Vai ser questão de sorte então. Pelo menos vendo na planilha, teve gente que chegou o pedido depois da tua data @coragem e mesmo assim o processo está submetido na ACP. Como por exemplo o @Alcepeda que foi entregue dia 16/06 e ele recebeu a senha dia 07/07, conforme ele botou na planilha.
Só uma dúvida @coragem, o teu processo foi 1C, seu ascendente nasceu em Portugal ou em alguma colônia africana? Pergunto pois lembro que dependendo de onde o teu ascendente for, a ACP tem mesmo o direito reservado de mandar pra CRC. Posso estar enganado, sequer sei se no processo de Submetido, eles já dão uma olhada nisso...
Meu pai nasceu no Brasil, porém fiz o processo dele pelo próprio ACP em 2023, então não saberia lhe dizer se isso teve alguma influencia ou não.
No meu caso especifico, eu também enviei o do meu filho (1C) como dependencia, já esperando a recusa pois pelo menos os documentos já estarão lá para uso num processo futuro. Talvez isso tenha sido o motivo e eu possa ter alguma sorte face que a recusa no ACP seria certa.. quem sabe no CRC como esse processo se desenrolará.
apenas contextualizando, fiz a dependencia pois moro fora do Brasil e a rede consular de Portugal aqui é pessima. Passei meses tentando agendamento para legalização dos documentos e não obtive resposta alguma, assim como não encontrei nenhum advogado portugues na regiao que moro... como visitei o Brasil recentemente, aproveitei para legalizar o formulário lá mesmo, pois se precisasse fazer aqui, estaria lascado.
@daniel04 enviado fim de maio, chegou lá início de junho. Recebeu a senha fim de junho. Inicialmente consultou e o processo ainda não tinha número e local de análise. Dois dias depois foi consultar de novo e estava já direcionado a CRC Lisboa e o número do processo.
seu ascendente nasceu em Portugal ou em alguma colônia africana? Pergunto pois lembro que dependendo de onde o teu ascendente for, a ACP tem mesmo o direito reservado de mandar pra CRC. Posso estar enganado, sequer sei se no processo de Submetido, eles já dão uma olhada nisso...
não tenho certeza, mas creio que não seja uma regra, porque eu nasci em uma ex colônia africana (Moçambique)
final de março enviei o processo do meu filho (menor) para o ACP e recebi a senha rapidamente
em junho enviei do meu filho (maior) chegou lá dia 26/06 ainda nada de senha
eu "acho" que tem haver com a falta de pessoas no ACP lamentavelmente logo agora na nossa vez
estou com o coração apertadinho meu filho faz universidade aqui no Brasil e pretende morar ano que vem em PT e completar lá a universidade, sem a nacionalidade complica só com visto e os valores tmb são muito mais altos
Foi enviado para Lisboa corretamente conforme o despacho N.º 009/PCD/2024 do IRN, pois você não nasceu nos países mencionados no item 2.IV do despacho. Infelizmente não há o que fazer , hoje um processo de filho em Lisboa está levando por volta de 3 anos. Se aceitaram o processo de seu filho menor deve ter sido por engano. Mas isso demonstra como eles estão desorganizados.
o ACP só aceita pedidos de filhos de requerentes cujos progenitores nasceram nos países constantes no item abaixo do despacho de 2024 sobre distruibuição de processos.
IV) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade, relativamente a filhos de mãe portuguesa ou de pai português, desde que o nascimento deste progenitor tenha ocorrido em território português, em país da Comunidade Europeia, no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou na República Federativa do Brasil;
Mas agora relendo um post seu anterioir vi que você diz que enviou o seu processo apensado ao de seu filho 1C. Está um pouco confuso. Pois no último post você diz que enviou o de seu filho menor em março para o ACP e logo recebeu a senha. Afinal qual processo foi apensado ao seu? E quando você recebeu seu assento, se é que já recebeu?
