Processo de Neto de Português

Consegui solicitar o assento certificado de meu avô (de 1902) e está prestes a chegar em meu endereço no Brasil.

Passo seguinte é emitir:

  1. Casamento de meu avô no brasil (casou com uma brasileira);
  2. Nascimento e Casamento de meu pai;
  3. Meu nascimento. (ainda não casei
  4. apostilar todas as certidões brasileiras

Quais os formatos corretos para o processo de cidadania/naturalização portuguesa?

Já li que precisa ser "INTEIRO TEOR REPROGRÁFICA", já vi dizerem apenas "REPROGRÁFICA" e algumas outras variações que não me lembro mais, isso me deixou bem confuso confesso.

Comentários

    1. Na certidão de Nascimento de meu pai consta que os pais dele são brasileiros, no entanto o pai dele é portugues. Isso seria passível de retificação ou não devo me preocupar? OBS.: Já tenho o assento (de portugal) apostilado do meu avô no caso, a de casamento (no brasil) do meu avô tbm está correto, esta no caso informa que é português.
    2. Outra informação na certidão de nascimento de meu pai, consta o nome do avô de meu pai como GERONIMO no entanto a grafia correta que consta nas certidões de nascimento e casamento do pais dele (que é meu avô) é JERONYMO. Seria um problema?


    Consultei o cartório da certidão de nascimento de meu pai, e para retificar a grafia deste nome eu precisaria da certidão de Casamento dos pais do registrado, no caso meu avô (esta eu a tenho) e também a certidão de casamento dos avós do registrado, no caso dos meus bisavós, este eu nao faço nem idéia ainda.

    Os nomes dos meus avós seguem corretos desde o nascimento dele até a minha certidão de nascimento.

  • editado May 2

    @roggerwilliam

    Na certidão de Nascimento de meu pai consta que os pais dele são brasileiros, no entanto o pai dele é portugues. Isso seria passível de retificação ou não devo me preocupar? 

    Sim, deverá retificar a certidão de nascimento do seu pai. Como você pode alegar direito à nacionalidade portuguesa, quando a certidão de nascimento do seu pai diz que os pais dele eram brasileiros? Como você diz que tem a certidão portuguesa do seu avô, já apostilada, fica mais simples. Procure o cartório onde o seu pai foi registrado e pergunte sobre o procedimento para a retificação.


    Outra informação na certidão de nascimento de meu pai, consta o nome do avô de meu pai como GERONIMO no entanto a grafia correta que consta nas certidões de nascimento e casamento do pais dele (que é meu avô) é JERONYMO. Seria um problema?

    Geronimo = Jeronymo, a princípio deve passar sem problema. Mas pode ser que o cartório brasileiro implique para fazer a retificação. Procure pelo tabelião. Não são todos os atendentes de balcão que tem experiência com retificação de certidões com base em documentos estrangeiros e você corre um risco de receber orientações incorretas ou desnecessárias. Leve todos os documentos que você tem.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.