Certidão de batismo 1905 - anotação no formulário

Bom dia. Estou preenchendo o formulário para minha mãe solicitar sua cidadania como filha.

Eu localizei on line a certidão de batismo do meu avô. Vou imprimi-la e encaminhar junto com o processo mas acredito que eu preciso fazer as anotações no campo 2 - declarações - já que é uma cópia simples.

Como anoto o número do assento?

Como não localizei em conservatório, como fazer a anotação que localizei nos registros de batismo?

Agradeço a ajuda.

Att.

Comentários

• @anaccfp não é assim que funciona.

Se o registro é de 1905 e de batismo, você precisa pedir a certidão ao arquivo distrital, certificada e com carimbo em relevo, não basta imprimir a folha do registro que você localizou.

Dê uma olhada no Guia para ver como fazer o pedido: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

• Obrigada pela resposta. Estou preenchendo o pedido e quando lanço o código de referência que copiei e colei do próprio site ele diz que não foi identificado.

Não aceitou eu juntar a foto aqui para mostrar.

• Boa tarde. Consegui finalizar o pedido mesmo com a informação acima. Obrigada pela ajuda.

• Bom dia, preciso de um certificado de nacionalidade, qual dos dois pedidos funciona para mim?

• Bom dia. Meu pedido chegou com o nome de outra pessoa no lugar do nome da minha bisavó. Estejam atentos quando o documento chegar. Entrei em contato e ratificaram e encaminharam um documento novo, mas acabou demorando muito pra eu conseguir o documento correto.

Finalmente estou na fase de enviar para Portugal. Minha dúvida agora é se a assinatura vão só na última página mesmo, pois imprimi o formulário com a informação de pagamento e assinatura ficou na outra folha (as duas primeiras ficaram juntas e a assinatura ficou na segunda folha frente e verso).

Vocês podem me ajudar por gentileza? @LeoSantos

• @anaccfp o nobre colega @eduardo_augusto fez um guia específicamente tratando da sua dúvida, sugiro dar uma lida:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27640/guia-impressao-e-assinatura-de-formulario-de-solicitacao-de-nacionalidade

• @LeoSantos uma vez que a gente solicita esse assento de batismo pelo CRAV, você sabe me informar se este documento tem validade.

Peço para entregar em papel no meu endereço, certo?

E depois será que tenho um prazo limite para utilizar esse documento para entrada na cidadania? sabe infomar?

Preciso buscar a do meu bisavô nascido em 03/1910.

Achei a página do livro de assento dele , mas pelo que estou acompanhando aqui pelo site, não é o suficiente né.

Ele casou em Portugal antes de vir para o Brasil, será que é necessário também a certidão de casamento dele?

• @Tamy07

uma vez que a gente solicita esse assento de batismo pelo CRAV, você sabe me informar se este documento tem validade.

não tem validade, mas eu também não recomendo demorar 10 anos com esse papel na gaveta...

Peço para entregar em papel no meu endereço, certo?

pede para entregar no endereço que você quiser.

E depois será que tenho um prazo limite para utilizar esse documento para entrada na cidadania? sabe infomar?

ver resposta acima.

Preciso buscar a do meu bisavô nascido em 03/1910. Achei a página do livro de assento dele , mas pelo que estou acompanhando aqui pelo site, não é o suficiente né.

não, precisa do documento emitido pelo arquivo distrital, via CRAV. [Guia] Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) — Fórum Cidadania Portuguesa

Ele casou em Portugal antes de vir para o Brasil, será que é necessário também a certidão de casamento dele?

Se o casamento aconteceu depois de 1911 e está averbado no assento de nascimento dele, provavelmente não. Se você localizou a certidão de casamento, peça uma cópia e envie também. Uma certidão custa cerca de vinte euros e vai te evitar um eventual atraso de meses no seu processo, caso o conservador exija a apresentação desse documento. se você não localizou a certidão de casamento, não atrase o processo por conta disso. Envie o seu pedido, e vai procurando a certidão de casamento. Aí se pedirem, você solicita e depois envia.

• @eduardo_augusto ,Muito Obrigada!

Excelente esclarecimentos, obrigada mesmo.

Consegui acessar o CRAV e solicitar o documento do meu bisavô.

A Dúvida é que eles estão cobrando por transcrição de linhas. Fiquei na dúvida quanto a isso, exemplo, se é um documento de Portugal e emitido por eles, cabe a cobrança da transcrição?

Fico receosa deles estarem emitindo documento no formato errado.

A impressão que tenho é que usaram a transcrição para que o documento seja aceito no Brasil, quando na verdade , vou devolver à eles no processo de entrada da cidadania Portuguesa.

Saberia me dizer, se acontece mesmo isso?

• @Tamy07

se eu me lembro bem, na verdade o que eles querem dizer com transcrição aqui, é que eles vão transferir ("transcrever" --> digitar) o conteúdo do livro de registro, para uma certidão. então estaria correto.

por outro lado, quando eu fiz alguns pedidos de certidões, já faz um tempo, o custo foi muito menor. então pode ser que tenha saído algo errado aí no seu pedido.

vamos ver se alguém com experiência mais recente pode comentar alguma coisa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.