Hoje recebi pelo email o "comprovativo de entrega do pedido de nacionalidade" dos meus filhos.
No documento, vinha um checklist dos documentos, onde estava "tickado" documento de identidade dos meus filhos, mas não do representante legal, quando na verdade foi o contrário, pois se tratam de menores de 14 anos.
Isso está ocorrendo com todo mundo? É algo que exija algum tipo de ação da minha parte para corrigir esse checklist?
Esse e-mail que o @Sergio76 recebeu é padrão? A minha remessa chegou hoje ao ACP Porto e ainda não recebi.
Aliás, por algum motivo não estou conseguindo baixar a “Prova de entrega” do CTT (que esperava conseguir por ter encaminhado via Express). Recebo sempre a informação “Documento não disponível de momento.”. Alguém sabe me informar como devo proceder para obter o comprovante de entrega da remessa?
Um boa coisa é que te mandaram o email, o que todos deveriam fazer. O email que você recebeu é um noreply email, se não, responda pedindo para esclarecer a confusão. Se for um noreply você pode mandar o email o ACP em atenção a pessoa que assinou o email que você recebeu. Não creio que isso vai interferir no andamento normal do processo, mas não custa enviar um email. Se você puder post aqui o texto do email que você recebeu, apagando os dados pessoais.
Recebi tbm, referente ao processo de neto do meu tio. Entendo que tanto o email quanto o pdf com o checklist e número do processo e senha são gerados automaticamente pelo sistema após a digitalização dos documentos e entrada no sistema.
É algo que exija algum tipo de ação da minha parte para corrigir esse checklist?
Entendo que não é necessário tomar nenhuma ação. É esperar o processo seguir.
Como curiosidade: o checklist que recebi veio “ticado” o item “Documentos que comprovem o domínio do idioma”, mesmo eu não tendo mandado nada nesse sentido. Entendo que eles marcam esse ítem como se estivesse presente para evitar aquela exigência automática de comprovação de idioma que vimos aparecer em alguns processos de netos recentemente. Me leva a crer que realmente era uma nova feature do sistema e parte dos operadores não estava devidamente treinada.
@texaslady a mensagem do envio em março, sendo desse tópico, foi da AdrianaMacedo (imagino!), em março deste ano estava ainda levantando a documentação e lendo seu tópico sobre apensamento 😬
eu fiz o do meu pai (1C pelo ACP) e saiu bem na época dos primeiros registros automatizados (sem dados dos pais, etc).
o meu e de meu filho foi recebido em 4/6 e senha em 7/7
Foi enviado para Lisboa corretamente conforme o despacho N.º 009/PCD/2024 do IRN, pois você não nasceu nos países mencionados no item 2.IV do despacho. Infelizmente não há o que fazer , hoje um processo de filho em Lisboa está levando por volta de 3 anos. Se aceitaram o processo de seu filho menor deve ter sido por engano. Mas isso demonstra como eles estão desorganizados.
o ACP só aceita pedidos de filhos de requerentes cujos progenitores nasceram nos países constantes no item abaixo do despacho de 2024 sobre distruibuição de processos.
IV) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade, relativamente a filhos de mãe portuguesa ou de pai português, desde que o nascimento deste progenitor tenha ocorrido em território português, em país da Comunidade Europeia, no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou na República Federativa do Brasil;
@texaslady Salvo engano, isso ai parte da vontade da ACP. No despacho de Junho de 2024, eles ganharam competência pra analisar processos de outros países além dos que tu listou. Lembro disso pois minha mãe é moçambicana e eu tive essa dúvida em maio desse ano, enquanto começava os preparativos para fazer meu pedido 1c. A ACP tem competência, mas se reserva o direito de redirecionar esses pedidos pra CRC de Lisboa, que provavelmente é o que vai acontecer comigo, por azar.
