Pelo visto processos 1C de filhos menores, estão sendo mantidos na ACP. Teríamos que ver mais casos pra saber ao certo. Por enquanto ainda estou esperando o meu de filho maior receber a senha.
Curioso que teu processo foi entregue dia 12/06, mesma data do meu, e eu ainda não recebi minha senha. Já vi até gente que foi entregue 16/06 e tem senha e eu ainda não.
bom dia, percebi o erro kkk sem problema faz parte !
Mas agora relendo um post seu anterioir vi que você diz que enviou o seu processo apensado ao de seu filho 1C. Está um pouco confuso. Pois no último post você diz que enviou o de seu filho menor em março para o ACP e logo recebeu a senha. Afinal qual processo foi apensado ao seu? E quando você recebeu seu assento, se é que já recebeu?
1º Eu já tenho a nacionalidade, fui obrigada a fazer um processo de conservação de nacionalidade porque meu assento de nascimento no era encontrado no sistema, mesmo eu tendo toda documentação portuguesa CC, passaporte, certidão de nascimento, foi feito CRC, 4 anos de duração, não existe senha para acompanhamento so e mail, que eles não respondem kkkk
2º enviei do meu filho menor, nascido no Brasil chegou no ACP final de março 2025 recebi a senha rapidamente.
3º enviei do meu filho maior (19 anos) nascido no Brasil chegou no ACP final de junho 2025, Não recebi senha ate hoje 09/07/25
Pelo que o @daniel04 relatou realmente o que diz no decreto não é mesmo uma regra seguida ao pé da letra. E como o ACP aceitou o de seu filho menor pode sim aceitar o de seu filho maior. O atraso da senha é normal, qualquer espirro que um funcionário dá nestas conservatórias é motivo para atraso. E agora com a provável alteração da lei deve atrasar um pouco mais. Mas vamos torcer que a senha venha logo e que fique no ACP.
Só nos resta realmente ficar na torcida para receber a senha e ficar no ACP, porque nas conservatórias parece que "cada cabeça uma sentença", cada um lê e interpreta as leis de uma forma, ai vira cada um por si e Deus por todos, lá quase não existe recolocar....substituir pessoas, não tem pessoas fecha, vai tirar ferias fecha, simplesmente não atendem, nas vilas e aldeias são assim, e vc que espere ou vá a outro sitio (como eles falam) fazer o que precisa, PT sendo PT
Não sei se entendi corretamente. A conservadora que estava com seu processo foi transferida para Póvoa do Varzim, é isso?
Isso não deveria fazer diferença, principalmente pq o processo não é mais uma pilha de papel que pode ter ficado perdido em uma mesa. Está num sistema e deveria ser direcionado para algum outro conservador. Eu ligaria na linha registos, pedindo um status fingindo não ter essa informação de que a conservadora não trabalha mais no ACP.
Aqui na planilha tem um processo de uma criança de 8 anos com número em 35 mil aplicado no dia 29/01 e outro de 17 anos aplicado no dia 15/01 com numeração de 69 mil. Não faz sentido.
Como aqui no forum a maioria aplica sem advogados, é raro ter aplicação online e em CRC Lisboa. Minha esposa tá no maço dos 104 mil. Nem sei mais quando é que vai sair o dela.
O pior é que quando sair, reduz essa sensação de que angustia. Logo o teu tá na mão. 🤞🏽
Aqui na planilha tem um processo de uma criança de 8 anos com número em 35 mil aplicado no dia 29/01 e outro de 17 anos aplicado no dia 15/01 com numeração de 69 mil. Não faz sentido.
Sendo processos de janeiro, o mais provável é que um seja 3.5xx/25 e o outro seja 6.9xx/25. E essa diferença em relação às datas, pode ser pq um envelope caiu nas mãos de alguém mais lento, ou alguém que saiu de férias, ou caiu atrás do armário e só perceberam alguns dias depois...
Estou com um processo em trâmite de naturalização por atribuição e fui notificado para apresentar "documentação de identificação".
A notificação foi a seguinte:
"O pedido de nacionalidade não foi acompanhado dos documentos necessários para comprovar os factos que constituem fundamento do pedido - artigo 27.º, n.º 2 do RN/artigo 41.º, n.º 1 do RN
Documento de Identificação."
