Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1143514361438144014411524

Comentários

  • @Màrius pelo que eu sei a Averbação nº 1 é sobre a atribuição ou aquisição da nacionalidade portuguesa. As demais averbações vão depender de alteração de estado civil, nome, óbito etc. No caso da minha prima, a Averbação nº 2 é referente à alteração do nome de nascimento em função do casamento (não é a transcrição de casamento). Apenas a alteração do nome já que o processo foi feito com a documentação já com o nome de casada. Só que essa averbação veio errada.

    Já solicitei a correção e já responderam encaminhando ao ACP para correção. Após isso ela vai transcrever o casamento pelo consulado aqui no Brasil e vai gerar a averbação do casamento.

  • @charlespessoaaa interessante já emitirem com a averbação da alteração do nome em função do casamento, primeiro caso que vejo relatarem vir assim, antes salvo engano os registros vinham com o nome de solteira e alteração do nome só era feita depois com a transcrição do casamento. Este averbamento n.2 menciona tão somente averbação do nome ou tem mais dados, como o local do casamento, livro etc.?

  • @charlespessoaaa


    Complementando a questão do @AlanNogueira :

    --> você enviou com o processo a certidão de casamento apostilada, demonstrando a alteração do nome?

  • @eduardo_augusto , a dica é muito boa. Mas não entendo como funciona isso de se obter a certidão no Civil Online antes de o processo ser dado como concluído.

    Para consulta de certidão, o site pede um código de acesso. Já para a emissão (10€), é preciso escolher entre Casamento, Nascimento, Óbito, Declaração de Maternidade e Perfilhação. As pessoas escolhem o que? Nascimento?

    Não entendo como é possível consultar/emitir a certidão antes de recebermos o comunicado do IRN com o número do assento.

  • @AlanNogueira ,

    interessante mesmo. Tem um caso da @RaissaCervone que tem um processo de apensação em que a mãe do marido dela acabou de ter o assento emitido e ela esta preparando os documentos para a transcrição de casamento da mãe, que imaginamos que a CRC irá pedir para continuar o processo do marido de filho ( ele está parado na fase 4 até que o assento da mãe saisse). Comentei com ela que talvez a CRC não vá pedir, vamos ver...

  • badjessbadjess Member

    Obrigada @Eduardo Alvim

    Pra qual email vc enviou?

  • @charlespessoaaa, Ah, tá, nada a ver com meu caso, rs. Mas muito obrigado por responder e matar a minha curiosidade! Boa sorte, aí, procês!

  • Meu processo de filho foi pra bolinha 4 marrom. O processo é de 22 de maio de 2023

  • Bom dia. Olá eu tenho o processo de nacionalidade por naturalização. Dei entrada em Maio de 2021. Meu processo é o 50630/2021 e está no ACP. Ficou na bolinha 7 Marrom só em Setembro de 2023 e até agora está a aguardar registo do Cidadão... Alguma novidade em relação à estes processos de Naturalização e o tempo de espera para a realização do registo?

    Alguém me ajude ou sabe de alguma coisa ou opinião?

    Obrigado

    @geluk

  • @Ric


    Eu nunca pedi, então não sei te dizer como é o passo a passo. Mas sei que é possível. Também existe a opção de escrever para a conservatória e perguntar. No meu caso, eu mandei um email para a ACP e eles responderam que o meu processo estava parado, aguardando a comunicação da AIMA (antigo SEF).


    Talvez você possa perguntar lá no outro post e o colega possa incluir um passo a passo de como pedir uma certidão no Civil Online sem ter todos os dados.

  • @mozkid1996 pelo o que estamos observando o IRN deve começar a emitir estes assentos pro final de próxima semana ou na terceira semana. Mas isso são suposições. Infelizmente devido as eleições não recebi mais informações do processo.

  • Obrigado caro @geluk

    Abraço

  • Olá gente, pergunto aqui na esperança de alguém ter uma resposta. Dei entrada no meu pedido de cidadania pelo artigo 1C (pai português), porém na minha certidão brasileira o sobrenome da minha avó está diferente da certidão do meu pai, será que isso pode ocasionar em negativa ou cair em exigência? Pergunto com antecedência pois caso seja necessário retificar a minha certidão. Obrigada!

  • editado March 9

    @anandassa


    Dei entrada no meu pedido de cidadania pelo artigo 1C (pai português), porém na minha certidão brasileira o sobrenome da minha avó está diferente da certidão do meu pai, será que isso pode ocasionar em negativa ou cair em exigência? Pergunto com antecedência pois caso seja necessário retificar a minha certidão.


