Abertura de Processo de Cidadania Portuguesa

Gostaria de orientações:

Estou com toda a documentação organizada e concluída, o Formulário 1D preenchido e a taxa paga.

Preciso de uma orientação: Qual a Conservatória que posso enviar? Gostaria de sair do foco das grandes cidades, como Lisboa, Porto, etc.

Pensei em enviar para a Conservatória de Registros de Lamego (meu avô e minha avò nasceram e se casaram em Lamego), porém recebi a resposta de meu e-mail, dizendo que eles são uma Conservatória Intermediária e não executam os processos de Atribuição de Cidadania.

Alguém sabe informar se posso encaminhar para a Conservatória de Registros Civis de Viseu?

Ou sugerem outra que esteja com mais rapidez?

Obrigada,

@SandraPereira

Comentários

  • @SandraPereira

    conservatórias menores não tem número suficiente de conservadores para análise de processos 1D.

    Artigos 1D estão sendo analisados pela CRC de Lisboa.

    Não temos notícias de deferimento mais rápido por conservatórias menores (pelo contrário).

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

  • Processo de neto (1-D) só tramita na CRCentrais.


    Isso é determinação contida no regulamento da nacionalidade.


    Você até pode mandar para alguma outra conservatória, o que irá acontecer é que eles vão receber o seu processo e encaminhar para a CRCentrais em Lisboa, o que só atrasará o processo.


    @SandraPereira

  • @LeoSantos e @mabego

    Muitíssimo obrigada.

    Foi muito proveitosa as suas orientações.

    Segunda-feira vou enviar pelo DHL, para a Conservatória dos Registros Centrais em Lisboa.

    Após vou aprender aqui e ir preenchendo a Planilha de acompanhamento.

    @SandraPereira

  • Boa tarde, já fiz a minha cidadania alguns anos atrás e agora vou fazer das minhas sobrinhas. Minha irmã já tem a cidadania, ainda é necessário a transcrição do casamento dela ou pode fazer direto ?

  • @Leonardo Nunes

    a sua irmã foi a declarante do nascimento das filhas?

    se sim... não é necessário fazer.

    Se não, é necessário

  • @mabego ,

    Obrigado pela informação. Aproveitando a oportunidade, neste caso e mais fácil fazer do meu pai pulando uma geração diretamente para as netas ou e melhor fazer a transcrição do casamento e divórcio da minha irmã ?

  • @Leonardo Nunes

    os processos de neto, estão demorando de 2 a 3 anos.

    Os de filhos, de 8 meses a 1 ano.

  • Prezados, Boa tarde!

    Gostaria de orientação em como proceder para obter a cidadania portuguesa para minhas filhas de 10 e 16 anos.

    Já tenho o meu numero de assento e estou agendado amanhã para entrar com o pedido do cartão cidadão e depois o passaporte.

    Já posso começar o processo de cidadania de minhas filhas apenas com o meu numero de assento?

    E quais seriam os documentos e passos necessários para iniciar esse processo?

    Muito obrigado!!!!

  • @mabego

    Muito obrigado pelo seu retorno e pela lista de documentos e orientações para começar o processo.

    Me pareceu tranquilo !!!

    Tenho uma duvida: Saberia me informar se na hora de enviar toda a documentação, devo enviar dois pedidos ou posso enviar tudo junto em um só pedido?

    Ex: Teria que tirar 02 cópias de certidão de nascimento do requerente, 02 cópias dos RGs dos pais, etc e colocar em 02 envelopes diferentes ou posso mandar tudo junto em um envelope só? já que são para 02 filhas.

    Desde já agradeço a atenção!!!!!!

  • @mauricio_figueiredo

    Vc pode fazer dois jogos de documentos completos e enviar os envelopes de cada filho dentro de um só envelope, pois ele vai para o mesmo endereço.

    Existe um meio através de apensação de documentos, que vc pode enviar dois formulários e mais os documentos restantes em comum.

    Mas eu particularmente, não aconselho, pois nem sempre será o mesmo conservador que analisará os processos dos seus filhos. Eu tenho receio de aconselhar o envio desta maneira e algo se perder no meio processos e cair em exigência.

    Mas a escolha é sua.

  • Boa noite,

    Vou fazer a transcrição do casamento da minha irmã , porém ela e divorciada. Neste caso vai ser necessário a averbação do divórcio ou só a transcrição e suficiente para dar entrada na cidadania de suas filhas menores ?

  • @Leonardo Nunes


    Se sua irmã manteve o nome de casada após o divórcio, ou seja, se os documentos atuais dela estiverem iguais ao que consta no casamento, fazendo só a transcriçãi já vai conseuir entrar com o processo das filhas - estou assumindo que as filhas nasceram ambas durante a vigencia do casamento.

    Porém, muito importante: até a homologacao do divórcio, sua irmã estará legalmente casada em Portugal, com as consequencias que isso implica.

    A transcricao do divorcio e a homologacao do casamanto nao sao "opcionais", sao um dever do cidadao portugues.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.