Acontece que eu fiz o envio de:
a) Cópia do Rg com firma autenticada e apostilada; e
b) Certidão de Nascimento apostilada; inteiro teor, com fotocópia do livro de registros.
Alguém saberia me informar o que pode ser? Agradeço muito.
@mcabrita boa madrugada , isso ocorreu comigo também, e só usar outro navegador. Eu usei o Microsoft Edge. O navegador atual Chrome não estava abrindo o PDF pois estava com algum problema de configuração.
Estou com um processo em trâmite de naturalização por atribuição
Ou é naturalização ou é atribuição. São coisas diferentes e mutuamente excludentes. O pedido é como filho ou neto de português(a)? Se sim, é atribuição.
O requerente é maior ou menor de idade?
Vc guardou imagem ou cópia de tudo que enviou? É difícil afirmar a razão da exigência sem ver o foi para a conservatória. Caso tenha cópia do que enviou, pode até tentar argumentar, mas pessoalmente acho perda de tempo. É uma exigência simples de resolver, melhor atender logo e deixar o processo seguir.
O requerente é menor de idade? Se for é necessário RG de ambos os pais e se o menor tiver 14 anos ou mais é necessário também o RG dele.
O RG enviado foi emitido há menos de 10 anos? Continha filiação? Caso seja um RG antigo ou sem filiação, emita outro antes de responder à exigência, faça uma cópia autenticada e apostilada seguindo o guia abaixo e mande em atendimento à exigência.
@eduardo_augusto Fui olhar melhor e sim, o que falei que era 61 mil, na verdade é 6 mil. Apresentado no dia 15/01/24
O outro, na vdd, outros, são 35 mil e 39 mil, respectivamente; aplicados no dia 29/01/24. Todos eles no CRC.
Fiquei surpreso pela diferença de numeração. Estes 3 pedidos são 1-C Menor no CRC.
Como aqui no Fórum são poucos os pedidos em Lisboa, sempre tendo ficar de olho em qq que esteja em Lisboa. Todos eles finalizados na casa dos 500 dias. Triste isso quando comparado com Porto. Enfim, desculpe o erro.
Quando deu o erro acessei várias vezes na sequência e retornava este erro. Acabei acessando horas depois com o mesmo navegador e deu certo. Não imagino o por quê! Bom, resolvido. Obrigado.
@Raphaelsantos_83 Que graça, pelo visto a Carta Registrada por Correios não dá essa informação de quem assina. O meu foi enviado por Carta e tanto no CTT quanto nos Correios não diz isso. Enfim, sei que foi pro Porto, só nada da senha mesmo xD.
Pessoal, vocês que tem mais experiência com acompanhamento de processos quanto tempo normalmente demora para voltarem a analisar o processo depois que a resposta a exigência é entregue? Ou eles aguardam até o prazo dos 30 dias úteis corridos pra voltar ao processo?
Eu nao aguento mais esse site de acompanhamento e esse captcha cada vez mais chato kkkk
Pessoal, vocês que tem mais experiência com acompanhamento de processos quanto tempo normalmente demora para voltarem a analisar o processo depois que a resposta a exigência é entregue?
não há um padrão. já vi casos em que o processo foi deferido uma semana depois, mas também tem caso que o processo ficou lá parado mais seis meses...
Gente, estou com uma dúvida bem elementar, mas tenho certeza que podem me ajudar. Quando solicitarei a certidão de inteiro teor de nascimento de minha mãe (neta de pt), virá com o nome de solteira e o documento a ser apresentado na papelada para submeter à nacionalidade (passaporte), virá com o nome de casada (acrescido o sobrenome do meu pai ao final).
Isso tem algum tipo de problema? Precisa enviar também a certidão de casamento no processo?
@mariananossa, na certidão de nascimento da sua mãe deverá constar uma averbação informando o casamento e a mudança de nome. Teoricamente, o cartório onde ela casou tem que ter feito essa comunicação na época do casamento, mas se não tiver feito você pode pedir para fazerem antes de pedir a certidão.
