Certidão de Nascimento, de batismo ou passaporte do meu Bisavô

2

Comentários

• @AlanNogueira

Mandei pedido ao 6º RCPN Tanque-RJ referente a certidão de nascimento de Matheus Pontes Filho (27/04/1938) e a possível anotação da alteração do nome em seu registro. Na segunda feira vou enviar para o cartório a certidão de nascimento do irmão o José de 1932.

• @Mauri Tras os Montes é um província histórica de Portugal que contempla área de várias regiões atualmente, não é uma indicação precisa…

• @AlanNogueira

É verdade, muito ampla a busca. Distritos de Vila Real e Bragança e partes de Viseu e da Guarda.

• editado February 2025

@Mauri e já havia me esquecido, acho que o seu Matheus é mesmo o da Praia da Vitória… 😬

• @AlanNogueira

As anotações que constariam em seu Assento de Batismo (Praia da Vitória), não fariam relação com o Matheus Pontes que procuro.

O Matheus Pontes que casou em 28/11/1927 no Rio de Janeiro e faleceu em 29/06/1942 no RJ, não teria voltado para Portugal, segundo informações de familiares.

Esse da Praia da Vitória teria averbado em seu Assento de Batismo de 1902, um casamento em 1928.

• @Mauri esse caso realmente está muito complicado e muito além dos meus parcos conhecimentos, espero que alguém consiga encontrar uma pista melhor 🙏🏻

• @Momagui

Fernando https://digitarq.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=5931732 Imagem m093.tif Freguesia de Santa Isabel, Lisboa

• @AlanNogueira

Se me permite uma informação, a linha do Assento de Batismo do Fernando acima seria:

Imagem m091.tif Freguesia de Santa Isabel, Lisboa - Assento nº 90.

• @Mauri obrigado pela correção acho que preciso ir ao oftalmo com urgência 😂

• editado February 2025

@AlanNogueira

Isso pode acontecer👍️

• @AlanNogueira ,

Vc é fantástico!!!! Obrigada pela presteza!

• @AlanNogueira , @Mauri ,

Perfeito!!!

Agora reunirei a documentação e irei em busca da tão sonhada cidadania portuguesa!! GRATIDÃO

• @AlanNogueira

Olá!

O 6º RCPN Tanque-RJ respondeu que teria ocorrido mesmo a alteração de nome, José Matheus Pontes seria Matheus Pontes Filho.

Foi alterado o nome dele e dos avós, não foi informado se paternos ou maternos.

Procurei em vários lugares, perguntamos a alguns familiares e nada de descobrirmos a localidade de nascimento do Matheus Pontes, de 14/02/1902, o pai de Matheus Pontes Filho.

• @Mauri que notícia boa, ao menos metade do mistério você ja conseguiu desvandar! Vale a pena pedir essa certidão inteiro teor dele para entender como ocorreu essa alteração de nome, a conservatória que for analisar o processo tem uma grande chance de pedir explicação / documentos adicionais acerca disso… convém já deixar isso preparado ou até já mandar junto…

• editado March 2025

@AlanNogueira

Vou saber tudo que tem neste registro, quando solicitar a Reprográfica - Inteiro Teor, como orientado pelo atendimento do cartório.

Porque como falei nesse mesmo registro, os pais estariam como brasileiros, outro erro, porque são portugueses e não sei se foi corrigido também.

Portanto, caso não tenha sido vou continuar precisando do Assento de Batismo do Matheus Pontes, para que seja retificado no registro do filho a sua nacionalidade, assim como da Maria Christina Pontes.

Muito complicado não termos nada sobre ele, nem dados do passaporte, somente Certidões de Casamento e Óbito do Brasil, que não informariam sua Freguesia ou Concelho em Portugal de origem.

De qualquer forma, obrigada pelas dicas.

• @Mauri conseguindo a certidao informe aqui qual foi a forma/motivo que foi anotada no registro para a mudança de nome. Voce mencionou que o cartorio disse também mudaram os avós, vamos observar o que foi mudado pois isso pode dar alguma pista para desvendar o misterio da localizaçao do Matheus Pontes.

• @AlanNogueira e @Nairolasai

Caros, Faz um tempo que questionei aqui em relação ao batismo de meu bisavô conforme abaixo:

"Procuro documentação do meu Bisavô, Manoel José Diniz, que nasceu por volta de 1864 de Portugal e veio ao Brasil ainda pequeno. A certidão de casamento ocorrido no Brasil , informa que foi batizado em Mirandella (bispado de Bragança), porém não tive sucesso em encontrar o documento.

