Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1151618202136

Comentários

  • @texaslady @ecoutinho @GCAlves27 ,

    olá

    pela ultima experiencia vivida no Consulado de SP, eles demoram em média entre 12 a 18 meses para montar um processo 1C Filho Maior e enviar para integração. Considerando-se a data inicial de visita no Consulado para entrega da documentação e assinatura presencial do requerimento.

    esse período médio tem se mantido nos ultimos anos .

  • editado July 11

    GCAlves27, @ecoutinho , @texaslady


    Eu sou angolano, dei entrada no meu processo de nacionalidade dia 12-01-2024, e foi posto a integrar no consulado dia 03-05-2024 aqui em Angola ! E vos marquei no posto, porque queria dizer que a informação que circula sobre os processos de Lisboa relactivamente a data da 2a quinzena de Junho/2024 é completamente FALSA ! Eu inclusive paguei 10 Euros pensando que já havia saido meu processo também. Em verdade, eles estão analisando os processos da 2a quinzena de Março/2024. Eu tenho viagem para Lisboa em Dezembro e temo inclusive não conseguir ir, porque simplesmente é rídicula a forma como Lisboa trabalham !


    @GCAlves27 tente mandar um email para: rcentrais.consulados@irn.mj.pt  para saber do estado do teu processo.


    Aqui no fórum também tem o link para os processos nos consulados: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8529/consulados-acompanhamento-de-processos/p55



    boa sorte !

  • @ecoutinho Obrigado pela resposta.

    Uma vez eu mandei um e-mail para rcentrais.consulados@irn.mj.pt e, depois de muito tempo, eles me responderam com essa imagem. Será que o assento de nascimento não entrou no sistema no dia 11/06/2024?



  • @pprado mesma situação aqui, processo de neto na primeira bolilha desde out/2022.

  • Olá pessoal!

    Só a título de confirmação mesmo, os processos de atribuição pelo casamento ainda não foi numerado nenhum de 2025 e estão concluindo os submetidos em agosto de 2021- certo?

    Atribuição na ACP- meu processo foi submetido em 18.03.25, mas segue parado- ok... acredito que está no prazo.

    Atribuição de filho menor, segue a mesma lógica de envio para ACP, certo?

    Vou pra lá em fevereiro/26 não vale a pena fazer nada ao vivo em relação ao filho menor né?

    Bjoooos!!!

  • @GCAlves27


    Para mim a frase seguinte deixa tudo muito claro:

    encontram-se a ser vistos e integrados por ordem da data em que os processos são postos para integrar pelos consulados.

    A data que Lisboa informa não é a data em que o requerente entrou com o pedido no consulado, é a data em que o consulado submeteu para integração em Lisboa (geralmente meses depois).

  • Olá, pessoal!

    Quanto tempo estão levando os processos de Filho maior no CRC? Eu tinha uma informação de que processo de filho levaria 6 meses a 1 ano, mas depois de ler alguns comentários no fórum fiquei na dúvida.

    Minha documentação foi entregue no CRC via DHL em janeiro de 2025, e até agora não recebi nem o número do processo e senha para acompanhamento. Liguei no mês passado, e o atendente me informou que "ainda estavam em outubro de 2024".

    No formulário constava o endereço de envio da CRC então acabei enviando para lá, mas agora estou vendo que tinha opção de enviar para o ACP, teria sido mais rápido?

    Não ter nem o número do processo e senha para poder acompanhar dá uma sensação muito ruim!!

    Quando fiz o processo do meu pai (de neto) enviei para o ACP, recebi a senha em uns 90 dias, e o processo saiu em aproximadamente 3 anos, em outubro de 2024. Porém o meu (de filho) eu estava na expectativa de sair em 6 a 12 meses. Estava enganado?

    Muito obrigado desde já por compartilhar as experiências de vocês, e boa sorte a todos!

  • @fabricio_gm

    O prazo geralmente é de 3-4 anos pra CRC Lisboa. Minha irmã, por exemplo, deu entrada no dela em Março de 2022 e ainda nada, pois eles estão ainda analisando os processos da 1º Quinzena de Fevereiro de 2022.

    Quanto à demora no recebimento da senha, realmente demora. Desde que eu comecei a procurar sobre o processo de cidadania Portuguesa, ou seja, desde maio, eu vejo o pessoal comentar que "eles ainda estão enviando as senhas de outubro de 2024", então tu já vê a demora que é, né? Espera mais uns 3 meses e liga pra lá novamente.

    E sim, se tu tivesse enviado para a ACP, teria sido mais rápido. Lá tem demorado de 11 a 13 meses. Infelizmente agora tu vai ter que esperar pelo menos 3 anos.

  • Obrigado pela resposta, @hemanuel


    Achei muito ruim fazer pelo consulado. Você não sabe como está o processo, e eles são bem ruins para responder. Eu estou apenas com o comprovante de pagamento e com o “assento provisório”, como citei anteriormente. Você fez o processo pelo consulado? Obteve alguma resposta quando o seu assento foi para integração?

  • @GCAlves27 eu também recebi o Assento provisório !


    O problema é essa tabela, nem sempre é para ser levada em consideração

  • Sabem se processos pra aquisição nacionalidade netos de junho de 2021, demoram ainda quanto tempo? Já são 4 anos de espera.

    está desde de setembro de 2024 pra decisão

  • Boa noite! Hoje quase tive um ataque ao checar meu e-mail, pois meu processo 1C foi concluído (em pleno domingo!). E preciso agradecer por tanta ajuda e informação que esse querido fórum oferece. Fiz tudo sozinha, seguindo as dicas e conselhos que vocês me deram! Obrigada mil vezes.