Isso tem algum tipo de problema? Precisa enviar também a certidão de casamento no processo?
Não há problema algum, até pq é uma situação bastante normal. Certifique-se de que o casamento esteja averbado à margem da certidão reprográfica de sua mãe (peça para o cartório confirmar antes de emitir a certidão). Com isso vc evita ter que emitir e apostilar a certidão de casamento só para isso.
Comentários
@luhenriquegf consulte o processo 3 dias depois da chegada da senha. Geralmente logo depois da chegada da senha não tem o nome da conservatória.
Se for ACP, maravilhoso.
@Bentinho já aparece nos processos local do pedido Arquivo Central do Porto.
@luhenriquegf
Pelo visto processos 1C de filhos menores, estão sendo mantidos na ACP. Teríamos que ver mais casos pra saber ao certo. Por enquanto ainda estou esperando o meu de filho maior receber a senha.
Curioso que teu processo foi entregue dia 12/06, mesma data do meu, e eu ainda não recebi minha senha. Já vi até gente que foi entregue 16/06 e tem senha e eu ainda não.
@texaslady
bom dia, percebi o erro kkk sem problema faz parte !
Mas agora relendo um post seu anterioir vi que você diz que enviou o seu processo apensado ao de seu filho 1C. Está um pouco confuso. Pois no último post você diz que enviou o de seu filho menor em março para o ACP e logo recebeu a senha. Afinal qual processo foi apensado ao seu? E quando você recebeu seu assento, se é que já recebeu?
1º Eu já tenho a nacionalidade, fui obrigada a fazer um processo de conservação de nacionalidade porque meu assento de nascimento no era encontrado no sistema, mesmo eu tendo toda documentação portuguesa CC, passaporte, certidão de nascimento, foi feito CRC, 4 anos de duração, não existe senha para acompanhamento so e mail, que eles não respondem kkkk
2º enviei do meu filho menor, nascido no Brasil chegou no ACP final de março 2025 recebi a senha rapidamente.
3º enviei do meu filho maior (19 anos) nascido no Brasil chegou no ACP final de junho 2025, Não recebi senha ate hoje 09/07/25
@AdrianaMacedo ,
Pelo que o @daniel04 relatou realmente o que diz no decreto não é mesmo uma regra seguida ao pé da letra. E como o ACP aceitou o de seu filho menor pode sim aceitar o de seu filho maior. O atraso da senha é normal, qualquer espirro que um funcionário dá nestas conservatórias é motivo para atraso. E agora com a provável alteração da lei deve atrasar um pouco mais. Mas vamos torcer que a senha venha logo e que fique no ACP.
@texaslady @ecoutinho @eduardo_augusto agora DESCOBRI o motivo do meu processo 1C não terminar:
E agora????!
o que eu FAÇO? Rsrsrs rs (rindo, mas de nervoso).
@texaslady
Só nos resta realmente ficar na torcida para receber a senha e ficar no ACP, porque nas conservatórias parece que "cada cabeça uma sentença", cada um lê e interpreta as leis de uma forma, ai vira cada um por si e Deus por todos, lá quase não existe recolocar....substituir pessoas, não tem pessoas fecha, vai tirar ferias fecha, simplesmente não atendem, nas vilas e aldeias são assim, e vc que espere ou vá a outro sitio (como eles falam) fazer o que precisa, PT sendo PT
@jpvecchi caraaacaaaaaaa 🤯
Manooo, precisa fazer um banho de ervas pra tirar a zica. Não é possível.
Imagina ela passar o trabalho dela para outras pessoas que já estavam atoladas de trabalhos? MEUS DEUS DO CÉU. 🤯🤦🏽♂️
E neste link - https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/deliberacao-extrato/739-2025-920848010 - mostra o nome dos conservadores que receberam a subdelegação e ela foi uma deles. Pra um mês depois já não fazer mais parte do IRN? Entendi nada.
Ela trabalhou no IRN por 22 anos, 11 meses e 18 dias.
@jpvecchi
Não sei se entendi corretamente. A conservadora que estava com seu processo foi transferida para Póvoa do Varzim, é isso?