Mas, por exemplo, o @Shane_Rebelo é da antiga colônia de Goa, e o processo dele foi aceito na ACP e se encontra lá até hoje. Então depende muito da sorte da pessoa.
desculpe a confusão , misturei os 2 posts. Mandei a resposta errada para você.
@AdrianaMacedo , eu fiz mesmo uma grande confusão entre você e @corragem. Mas como você não nasceu no Brasil seu processo pode ir para a CRC, mesmo que o de seu filho menor tenha sido processado no ACP.
na verdade aquele despacho também é bem confuso porque diz "com excecão do 2-IV", mas na verdade eles podem sim tanto processar lá como enviar para Lisboa. Infelizmente não há certeza, já tivemos mais de um caso em que eles mandaram de dois irmãos de pais brasileiros, um processo para Lisboa e outro deixaram no ACP.
5 – É instalado um balcão de nacionalidade no Arquivo Central do Porto (ACP) que constitui uma extensão da Conservatória dos Registos Centrais e assegura a prestação dos seguintes serviços próprios desta Conservatória:
a) Instrução e decisão dos pedidos de nacionalidade identificados no número 2, com exceção do ponto 2- IV),
b) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos das alíneas c) e d) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade e
c) Instrução e decisão dos pedidos de aquisição da nacionalidade portuguesa, por naturalização, de estrangeiros que satisfaçam os requisitos previstos no número 7 do artigo 6.º da Lei da Nacionalidade aí apresentados, bem como no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes, do Porto.
Uma informacao importante de interesse do fórum...
Enviei recentemente um processo familiar de filho para o ACP-Porto, por que sabemos ser a Conservatória mais célere. Entretanto, o processo foi transferido para a CRC-Lisboa! Nao sei quais os critérios sao adotados para estas transferências, mas sao fatos.
Portanto, ao enviarmos um processo para o ACP-Porto, nao há garantias de que o mesmo será tramitado por lá! É enviar e contar com a sorte do mesmo nao ser transferido para o caos da CRC-Lisboa!!!
Pessoal, percebo um padrão. Todos os pedidos de Atribuição aqui relatados como encaminhados ao ACP Porto e que foram posteriormente reencaminhados de lá ao CRC Lisboa (vide postagens de @coragem e @ronaldorj, mas possivelmente também aquela de @Bentinho) são casos pela via 1C. Enquanto isso, outros pedidos de Atribuição (vide postagens de @daniel04, referente ao pedido de autoria do @Alcepeda; e de @ecoutinho), que não são pela via 1C, estão ficando no ACP Porto, mesmo que tenham sido recebidos após a primeira ocorrência de reencaminhamento mencionada aqui.
Será que estão reencaminhando todos os pedidos de Atribuição pela via 1C, enquanto outros estão ficando por lá?
Se o @Chrieso estiver certo, vai ser o fim da previsibilidade nos processos de nacionalidade. Ou se corre o risco de enviar para uma conservatória menor (sujeito a todos os problemas já conhecidos) ou se espera os prazos já esticados da CRC.
Aliado a isso, ainda temos a onda xenófoba que pode ainda dificultar mais a obtenção de nacionalidade originária. Já imaginaram se uma canetada no IRN altera o entendimento de tratativa de processos de filhos e netos de portugueses nascidos no Brasil? Já imaginaram se obrigam a concentrar todos os processos na CRC Lisboa?
@Chrieso Só pra te corrigir, meu pedido também é via 1C, ele foi entregue 12/06 na ACP mas até agora nada da senha. Mas sim, eu acho que vão me ferrar e mandar pra CRC Lisboa.
@Bentinho Pois é, imagina se inventam daqui uns anos meterem na gente igual a Itália fez com o descendentes de lá. Minha única "vantagem" que não me faz temer muito isso, é que minha mãe portuguesa mora em Portugal desde 2020, e que a minha irmã, que mora lá com visto, está quase finalizando o processo dela via 1C. Bem, não quase finalizando porque o dela é da 2ª Quinzena de Março de 2022, kkkk.
