. Fiz isso e consegui.

Mandar o e-mail tarde da noite, para que seja um dos primeiros que o responsável veja quando chegar pra trabalhar.

Mandar para:

rcentraisadmin@irn.mj.pt

Escrever:

Assunto: Processo 60081/2024 e 60104/2024 - Assento não lavrado

Corpo do e-mail:

Boa noite, 

Gostaria que informassem, com relação ao processo xxxxx/24, art. 1C menor, de xx/xx/24, (que, de acordo com o portal "meu.registo.justiça. gov.pt" , foi concluido em xx/xx/25), se o assento de nascimento já foi concluído.

Sendo a resposta positiva, favor enviar o assento por aqui.

Atenciosamente,

Nome todo do requerente

Responsável nome todo

• @EVCOSTA

No Assunto copiei e colei kkk. Coloque o número do processo do requerente.

• Obrigado @AnaFontoura,

Eu acreditava que com a modernização da plataforma o assento estava sendo emitido automático.

Irei fazer isso e aguardar algumas semanas antes de pedir no civil on-line.

O seu demorou quanto tempo depois que você enviou o e-mail para eles te enviarem ? Me refiro desde que o processo se deu como concluído.

• Alguém tem a tabela de Julho da CRC Lisboa?

• Olá @daniel04 , ainda não atualizaram.

Pedi e enviaram a de junho.

• @EVCOSTA

Em 30/04 o processo foi concluido no sistema.

Vimos dia 06/05 e nesse mesmo dia mandei o e-mail. No dia seguinte responderam e enviaram o assento.

• Bom dia @AnaFontoura ! Poderia informar de quando é o seu processo? e qual foi a conservatoria?..se é processo de filho ou neto?..só para ter como base para o meu... Obrigada.

• @meirellesdani

Boa tarde.

Respondendo::

? Poderia informar de quando é o seu processo?

R. Início: 30/06/24, Concluído: 30/04/25

? e qual foi a conservatoria?

R. ACP

?..se é processo de filho ou neto?

R. Filho maior. 1C.

• @AnaFontoura obrigada pela informação. Fico feliz da conclusão do seu processo ter ocorrido de forma bem rapida. O meu segue na Conservatoria de Lisboa, desde fevereiro de 2022, rsrsr, mas uma hora vai ser concluido, rsrs. Obrigada

• De acordo com esta tabela, qual artigo corresponde ao meu caso? Sou filho venezuelano de mãe portuguesa. Ela nasceu na Venezuela, mas obteve a nacionalidade através dos pais portugueses. Enviei meus documentos com o formulário (artigo 1, n.º 1, al.c.), mas não sei se é uma transcrição ou incrição.

• @Juanval8 , os processos enviados por correio costumam ser transcrição. A data de análise está em fevereiro de 2022, se você enviou para CRC.

• Ola boa tarde, alguem sabe me dizer sobre processos de filhos como estão sendo analizados, pra quando, o de filho é de 03.01.2022, esta na bolinha de " Para decisão " ja quase 1 ano, desde 30.09.2024 e ainda nada de ser concluído....

• @Steff , seu processo está em qual Conservatória?

Os processos que estão na ACP, por exemplo, de acordo com as tabelas, já tem até processo de set/24 aprovado.

No entanto a Conservatória de Lisboa, parece não ter padrão, apesar da tabela apontar para fevereiro de 2022.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.