Processo de Neto de Português
Consegui solicitar o assento certificado de meu avô (de 1902) e está prestes a chegar em meu endereço no Brasil.
Passo seguinte é emitir:
- Casamento de meu avô no brasil (casou com uma brasileira);
- Nascimento e Casamento de meu pai;
- Meu nascimento. (ainda não casei
- apostilar todas as certidões brasileiras
Quais os formatos corretos para o processo de cidadania/naturalização portuguesa?
Já li que precisa ser "INTEIRO TEOR REPROGRÁFICA", já vi dizerem apenas "REPROGRÁFICA" e algumas outras variações que não me lembro mais, isso me deixou bem confuso confesso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@roggerwilliam siga os guias que não tem erro lá explica certinho como tem q ser cada documento
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Consultei o cartório da certidão de nascimento de meu pai, e para retificar a grafia deste nome eu precisaria da certidão de Casamento dos pais do registrado, no caso meu avô (esta eu a tenho) e também a certidão de casamento dos avós do registrado, no caso dos meus bisavós, este eu nao faço nem idéia ainda.
Os nomes dos meus avós seguem corretos desde o nascimento dele até a minha certidão de nascimento.
@roggerwilliam
Na certidão de Nascimento de meu pai consta que os pais dele são brasileiros, no entanto o pai dele é portugues. Isso seria passível de retificação ou não devo me preocupar?
Sim, deverá retificar a certidão de nascimento do seu pai. Como você pode alegar direito à nacionalidade portuguesa, quando a certidão de nascimento do seu pai diz que os pais dele eram brasileiros? Como você diz que tem a certidão portuguesa do seu avô, já apostilada, fica mais simples. Procure o cartório onde o seu pai foi registrado e pergunte sobre o procedimento para a retificação.
Outra informação na certidão de nascimento de meu pai, consta o nome do avô de meu pai como GERONIMO no entanto a grafia correta que consta nas certidões de nascimento e casamento do pais dele (que é meu avô) é JERONYMO. Seria um problema?
Geronimo = Jeronymo, a princípio deve passar sem problema. Mas pode ser que o cartório brasileiro implique para fazer a retificação. Procure pelo tabelião. Não são todos os atendentes de balcão que tem experiência com retificação de certidões com base em documentos estrangeiros e você corre um risco de receber orientações incorretas ou desnecessárias. Leve todos os documentos que você tem.