Como faço para conseguir a certidão de nascimento e de casamento dos meus tataravós portugueses?

Eu já tenho o nome, data de nascimento e local de nascimento dos meus tataravós portugueses. Como faço para conseguir as certidões de nascimento e de casamento deles, que estão em Portugal? Quero que meu avô tire a cidadania pra ele, pra que então eu possa tirar a minha a partir disso.

Justino Fernandes (Pereira) nasceu em 05/01/1864 em Carrazeda de Ansiães.

Feliciana da Conceição (Gonçalves) nasceu em 13/03/1883 em Carrazeda de Ansiães.

Seguem as informações deles na imigração:

Segue a lista de desembarque deles no Porto de Santos (os registros deles correspondem à quinta e sexta linhas): https://www.arquivoestado.sp.gov.br/uploads/acervo/textual/hospedaria/L06A_030.pdf

Agradeço imensamente a quem puder me ajudar, pois sou novo nessa questão da cidadania portuguesa, e não sei nem por onde começar.

«134

Comentários

• @LP0956

Justino foi batizado na freguesia de Marzagão, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança:

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/b3f448a04eec4eeaa1b86f001ef0e4ab?isRepresentation=false&selectedFile=37993303&fileType=IMAGE

Feliciana foi batizada na freguesia de Castanheira, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança:

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/c6c4c5d47df24304a4b5486af0b6171a?isRepresentation=false&selectedFile=37987012&fileType=IMAGE

E eles se casaram na freguesia de Linhares, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança:

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/c2596ed2f2974660b01feff6867cc34d?isRepresentation=false&selectedFile=37991935&fileType=IMAGE

Aqui como pedir esses registros para fins de nacionalidade:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

Pelo que entendi, seu avô (vivo) é neto desse casal. Aqui a lista de documentos para ele entrar com o pedido de nacionalidade:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

À essa lista, eu acrescentaria (nesse caso) o casamento de Justino e Feliciana, para mostrar que eles casaram ainda em PT.

• @CarlosASP Te agradeço imensamente pela ajuda que você me deu, esses documentos são preciosíssimos! Só uma dúvida: quando vou fazer o pedido de certidão, está pedindo o nome completo do pai e da mãe dos meus tataravós portugueses (que provavelmente constam nesse documento, mas que não estou conseguindo enxergar devido à baixa resolução e qualidade em que ele se encontra). Como faço para descobrir o nome completo do Justino e dos pais dele, bem como da Feliciana e dos pais dela?

Fico no aguardo e agradeço desde já!

• @LP0956

Pais do Justino: Joao Fernandes da Pereira e Antonia da Silva

O nome completo do Justino no batismo é apenas Justino. Batismos vem só com prenome(s), sem o sobrenome (apelido em PT). No casamento que aparece o nome completo (prenomes + sobrenomes).

Pais da Feliciana: Joaquim Gonçalves Viegas e Camilla Alves Pereira

Nome completo: Feliciana da Conceição

Nomes no casamento: Justino Fernandes e Feliciana da Conceição

Não se preocupe tanto com os nomes nesses pedidos; eles não precisam bater exatamente. Só o suficiente para eles poderem identificar qual o registro certo.

• @CarlosASP Acabei de solicitar as certidões de batismo/nascimento! Pra pedir a certidão de CASAMENTO deles pelo CRAV, basta solicitar apenas de um dos dois mesmo, ou precisa que seja pedido de ambos?

• @LP0956

Somente uma.

Você vai dar entrada por só um dos antepassados - como explicado no guia para netos em resposta anterior. Leia com atenção esse guia.

É que existe uma questão que, quando são dois antepassados PT que poderiam ter casado no BR depois de 1911, pode ser exigido no processo que se transcreva em PT esse casamento.

Eles às vezes exigem isso quando veem que os dois antepassados são de PT.

Ao já mandar o casamento em PT deles, você já se antecipa a esse eventual questionamento.

• @CarlosASP Muito obrigado, de verdade! Acabei de pagar e estou esperando as três certidões deles (nascimento de ambos, e casamento) chegarem. Qual seria o próximo passo agora para mim?

• @LP0956

Numa resposta anterior, deixei o link do guia para o que precisa em um processo de netos.