Não vai ter jeito, vou ter que ficar ai com o c* na mão até receber minha senha, mas já estou aceitando o triste destino de cair na CRC.
Comentários
@coragem
Eita, que má notícia... Pelo jeito estão mandando parte do que chega lá para Lisboa.
@coragem
Curioso que encaminharam para CRC, mas entregaram a senha no prazo esperado para ACP.
Eu achei estranho a demora, inclusive enviei um email um tempo atras, cuja resposta foi essa:
Devem estar realmente sobrecarregados ou fui punido por enviar um email perguntando 🤣
@coragem pqp
O meu chegou lá dia 12/06 e até agora nada. Se tiverem mandado o meu pra Lisboa eu estou lascado kkkk.
@coragem
Duvido que tenha sido em represália à sua mensagem. Apesar de que a resposta é sim dotada de uma formalidade digna de rispidez. 😂
De uma forma de outra, pela réplica, parece que os funcionários realmente estão sobrecarregados; com serviço demais para gente de menos.
Vai ser questão de sorte então. Pelo menos vendo na planilha, teve gente que chegou o pedido depois da tua data @coragem e mesmo assim o processo está submetido na ACP. Como por exemplo o @Alcepeda que foi entregue dia 16/06 e ele recebeu a senha dia 07/07, conforme ele botou na planilha.
Só uma dúvida @coragem, o teu processo foi 1C, seu ascendente nasceu em Portugal ou em alguma colônia africana? Pergunto pois lembro que dependendo de onde o teu ascendente for, a ACP tem mesmo o direito reservado de mandar pra CRC. Posso estar enganado, sequer sei se no processo de Submetido, eles já dão uma olhada nisso...
@daniel04
Meu pai nasceu no Brasil, porém fiz o processo dele pelo próprio ACP em 2023, então não saberia lhe dizer se isso teve alguma influencia ou não.
No meu caso especifico, eu também enviei o do meu filho (1C) como dependencia, já esperando a recusa pois pelo menos os documentos já estarão lá para uso num processo futuro. Talvez isso tenha sido o motivo e eu possa ter alguma sorte face que a recusa no ACP seria certa.. quem sabe no CRC como esse processo se desenrolará.
apenas contextualizando, fiz a dependencia pois moro fora do Brasil e a rede consular de Portugal aqui é pessima. Passei meses tentando agendamento para legalização dos documentos e não obtive resposta alguma, assim como não encontrei nenhum advogado portugues na regiao que moro... como visitei o Brasil recentemente, aproveitei para legalizar o formulário lá mesmo, pois se precisasse fazer aqui, estaria lascado.
@coragem Entendi. Espero que até esta semana eu já tenha a senha de acesso do meu processo. Já tá próximo de fazer 1 mês kkkk.
@coragem eita que situação. O processo de um conhecido também chegou na ACP e foi direcionado a CRC Lisboa.
Minha prima não recebeu a senha do processo dela. Orientei a aguardar mais tempo e não enviar e-mail pra eles questionando.
@Bentinho Sabe dizer quando que o processo deste conhecido foi Entregue e Submetido?
@daniel04 enviado fim de maio, chegou lá início de junho. Recebeu a senha fim de junho. Inicialmente consultou e o processo ainda não tinha número e local de análise. Dois dias depois foi consultar de novo e estava já direcionado a CRC Lisboa e o número do processo.
