Início do processo de minha filha

Obtive a cidadania portuguesa através de meu avô nascido em Portugal. Já faz um tempo, fiz o processo de cidadania de minha mãe e posteriormente o meu. Agora, depois de vários anos, pretendo fazer o processo de minha filha. Tenho as seguintes dúvidas: 1) Atualmente quais seriam os documentos necessários? 2) Qual seria a Conservatória mais rápida no momento? E quais seus dados (endereço e etc) para envio da documentação?

Me recordo que quando fiz meu processo fui muito ajudado pela orientação de voces. Na época agradeci muito e volto a agradecer. Obrigado.

Comentários

• Caro @texaslady obrigado pelas dicas. Esses formulário e procedimentos são de 07/2023, será que hoje os processos são os mesmos? E o endereço da ACP Porto não mudou?

Muitíssimo grato.

• editado May 30

@dudugonça

Não se preocupe com a data de publicação original. Sempre que algo muda o guia é atualizado. Se você observar, o post do guia para filhos maiores foi atualizado em Junho de 2024, e o de filho menores em janeiro deste ano, quando houveram pequenas alterações.

Lá sempre será o lugar no fórum para consultar o procedimento atual.

• Obrigado @texaslady , segui as instruções mas o impresso em pdf tem 3 páginas mas pedem para imprimir todas em uma única folha... Não entendi como. Voce sabeia como fazê-lo?

Obrigado.

• Prezados @eduardo_augusto e @texaslady , muito agradecido pela ajuda. Tenho outra questão:

Conforme orientação e indicações de formato, vou anexar os 03 documentos solicitados, ou seja, (a) certidão de nascimento de minha filha; (b) certidão de registro de meu nascimento(português); e (c) Fotocópia do passaporte de minha filha.

Questão: Sou casado e tenho meu Assento de Casamento emitido por Portugal (Ponta Delgada). Pergunto: Seria conveniente incluir esse meu Assento de casamento ao processo ?

Obrigado.

• @dudugonça ,

Não é necessário, pois no seu assento de nascimento português deve constar o averbamento de seu casamento.

• Então @texaslady meu Assento de nascimento foi emitido antes da emissão do meu Assento de Casamento e não consta o averbamento. Daí a minha dúvida. O que você acha? Anexo meu Assento de Casamento ou entro no Civil Online e peço novo Assento de Nascimento? Se eu pedir no Civil Online será que o Assento de Nascimento já virá atualizado (averbado)?

Obrigado.

• @dudugonça

meu Assento de nascimento foi emitido antes da emissão do meu Assento de Casamento e não consta o averbamento. Daí a minha dúvida. O que você acha? Anexo meu Assento de Casamento ou entro no Civil Online e peço novo Assento de Nascimento? Se eu pedir no Civil Online será que o Assento de Nascimento já virá atualizado (averbado)?

Não se preocupe com isso. Quando você transcreveu seu casamento em Portugal, foi feito um averbamento no seu assento de nascimento informando que você se casou. O conservador, quando for analisar o caso da sua filha, vai usar o assento que você enviou (sem averbamento) apenas para localizar seu registo de nascimento no sistema, pois o que tem valor de certidão mesmo é o que está no sistema do IRN, e lá o casamento estará averbado.

Se ainda assim você quiser anexar junto a certidão de casamento portuguesa que recebeu após transcrever seu casamento, não tem problema nenhum mas não é necessário.

• @dudugonça ,

Se você pedir novo assento virá com o averbamento. Mas neste caso, é mais fácil enviar uma cópia simples do assento de casamento. Muito embora não seja solicitado, porque eles vão checar seu assento de nascimento de qualquer forma e constatarão que o casamento foi averbado. Então você tem 3 opções:

1. Enviar somente o solicitado que você já tem.
    2. Pedir novo assento de nascimento onde conste o averbamento.
    3. Adicionar aos documentos uma cópia simples do assento de casamento.

Na minha opinião todas opções são válidas e suficientes.

• Obrigado.

Feito e enviado.

• @eduardo_augusto e @texaslady muitíssimo grato. Enviado...agora esperar chegar e evolução.

• E se a filha for casada?

• Obtive minha cidadania ano passado e agora quero fazer a da minha filha. Na hora que fui preencher o formulário 1C surgiram algumas dúvidas.

• ela é casada. Devo colocar o nome de solteira ou de casada?
  • @GildaMatos

O nome que consta no documento atual que ela vai enviar junto com o pedido. O item 3 do guia abaixo:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

E leia o comentário logo abaixo do guia, pois fala justamente dos casos em que se alterou o nome depois do nascimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.