Tendo na mão as certidões de nascimento (ou batismo) das 3 gerações (avô PT => filho/a BR => neto/a BR) que são necessárias para o processo, você vai comparar todos os nomes dos envolvidos que aparecem nas várias certidões (pais e avós), para ver se há inconsistências.

Você pode fazer isso mesmo antes das certidões PT chegarem, pois você tem as imagens delas (caso já tenha as certidões BR).

Outra coisa que pode ir adiantando é a questão do documento BR (só serve RG ou passaporte) do neto requerente. Tem que ter menos de 10 anos de emissão (e constar a filiação). Se tiver um documento mais antigo, já ir providenciando um novo. Isso é o item 6 do guia que está no link que mandei.

O que deve deixar para o fim de tudo (fazer só na véspera) é o item 4 ("ficha limpa do BR"). Pois tem que ser emitido no máximo 90 dias antes de o pedido chegar lá em PT.

O requerente morou fora do BR depois dos 16 anos? Se morou, olhe o item 5.

• @CarlosASP Mas não vai precisar da certidão de casamento e de óbito da Zulmira? Apenas a de nascimento?

• Os meus trisavôs eram portugueses de Carrazeda de Ansiães. Solicitei ontem as certidões de nascimento e casamento deles pelo sistema CRAV, pois pretendo dar entrada no processo assim que elas forem entregues na minha casa. Minha bisavó (brasileira, filha desses meus tataravós portugueses) já faleceu, e a única pessoa viva capaz de obter essa cidadania para transmiti-la para mim é o meu avô (filho dessa minha bisavó). Porém, ele já está bem idoso e com saúde debilitada. O que acontece se, após eu estar com todas as certidões em mãos e tiver preenchido o formulário de requisição, o meu avô vier a falecer dentro desse período?

• @LP0956

Só para entender. É essa a ordem?

Avô PT Justino Fernandes, casado em PT com avó PT Feliciana da Conceição

Filha BR: Zulmira

Neto/a BR (requerente da cidadania)

A Zulmira é apenas a "intermediária" entre o antepassado PT e o requerente da cidadania. Ela nasceu e morreu cidadã BR apenas; não teve nem nunca terá a nacionalidade PT. Falando de maneira bem crua, o que aconteceu com ela não "interessa" a PT.

Em princípio, dela só precisaria a certidão de nascimento (em geral, isso acontece para homens). Porém, como ela possivelmente mudou de nome ao casar, precisa explicar a razão de o nome dela poder estar diferente no seu nascimento comparado com o que consta no nascimento do requerente. Lembra que eu falei para ver se havia divergências nos nomes que constam em todas as certidões essenciais (as da lista no guia)?

Normalmente, uma dessas duas coisas resolve isso:

A própria certidão de nascimento da Zulmira pode já ter uma anotação na lateral mencionando seu casamento. Em teoria, isso deveria ser feito automaticamente, Na prática, nem sempre acontece. Se não tiver acontecido, você pode ir providenciando isso - é grátis. Você entra em contato com o cartório que ela casou e pede para eles comunicarem esse casamento ao cartório do nascimento de Zulmira.

[se quiser possivelmente economizar um $, antes de pedir a emissão do nascimento de Zulmira, pergunte ao cartório se já consta essa anotação do casamento. Se já constar, ótimo. se não constar, espere até fazer esse processo acima para a certidão já vir atualizada]

Ou pode mandar no processo de nacionalidade a certidão de casamento de Zulmira.

Um comentário geral: quanto menos certidões mandar no processo, melhor. Pois cada certidão a mais aumenta a possibilidade de ter alguma divergência de nomes entre elas - e isso levar o conservador a criar alguma exigência. Mas, às vezes, não tem como escapar de mandar alguma a mais.

• @CarlosASP Eu consegui descobrir o local de todas as certidões da minha bisavó!

Uma dúvida que eu tenho: como eu vou precisar que meu avô faça o pedido da cidadania para que depois eu faça o pedido a partir dele, eu vou precisar da certidão de casamento do meu avô e do meu pai também, ou vou precisar apenas da certidão de nascimento de cada um deles?

Outra dúvida com relação às certidões dos brasileiros (bisavó, avô e pai): eu vou precisar solicitar uma de inteiro teor comum do nascimento de cada um, ou vou precisar solicitar uma digitalizada e apostilada (que costuma ser bem mais cara)? As certidões de nascimento e casamento dos meus trisavós portugueses eu já encomendei no CRAV no formato daquele link que você me mandou. Minha dúvida agora é quais certidões dos brasileiros eu preciso ter, e em qual formato eu preciso solicitar.

