Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1388389391393394409

Comentários

• Bom dia.

Alguem ainda de Agosto/21 na espera?

Será que ja estamos na 1a quinzena de Setembro/21?

• @Destefano A rezar por um milagre então :D obrigada

• @IsabelaBraga

Eu sou de agosto/19

• Pessoal, meu processo é de cônjuge de maio de 2023. Pelo que leio, pela quantidade estaria no prazo ainda. Mas como ele estourou o prazo que o próprio IRN avisa, decidi entrar na justiça. Prejudicado ainda pois tenho algumas razões : tenho uma doença grave progressiva, com laudos médicos nacionais e internacionais. E minha esposa não tem mais família no Brasil, somente em Lisboa inclusive com tia com 93 anos e com saúde comprometida. Por esses 3 motivos, ingressei na justiça para pedir celeridade. Meu processo está para decisão desde setembro de 2024

• @hanoch agosto de 2019?

• @mlazevedo13 nao há mais urgência por motivos de saúde..infelizmente ,boa sorte.

• @guedesmarcia nao solicitei urgencia para o IRN, ingressei com acao na justica, para que meu processo seja aprovado pois o prazo do proprio IRN ja foi ultrapassado, e tambem inseri questoes reais de saude. Nao se trata de solicitacao de urgencia via IRN, e sim de acao na justica Portuguessa. abs

• Olá, minha esposa conseguiu cidadania pela via Sefardita e já demos entrata para o nosso filjho e estamos aguardando. Somos casados há 8 anos e não dei entrada ainda no meu processo. Com essa mudança na lei, corro o risco de não ter mais direito de cidadania pelo casamento? Alguém saberia informar?

• @mlazevedo13

Pessoal, meu processo é de cônjuge de maio de 2023. Pelo que leio, pela quantidade estaria no prazo ainda. Mas como ele estourou o prazo que o próprio IRN avisa, decidi entrar na justiça. Prejudicado ainda pois tenho algumas razões : tenho uma doença grave progressiva, com laudos médicos nacionais e internacionais. E minha esposa não tem mais família no Brasil, somente em Lisboa inclusive com tia com 93 anos e com saúde comprometida. Por esses 3 motivos, ingressei na justiça para pedir celeridade. Meu processo está para decisão desde setembro de 2024

Tomara que consiga, mas pelo IRN acredito que seria imediatamente recusado. Você é casado com uma portuguesa, pode ir morar em Portugal com ela quando quiser, não precisa de nacionalidade pra isso. E chegando lá, obtém o registro de residente, será o mesmo tratamento hospitalar/médico que qualquer cidadão português. Pelo curto parágrafo acima, não consegui o que faz com que você tenha urgência em se tornar cidadão português.

• Pessoal, apenas para que eu faça uma previsão para o processo de minha esposa, cada mês de entrada de processos, por exemplo agosto de 2021, está demora quantos meses para que todos os processos sejam analisados e se inicia um novo mês ?

• editado July 12

@Marcelo_Livreiro difícil de dizer. Teve um mês que ficou cerca de 8 meses para mudar de mês de entrada. Parece que agora está melhor. Eu colocaria uns 3 meses, exagerando para cima, mas não é muito mais confiável como era antes. Dessa forma, para zera o ano de 2021 pelos conservadores, penso eu que isso não acontece antes do fim do ano se nada mudar.

• @mlazevedo13 qdo vc entrou com o processo?avise qdo tiver a resposta,pois é exatamente o meu caso.Boa sorte!

• @Destefano, muito obrigado pela resposta e fico feliz em saber que a análise está mais célere atualmente.

O processo de minha esposa é de abril de 2024 e estão analisando setembro de 2021, temos 32 meses de processos a serem analisados.

Considerando que demorem 2,5 meses analisando cada mês, temos pela frente uma espera de 80 meses, ou seja, algo próxima a 6 anos e 7 meses, fora o tempo já transcorrido de 1 ano e 2 meses .

Esse processo mantendo o tempo de análise, deverá ter a tramitação em 7 anos e 9 meses.

Torcer para acelerarem o tempo de análise ainda mais.

• @Marcelo_Livreiro eu tenho fé que as coisas fiquem mais céleres, sim, e que esse prazo reduza consideravelmente. Não é razoável um processo durar 7 a 8 anos. O ideal é que durasse no máximo 6 meses, mas isso, sabemos, é impossível. Porém um dia voltar a ter 2 anos seria o razoável. Atualmente tem levado 4 anos ou quase isso, um pouco mais ou um pouco menos... Porém, temos que considerar que esse prazo ficou assim por problemas sistêmicos, fazendo com que os processos não tramitassem por causa desse problema do sistema. A tendência é que em algum momento eles consigam terminar 2 meses em um mês, o que vai fazer esse tempo ser reduzido.