Puts já mandei três e-mails e nada
@daniel04
boa tarde, li seu comentário
seu ascendente nasceu em Portugal ou em alguma colônia africana? Pergunto pois lembro que dependendo de onde o teu ascendente for, a ACP tem mesmo o direito reservado de mandar pra CRC. Posso estar enganado, sequer sei se no processo de Submetido, eles já dão uma olhada nisso...
não tenho certeza, mas creio que não seja uma regra, porque eu nasci em uma ex colônia africana (Moçambique)
final de março enviei o processo do meu filho (menor) para o ACP e recebi a senha rapidamente
em junho enviei do meu filho (maior) chegou lá dia 26/06 ainda nada de senha
eu "acho" que tem haver com a falta de pessoas no ACP lamentavelmente logo agora na nossa vez
estou com o coração apertadinho meu filho faz universidade aqui no Brasil e pretende morar ano que vem em PT e completar lá a universidade, sem a nacionalidade complica só com visto e os valores tmb são muito mais altos
vamos continuar na fé em Deus sempre 🙏
@coragem ,
Foi enviado para Lisboa corretamente conforme o despacho N.º 009/PCD/2024 do IRN, pois você não nasceu nos países mencionados no item 2.IV do despacho. Infelizmente não há o que fazer , hoje um processo de filho em Lisboa está levando por volta de 3 anos. Se aceitaram o processo de seu filho menor deve ter sido por engano. Mas isso demonstra como eles estão desorganizados.
o ACP só aceita pedidos de filhos de requerentes cujos progenitores nasceram nos países constantes no item abaixo do despacho de 2024 sobre distruibuição de processos.
IV) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade, relativamente a filhos de mãe portuguesa ou de pai português, desde que o nascimento deste progenitor tenha ocorrido em território português, em país da Comunidade Europeia, no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou na República Federativa do Brasil;
Mas agora relendo um post seu anterioir vi que você diz que enviou o seu processo apensado ao de seu filho 1C. Está um pouco confuso. Pois no último post você diz que enviou o de seu filho menor em março para o ACP e logo recebeu a senha. Afinal qual processo foi apensado ao seu? E quando você recebeu seu assento, se é que já recebeu?
Pessoal, boa tarde.
Hoje recebi pelo email o "comprovativo de entrega do pedido de nacionalidade" dos meus filhos.
No documento, vinha um checklist dos documentos, onde estava "tickado" documento de identidade dos meus filhos, mas não do representante legal, quando na verdade foi o contrário, pois se tratam de menores de 14 anos.
Isso está ocorrendo com todo mundo? É algo que exija algum tipo de ação da minha parte para corrigir esse checklist?
Esse e-mail que o @Sergio76 recebeu é padrão? A minha remessa chegou hoje ao ACP Porto e ainda não recebi.
Aliás, por algum motivo não estou conseguindo baixar a “Prova de entrega” do CTT (que esperava conseguir por ter encaminhado via Express). Recebo sempre a informação “Documento não disponível de momento.”. Alguém sabe me informar como devo proceder para obter o comprovante de entrega da remessa?
@Sergio76 ,
Um boa coisa é que te mandaram o email, o que todos deveriam fazer. O email que você recebeu é um noreply email, se não, responda pedindo para esclarecer a confusão. Se for um noreply você pode mandar o email o ACP em atenção a pessoa que assinou o email que você recebeu. Não creio que isso vai interferir no andamento normal do processo, mas não custa enviar um email. Se você puder post aqui o texto do email que você recebeu, apagando os dados pessoais.
@Sergio76
Isso está ocorrendo com todo mundo?Recebi tbm, referente ao processo de neto do meu tio. Entendo que tanto o email quanto o pdf com o checklist e número do processo e senha são gerados automaticamente pelo sistema após a digitalização dos documentos e entrada no sistema.
É algo que exija algum tipo de ação da minha parte para corrigir esse checklist?Entendo que não é necessário tomar nenhuma ação. É esperar o processo seguir.
@texaslady
Como curiosidade: o checklist que recebi veio “ticado” o item “Documentos que comprovem o domínio do idioma”, mesmo eu não tendo mandado nada nesse sentido. Entendo que eles marcam esse ítem como se estivesse presente para evitar aquela exigência automática de comprovação de idioma que vimos aparecer em alguns processos de netos recentemente. Me leva a crer que realmente era uma nova feature do sistema e parte dos operadores não estava devidamente treinada.
