Pedido de Nacionalidade Portuguesa por via ONLINE

2»

Comentários

  • @JoaoH

    documentos apostilados não perdem a validade.

    Só consulados implicam com isso.

    Envie o quanto antes

  • @JoaoH


    Mas como você sabe que as outras tipologias não foram liberadas?

  • JoaoHJoaoH Member

    @eduardo_augusto

    porque sou advogado também em Portugal.

  • @JoaoH

    Então você já consegue entrar no site para a solicitação de nacionalidade online e não aparece ainda nenhuma das outras opções de nacionalidade, além das que haviam sido oferecidas inicialmente?

    Alguma coisa está acontecendo lá no IRN... os processos parecem estar andando rápido, mas tudo mais deu uma parada. Por exemplo, o site de estatísticas (Atribuições de Nacionalidade, Aquisições de Nacionalidade, Perdas e Indeferimentos | Partilha.justiça.gov.pt (justica.gov.pt)) não é atualizado desde novembro do ano passado!

  • JoaoHJoaoH Member

    @eduardo_augusto

    Sim , mas só tem dois tipos disponíveis .

    Hoje fui olhar o site do IRN e tiraram a informação de que até o dia 17.03 estariam disponíveis todas as tipologias.

    Enfim, vou fazer pelo modo normal, pois vai la saber quando irão disponibilizar isso.

    Será que os pedidos on line serão mais céleres do que os físicos?

  • Pelo que entendi vão alargar as opções porque até agora são apenas duas , mas as solicitações somente poderão ser feitas, online, por advogados ou solicitadores. Para as pessoas simples os procedimentos permanecem os mesmos. E quanto ao andamento do processo, somente a fase inicial é rápida que é a primeira análise dos documentos. As seguintes permanecem como sempre.

    Eu estou providenciando os documentos e vou enviá-los pelo correio.

  • @JoaoH


    Como o seu caso (pelo que entendi) não se enquadra nas tipologias já disponíveis, eu acho que valeria a pena mandar em papel mesmo. Sabe-se lá quando as outras tipologias estarão disponíveis.


    Por outro lado, eu imagino que o processo online corra um pouco mais rápido que o físico, pois deve agilizar algumas etapas.

  • editado April 2023

    Srs,

    Tenho lido sobre o tal novo procedimento online, que evitaria envio de documentos físicos à conservatória. Gostaria de saber se alguém já tem algum tipo de experiência com esse processo, se de fato pode/está acelerando as coisas e como eu poderia utiliza-lo para um novo pedido (sei que só advogados podem solicitar). Vejo que os processos "normais" estão levando cerca de 2 anos. Seria para meu pai, que é casado com minha mãe há 20 anos. Casamento já está transcrito desde 2011. Muito obrigado.

    Referencia: https://valor.globo.com/patrocinado/dino/noticia/2023/03/01/advogados-ja-podem-pedir-nacionalidade-portuguesa-online.ghtml

  • @ph4nt0m deaconheço até agora qualquer resultado sobre o novo procedimento eletrônico

  • @ph4nt0m

    Ninguem sabe ainda, o processo online foi lançado no mês passado.

    Se o casamento já está transcrito, manda logo os docs pra portugal em formato fisico meso e daixa o processo rolar!!

    Boa sorte!

  • @Fabiano , @mabego , @Destefano , @texaslady @CarlosASP @JoaoH

    Submeter pedido de nacionalidade | Justiça.gov.pt (justica.gov.pt)

    Aparentemente já é possível submeter o pedido de nacionalidade para todas as modalidades.

    Continua restrito a advogados.

  • @eduardo_augusto

    ótimo...

    mas aguardando que esta facilidade seja estendida à todos.

  • @eduardo_augusto ,

    que notícia boa, as coisas estão caminhando.

  • Liberou pedido on-line para Advogados em todas modalidades de pedido de nacionalidade.


    https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/Nacionalidade-online-ja-abrange-todas-as-tipologias-de-pedido

  • @Bentinho Bom dia, vi que agora um advogado consegue submeter essa documentação online, acha que seria uma forma mais "Barata" ou ainda seria melhor enviar os documentos para portugal via dhl?

  • @Hiago_Pereira


    já existe um outro topic sobre esse tema.

    pode concentrar a discussao la.

    sobre sua pergunta, duvido que a contratacso de um advogado seja mais barats que o envio de um envelope.


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22720/pedido-de-nacionalidade-portuguesa-por-via-online

  • @eduardo_augusto Claro, sem problema! obrigado por direcionar a sala correta.

  • Depois de submetido os documentos online, se faz necessário a conferencia dos documentos físicos no conservatório? eu vi em alguns comentários anteriores que talvez precisaria... outra dúvida, Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor em cópia reprográfica + apostila de Haia e Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, ainda será necessário apostilar no caso da solicitação online?

    Por fim, vocês acreditam que fazer este processo por um advogado sairia mais caro do que enviar por correios?

  • @Hiago_Pereira


    no site do Instituto de Registos e Notariado, algumas das suas perguntas estao respondidas.

    a verificacao dos documentos é feita por advogado. Para isso, voce terá que enviar os documentos (em papel, devidamente apostilados), para o advogado. É o advogado que vai inserir os documentos na plataforma, não é simplesmente voce mandar tudo por email para o advogado.

    e sim, com toda certeza sai mais caro fazer com advogado.

  • @eduardo_augusto

    Entendi, então vou mandar por DHL, é mais fácil.

    Muito obrigado por tirar minhas dúvidas!

  • @Hiago_Pereira

    apenas uma nota aficionado: existe já a possibilidade do apostilamento digital. Nesse caso, o cartorio emite um arquivo pdf, apostilado. Esse sim poderia em tese ser enviado por email para um advogado em Portugal.

    por outro also, no site do irn diz que para pedidos de nacionalidade, os documentos devem ser TAMBEM enviados em papel para a conservatoria.

    ou seja, Termina nao sendo uma opcao.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.