Assento processado automaticamente, asteriscos e cartão cidadão

**Criei um novo tópico pq estão tendo várias discussões diferentes ao mesmo tempo no grupo acp atribuição (processo remetido para outras conservatórias, exigencia, assento...) e muitas vezes as informações se perdem.

Meu assento foi processado automaticamente no sistema e hoje fui no consulado do RJ fazer o cartão cidadão. Lá fui informada de que os assentos estão sendo emitidos com menos informações mesmo e que não precisa pedir retificação para preencher os asteriscos.

Agora o cuidado é que os sistemas ainda não estão bem integrados, os funcionários estão tendo que inserir as informações manualmente e, por isso, temos que ter mais atenção porque as coisas estão mais sujeitas a erros. Recebi um papel no final que o nome da minha mãe estava errado (estava o nome da minha sogra!!) e minha naturalidade estava errada. O funcionário arrumou, mas ficou reclamando do sistema, porque agora eles estão fazendo tudo "à mão", é muita informação, muita gente todo dia etc.

Fora isso, nada com que se preocupar com os asteriscos, é o normal nos novos assentos


Comentários

  • editado March 9

    Se não precisa preencher para que os campos? Espero que o futuro mostre que isso de fato não será problema, a ver.

    Mas é muito esquisito um documento com tão poucas informações, constar o país sem a cidade no campo naturalidade, inúmeros assentos com o nome completo numa linha só e asteriscos no apelido, sem nome de avós.

    Eu comparei com meu assento emitido há alguns anos atrás, totalmente preenchido. Não consigo achar esse novo assento normal.

  • @Regiani Scharlack

    Uma possibilidade é que seja apenas uma programação no novo sistema que ao ler os dados no banco de dados para imprimir na certidão não formatou corretamente a posição dos dados.

    Fui programador e isso acontece. Claro que com os testes o erro era corrigido antes do sistema ir para o site mas as vezes pequenas alterações em alguma função causava erros em outra parte do sistema.

    Por exemplo se fosse necessário trocar o nome ou tipo de algum campo e esse campo era lido por outra função em outra parte do sistema essa função não conseguiria ler nenhum dado e se nesse caso a função estivesse programada para mostrar asteriscos seria o que mostraria.

    Tenho certeza de que eles irão corrigir esses erros logo. Talvez estejam focados em corrigir erros mais importantes como o acesso do sistema a dados necessários para aprovar o pedido e outros erros que ainda não foram divulgados.

    Lembro que embora tudo isso pareça simples um sistema desses precisa levar em conta a segurança contra invasões e confiabilidade dos dados registrados.

    Em breve teremos melhorias.

  • acredito que muitos (assim como eu) querem mais a retificação por conta do nome completo vir inteiro no nome próprio, e somente asteriscos no "apelido". fora isso, o problema com o assento da minha mãe é que veio já com o nome de casada, sendo que ainda preciso fazer a transcrição de casamento

  • Alguém que tenha tentado emitir cartão cidadão com o nome e apelido sem separação teve problema no Consulado do RJ?


    Vi um caso que houve erro de digitação no sobrenome do Pai (e não a falta de separação entre nome e apelido) e o funcionário do Consulado negou a retificação por lá. Disse que eles não faziam.


    Já pedi retificação no centrais.retificacoes@irn.mj.pt, mas até agora nenhuma resposta.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.