Duração Processo Nacionalidade - Arquivo Central do Porto
Olá,
Gostaria de uma ajuda de quem já passou pelo processo de obtenção da cidadania, a minha avó iniciou o processo dela em maio/24 e está em análise desde 16-09-2024.
Quanto tempo leva essa processo de obtenção da nacionalidade dela?
Alguém pode me orientar com relação a essa dúvida?
Obrigado,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@MichaelAP
Qual o tipo de processo? Como filha (1c), como neta (1d) ou outro artigo?
Se for como filha de português, o processo leva aproximadamente 1 ano entre chegar na conservatória e o assento de nascimento ser emitido (se não houver nenhuma exigência)
Olá @ecoutinho
No caso seria como filha de portuguesa; então acredito que até maio já estará como finalizado esse processo.
Obrigado,
Bom dia pessoal ! tudo bem ?
Obrigado pela oportunidade de compartilhar com voces.
Sou neto de Português e obtive a minha cidadania Portuguesa em 2020, em dezembro de 2023 contratei os serviços de um advogado em Lisboa e entrei com o pedido de cidadania para minhas duas filhas, acompanhando o processo através do justica.gov.pt ele se mantem sempre na mesma situação, passou por submetido, entrou em análise e está em "para decisão" este último já a praticamente 6 meses... voces sabem quanto tempo este processo costuma durar...? Muito Obrigado !
@edison santos ,
Depende de onde estão os processos, se no ACP ou em Lisboa. De uma olhada no tópico do link abaixo e veja nas últimas postagens as tabelas de andamento de processos. A última é da CRC Lisboa e a penúltima do ACP. Lembre-se que os processos através de advogados caminham rápido nas primeiras fases, mas depois na fase de decisão entram na grande fila por ordem de data de entrada do processo.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26989/status-de-andamento-de-processos-crc-lisboa-e-acp#latest
Olá @ecoutinho, @texaslady, @Destefano :)
Eu e a minha família submetemos o pedido de nacionalidade portuguesa ao abrigo do Artigo 6.º, n.º 1, entre julho e agosto de 2023, e, passados 18 meses, continuamos exatamente no mesmo estado inicial no portal, sem qualquer atualização ou progresso (segue foto em anexo)
Sabemos que os tempos de espera podem ser longos, mas há casos submetidos depois do nosso que já avançaram, o que nos leva a questionar se o nosso pedido está a ser devidamente tratado ou se houve algum problema administrativo.
Dado que a situação no nosso país de origem (Venezuela) é extremamente delicada, qualquer informação adicional sobre o nosso pedido seria de grande ajuda. Pedimos, por favor, que nos informem se há alguma possibilidade de priorização do nosso caso ou se há algum procedimento que possamos seguir para obter mais detalhes.
Agradecemos imensamente qualquer orientação e ficamos no aguardo da vossa resposta!
@LauraAldrey ,
Infelizmente desconheço qualquer forma de aceleração dos processos. As prioridades por idade já não existem mais. Em certos casos quando alguém tem uma oferta de trabalho em Portugal, que exige a nacionalidade portuguesa pode conseguir em caráter de urgência. Fora isso somente em casos extremos de necessidade de tratamento médico em Portugal ou casos de refugiados. Mas tem sido muito difícil conseguir urgência.
Como seu processo é de julho de 2023 deve levar ainda uns 7 meses para aprovação, pelo ritmo de agora. Isso tem sido a média de prazo para processos de residência. Quanto a processos que parecem estar a frente do seu, muitas vezes os processos que deram entrada com advogado correm rápido no início, mas depois para na penúltima fase e entram na fila de espera para decisão, em ordem da data de entrada.
@LauraAldrey
O meu processo também está enquadrado no Art. 6.1. Dei entrada em julho de 2023, alguns dias antes do seu, mas infelizmente continua na mesma situação.
Força! Esperemos ter novidades em breve.
Qualquer atualização, avise-nos.
@LauraAldrey Meu processo também é Artigo 6.1 e dei entrada em Fevereiro de 2023, só andou da bolinha 1 para a 3 quando o sistema mudou.
Olá, @LauraAldrey, @ecoutinho, @MichaelAP!
Espero que estejam bem
Eu submeti o pedido de nacionalidade portuguesa ao abrigo do Artigo 6.º, n.º 1, dia 18 outubro de 2023, e ainda o meu processo continua no mesmo estado inicial no portal, sem qualquer atualização ou progresso (como podem ver na imagem em anexo)
Tenho um amigo que submeteu o seu processo depois de mim e o seu processo está em análise o que me deixou um pouco preocupado se o meu processo está a ser devidamente a ser tratado ou se houve algum problema administrativo e gostaria de saber se alguém está na mesma situação ou neste caso o que posso fazer?
Agradeço desde já pelo o vosso cuidado e orientação e fico a aguardar a vossa resposta!
