Código de acompanhamento de processo

Olá pessoal, bom dia.


Dei entrada num processo de atribuição de cidadania para um amigo aqui em Portugal, pois eu iria viver aqui por uns meses. Acabei dando entrada no processo na conservatória de Albergaria-a-Velha, uma pequena cidade no estado de Aveiro, pois estava morando ali na região.

A aplicação foi normal e sem muitos problemas e no final a conservadora me disse que iria encaminhar o processo para a Conservatória de Aveiro e lá eles dariam um código de rastreio em alguns meses para que eu pudesse acompanhar o status do processo. Isso foi em outubro de 2022

Em março entrei em contato com a conservatória de aveiro solicitando esse código de acompanhamento de processo, e eles me informaram que processos de ATRIBUIÇÃO não possui rastreio, somente aquisição e outros meios. Achei essa diferenciação bem estranha.


Minha pergunta é:

  • é verdade que não há rastreio para atribuição? Se for assim, como vejo as pessoas aqui acompanhando o status de processos?
  • ouvi dizer que essas conservatórias menores acabam enviando os processos para Lisboa ou Porto para finalização, acham que vale a pena entrar em contato com eles para solicitar código?

Obrigado e boa sorte no processo de todos!

Comentários

  • @Ricardo_Silva

    Tem algo de muito estranho aí. Todos os processos são numerados - para tudo existe um número de processo ou de protocolo. Pooode acontecer (mas acho de verdade impossível, só estou jogando a hipótese), que processos em conservatorias menores rodem "manualmente", fora dos sistemas, nesse caso sem o numero de processo e senha para acompanhamento online. Mas mesmo assim haveria um número de protocolo. É algo bem básico na administrção pública. E de novo, nao acho que essa hipotese seja realista, so estou jogando aqui...

    Se você simplesmente deixou os documentos na mão de uma pessoa/atendente e foi embora, há uma boa chance de que esse processo nunca tenha sido propriamente registrado ou dado entrada. Voce saiu da conservatória de mãos vazias?

    O que pode ter acontecido é que essa conservatória de Albergaria-a-velha nao tivesse competencia para analisar o processo (voce nao informou se é processo de filho, de neto, etc.), nesse caso sim eles remeteriam o processo para outra conservatoria. Por exemplo, apenas a Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa tem competência para tratar dos processos de netos. Se voce entregar em qualquer outra conservatoria, será redirecionado para a CRC Lisboa. Mas teria um numero de protocolo ou de processo.

    Sugestão: ligar na linha de registos, que tem acesso ao sistema de todas as conservatórias, e pedir informacao.

  • @eduardo_augusto


    Obrigado pela sua resposta. Eu tenho uma espécie de número de protocolo, que é 521/2022. E finalizei todo o processo direito com a conservadora de Albergaria (que foi muito prestativa e informativa). Ela mesma depois de uns meses me enviou meio que o status interno, do sistema deles, do processo, mas parece não haver um acesso EXTERNO para acompanhar, o que para mim é muito estranho.

    Desse processo é simples que imagino, meu amigo é filho de ambos mãe e pai portugueses, não teria porque ser algo problemático. Eu mesmo já fiz a minha a uns anos atrás e segui praticamente tudo o que fiz, mas antigamente não havia esse processo de acompanhamento que tem hoje, então na época não liguei muito.

    Tenho certeza que a Conservatória de Albergaria não analisa processos, eles só dão entradas e direcionam para alguma maior competente, e nesse caso entendi que ela foi direcionada para a Conservatória de Aveiro. Só não sabia que havia outra opção além de Lisboa e Porto e que essa de Aveiro não disponibiliza acompanhamento.


    Poderia me informar esse número telefônico que eu possa ligar?

  • @Ricardo_Silva


    Segunda a sexta de 9h às 17h, horario de Lisboa. Procure ligar exatamente na hora que abre. A principio só fornecem informacoes para o requerente, mas voce pode tentar...

    Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1, depois opção 1 de novo


    Boa sorte, e se puder, depois nos conte como foi! É sempre um aprendizado.

  • Boa tarde, pessoal.

    Os documentos da minha mãe (neta de portugueses) foram recebidos na Conservatória de Lisboa em 08/02/2023. Até o momento nós não recebemos a chave para acompanhamento. Vejo na planilha que outros casos entregues depois desta data, já estão com a chave. Poderiam me orientar qual o caminho para a obtenção da chave de acompanhamento, nesse caso?

    Obrigada!

  • @julianaprata

    Segunda a sexta de 9h às 17h, horario de Lisboa. Procure ligar exatamente na hora que abre. A principio só fornecem informacoes para o requerente.

    Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1, depois opção 1 de novo

  • @Ricardo_Silva

    Esaa é uma das desvantagens de se entregar pessoalmente. Esse processo provavelmente acabou sendo registrado por “inscrição”, que não gera nada além desse protocolo. Não será gerada a senha para acompanhamento via o famoso site das bolinhas.

    esse método é adotado por algumas conservatórias. Como você entregou numa que nem nacionalidade faz, mais difícil ainda saber de antemão qual o método seria usado.

    aqui uma explicação dada por antigos membros do fórum que conhecem bem essa questão.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292313#Comment_292313

  • Olá pessoal, só para dizer minha experiência ao ligar.


    Primeiro que quando liguei disseram que havia um novo número só para tratar disso, o +351 210 489 010, código 2. Ali você poderia obter informações sobre seu processo.

    Eu liguei pouco depois das 9:00, quando começava o atendimento, e a chamada dizia que todos os atendentes estavam ocupados e que poderia demorar até 30 minutos para ser atendido. Acabei esperando por 1 hora até finalmente alguém atender a ligação.

    Passei as informações sobre meu processo e o atendente não me passou nenhuma novidade relativo ao processo, só disse que estava "em análise", coisa que eu já sabia faz tempo. E não me passou nenhum código para acompanhamento remoto.


    Então é isso, acho que vou ter que esperar aparecer algo no meu email ou nos correios...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.