Duração Processo Nacionalidade - Arquivo Central do Porto

Olá,

Gostaria de uma ajuda de quem já passou pelo processo de obtenção da cidadania, a minha avó iniciou o processo dela em maio/24 e está em análise desde 16-09-2024.

Quanto tempo leva essa processo de obtenção da nacionalidade dela?

Alguém pode me orientar com relação a essa dúvida?

Obrigado,

Comentários

• @MichaelAP

Qual o tipo de processo? Como filha (1c), como neta (1d) ou outro artigo?

Se for como filha de português, o processo leva aproximadamente 1 ano entre chegar na conservatória e o assento de nascimento ser emitido (se não houver nenhuma exigência)

• Olá @ecoutinho

No caso seria como filha de portuguesa; então acredito que até maio já estará como finalizado esse processo.

Obrigado,

• Bom dia pessoal ! tudo bem ?

Obrigado pela oportunidade de compartilhar com voces.

Sou neto de Português e obtive a minha cidadania Portuguesa em 2020, em dezembro de 2023 contratei os serviços de um advogado em Lisboa e entrei com o pedido de cidadania para minhas duas filhas, acompanhando o processo através do justica.gov.pt ele se mantem sempre na mesma situação, passou por submetido, entrou em análise e está em "para decisão" este último já a praticamente 6 meses... voces sabem quanto tempo este processo costuma durar...? Muito Obrigado !

• texasladytexaslady Beta
    editado January 29

@edison santos ,

Depende de onde estão os processos, se no ACP ou em Lisboa. De uma olhada no tópico do link abaixo e veja nas últimas postagens as tabelas de andamento de processos. A última é da CRC Lisboa e a penúltima do ACP. Lembre-se que os processos através de advogados caminham rápido nas primeiras fases, mas depois na fase de decisão entram na grande fila por ordem de data de entrada do processo.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26989/status-de-andamento-de-processos-crc-lisboa-e-acp#latest

• Olá @ecoutinho, @texaslady, @Destefano :)

Eu e a minha família submetemos o pedido de nacionalidade portuguesa ao abrigo do Artigo 6.º, n.º 1, entre julho e agosto de 2023, e, passados 18 mesescontinuamos exatamente no mesmo estado inicial no portal, sem qualquer atualização ou progresso (segue foto em anexo)

Sabemos que os tempos de espera podem ser longos, mas há casos submetidos depois do nosso que já avançaram, o que nos leva a questionar se o nosso pedido está a ser devidamente tratado ou se houve algum problema administrativo.

Dado que a situação no nosso país de origem (Venezuela) é extremamente delicada, qualquer informação adicional sobre o nosso pedido seria de grande ajuda. Pedimos, por favor, que nos informem se há alguma possibilidade de priorização do nosso caso ou se há algum procedimento que possamos seguir para obter mais detalhes.

Agradecemos imensamente qualquer orientação e ficamos no aguardo da vossa resposta!

• @LauraAldrey ,

Infelizmente desconheço qualquer forma de aceleração dos processos. As prioridades por idade já não existem mais. Em certos casos quando alguém tem uma oferta de trabalho em Portugal, que exige a nacionalidade portuguesa pode conseguir em caráter de urgência. Fora isso somente em casos extremos de necessidade de tratamento médico em Portugal ou casos de refugiados. Mas tem sido muito difícil conseguir urgência.

Como seu processo é de julho de 2023 deve levar ainda uns 7 meses para aprovação, pelo ritmo de agora. Isso tem sido a média de prazo para processos de residência. Quanto a processos que parecem estar a frente do seu, muitas vezes os processos que deram entrada com advogado correm rápido no início, mas depois para na penúltima fase e entram na fila de espera para decisão, em ordem da data de entrada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.