@arthur_azziPor favor responder se ler esta mensagem. Eu vi em um post de 2023, que tentou enviar o processo 1C (ACP) de sua avó com reconhecimento de assinatura via Consulado para dispensar Prova de Vida. O que aconteceu? Dispensaram ou caiu em exigência?
Agradeço qualquer resposta, estou em uma situação similar e estou me informando.
Não fiz transcrição de casamento, mas tirei meus documentos em Brasília, e comentei com o funcionário sobre essa omissão de dados (meu assento tb saiu assim).
Ele respondeu que os assentos estão sendo emitidos desse jeito mesmo, que inclusive atrapalharia um pouco o trabalho deles. Mas que tinha todas as informações no sistema. Então não tinha prejuízo.
Entendi então que eles estão cientes dessa nova forma de emissão de assentos e que estão lidando normalmente com isso.
Ontem entrei na pagina do IRN e vi agora q existe a opção por enviar processos de nacionalidade por Correio para os Balcões de Nacionalidade!
Na verdade, sempre existiu.
Isso vale para filho neto e conjuge?
Aqui a resposta é mais complicada. Nem todas as conservatórias estão autorizadas a fazer todos os tipos de processos. Então, você pode mandar para qualquer conservatória que quiser, mas se mandar para a conservatória "errada", seu processo vai ficar voando lá até alguma boa alma redirecionar para a conservatória "correta".
Vale a pena enviar para esses aos Balcões ou enviar diretamente ao ACP ( rua do Cunha) ?
Tem algum balcão que está maias rápido que o do Porto ? ACP?
Não é questão de rapidez, é questão de previsibilidade. Volta e meia aparece alguém aqui dizendo, "mandei meu processo lá pra conservatória de São João de Onde São Judas Perdeu as Botas e foi concluído super rápido". Pois é... mas naquela conservatória às vezes só tem 1 conservador (é o caso na maioria absoluta das conservatórias), que pode ficar doente, se aposentar, falecer, fazer corpo mole, etc., etc. E aí tudo que está naquela conservatória fica parado até sabe-se lá quando.
O processo é de atribuição de filho (1C)? Mande para a ACP. O processo é de neto (1D)? Mande para o Porto. Siga os guias!!
Quando o processo fica "concluído" e o requerente fica sabendo disso pelo site de acompanhamento do processo, eu percebo que as pessoas ficam sem saber o que fazer sobre receber o assento de nascimento.
Já vi relatos dizendo que o assento chega por e-mail em até 2 dias e vejo bastante outras pessoas dizerem que não chega e que a melhor é pagar para o site civil online.
Afinal, como é o padrão nesse momento do processo ?
O que fazer nessa hora ?
Quando o processo é concluído, recebemos um aviso por e-mail também ?
Qual o endereço de e-mail que entram em contato conosco para avisar sobre a conclusão ?
Qual o endereço de e-mail que entram em contato conosco para nos enviarem o assento ?
tenho conhecimento de um processo de filho que foi enviado ao ACP, entregue no ACP, mas que foi redirecionado à Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.
O requerente recebeu a notificação da senha há 2 dias. Ao acessar inicialmente, não apareceram o número do processo e do local do pedido, mas agora aparece o número iniciado por N e o local do pedido como Conservatória dos Registos Centrais.
De certa forma é preocuante, já que o processo em Lisboa pode levar mais de 2 anos para ser concluído.
@SergioM Primeiro obrigado por estar sempre ajudando nas consultas e agora mais uma:
Como em média uma atribuição para filho de português maior de idade está levando 12 meses pela ACP, fui consultar qual tempo seria se feito pelo Consulado do RJ e me informaram que seriam em 15 meses ou até menos, como a diferença não é grande ia optar pelo consulado mas fui informado do pagamento de algo como R$ 1.403,23 para isso, como já paguei os 175 Euros ao IRN, perguntei se mesmo assim teria q pagar a tal taxa e apesar de falar com 2 atendentes em horários diferentes eles não conseguiram entender minha duvida
Então se eu fizer pelo Consulado alem dos €175, tenho que e pagar esse outro valor tb ?
Espero que seja uma exceção, pois é será muito ruim perder o controle de onde o processo corre (controle que os advogados/assessorias já perderam), mas eu acredito que em algum momento o próprio IRN vai aplicar para os processos físicos a mesma regra que aplica para os online: uma vez que é digitalizado e "entra no sistema" ser "sorteada" uma conservatória para tramitar.
Recentemente mandei um processo de neto para o ACP e tudo correu como esperado. Em umas 3 semanas recebi o número do processo, a senha e consultando o sistema pude ver que será tratado no próprio ACP (que foi para onde mandei).
