Cidadania para filhos.

Bom dia,

Gostaria de saber se após sair minha transcrição de casamento já posso dar entrada na cidadania de minhas filhas. Uma ainda e menor, e a outra já e maior de idade.

Posso enviar o processo delas juntas ao mesmo tempo? Evitaria estar tirando alguns documentos duas vezes.

E posso esta fazendo este processo por qual conservatória?

Fiz todo meu processo pela Conservatória do Porto com ajuda de vocês.

Desde já agradeço

Renata Caetano

Comentários

• Bom dia @RenataCmbc

Pode dar entrada sim.

Você mandar o processo das duas ao mesmo tempo e aproveitar documentos (vide apensação de processos - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos)

Porém tenha em mente que o processo da filha menor tem prioridade, é gratuito e sairá mais rápido. Já o da maior de idade é pago.

Mande para o ACP. Basta seguir o guia para processos de filhos maiores:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

E menores:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c

Boa sorte!

• Muito obrigada LeoSantos

• @LeoSantos Boa tarde.

Você sabe me dizer se posso enviar junto com o processo de minhas filhas o processo para a cidadania também do meu esposo?

Outra dúvida @Leosantos e que li algo que o processo de minhas filhas posso estar enviando para a ACP, porém a do meu esposo o correto e enviar para ACL e correto isso?

Você sabe me dizer também quais seriam os documentos para o processo do meu esposo?

Fico no aguardo

Renata Caetano

• Tbm tenho a mesma duvida da Renata ...

Primeiro estou fazendo a Transcrição do meu casamento em Santos, saindo a Transcrição eu já posso:

. Fazer o pedido de cidadania pro nosso filho e minha (como esposo) ao mesmo tempo

ou

. É melhor fazer primeiro do nosso filho e depois qdo sair a dele, fazer a minha, pois eu seria pai e esposo de portugueses. Vcs acham que tem mais chance de sair ou não estão negando para esposo ??

• editado January 30

@fcapelato

. Fazer o pedido de cidadania pro nosso filho e minha (como esposo) ao mesmo tempo

Poder pode, mas precisa considerar quanto tempo vocês têm de casados. Caso tenham 5 anos de casamento, assumindo que vc seja brasileiro e nascido no Brasil, pode mandar o seu processo de cônjuge imediatamente junto do processo do filho. Caso estejam casados a mais de 3 anos mas a menos de 5 anos, recomendo mandar o do filho primeiro e depois enviar o seu como cônjuge.

. É melhor fazer primeiro do nosso filho e depois qdo sair a dele, fazer a minha, pois eu seria pai e esposo de portugueses. Vcs acham que tem mais chance de sair ou não estão negando para esposo ??

Não é questão de ter mais chance ou estarem negando. Um processo de cônjuge não é discricionário (não depende de alguém achar se a pessoa "merece" ou não), se cumprir os requisitos da lei a nacionalidade a pessoa tem direito e a nacionalidade é concedida. O requisito de prazo definido na lei da nacionalidade é o seguinte:

• Se é de país de língua portuguesa (Brasil, Moçambique, Angola etc) precisa estar casado há 5 anos
    • Se for de outros países precisa estar casado há 6 anos
    • Se o casal tiver pelos um filho que também é português, são apenas 3 anos de casados

Há outros requisitos, como não ter condenação a pena de prisão maior que 3 anos, não exercer função pública de natureza não técnica (militares por exemplo) etc.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.