Isso não deveria fazer diferença, principalmente pq o processo não é mais uma pilha de papel que pode ter ficado perdido em uma mesa. Está num sistema e deveria ser direcionado para algum outro conservador. Eu ligaria na linha registos, pedindo um status fingindo não ter essa informação de que a conservadora não trabalha mais no ACP.
@ecoutinho
te respondi por mensagem privada, mas sinta-se a vontade se quiser colar e responder aqui.
@ecoutinho Isso!
Parece que ela pediu remoção (não sei se é a mesma finalidade do serviço público brasileiro) para uma conservatória menor!
@caiofaria é meu caro.... se contar ninguém " acredita " kkkkkkk. Mas estou dando " sorte no azar " total.
Primeiro, o processo de mamãe, agora o meu...
Vi pela planilha colaborativa que já estão em alguns do maço 81 mil etc. O de meu irmão = 86 mil. Ainda capaz de finalizar primeiro 🤦♂️
Mas " esta é a verdade " já diria meu avô
Um banho de ervas cairia bem. hehehe
@jpvecchi não consigo entender essas numerações.
Como aqui no forum a maioria aplica sem advogados, é raro ter aplicação online e em CRC Lisboa. Minha esposa tá no maço dos 104 mil. Nem sei mais quando é que vai sair o dela.
O pior é que quando sair, reduz essa sensação de que angustia. Logo o teu tá na mão. 🤞🏽
Olá, recebi uma solicitação: por meio deste, solicito que me envie sua opinião por escrito em até 30 dias sobre as questões que surgiram:
Isso pode ser respondido por e-mail ou devo responder por correio?
obrigado
@caiofaria
Aqui na planilha tem um processo de uma criança de 8 anos com número em 35 mil aplicado no dia 29/01 e outro de 17 anos aplicado no dia 15/01 com numeração de 69 mil. Não faz sentido.Sendo processos de janeiro, o mais provável é que um seja 3.5xx/25 e o outro seja 6.9xx/25. E essa diferença em relação às datas, pode ser pq um envelope caiu nas mãos de alguém mais lento, ou alguém que saiu de férias, ou caiu atrás do armário e só perceberam alguns dias depois...
Pessoal, bom dia. Será que poderiam me ajudar?
Estou com um processo em trâmite de naturalização por atribuição e fui notificado para apresentar "documentação de identificação".
A notificação foi a seguinte:
"O pedido de nacionalidade não foi acompanhado dos documentos necessários para comprovar os factos que constituem fundamento do pedido - artigo 27.º, n.º 2 do RN/artigo 41.º, n.º 1 do RN
Documento de Identificação."
Acontece que eu fiz o envio de:
b) Certidão de Nascimento apostilada; inteiro teor, com fotocópia do livro de registros.
Alguém saberia me informar o que pode ser? Agradeço muito.
@mcabrita boa madrugada , isso ocorreu comigo também, e só usar outro navegador. Eu usei o Microsoft Edge. O navegador atual Chrome não estava abrindo o PDF pois estava com algum problema de configuração.
Feito isso deu tudo certo.
@olivalrodrigues
Estou com um processo em trâmite de naturalização por atribuiçãoOu é naturalização ou é atribuição. São coisas diferentes e mutuamente excludentes. O pedido é como filho ou neto de português(a)? Se sim, é atribuição.
O requerente é maior ou menor de idade?
a) Cópia do Rg com firma autenticada e apostilada; eVc guardou imagem ou cópia de tudo que enviou? É difícil afirmar a razão da exigência sem ver o foi para a conservatória. Caso tenha cópia do que enviou, pode até tentar argumentar, mas pessoalmente acho perda de tempo. É uma exigência simples de resolver, melhor atender logo e deixar o processo seguir.
O requerente é menor de idade? Se for é necessário RG de ambos os pais e se o menor tiver 14 anos ou mais é necessário também o RG dele.
O RG enviado foi emitido há menos de 10 anos? Continha filiação? Caso seja um RG antigo ou sem filiação, emita outro antes de responder à exigência, faça uma cópia autenticada e apostilada seguindo o guia abaixo e mande em atendimento à exigência.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Para quem quiser atualizar os prazos:
Documento recebido no dia 25/06 as 10:36 para Carla Ribeiro na ACP do Porto e recebi a senha em 11/07 as 11hs.