@texaslady a mensagem do envio em março, sendo desse tópico, foi da AdrianaMacedo (imagino!), em março deste ano estava ainda levantando a documentação e lendo seu tópico sobre apensamento 😬
eu fiz o do meu pai (1C pelo ACP) e saiu bem na época dos primeiros registros automatizados (sem dados dos pais, etc).
o meu e de meu filho foi recebido em 4/6 e senha em 7/7
Foi enviado para Lisboa corretamente conforme o despacho N.º 009/PCD/2024 do IRN, pois você não nasceu nos países mencionados no item 2.IV do despacho. Infelizmente não há o que fazer , hoje um processo de filho em Lisboa está levando por volta de 3 anos. Se aceitaram o processo de seu filho menor deve ter sido por engano. Mas isso demonstra como eles estão desorganizados.
o ACP só aceita pedidos de filhos de requerentes cujos progenitores nasceram nos países constantes no item abaixo do despacho de 2024 sobre distruibuição de processos.
IV) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade, relativamente a filhos de mãe portuguesa ou de pai português, desde que o nascimento deste progenitor tenha ocorrido em território português, em país da Comunidade Europeia, no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou na República Federativa do Brasil;
@texaslady Salvo engano, isso ai parte da vontade da ACP. No despacho de Junho de 2024, eles ganharam competência pra analisar processos de outros países além dos que tu listou. Lembro disso pois minha mãe é moçambicana e eu tive essa dúvida em maio desse ano, enquanto começava os preparativos para fazer meu pedido 1c. A ACP tem competência, mas se reserva o direito de redirecionar esses pedidos pra CRC de Lisboa, que provavelmente é o que vai acontecer comigo, por azar.
Mas, por exemplo, o @Shane_Rebelo é da antiga colônia de Goa, e o processo dele foi aceito na ACP e se encontra lá até hoje. Então depende muito da sorte da pessoa.
@coragem ,
desculpe a confusão , misturei os 2 posts. Mandei a resposta errada para você.
@AdrianaMacedo , eu fiz mesmo uma grande confusão entre você e @corragem. Mas como você não nasceu no Brasil seu processo pode ir para a CRC, mesmo que o de seu filho menor tenha sido processado no ACP.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/371551/#Comment_371551
@daniel04 ,
na verdade aquele despacho também é bem confuso porque diz "com excecão do 2-IV", mas na verdade eles podem sim tanto processar lá como enviar para Lisboa. Infelizmente não há certeza, já tivemos mais de um caso em que eles mandaram de dois irmãos de pais brasileiros, um processo para Lisboa e outro deixaram no ACP.
5 – É instalado um balcão de nacionalidade no Arquivo Central do Porto (ACP) que constitui uma extensão da Conservatória dos Registos Centrais e assegura a prestação dos seguintes serviços próprios desta Conservatória:
a) Instrução e decisão dos pedidos de nacionalidade identificados no número 2, com exceção do ponto 2- IV),
b) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos das alíneas c) e d) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade e
c) Instrução e decisão dos pedidos de aquisição da nacionalidade portuguesa, por naturalização, de estrangeiros que satisfaçam os requisitos previstos no número 7 do artigo 6.º da Lei da Nacionalidade aí apresentados, bem como no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes, do Porto.
@ecoutinho ,
Me leva a crer que realmente era uma nova feature do sistema e parte dos operadores não estava devidamente treinada.
Deve ser isso mesmo. A implantação desta nova plataforma foi bem caótica e continua sendo. e pouco a pouco vão aprendendo.
@ecoutinho entendi, vou checar neste contato, muito obrigado!
@texaslady e @ecoutinho
O email é sim um noreply, e não trouxe assinatura de pessoa específica, mas tão somente do "Instituto dos Registos e do Notariado".
@Chrieso , no meu caso chegou quase um mês depois do recebimento no ACP.