    O pedido não será imediatamente recusado. Poderá sim cair em exigência. O ideal seria ter retificado antes - claro, se houver um erro a retificar.

    Recomendação: agora espere para ver se vai cair em exigência, não saia retificando documentos com o processo em andamento.

  • @badjess enviei para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt

  • @Eduardo Alvim

    Já enviei dois email, em dias distintos, para a central de retificação, solicitando a separação de nome e apelido no assento do meu filho.

    Retornaram aos dois emails nos dias seguintes, reencaminhando os assentos, sem alterações e sem dizerem nada.

    Vc saberia dizer o motivo? Falta algo? Obrigado.

  • @charlespessoaaa olá, poderia me dizer para qual e-mail foi solicitado a averbação e se obteve resposta? a certidão da minha mãe foi emitida de forma automática e está com o nome de casada (e o nome todo no nome próprio, com o apelido com asteriscos). obrigada

  • @Ro_sena , @lgmari ,

    Leia o tópico abaixo, e caso não haja erros no nome a serem corrigidos e o problema seja pelos asteriscos talvez não serão corrigidos. Se os asteriscos forem apenas no assento impresso e os dados no sistema estão armazenados separadamente nome e sobrenome, talvez seja um nova norma e não precise retificação.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25255/assento-processado-automaticamente-asteriscos-e-cartao-cidadao#latest

  • Alguém poderia me ajudar com uma questão?

    Na certidão da minha avó, portuguesa (mãe da minha mãe) está Miriam com "i", tanto na brasileira quanto no assento português.

    Já na certidão da minha mãe está "MYriam" com "y".

    No formulário da minha mãe eu coloco como está na certidão dela, com "y", ou coloco conforme a certidão da minha avó, com "i"?

    Não quero retificar pq é muito caro fazer esse serviço no Rio de Janeiro e já tenho a certidão reprografia da minha mãe desse jeito, que também é cara.

    Agradeço desde já.

  • @hugonpassos , coloque o nome da portuguesa como está no assento de nascimento dela.

  • @Ro_sena o meu pedido de retificação também foi encaminhado internamente. Mas só fiquei sabendo quando a oficial que fez a averbação me comunicou da conclusão. No histórico do e-mail dela percebi que uma outra pessoa havia recebido minha mensagem original e repassado.

    Meu único palpite é de que estejam com muitas demandas similares desse tipo, o que pode gerar uma certa bagunça na gestão pessoal das caixas de entrada.

  • Olá!

    Minha tia enviou o processo 1C dela em agosto, mas me disse hoje que nunca recebeu a senha de acompanhamento. (Ela muito provavelmente apagou o email sem abrir).

    Para que email ela pode solicitar a senha dela?


    Obrigado

  • editado March 11

    Bom a todos

    O assento do meu pai veio com o nome completo no nome e no apelido os **** conforme imagem. Solicitei a correção e eles encaminharam o e-mail para a conservatória de barreiro nesta data.

    Meu questionamento é: posso dar entrada no meu processo de atribuição com este assento dessa forma?

  • editado March 11

    @NUNES90

    pode sim , até analisarem já fizeram a retificação, e mesmo que não tenham feito eles tem sido bem tranquilos quanto a isso, muita gente até emitiu CC e passaporte com esse “erro”


    edite sua mensagem retirando o nome completo do seu pai, para sua maior segurança

  • @Sayd oi, eu submeti meus documentos no dia 20/07/2023 pelo artigo 1c (filha de português), com 22 anos, e até hoje não recebi nenhuma senha! E eu verifico todos meu e-mails!

    E o meu processo ainda encontrasse “por integrar nos registos centrais “

    caso alguém saiba por favor, tem como ter a senha antes do processo ser integrado?

  • Pessoal, bom dia!! Perdoe o daltônico que aqui vos fala. Porém, esta cor de bolinha "4" significa que caiu em exigência?

    Melhores cumprimentos,

    Julio Barcellos Rangel


  • editado March 11

    @juliobarcellosrangel


    veja que aí embaixo fala “está completo e válido “


    se tiver exigência aparece uma mensagem falando “incompleto conforme notificado”


    acompanhe mais seu processo , visto que a qualquer momento pode alterar para “aprovado” ou “em exigência”

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.