Espero que seja uma exceção, pois é será muito ruim perder o controle de onde o processo corre (controle que os advogados/assessorias já perderam), mas eu acredito que em algum momento o próprio IRN vai aplicar para os processos físicos a mesma regra que aplica para os online: uma vez que é digitalizado e "entra no sistema" ser "sorteada" uma conservatória para tramitar.
De fato, essa foi a promessa feita quando anunciaram a ferramenta.
Realmente tem acontecido alguns casos de pessoas que enviaram para o ACP e foi redirecionado para Lisboa. Não há nada que se possa fazer nestes casos. Mas a maioria enviada para o ACP fica lá mesmo.
@Marco Memoria, nunca tratei de nacionalidade com consulado, mas quando se usa algum serviço consular, o pagamento é feito diretamente ao consulado, então entendo que o pagamento que eles te pediram seria o equivalente aos 175 euros que se paga ao IRN. O problema é que você já pagou ao IRN, não sei se teria como eles puxarem essa taxa pra eles.
E quanto ao tempo, eu não acreditaria no que te disseram. Tem uns relatos no fórum de que eles levam coisa de 1 ano e meio só pra integrarem no sistema e depois mais sei lá quanto tempo pra CRC processar o pedido, ou seja, demora muito mais que 15 meses. Sem contar que não tem como acompanhar o processo.
No primeiro dia não havia informação de onde o processo estava, no dia seguinte, infelizmente já constava que foi direcionada para CRC, semelhante ao que o @Bentinho comentou.
Como que tá a situação do recebimento das senhas na ACP? Meu processo foi Entregue dia 12 de Julho e até agora não recebi nenhuma senha. Embora esteja dentro do prazo, eu lembro que quando comecei a procurar os documentos em maio, estava demorando 2 semanas.
Eu posso estar sendo precipitado, mas acredito que com o fechamento do atendimento presencial da ACP por falta de empregados, os processos enviados pelo correio estejam sendo redirecionados.
Se isso ocorrer com frequência moderada já é um enorme prejuízo pra quem espera pela nacionalidade.
Prezados, irei enviar o meu processo de filho de português por CORREIO para Porto, e no site justica.gov.pt consta para envio por correios o endereço: Porto Arquivo Central do Porto R. Visconde de Setúbal, 328. 4200-498 Porto.
Para entrega presencial na Rua do cunha 404 Porto. Como vejo geralmente as pessoas enviando para a Rua do cunha, fiquei com duvidas para onde fazer o envio.
O site do IRN é uma verdadeira arapuca. Está cheio de informações desatualizadas ou incompletas. Use o endereço e documentos conforme informado no guia do fórum. (link abaixo). Esse endereço na Visconde de Setúbal, se a memória não falha, era o utilizado até 2022, quando mudaram para o atual.
Pessoal fui acessar o Civil Online para consultar meu assento, ainda dentro do período de acesso, e me deparei com o questionamento sobre autenticação de acesso. Meses atrás não foi solicitada esta página. Como conseguiram resolver isso?
Comentários
Resposta à exigência enviada na sexta a tarde e recebida hoje pela manhã (Tarde em Portugal) na ACP assinado por Rosa Ribeiro.
Agora é orar Scarpinha...
@FMassa
Aceitam sim, mas por correio. Suspenderam o atendimento presencial no balcão apenas.
@arthur_azzi Por favor responder se ler esta mensagem. Eu vi em um post de 2023, que tentou enviar o processo 1C (ACP) de sua avó com reconhecimento de assinatura via Consulado para dispensar Prova de Vida. O que aconteceu? Dispensaram ou caiu em exigência?
Agradeço qualquer resposta, estou em uma situação similar e estou me informando.
Boa noite!
Porto ainda está emitindo registro sem nome dos avós?
Alguém sabe me dizer como os consulados do Brasil estão lidando com isso (se estão aceitando fazer procedimentos sem esses dados)?
Pergunto isso pois quero saber se precisarei retificar, se for o caso, antes de transcrever o casamento aqui em Brasília.
Agradeço desde já
@hugonpassos
Não fiz transcrição de casamento, mas tirei meus documentos em Brasília, e comentei com o funcionário sobre essa omissão de dados (meu assento tb saiu assim).
Ele respondeu que os assentos estão sendo emitidos desse jeito mesmo, que inclusive atrapalharia um pouco o trabalho deles. Mas que tinha todas as informações no sistema. Então não tinha prejuízo.
Entendi então que eles estão cientes dessa nova forma de emissão de assentos e que estão lidando normalmente com isso.