@Bhoye
Infelizmente, me parece normal. Os processos ficam parados no estado inicial e só se movimentam próximo ao dia da aprovação (muitas vezes se movimentam apenas no dia em que são analisados e aprovados). No caso do ACP, pelo que foi reportado aqui (Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP) estão analisando casos do art 6.1 que entraram em março de 2023.
Sobre o caso do seu amigo, não se iluda com as etapas intermediárias parecerem mais rápidas ou mais lentas. A única data que interessa é quando o processo termina. Obviamente não dá para falar nada concreto sem conhecer o caso dele, mas eu apostaria que ele entrou com o pedido via advogado (e portanto online). Processos que entram dessa forma causam a falsa ilusão de que estão andando mais rapidamente pois pulam imediatamente para a fase "em análise", mas vão ficar parados lá por meses ou anos, aguardando os outros processos que entraram por via física que foram entregues na mesma época alcançarem e só então seguem para a conclusão.
Olá, @ecoutinho!
Espero que esteja bem.
Muito obrigado pelo cuidado e esclarecimento, faz bastante sentido. Realmente é frustrante ver a falta de movimentação por tanto tempo, mas entender que isso é "normal" dentro do contexto ajuda a ajustar as expectativas.
Sobre o processo do meu amigo, é bem possível mesmo que tenha sido feito via advogado, o que explicaria essa diferença nas etapas. No fim das contas, como você disse, o que importa mesmo é quando o processo termina – o resto é só ansiedade no caminho. Obrigado por compartilhar essas informações, foi bem útil.
Um abraço!
@Bhoye Seu amigo entrou com o processo na mesma conservatória?
@Bia_C ele entrou no registo civil da Amadora.
@Bhoye As vezes pode ser isso, tenho uma amiga que entrou com o processo 6.1 em Gaia um mês depois do meu e o dela saiu em 9 meses.
@Bia_C Sim, acredito que a localidade e o volume de processos em cada conservatória podem mesmo fazer diferença no tempo de resposta. Cada caso acaba por seguir o seu próprio ritmo… Que bom que o da tua amiga saiu em 9 meses! Vamos manter a esperança de que o nos também esteja quase a sair. 🙏🏼✨
O meu processo já fez 1 ano e 6 meses ainda está no 1.
Olá @ecoutinho e @Bia_C,
Espero que estejam bem.
Será que têm acesso a tabela do mês em que estão a analisar no ACP?
Agradeço desde já pela atenção!
@Bhoye Não tenho acesso, mas a tabela não condiz com a realidade. Da ultima vez que pedi lá dizia que estavam a analisar abril de 2023, e os processos de fevereiro de 2023 (meu caso) ainda não foram analisados.
@Bia_C
Não tenho acesso, mas a tabela não condiz com a realidade. Da ultima vez que pedi lá dizia que estavam a analisar abril de 2023, e os processos de fevereiro de 2023 (meu caso) ainda não foram analisados.essa não é a interpretação correta da tabela, e termina levando a frustração desnecessária.
quando dizem que estão analisando processos de abril de 2023, não significa que todos os processos anteriores foram analisados/decididos. Significa apenas que já há processos de abril sendo analisados.
@Bia_C
Infelizmente, o andamento não é totalmente linear, e a ordem cronológica nem sempre é seguida de forma rígida.
Uma pessoa fica anos a espera e sem realmente saber quando é que o seu processo vai terminar é frustrante.
O meu processo é de outubro de 2023.
@eduardo_augusto Só digo isso porque ao acompanhar aqui, nenhum processo de fevereiro do artigo 6.1 está a a ser analisado ainda e isso inclui o meu. Não é para levar a frustração, só ter uma noção da realidade e olhar de tempos em tempos. O máximo que podemos fazer é torcer para que saia logo. No momento só tenho conhecimento de que os processos mais recentes analisados e concluídos foram com pedido de urgência na ACP.
@Bhoye Sim, eu já passei da fase da frustração hahahaha. Só olho de vez em quando o site e aqui também para ver se algum do artigo 6.1 na ACP foi concluído.
@Bia_C
É isso, não vale apena a frustração hahah😄
Seguimos na esperança em breve se Deus quiser há de acontecer boas noticias .
O meu processo é de dezembro de 2023 e infelizmente ainda não se moveu. Aguardando….
@Vinyyramos
Está no Arquivo Central do Porto? É de filho (1c)?
@ecoutinho é por tempo de residência
Submeteram o processo do meu pai (1D neto) em 5 dias no ACP ( tá lá na planilha) , achei extremamente rápido, mas não tenho a ilusão que caminhe rápido, tenho acompanhado a planilha, ficou uma lacuna do sistema novo para sistema antigo, se olharmos a demanda crescente de pedidos , 2 anos é um tempo muito otimista para finalização de um processo. Não sei como estão a experiência de todos sobre isso.
@Vinyyramos
É inacreditável o tempo de espera o meu processo é de outubro de 2023 daqui a nada vai fazer 2 anos e ainda está na primeira fase.