Judeus Sefarditas - Informações e processos

1128129131133134155

Comentários

  • @Dannyd é normal aparecer essa mensagem às vezes... O site deve estar com instabilidade. Tente novamente daqui uns dias que dará tudo certo.

  • Olá, foristas

    Alguém sabe como faço para entrar com uma reclamaçao por descumprimento de prazo? Dia 08/11/22 meu processo vai fazer 29 meses que é o prazo máximo que pedem para finalizar o processo.

    Obrigado.

  • @Yuri_ e @Danielrs obrigado pelos esclarecimentos,

    @Danielrs você mencionou que o seu assento foi criado em 36 dias. Uma dúvida, você mora em Portugal ou no Brasil? Lhe pergunto, pois estive vendo e conversando em outros fóruns que me disseram que estão demorando em média 6 meses para fazer o assento. E quem está em Portugal teria uma certa vantagem nessa questão do assento. Isso procede?

    Outra coisa que também que vi aqui no fórum em outro tópico é a questão da dificuldade que muitas pessoas estão tendo para agendar seja no consulado ou na embaixada de Portugal para solicitar o CC e depois o Passaporte. Eu nesse final de semana ia já solicitar o meu agendamento para daqui a uns 6 meses, já contando com a demora no assento. Mas para solicitar o agendamento, aparece essa relação de documentos para quem não é ainda cidadão português, ou seja, estrangeiro. Eu fiquei na dúvida sobre o seguinte: como tem uma ordem a ser seguida que no caso do primeiro documento é o CC, qual opção escolher? Seria essa identificação nacional?


  • Ola pessoal tudo bem?


    Alguem dando entrada no processo por via sefardita após a nova lei? Descobri meu cristão novo recentemente e estou estudando viabilidade por aqui.


    Obrigado.

  • @msdmedeiros


    Não existe prazo oficial de 29 meses, eles fornecem uma estimativa.

    Pode demorar mais que isso para a conclusão.

  • @Marco_Bezerra Atualmente moro na Venezuela, não sei se isso teria alguma coisa a ver com isso.

    Saudações e sucesso!

  • Anyone with the birth seat created recently? Havent seen anyone lately from Porto with a seat assignment with no urgency after the MJ delegated powers back in August. Anyone can share information if available? Thanks.

  • Olá.. alguém pode me ajudar?


    Minha cidadania foi aprovada e desde 25 de agosto estou na bolinha 7 marrom, apenas aguardando a criação do registro.


    O processo sempre esteve na ACP, ocorreu que ontem meu processo foi enviado para a Conservatória de Registro Civil de Santa Maria das Feiras.


    Alguém sabe me dizer se é normal? Devo me preocupar no que se refere a demora pra criação do registro?

  • @Bruno77 , na grande maioria das vezes o ACPorto declina para Conservatórios menores emitirem o assento, é absolutamente normal.

    Também estou no mesmo barco. Pesquisei bastante em grupos de Facebook de Israel, pelo que pude apurar, a Conservatória de Santa Maria da Feira é extremamente ágil, tem uma má fama pelos idos de 2020, mas houve uma reforma lá e a coisa melhorou bastante. No início deste anos vários tiveram os assentos criados, um deles no mesmo dia que o processo foi declinado para lá.

  • @viniciusfm vc está na planilha antiga mais ou menos na linha 86?


    Se sim, meu cronograma é praticamente idêntico ao seu e outros 2 da planilha... as mudanças de fase ocorreram com 1 ou 2 dias de diferença...


    Muito obrigado pela informação... estou bem mais tranquilo... pretendo me mudar pra europa em janeiro... queria muito meu assento antes disso.

  • @Bruno77 , eu estou na 88a linha. Estou confiante que tenhamos boas notícias em breve.

  • @viniciusfm meu assento acabou de ser criado!!!!! Feliz demais aqui!!!

  • editado November 2022

    @Bruno77 , tb tive a mesma felicidade. Fica a "dica" então que cair em Santa Maria da Feira é boa, processos transferidos na sexta e assentos criados na quinta da semana seguinte. 😁

  • Prezados,

    Alguém pode me informar se está havendo movimentação inicial tirando da bolinha 1 nos processos de Lisboa? Se está, sabem em qual período de envio dos processos estão agora? Enviei o meu em fevereiro/21. Abs!

  • @JAAJ li em algum lugar que as bolinhas de fevereiro de 21 nos processos em trâmite nas CRCentrais de Lisboa já começaram a progredir, embora ainda haja processo de janeiro de 21 em compasso de espera, certamente não tardará a acontecer no teu caso.

  • Bom dia, algumna informacao de novos assentos? Meu proceso foi aprovado y sigue em bolinha 7 marrom en ACP…. Processo de 6/2021

  • Enviei meu processo via DHL e foi recebido na Conservatoria de Lisboa em 18/08. Hoje, dia 12/11 recebi o numero e senha, esperando a autorizaçao para atualizar a planilha e já muito feliz!

    Minha família tem casos de primos que conseguiram a cidadania através do mesmo sefardita.