@texaslady , segue texto do documento:
COMPROVATIVO DE ENTREGA DE PEDIDO DE NACIONALIDADE
Nome do requerente: XXXXXXXX
Nº do pedido: XXXXXXXX
Data de entrada: XXXXXX (veio com a data em que os documentos foram efetivamente recebidos na ACP)
Tipo de pedido:
artigo 1º, n.º 1 alínea c) da LN - Filho/a de mãe ou de pai português nascido no estrangeiro
Valor pago: 0,00 €
Documentos entregues:
(X) Pedido Nacionalidade (Formulário)
(X) Cert. Nascimento Progenitor PT
(X) Certidão de Nascimento (Original em papel)
(X) Documento de Identificação (Original em papel)
( ) Documento de Identificação do representante legal (Original em papel)
( ) Documento hospitalar (Original em papel)
Verificar estados do pedido
Em https://meu.registo.justica.gov.pt/Pedidos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade
pode consultar o resumo do seu processo numa linha do tempo, com as atividades em curso
ou já concluídas.
O Código para consulta é o seguinte: XXXXXXXXX
Prezados,
Boa noite!
Uma informacao importante de interesse do fórum...
Enviei recentemente um processo familiar de filho para o ACP-Porto, por que sabemos ser a Conservatória mais célere. Entretanto, o processo foi transferido para a CRC-Lisboa! Nao sei quais os critérios sao adotados para estas transferências, mas sao fatos.
Portanto, ao enviarmos um processo para o ACP-Porto, nao há garantias de que o mesmo será tramitado por lá! É enviar e contar com a sorte do mesmo nao ser transferido para o caos da CRC-Lisboa!!!
Pessoal, percebo um padrão. Todos os pedidos de Atribuição aqui relatados como encaminhados ao ACP Porto e que foram posteriormente reencaminhados de lá ao CRC Lisboa (vide postagens de @coragem e @ronaldorj, mas possivelmente também aquela de @Bentinho) são casos pela via 1C. Enquanto isso, outros pedidos de Atribuição (vide postagens de @daniel04, referente ao pedido de autoria do @Alcepeda; e de @ecoutinho), que não são pela via 1C, estão ficando no ACP Porto, mesmo que tenham sido recebidos após a primeira ocorrência de reencaminhamento mencionada aqui.
Será que estão reencaminhando todos os pedidos de Atribuição pela via 1C, enquanto outros estão ficando por lá?
Se o @Chrieso estiver certo, vai ser o fim da previsibilidade nos processos de nacionalidade. Ou se corre o risco de enviar para uma conservatória menor (sujeito a todos os problemas já conhecidos) ou se espera os prazos já esticados da CRC.
Aliado a isso, ainda temos a onda xenófoba que pode ainda dificultar mais a obtenção de nacionalidade originária. Já imaginaram se uma canetada no IRN altera o entendimento de tratativa de processos de filhos e netos de portugueses nascidos no Brasil? Já imaginaram se obrigam a concentrar todos os processos na CRC Lisboa?
@Chrieso Só pra te corrigir, meu pedido também é via 1C, ele foi entregue 12/06 na ACP mas até agora nada da senha. Mas sim, eu acho que vão me ferrar e mandar pra CRC Lisboa.
@Bentinho Pois é, imagina se inventam daqui uns anos meterem na gente igual a Itália fez com o descendentes de lá. Minha única "vantagem" que não me faz temer muito isso, é que minha mãe portuguesa mora em Portugal desde 2020, e que a minha irmã, que mora lá com visto, está quase finalizando o processo dela via 1C. Bem, não quase finalizando porque o dela é da 2ª Quinzena de Março de 2022, kkkk.
Não vai ter jeito, vou ter que ficar ai com o c* na mão até receber minha senha, mas já estou aceitando o triste destino de cair na CRC.
Pessoal bom dia,
Recebi a senha de dois pedidos de filho menores (1c) no dia 07/07.
Ambos processos permaneceram na ACP, não ocorreu redirecionamento dos pedidos até o momento.
Até mais.