@Helena Buriche então o bicho tá vindo. Receberam o meu dia 04/06
@texaslady
Ontem entrei na pagina do IRN e vi agora q existe a opção por enviar processos de nacionalidade por Correio para os Balcões de Nacionalidade!
Isso vale para filho neto e conjuge ?
Vale a pena enviar para esses aos Balcões ou enviar diretamente ao ACP ( rua do Cunha) ?
Tem algum balcão que está maias rápido que o do Porto ? ACP?
@VMS
Ontem entrei na pagina do IRN e vi agora q existe a opção por enviar processos de nacionalidade por Correio para os Balcões de Nacionalidade!Na verdade, sempre existiu.
Isso vale para filho neto e conjuge?Aqui a resposta é mais complicada. Nem todas as conservatórias estão autorizadas a fazer todos os tipos de processos. Então, você pode mandar para qualquer conservatória que quiser, mas se mandar para a conservatória "errada", seu processo vai ficar voando lá até alguma boa alma redirecionar para a conservatória "correta".
Vale a pena enviar para esses aos Balcões ou enviar diretamente ao ACP ( rua do Cunha) ?Não inventem novidade. Processo de nacionalidade é coisa que se faz uma vez... melhor seguir os caminhos conhecidos... basta seguir nossos guias... 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa
Tem algum balcão que está maias rápido que o do Porto ? ACP?Não é questão de rapidez, é questão de previsibilidade. Volta e meia aparece alguém aqui dizendo, "mandei meu processo lá pra conservatória de São João de Onde São Judas Perdeu as Botas e foi concluído super rápido". Pois é... mas naquela conservatória às vezes só tem 1 conservador (é o caso na maioria absoluta das conservatórias), que pode ficar doente, se aposentar, falecer, fazer corpo mole, etc., etc. E aí tudo que está naquela conservatória fica parado até sabe-se lá quando.
O processo é de atribuição de filho (1C)? Mande para a ACP. O processo é de neto (1D)? Mande para o Porto. Siga os guias!!
Pessoal, uma dúvida.
Quando o processo fica "concluído" e o requerente fica sabendo disso pelo site de acompanhamento do processo, eu percebo que as pessoas ficam sem saber o que fazer sobre receber o assento de nascimento.
Já vi relatos dizendo que o assento chega por e-mail em até 2 dias e vejo bastante outras pessoas dizerem que não chega e que a melhor é pagar para o site civil online.
Afinal, como é o padrão nesse momento do processo ?
O que fazer nessa hora ?
Quando o processo é concluído, recebemos um aviso por e-mail também ?
Qual o endereço de e-mail que entram em contato conosco para avisar sobre a conclusão ?
Qual o endereço de e-mail que entram em contato conosco para nos enviarem o assento ?
@GustavoLopes, o correto seria a conservatória enviar o assento quando o processo terminasse, mas é muito comum que não enviem.
Se não receber no e-mail, tem 2 opções:
- mandar um e-mail solicitando, que eles podem responder com o assento ou simplesmente ignorarem ou;
- solicitar no CivilOnline, pagando os 10 euros.
O e-mail que eles vão usar é o que você indicou no formulário, o mesmo que usaram para mandar a senha no início do processo.
@texaslady @ecoutinho
tenho conhecimento de um processo de filho que foi enviado ao ACP, entregue no ACP, mas que foi redirecionado à Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.
O requerente recebeu a notificação da senha há 2 dias. Ao acessar inicialmente, não apareceram o número do processo e do local do pedido, mas agora aparece o número iniciado por N e o local do pedido como Conservatória dos Registos Centrais.
De certa forma é preocuante, já que o processo em Lisboa pode levar mais de 2 anos para ser concluído.
@SergioM Primeiro obrigado por estar sempre ajudando nas consultas e agora mais uma:
Como em média uma atribuição para filho de português maior de idade está levando 12 meses pela ACP, fui consultar qual tempo seria se feito pelo Consulado do RJ e me informaram que seriam em 15 meses ou até menos, como a diferença não é grande ia optar pelo consulado mas fui informado do pagamento de algo como R$ 1.403,23 para isso, como já paguei os 175 Euros ao IRN, perguntei se mesmo assim teria q pagar a tal taxa e apesar de falar com 2 atendentes em horários diferentes eles não conseguiram entender minha duvida
Então se eu fizer pelo Consulado alem dos €175, tenho que e pagar esse outro valor tb ?
@Bentinho
Recentemente mandei um processo de neto para o ACP e tudo correu como esperado. Em umas 3 semanas recebi o número do processo, a senha e consultando o sistema pude ver que será tratado no próprio ACP (que foi para onde mandei).