Total de 16 dias de espera.
@Raphaelsantos_83 Como vocês conseguem ver quem que recebeu tua entrega? Deve ser só por DHL né?
E cara, tá foda aqui kkkkkk. Desde dia 12/06 entregue e nada da minha senha ainda.
@eduardo_augusto Fui olhar melhor e sim, o que falei que era 61 mil, na verdade é 6 mil. Apresentado no dia 15/01/24
O outro, na vdd, outros, são 35 mil e 39 mil, respectivamente; aplicados no dia 29/01/24. Todos eles no CRC.
Fiquei surpreso pela diferença de numeração. Estes 3 pedidos são 1-C Menor no CRC.
Como aqui no Fórum são poucos os pedidos em Lisboa, sempre tendo ficar de olho em qq que esteja em Lisboa. Todos eles finalizados na casa dos 500 dias. Triste isso quando comparado com Porto. Enfim, desculpe o erro.
@daniel04 foi Fedex, mais demorou quase 1 semana a mais do previsto.
Fica aquela ansiedade mesmo entre o entregue ate a chegada do protocolo com a senha.
Mas da tudo certo!
@amadasilva
Quando deu o erro acessei várias vezes na sequência e retornava este erro. Acabei acessando horas depois com o mesmo navegador e deu certo. Não imagino o por quê! Bom, resolvido. Obrigado.
@Raphaelsantos_83 Que graça, pelo visto a Carta Registrada por Correios não dá essa informação de quem assina. O meu foi enviado por Carta e tanto no CTT quanto nos Correios não diz isso. Enfim, sei que foi pro Porto, só nada da senha mesmo xD.
Pessoal, vocês que tem mais experiência com acompanhamento de processos quanto tempo normalmente demora para voltarem a analisar o processo depois que a resposta a exigência é entregue? Ou eles aguardam até o prazo dos 30 dias úteis corridos pra voltar ao processo?
Eu nao aguento mais esse site de acompanhamento e esse captcha cada vez mais chato kkkk
@glisboa
Pessoal, vocês que tem mais experiência com acompanhamento de processos quanto tempo normalmente demora para voltarem a analisar o processo depois que a resposta a exigência é entregue?não há um padrão. já vi casos em que o processo foi deferido uma semana depois, mas também tem caso que o processo ficou lá parado mais seis meses...
Gente, estou com uma dúvida bem elementar, mas tenho certeza que podem me ajudar. Quando solicitarei a certidão de inteiro teor de nascimento de minha mãe (neta de pt), virá com o nome de solteira e o documento a ser apresentado na papelada para submeter à nacionalidade (passaporte), virá com o nome de casada (acrescido o sobrenome do meu pai ao final).
Cordialmente,
Mariana Nossa
@mariananossa Vai precisar da certidão de casamento sim.
@mariananossa, na certidão de nascimento da sua mãe deverá constar uma averbação informando o casamento e a mudança de nome. Teoricamente, o cartório onde ela casou tem que ter feito essa comunicação na época do casamento, mas se não tiver feito você pode pedir para fazerem antes de pedir a certidão.
@mariananossa
Isso tem algum tipo de problema? Precisa enviar também a certidão de casamento no processo?Não há problema algum, até pq é uma situação bastante normal. Certifique-se de que o casamento esteja averbado à margem da certidão reprográfica de sua mãe (peça para o cartório confirmar antes de emitir a certidão). Com isso vc evita ter que emitir e apostilar a certidão de casamento só para isso.
Boa tarde!
Está seguro mandar processo de filho maior pra Porto agora? Seria o caso de esperar um pouco?
Digo isso pq vi vários casos recentes de processos que foram remetidos para Lisboa. Acham mais prudente esperar um pouco pra ver o que tá acontecendo?
Não queria cair em Lisboa de jeito nenhum.
Passando pra informar também que o processo da minha mãe, filha maior, foi concluído hj.
Processo gerado em 02/09/2024 e finalizado hoje 14/07/2025. (10 meses e meio maios ou menos)
Agradeço a todos desse já