Seus pais são:

Pai: Joaquim Diniz

Mãe: Maria da Silva Diniz"

Recebi a resposta de vcs porém o CRAV informou que trata-se de documento de José Maria... Podem me ajudar?

Muito obrigada

Danielle

• @Danicrodrigues Vc poderia colocar aqui o resumo do que vc colocou no CRAV e a resposta deles.

• editado May 2025

@Nairolasai Segundo a certidão de casamento dos meus avós, consta o nascimento do Manoel José Diniz em 09/12/1863. Mas não sei se está correta!

• @Danicrodrigues O registro que vc indicou está incorreto. Não é o 93 e sim o 94 no fim da página 24, onde consta o nome do Manoel José.

• editado May 2025

Vou verificar !!

• @AlanNogueira Bom dia!

A respeito da retificação na Certidão de Nascimento de Matheus Pontes Filho (27.04.1938), filho de Matheus Pontes (14.02.1902).

O nome no primeiro registro aparecia José Matheus Pontes, o nome do avô paterno Francisco Ignacio e avô materno José Carrazedo e Matheus Pontes foi o declarante, o português.

Foi averbada alterações do nome do registrado e avós acima, através de processo do Ministério Público em 1955.

-Passou a ser Matheus Pontes Filho

-Avô paterno Francisco Ignacio Martins

-Avô materno José Affonso Carrazedo

Não temos confirmado o motivo da alteração do nome, mas parece ter sido quando do seu alistamento militar, teria sido verificada a necessária alteração, por ter identificado irmão com nome de José Matheus (07.01.1932).

Em todos os documentos do Rio de Janeiro (casamento, nascimentos filhos, também informado no seu óbito), Matheus Pontes informou serem seus pais: Francisco Ignacio Martins e Rita da Conceição. Alguns mais antigos não aparecia o apelido Martins, mas como vemos no registro do filho foi incluído, ele já seria falecido em 1955, o óbito ocorreu em 29.06.1942.

Ainda fazendo buscas do seu Assento de Batismo em vários arquivos distritais de Portugal.

• Provavelmente vai ser realizado o pedido da neta, pela avó Maria Christina, tem o seu Assento de Batismo de Chaves/Soutelo, para comprovação da fixação do apelido, vai ser enviada a Certidão de Óbito de 13.02.1988.

Continuada a busca do Assento de Batismo de Matheus Pontes, no caso de que após análise do pedido, o conservador exija a transcrição do casamento dos portugueses, ocorrido no Brasil em 28.11.1927.

• editado March 16

@Mauri não lembro muito bem deste caso que você apresentou portanto por gentileza me corrija se der alguma informação equivocada...

Seu caso parece que está bem complicado por alguns pontos:

1o) esta mudança de nome de José Mateus Pontes para Mateus Pontes Filho (pelo menos está averbada a alteração no registro), ao que me pareceu foi feita uma retificação em 1955 e nessa ocasião "aproveitaram" para consertar os nomes dos avós. Há uma chance de que o Conservador em Portugal peça cópia deste processo de retificação, que provavelmente não deve existir mais, mas isso é só uma especulação.

2o) pelo que entendi você só conseguiu achar o batismo da mãe de Matheus Pontes Filho, Maria Christina, não tendo encontrado ainda o batismo do Matheus Pontes "pai", correto?

Se for isso, eu tenho uma pista, que talvez vc até já tenha conhecimento, mas deixo aqui para que os demais colegas no fórum possam ajudar a verificar também:

Há um registro de nascimento de um "Matheus" filho de pais incógnitos nascido exatamente no mesmo dia que Matheus "Pontes" - 14/02/1902 - https://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-SANTACRUZ-B-1900-1911/TER-PV-SANTACRUZ-B-1900-1911_item1/index.html?page=106 (registro n. 15/1902 Freguesia de Santa Cruz, Praia da Vitória, Ilha Teirceira/Açores). Esta data é a mesma declarada no casamento de 1927 com Maria Christina no Rio de Janeiro https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTRS-S2P?view=index&cc=1582573&lang=pt&groupId=M9C1-3H7

Matheus "Pontes" tirou passaporte para o Brasil em 1922 com o nome Matheus Pontes, declarando 20 anos de idade e a mesma freguesia acima, indicando que possa ser mesmo ele.

O "problema" é que neste batismo da Praia da Vitória consta que Matheus se casou com outra mulher (Francisca da Encarnação) em 23/01/1928, ficando viuvo ainda no mesmo ano. Eu não consegui ler muito bem essa segunda averbação que menciona este fato, mas do final dela dá para ver que ele faleceu em 1942 em PT (data do obito confere com sua descrição, de onde veio essa informação do obito em 1942 que vc forneceu, seria desta averbação ou de outro documento?).