• @LP0956

Todas estas perguntas estão respondidas no guia do fórum para netos, cujo link mandei em um resposta anterior. Siga as instruções lá.

• Minha ancestralidade portuguesa segue a seguinte linhagem:

Eu > Pai > Avô > Bisavó > Trisavô (português)

Minha bisavó já faleceu; logo, para eu conseguir a cidadania, preciso que o meu avô tenha a dele para que ele seja o cidadão português do qual eu possa solicitar a minha cidadania (já que só pode pular uma geração para a obtenção da mesma). Então, eu gostaria de saber se, após eu conseguir todas as certidões e documentos, eu precisarei que o meu avô faça a solicitação da cidadania pra ele primeiramente para que, depois disso, eu possa fazer a minha; ou se existe alguma maneira de ele e eu entrarmos ao mesmo tempo para agilizar o processo e gastar menos dinheiro.

• @LP0956

Precisará aguardar seu avô ser português primeiro antes de dar entrada no seu pedido.

Mesmo que os pedidos fosem feitos simultaneamente, não haveria como gastar menos dinheiro, os documentos são distintos entre o seu pedido e o dele.

• Eu fiz a solicitação a partir das informações presentes nessa seção do fórum:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

O pagamento já foi confirmado na segunda-feira passada, porém não me enviaram o código de rastreamento da certidão por e-mail e também não consegui encontrá-lo no sistema do CRAV. Como faço para proceder nesse caso?

• Se continuar acompanhando, eles informam quando a certidão for enviada. Se mesmo depois da confirmação do envio, você não ter o código de rastreio, faça um pedido de informação (no CRAV) com os dados do seu pedido e informe que gostaria de receber o código, por gentileza.

• editado June 12

Fui ao cartório do Cambuci (onde a minha bisavó - filha de portugueses - foi registrada assim que nasceu), e o nome dela na certidão de nascimento consta apenas como ZULMIRA DA PIEDADE. Já na certidão de casamento dela (que se encontra no cartório de Mogi das Cruzes) o nome dela consta como ZULMIRA DA PIEDADE PEREIRA (o que faz muito mais sentido, já que o pai dela se chamava JUSTINO FERNANDES PEREIRA e a mãe dela se chamava FELICIANA DA CONCEIÇÃO GONÇALVES). Ou seja, no registro de nascimento dela, ela está registrada sem o sobrenome de nenhum dos pais (apenas como ZULMIRA DA PIEDADE, o que não faria muito sentido). Já no registro de casamento (antes de fazer a alteração para o nome de casada), o nome dela aparece como ZULMIRA DA PIEDADE PEREIRA (o que faz muito mais sentido, já que ela ao menos aparece registrada com ao menos o sobrenome do pai).

Eu estou sem a certidão de nascimento dela aqui comigo, mas tenho em mãos a de casamento, que é essa:

Eu já vi muitos casos onde o nome da pessoa foi grafado incorretamente na certidão de casamento, porém corretamente na de nascimento - porém, o caso dela é o contrário: o nome COMPLETO dela consta na certidão de casamento (antes da observação de que o nome dela seria alterado para o que foi, até o dia da morte dela, o nome dela de casada) como vocês podem ver, só que está INCOMPLETO na certidão de batismo dela (está faltando o PEREIRA ao final do nome dela na certidão de nascimento). Aí eu pergunto: como proceder nesse caso?

• @LP0956

Apesar de muita gente não saber, aqui no BR, especialmente em registros civis mais antigos, não era tão raro a pessoa ser registrada só com seus prenomes, sem o sobrenome. Igual ao que acontece com os batismos em PT.

Aqui me parece que foi registrada apenas com os prenomes "Zulmira da Piedade" (similar a alguém que se chama Maria das Graças ou Maria das Dores etc). Na hora de casar, ela declarou seu nome completo (incluindo sobrenome) como Zulmira da Piedade Pereira.

É essencial que os nomes dos pais que aparecem nessa certidão de casamento batam exatamente com os da certidão de nascimento de Zulmira.