  • @WVG , provavelmente nos próximos dias o teu processo de nacionalidade será transferido do ACPorto para uma Conservatória do interior para criação do assento. E a partir daí, se der a sorte de do processo parar em uma Conservatória ágil (a maioria o é), o registo é criado em poucos dias; caso dê o azar de cair em uma Conservatória mais lenta , pode demorar alguns meses .

  • Prezados foristas,

    Consideram correta a analise abaixo relacionada ao novo regulamento de nacionalidade? Pergunto pois estou avaliando se vale a pena encaminhar o processo com as novas regras vigorando a partir de 01 09 2022.

    Conforme a alínea "d" do item 3 do artigo 24º-A do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, incluído pelo Decreto-Lei nº 26/2022, passou a ser exigido que este fosse instruído com certidão ou outro documento comprovativo "da titularidade, transmitida mortis causa, de direitos reais sobre imóveis sitos em Portugal, de outros direitos pessoais de gozo ou de participações sociais em sociedades comerciais ou cooperativas sediadas em Portugal; ou de deslocações regulares ao longo da vida do requerente a Portugal, quando tais factos demonstrem uma ligação efetiva e duradoura a Portugal".

    (...)

    Uma importante dúvida que surge ao intérprete é se as cotas de sociedade comercial ou cooperativa só podem ser recebidas mortis causa (herança) ou se podem ser adquiridas em vida (compra, doação)?

    Pela utilização da conjunção alternativa, parece-me que a interpretação mais acertada seria que a sucessão hereditária se aplica apenas a direitos reais e pessoais de gozo em imóveis.

    E podendo ser por compra, o titular de uma ação de uma sociedade anônima, digamos, da CTT Correios de Portugal, preencheria este requisito?

    Data venia, a exigência de que os descendentes de judeus expulsos ou fugidos há séculos, cujo patrimônio de seus ancestrais foi confiscado, tenham herança a receber, além de ser algo ilógico, é afrontosa à moral. Quem tem herança a receber, na maioria dos casos, é filho ou neto de português e pode obter a cidadania por outras vias.

  • @santosrodrigues Minha irmã mais nova tem 16 anos e antes da mudança da lei, fui informada que era melhor esperar ela fazer 18... Então desde março ela está incrita em associações para comprovar ligação efetiva com a comunidade portuguesa quando formos fazer a solicitação da cidadania. É complicado, mas foi a forma que encontrei para resolver o problema.

  • @santosrodrigues

    la lei é clara que tanto os direitos imobiliários quanto os comerciais ou ações devem ser adquiridos por herança via mortis causa... não há nenhuma interpretação sobre isso, pois é claro e confirmado... pedido de nacionalidade antes de 1º de setembro.

    por isso as pesso

    as consideraram que a oportunidade está agora fechada, pois na maioria dos casos para os judeus os imóveis foram confiscados antes que o ascendente sefardita fosse executado ou deixasse a península para um futuro melhor. Esteja ciente de que existem muitos advogados tentando obter negócios com base nisso, mas é falso. no youtube pode encontrar muitos vídeos de advogados europeus e portugueses sendo claro que a figura é mortis causa sem excepções. a menos que tenha viajado a Portugal toda a sua vida e possa demonstrar todas essas viagens. obrigado.


  • Prezados @amaiusculo e @WVG,

    Agradeço a gentileza das considerações.

    Saudações

  • Certa vez eu li aqui no fórum sobre "intensivão" que as conservatórias faziam no final do ano para acelerar os processos. Procede isso?

  • @MalloneBarros

    Oi Mallone, Sim, a ideia de reduzir a carga de trabalho no Porto e em Lisboa é enviar para outras conservatórias para trabalharem em determinadas fases dos processos. Até agora a única intervenção de outras conservatórias em processos instaurados no Porto e em Lisboa é na fase 7 brown quando o parecer favorável é delegado a outras conservatórias. Esteja ciente de que a maior parte do processo ainda está sendo gerenciado por Porto e Lisboa, portanto não veremos muitas mudanças em termos de velocidade, mas como eles não estão mais trabalhando nos assentos, podemos esperar que no futuro as coisas mudem mais rápido. Obrigado.

  • @WVG obrigado vc pela informação

  • @WVG , na realidade , nas CRCentais de Lisboa é muito comum ocorrer a transferência dos processos para Conservatórias do interior ainda na bolinha 1.

  • @viniciusfm

    obrigado Vinicius. Eu solo tenho informacao de processos em bolinha 7 marrom que som enviados a otras conservatorias mais no conocia de ningum processo em otra bolinha.

    muito obrigado pela sua informacao. Meu processo esta en ACP e aun no transfiere a otra conservatoria… en 2 semanhas vai ser 3 meses desde que meu processo foi approvado..

  • Olá, alguém que enviou os documentos para Lisboa em junho recebeu a senha? Vi que muitas pessoas que enviaram em agosto receberam, por isso me parece estranho que meu pai ainda não tenha recebido nada, sabendo que seus documentos chegaram antes.

    muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.