É preciso verificar se ele não se trata de um homonimo e essa informação da data do obito tenha vindo dessa confusão. No seu lugar eu pediria certidão deste casamento de Matheus .... com Francisca da Encarnação, de 1928, para ver se neste casamento ele se declarou com o apelido Pontes e/ou informou nome de pais, de modo a verificar melhor esse registro, nem que seja só para descartá-lo.

• @AlanNogueira seria um caso complicado sim.

1º) A retificação sancionada junto ao Ministério Público foi averbada no dia 29 de julho de 1955, com retirada do primeiro nome, inclusão de Filho, inclusão do apelido Martins do avô paterno e o apelido Affonso no avô materno. Espero que não seja questionado, provavelmente, não acredito que tenha sido arquivado e exista mais, como você falou.

2º) Sim, Maria Christina foi achado Vila Real - Chaves - Soutelo, Matheus Pontes, ainda não tive pista alguma.

Aqui neste post coloquei comentário sobre Matheus Pontes e procura do seu Batismo, começou em fevereiro/2025, com seus comentários na época.

Sim, sei desse Batismo dos Açores/Terceira/Praia da Vitória e Passaporte dos Açores/Terceira/Angra do Heroísmo.

A questão desse Matheus Pontes com pais incógnitos, esse casamento de 1928 e óbito 1942 em PT, não se encaixaria, pelo motivo de não ter voltado mais para Portugal o Matheus que procuro.

-Casamento da antiga 4ª Pretoria Cível RJ - 5º RCPN/RJ - 28.11.1927 - Livro B-54/Fls 88, 88V e 89/Termo 457, Matheus Pontes e Maria Christina

Ele, filho de Francisco Ignacio Martins e Rita da Conceição - Ela, filha de José Affonso Carrazedo e Germana Affonso

-Óbito Matheus Pontes - da antiga 12ª Circunscrição/RJ Freguesia Irajá - 29.06.1942 - Livro 1 F5/Fls 122V/Termo 2520

-Óbito Maria Christina Pontes - da antiga 12ª Circunscrição/RJ - 13.02.1988 - Livro 86 S C2/Fls 45/Termo 26245

Acredito ser homônimo mesmo o da Praia da Vitória, nos documentos do Brasil sempre existiram os nomes de seus pais.

-

• editado March 17

@Mauri são muitas coincidências esses dois Matheus serem nascidos no mesmo dia, terem vindo para o Brasil e ainda por cima falecerem no mesmo mês… declarações divergentes no Brasil eram muito comuns, não ter pai e mãe era um estigma muito forte da época e muitas vezes declaravam os nomes das pessoas que o criaram como se fossem pais para evitar essa situação… se foi e voltou entre os dois países a bigamia também é uma possibilidade.,, mas, claro, ainda assim podem ser apenas homônimos…

No seu lugar eu tentaria:

a) por desencargo de consciência pedir esse casamento de 1928 da Praia da Vitória e o óbito de Portugal para ver se ele usou o nome “Mateus Pontes” nesses registros e se declarou filiação ou pais incógnitos

b) buscar pelo casamento Religioso dele no Brasil, geralmente os casamentos religiosos mencionam a paróquia onde os nubentes se batizaram… há fundos de arquivo no Family Search (tem que folhear, infelizmente) ou pode tentar ver com o Arquivo da Curia Meteopolitana do Rio.

• @AlanNogueira na época da discussão o @Nairolasai tentou entender o escrito e falou ser óbito de 1962, segue abaixo:

Consegui "traduzir" boa parte do texto da averbação, ainda com algumas lacunas:

"O casamento referido no amendamento supra foi dissolvido pelo falecimento do cônjuge xxxx da Encarnação, falecida a 15 de dezembro de 19128, na Freguesia de Lages, deste Conselho (assento número 358, do ano atrás??? desta Conservatória), tendo o registrado casado com Eva??? da Encarnação de 21 anos, natural de Lages, filha de Fernando ? Vianna da Silva (Souza??) e Maria dos Remédios no (local ilegível) a 2 de janeiro de 1930 (assento número 85, do dito ano, desta Conservatória) e falecido pelas 17 horas de ontem na Freguesia de Santa Cruz deste Conselho (assento número 145 de hoje, desta Conservatória). Em 17 de maio de 1962"

Pelo que consegui ler parece que esse Matheus casou-se novamente e faleceu nos Açores em 1962 ???????

Mas, em todo o caso vou solicitar os registros junto ao Arquivo Distrital dos Açores.

Obrigada pela ajuda!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.