@ecoutinho
Espero que seja uma exceção, pois é será muito ruim perder o controle de onde o processo corre (controle que os advogados/assessorias já perderam), mas eu acredito que em algum momento o próprio IRN vai aplicar para os processos físicos a mesma regra que aplica para os online: uma vez que é digitalizado e "entra no sistema" ser "sorteada" uma conservatória para tramitar.De fato, essa foi a promessa feita quando anunciaram a ferramenta.
@VMS ,
conforme o colega acima disse mande para o ACP. é a melhor opção.
@Bentinho ,
Realmente tem acontecido alguns casos de pessoas que enviaram para o ACP e foi redirecionado para Lisboa. Não há nada que se possa fazer nestes casos. Mas a maioria enviada para o ACP fica lá mesmo.
@Marco Memoria, nunca tratei de nacionalidade com consulado, mas quando se usa algum serviço consular, o pagamento é feito diretamente ao consulado, então entendo que o pagamento que eles te pediram seria o equivalente aos 175 euros que se paga ao IRN. O problema é que você já pagou ao IRN, não sei se teria como eles puxarem essa taxa pra eles.
E quanto ao tempo, eu não acreditaria no que te disseram. Tem uns relatos no fórum de que eles levam coisa de 1 ano e meio só pra integrarem no sistema e depois mais sei lá quanto tempo pra CRC processar o pedido, ou seja, demora muito mais que 15 meses. Sem contar que não tem como acompanhar o processo.
@SergioM Entendi, vou fazer pela ACP mesmo, obrigado mais uma vez
@Godoiw , espero que a sua senha chegue logo.
No primeiro dia não havia informação de onde o processo estava, no dia seguinte, infelizmente já constava que foi direcionada para CRC, semelhante ao que o @Bentinho comentou.
Como que tá a situação do recebimento das senhas na ACP? Meu processo foi Entregue dia 12 de Julho e até agora não recebi nenhuma senha. Embora esteja dentro do prazo, eu lembro que quando comecei a procurar os documentos em maio, estava demorando 2 semanas.
@daniel04
Eu posso estar sendo precipitado, mas acredito que com o fechamento do atendimento presencial da ACP por falta de empregados, os processos enviados pelo correio estejam sendo redirecionados.
Se isso ocorrer com frequência moderada já é um enorme prejuízo pra quem espera pela nacionalidade.
@daniel04
Não há prazo exato, mas enviei para lá um processo no final de maio e recebi a senha após 3 semanas. Junho é um mês com muitos feriados por lá.
@Bentinho Não acredito que meu processo tenha sido redirecionado.
@ecoutinho Eu também enviei pra lá no final de maio. Foi entregue dia 12/06 e até agora nada. Vou esperar mais esta semana e depois vejo o que faço.
Prezados, irei enviar o meu processo de filho de português por CORREIO para Porto, e no site justica.gov.pt consta para envio por correios o endereço: Porto Arquivo Central do Porto R. Visconde de Setúbal, 328. 4200-498 Porto.
Para entrega presencial na Rua do cunha 404 Porto. Como vejo geralmente as pessoas enviando para a Rua do cunha, fiquei com duvidas para onde fazer o envio.
@FernandoFsm
O site do IRN é uma verdadeira arapuca. Está cheio de informações desatualizadas ou incompletas. Use o endereço e documentos conforme informado no guia do fórum. (link abaixo). Esse endereço na Visconde de Setúbal, se a memória não falha, era o utilizado até 2022, quando mudaram para o atual.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
@daniel04
enviei o processo do meu filho (maior) chegou á dia 26/06/25 eu tmb ainda não recebi a senha,
estava achando demorado, quando li seu comentário que o seu chegou dia 12/06 ate agora nada de senha fiquei preocupada,
espero que nossos processos que não tenham sido encaminhados para CRC "missericordia" 😱 sofri 4 anos de espera de processo lá
quem for recebendo senha, si favor possível ir compartilhando aqui ajuda acalmar o coração kkk
Boa tarde!
Processo recebido na ACP no dia 12/06.
Senha recebida na data de 07/07.
Pessoal fui acessar o Civil Online para consultar meu assento, ainda dentro do período de acesso, e me deparei com o questionamento sobre autenticação de acesso. Meses atrás não foi solicitada esta página. Como conseguiram resolver isso?
@ecoutinho
Obrigado pelo auxílio! Pensei que pudesse ser alguma alteração recente e ia acabar enviando para a R. Visconde de Setúbal.
Enviei dois processos 1C para ACP, recebidos dia 4/6 e senha enviada ontem, 7/7. Em ambos constam isso:
😓