Regularização do Casamento e Óbito.

Boa noite!! Alguém poderia me dar uma direção? Não entendo muito bem sobre essas burocracias.

Minha avó é portuguesa e se mudou para o Brasil quando criança. Se casou com meu avô brasileiro e ele já morreu faz anos. Acontece que preciso regularizar em Portugal o casamento deles e óbito do meu avô que atualmente ela é viúva.

Quais documentos são necessários e como proceder nesse caso? Muito obrigado!

Comentários

  • @Clara2022 a sua avó está a residir em que Estado? Em pp pelo consulado será a melhor maneira de transcrever o casamento e o óbito do seu avô. Mas para passar a cidadania para os descendentes, só precisa mesmo do casamento

  • @nunogomes Sim! Moramos no estado de SP. No caso para transcrever o casamento a óbito são necessários que documentos extra fora o que sabemos?

    Vou marcar uma data então!

  • @Clara2022

    Infelizmente é um inferno conseguir marcar algo no consulado português de São Paulo, Você verá dezenas de comentários sobre gente entrando a toda hora todo dia para tentar marcar algo - e não conseguem.

    Felizmente, transcrição de casamento e óbito NÃO precisam ser feitas presencialmente. Mande tudo por Sedex e vai receber a transcrição feita de volta em casa.

    Entre no site do consulado em São Paulo e siga a lista de instruções e documentos exigidos:

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-e-ou-%C3%B3bito-exceto-div%C3%B3rcio

    Outra coisa: apesar de usar o mesmo site, NÃO escolha São Paulo capital para fazer esse procedimento. Tem levado uns 8 meses,

    Para quem reside nos estados de SP e MS, a opção melhor é mandar para Santos, onde tem sido feito em uns 60 dias.

    Dá uma olhada no tópico específico de Santos; deixe dúvidas adicionais lá:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos#latest

  • @nunogomes Muito obrigado!

    Só uma dúvida: referente as certidões obrigatórias (casamento, óbito e nascimento) ser devidamente apostiladas, levei no cartório para fazer todo o processo e eles me informaram que poderia enviar os documentos normalmente para Santos, pois como já foi apostilada em junho/2021 não tem validade e não precisa refazer novamente já que é para sempre. Agora estou com receio. Isso procede mesmo ou terá que refazer algo que já passaram que não precisa?

    Em questão do pagamento, o casamento e óbito está correto, não é? Acho que não precisa fazer cada um separado.

  • sim, santos exige casamento e obito transcritos, e quanto à certidão de 2021 n estou tão seguro, porque at+e um ano é ok, mas mais que isso, pode ser que o funcionario que pegar entenda que a certidão "perdeu a validade"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.