Tive casos assim em minha família, mandei os documentos como estavam e os processos de nacionalidade foram aprovados sem exigência. O que eu mandaria extra (supondo que seja um processo de netos), seria essa certidão de casamento (caso tudo esteja batendo) para "fixar" o nome completo dela (parecido ao que fazemos no caso de um PT com batismo só com prenomes),

• editado June 12

@CarlosASP

Que ótimo saber disso!

Assim que as certidões dos meus trisavós portugueses (avós do meu avô) que eu solicitei no CRAV chegarem ao Brasil (já possuo a de nascimento e a de casamento da minha bisavó - mãe do meu avô - ambas em inteiro teor, além da de nascimento do meu avô - também em inteiro teor) , de quais certidões o meu avô vai precisar fazer apostilamento de Haia antes de ele entrar com o pedido da cidadania? Vai precisar fazer de todas essas três (a dele e as da mãe dele, que é a minha bisavó Zulmira)?

• @larabarata Eles me enviaram um código de rastreamento que começa com PT e termina com PT. Em qual site eu consigo fazer o rastreamento dessa encomenda através desse código que eles me enviaram?

• @LP0956

Tente no site dos Correios de PT (CTT); em "Seguir Objeto":

https://www.ctt.pt/particulares/index

Depois de um tempo, é capaz de começar a aparecer no site dos Correios do BR também

• @LP0956

Se seu avô vai pedir como neto, siga o guia. Quando algo deve ser apostilado, está explicitado ali:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

• @CarlosASP

Eu encomendei a certidão de nascimento do meu trisavô português, a certidão de nascimento da minha trisavó portuguesa e a certidão de casamento deles. Entretanto, chegaram três cópias da certidão de casamento deles dentro do envelope. Será que as de nascimento vão chegar em envelopes separados, ou eles me enviaram erroneamente três cópias da certidão de casamento em vez de uma cópia de cada certidão que eu encomendei?

• @LP0956

Me parece estranho chegar 3 cópias.

Você teria que verificar o seu pedido para ver se o erro foi seu ou deles.

Não acredito que em um mesmo pedido dê para pedir certidões diferentes.

Você abriu um pedido separado para cada certidão?

• @CarlosASP Aparentemente houve um erro da parte deles. Abri uma solicitação no CRAV, e eles me deram a seguinte resposta:

A única coisa que eu não entendi foi referente ao trecho "Das 3 certidões que tem em sua posse, duas deverão ser anuladas". Eu recebi certidões com os números 610, 611 e 612, como mostrei na minha mensagem anterior. Então isso significa que terei que jogar fora as certidões de número 610 e 611, e que vou ficar apenas com a certidão de número 612?

• @LP0956

Não sei se essa parte de "anular" é algo interno deles, para fins de contabilidade. Mas talvez tenha algo a ver com anular no sentido de eles serem "oficiais". Pois documentos expedidos pelo AD tem valor oficial (por exemplo, para usar em processo de nacionalidade).

Na dúvida, se precisar mandar uma dessas de casamento para algo "oficial" (como o processo de nacionalidade), mandaria a do pedido 612 que não foi "anulado". Pois aí você tem certeza que ninguém pode contestar que é um "documento oficial".

As outras ficam de lembrança para você.

Acho que o raciocínio deles foi "a pessoa pagou por 3 certidões oficiais". No fim, você vai ter 3 "oficiais" (a de casamento e a dos 2 batismos). Se eles não anulassem as 2 extras de casamento, você receberia no fim 5 "oficiais" quando só pagou por 3. Não deixa de fazer sentido. Ninguém saiu perdendo ou levando algo de graça.

• @CarlosASP Felizmente as outras duas certidões chegaram hoje! Já estou com as 3 certidões portuguesas dos meus tataravós (nascimento de casa um dos portugueses e o casamento entre eles), como você pode ver abaixo:

Agora só pra entender, eu ainda preciso de quais certidões em inteiro teor antes de apostilar pra dar entrada na cidadania para o meu avô: as de nascimento e casamento da minha bisavó e as de nascimento e casamento do meu avô? Ou só a de nascimento do meu avô, no caso?

• editado June 27

@LP0956, se é um processo de neto onde seu avô é o requerente, vai precisar da certidão de nascimento por cópia reprográfica dele e da filha dos portugueses. Se a sua bisavó casou e mudou de nome, mande também a certidão de casamento dela.

• @SergioM Mas a certidão de CASAMENTO do meu avô não precisa, né?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.