    Já atualizei a planilha.

  • @Girlychaos

    Parabéns pela conquista! Comemore bastante.

  • @Girlychaos parabens! O meu tambem é 1C em CRC. Qual foi a data de envio que aparece no site de consulta?

    O meu é CRC (Lisboa) 1C (Filho) do dia 09-02-2022.

  • editado July 14

    .

  • @andre_fernandes , sendo que estão analisando os processos de Fevereiro /2022, , o teu processo já foi analisado?

  • Muito obrigada @ecoutinho e @andre_fernandes

    O meu foi ACP, 29/07/2024

  • olá, boa tarde a todos,


    gostaria de saber se um processo que consta como Local do pedido: Arquivo Central do Porto, pode ter sido transferido para Lisboa e não ter sido atualizado aqui no site meu.registo? pergunto isso pois meu processo foi submetido em 06/11/2024 e até agora não saiu do status inicial, não foi para o 2. informo que minha mãe já conseguiu a cidadania em fevereiro, já recebeu o Cartão Cidadão no vice-consulado em Curitiba. alguém saberia informar se é normal essa demora para a minha cidadania?

  • @ALANCLEITON, se você é maior de idade é perfeitamente normal que seu processo de 11/2024 esteja na primeira bolinha. Processo de filho no ACP leva em torno de 11 meses e o status só muda perto do fim, às vezes tudo no mesmo dia.

  • Pessoal, depois que o processo de filha é conluio no ACP, quanto tempo esta levando para mandarem o assento?

  • Minha esposa enviou os docs para CRC em Lisboa em Março de 2025, ainda nem recebeu a senha para acompanhamento, alguem

  • @viniciusmrocha Pelo que eu tenho visto o pessoal falar aqui, é mais fácil tu só pagar os 10 euros pelo Civil Online.

    @Leocinza10 A senha de acompanhamento pros processos enviados pra CRC estão demorando mais ou menos 8 meses para serem entregues. Pelo que vejo no fórum, estão enviando as de Novembro de 2024 ainda.

  • @hemanuel Ola! Ainda nao foi analisado. Sendo a tabela de cronograma, eles estão avaliando a minha quinzena (a 1a de fev de 2022) mas ainda sigo na bolinha 1.

  • @andre_fernandes estão na primera quinzena de Fevereiro/2022 desde Fevereiro deste ano ! Esta gente no mínimo é maluca ! Sinceramente, Lisboa está parado para processos de maiores, desde Março deste ano.

  • @viniciusmrocha

    Pessoal, depois que o processo de filha é conluio no ACP, quanto tempo esta levando para mandarem o assento?

    O meu e da minha filha (jul e ago/2024) e do meu irmão e filhos (jan/2025) nunca vieram. Recomendo pedir no civil online e tocar a vida.

  • olá, boa tarde


    @SergioM obrigado pela informação, pergunto isso pois meu processo foi submetido em 06/11/2024 e queria saber como vejo na planilha da ACP qual a data que eles estão analisando, sou leigo nesse assunto heheeh. queria saber como e onde analisar se eles estão verificando meu processo, se já iniciaram, se a planilha deles informa que já começaram as analisar os processos da minha data 06/11/2024

  • @ALANCLEITON, tem tabelas espalhadas pelo fórum, mas de cabeça não lembro qual tópico. Creio que o ACP esteja analisando julho de 2024, mas já tem uns relatos de uns sortudos de setembro que já concluíram.

  • Alguém por gentileza posta a tabela julho 2025

  • Pro pessoal mais antigo no fórum, é frequente esse problema de demorar 6 meses em 1 quinzena? Teve alguma outra vez que aconteceu isto?

    Os processos de filho maior estão desde Fevereiro desse ano analisando a 1º Quinzena de Fevereiro de 2022.

    Pergunto isso porque minha irmã é da 2º quinzena de março, está em Portugal com visto de trabalho mas a AIMA é um lixo e ela já está aflita com esta situação.

  • editado July 16

    @daniel04

    Pessoalmente, acho que não se deve tirar muitas conclusões do tipo "demorar 6 meses em 1 quinzena". O fluxo não é constante nem homogêneo.

    Nem todas as "quinzenas" são iguais por inúmeras razões. Houve períodos específicos em que entrou um tsunami de novos processos; houve mudanças de procedimentos e/ou tecnologia que afetam o processamento; houve "engasgos" diversos que atrapalharam o fluxo; há os períodos de férias com a redução de gente trabalhando etc.

    Acho que essas tabelas servem para dar apenas uma ideia geral do tipo: meu processo está em compasso ou atrasado em comparação com a maioria dos similares? E, mesmo assim, não usar esse dado como verdade absoluta, pois os processos caem na mão de oficiais e conservadores diferentes, que podem ter velocidades distintas, saírem de férias, ficarem doentes e tudo mais.

    Sugiro olhar o link abaixo e ver o segundo gráfico (Atribuições por mês). São apenas de 2022 e 2023, mas dá para ver que teve meses com menos de 3800 atribuições aprovadas e outros com até 9600 - mais do que o dobro.

    https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Dados-e-Estatisticas#&organismo=irn&tematica=Nacionalidade

    E o primeiro gráfico tem o dado de "processos pendentes". Pode ver que o número de pendentes cresce a cada ano. pois praticamente todo ano o número de "entrados" é maior que a soma dos "deferidos" e "indeferidos", especialmente no tsunami de 2022 quando entraram mais de 367.000 novos pedidos. Ou seja, na média, os processos tem levado cada vez mais tempo na fila da espera para começarem a ser analisados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.