• @eduardo_augusto @guedesmarcia Dei entrada ha 1 semana atras. Entao Eduardo, minha advogada viu brechas importantes. a primeira e o tempo que passou. Ja se passaram mais de 2 anos. e isso fere o artigo 128 do codigo de procedimento administrativo. O prazo foi estourado, e para piorar, nao consigo agendar em me mudar, pois devido minha doenca, onde faco tratamento medico a cada 21 dias para o resto da vida, sem a cidadania, nao consigo ter direito ao mesmo tratamento. para piorar, minha esposa nao tem mais familiares no Brasil, todos estao em portugal, alem de sua unica tia de 93 anos com sude precaria. por esses motivos, mas principalmente devido ao atraso da aprovacao, ingressamos na justica, nao no IRN, que como vc disse foi reprovado inicialmente (eles nao aceitam mais urgencia). Agora em 60 dias devo ter noticias e espero que boa. Existem algumns ptocessos como o meu favoraveis. so buscar no chat gpt. abs

• @mlazevedo13 muito parecido com o meu caso,mas já moro aqui,e apesar de tudo consegui o nif e utente do meu marido,fiz um plano de saude e por enquanto está conseguindo tratamento.Ou seja,acredito que mesmo sem a cidadania vc consiga sim,o problema é a burocracia aqui,que mesmo com a nacionalidade é quase a mesma.

• @Destefano, mais uma vez, agradeço por sua análise.

Minha esperança é a mesma que a sua, que os processos acelerem, mas precisam se tornar bem mais céleres para atingir novamente um um prazo de 2 anos como era anteriormente.

No caso de minha esposa é virtualmente impossível o processo dela durar 2 anos, mas torço que atingiam esse prazo o mais rápido possível e beneficie a quem tiver dado entrada posteriormente.

Seria salutar uma duração razoável dos processos.

Vamos acompanhando de dedos cruzados para que sua previsão se confirme.

• Olá pessoal. Estou esperando a cidadania por casamento e recebi esta informação hoje. Estão agora no mês de Outubro 2021.

• Olá. Vi hoje num grupo do Facebook que aprovaram o pedido de cidadania por casamento submetido no dia 06/09/2021, ou seja, 3 anos e 10 meses depois. Andando que nem uma lesma, mas andando!

• nygomesnygomes Member

Ola!

Enviei o pedido do processo em Marco com toda a documentação e pagamento, até hoje não recebi nada, nem o codigo para acompanhar como o processo está indo. Alguém sabe se é normal? quanto tempo demoram para confirmar que receberam a documentacao?

Obrigada

• @nygomes

Olha, eu mandei o meu em novembro de 2024 e não recebi NADA ainda. Só pra vc ter uma ideia do problema.

• @Fernando_traz @nygomes Ola, vocês tentaram telefonar ou e-mail para pedir a chave de consulta on-line? Também não recebi nada.

• @guedesmarcia Sim Marcia, entendo que sim. Como ja transcrevi minha uniao estavel ai, acredito que eu possa iniciar o meu tratamento. Qual seguro saude vc fez? Espero nos proximos meses obter a decisao favoravel da justica e obter minha cidadania. ai consigo me planejar em ir morar ai. Hoje moro no Texas, EUA. abs

• Boa tarde. Alguém tem o guia e informações para fazer o processo de cidadania por casamento?

• @RIBEIRORENATOS

Da última vez, nem sequer me respoderam. Na anterior, disseram que não tinham registro do meu processo. Lógico, pois não o registraram! E pediram que eu esperasse pelo registro. Ou seja, meu processo não existe para eles. Desde novembro de 2024 está parado lá, em alguma pilha, imagino eu. Numa espécie de limbo. Mas o Estado Português já embolsou as taxas que eu tive de pagar, claro.

• @Fernando_traz Absurdo esse descaso. Poderia por favor me informar o e-mail que posso escrever para Lisboa?

• @IsabelaBraga , o processo do meu marido é 2ª quinzena de agosto. Até agora nada.

@brunomarcorio veja a postagem de @jpc do dia July 9, mostra uma tabela onde são exibidos 2 análises diferentes com datas de processos diferentes: "Análise do setor (Oficial de registos)" e "Decisão (Conservador de registos)".

Nesse e-mail que eles mandaram pra você (e também pra mim), eles se referem a "Análise do setor" que está na data de 2ª outubro 2021.. No caso do meu marido (Artº 3.1), está para "Decisão", então segue a data de 2ª agosto 2021.

Você tem que ver em que fase está o seu processo.

• @mlazevedo13 fiz o medis,a saúde pública(pelo menos onde eu moro)tá ruím.Lembrando que os planos aqui sao todos copay,mas nao fica muito caro.Como vc mora nos EUA creio que aqui sairá menos caro.Se puder,venha,mesmo sem cidadania,apesar de tudo,tendo paciência,vc consegue (quase)tudo.

• @RIBEIRORENATOS

registos.centrais@irn.mj.pt

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.