Transcrição do casamento em Portugal

Olá a todos!

Estou começando o processo e estou um pouco perdida.

Tenho as certidões de casamento e obito dos portugueses (meus bisavós).

Meus bisavos portugueses tem uma filha viva, viuva, a qual teria que fazer a atribuição primeiro, certo? Para fazer a atribuição dela, o primeiro passo seria fazer a transcrição do casamento dela ou não?

Caso afirmativo, como dou entrada no processo?

Se não precisar fazer a transcrição, qual o próximo passo?

Agradeço

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado October 2022

    Se a filha dos portugueses é viva (a filha viva é sua avó, correto?), o melhor é fazer o processo dela como filha primeiro (artigo 1-C)

    Dá uma olhada nos documentos necessários aqui:

    Você precisa do assento de nascimento/baptismo de apenas 1 dos portugueses (no caso do bisavô ou da bisavó).

    A transcrição do casamento deles pode não ser necessária veja na certidão em inteiro teor da filha dos portugueses quem foi o declarante e se a declaração foi feita na menoridade.

    Espero ter ajudado.

  • editado October 2022

    @LeoSantos é minha tia avó. Muito obrigada pelas informações.

    No caso eu preciso da certidão de nascimento de apenas um deles, é isso?

    Esse formulário 1C aonde eu encontro?

    Quanto tempo esse processo demora, em média?

  • Então no caso não adianta fazer a nacionalidade (para você), porque a transmissão tem que ser em linha reta.

    O seu pai (ou mãe) descendente dos portugueses é vivo?

  • @LeoSantos sim, minha mãe é viva. Neta dos portugueses.

  • Então tem que fazer o processo dela como neta e depois o seu como filha

  • @Nayara_vicente27

    A sua avó (filha dos portugueses) está viva?

    Se estiver, vc pode fazer os dois processos juntos: avó e tia-avó.

    ===

    O formulário é enviado para você, após o pagamento por cartão internacional visa.

    Mas, eu recomendo vc esclarecer um pouco a sua situação, especialmente em relação às pessoas vivas e a lidya de documentos que pretende enviar.

    Abraços

  • @guimoss a única filha dos portugueses que está viva é a minha tia avó. Vou começar pedindo a cidadania dela e depois do restante da família, até chegar em mim. Como posso esclarecer a minha situação e ter certeza do que devo fazer?

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado October 2022

    @Nayara_vicente27 a transmissão da cidadania é feita em linha reta apenas (avo -> filho -> neto).

    O processo da sua tia avó, não é necessário para o seu caso.

    É opcional.

  • @LeoSantos então como meu avô é falecido, eu não consigo tirar a minha cidadania? a única filha viva dos parentes portugueses é minha tia avó.

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado October 2022

    @Nayara_vicente27 a cidadania portuguesa é concedida apenas em vida e no máximo até os netos.

    Quem é o parente mais próximo seu vivo e descendente de português em linha reta (ex: pai/mãe, avô/avó, bisavô/bisavó)?

    Se algum ascendente seu (em linha reta) for até neto de portugueses, você pode fazer a cidadania dessa pessoa, depois tirar a sua como filha/neta, etc...

  • @Nayara_vicente27

    São dois casos.

    O primeiro é de filha, pelo ACP do Porto da tia-avó.

    Deve demorar 6 meses, em média, se não houver prioridade.

    ===

    Qd vc terminar o processo acima, vc pode fazer o da neta, com base no artigo 40-A do Decreto-Lei 26/2022, que alterou o regulamento da nacionalidade.

    O seu caso deve ser o do número 5.

    Isso serve para poupar documentos e pode acelerar o processo de neto.

    Ainda, é muito teórica a questão, mas eu mandaria um email para a ACP e CRCentrais e perguntaria a respeito.

    Eu perguntaria se é possível apensar processos de diferentes Conservatórias.

    Busque "apensação" na barra de buscas e vc terá mais informações.

    Busque os emails das Conservatórias por aqui. O da CRCentrais busque pior "diversos".

    ===

    Se vc n se importa em gastar mais, vc pode enviar dois processos: o da filha (tia-avó) para o Porto e o da sua mãe para Lisboa (neta).

    ===

    Deixe a lista de documentos que vc pretende enviar em cada processo, que o fórum dá uma olhada.

    Verifique as divergências entre certidões, diga quem foi o declarante do filha e neta do português e qd foram feitos os registros.

    Veja tb a discussão sobre perfilhação no tópico de netos (últimas páginas). Busque por "STA" e vc achará a questão.

    Qualquer dúvida é só perguntar.

    Abraços

  • @LeoSantos


    Quem é o parente mais próximo seu vivo e descendente de português em linha reta (ex: pai/mãe, avô/avó, bisavô/bisavó)?

    Se algum ascendente seu (em linha reta) for até neto de portugueses, você pode fazer a cidadania dessa pessoa, depois tirar a sua como filha/neta, etc...

    _________________

    Minha mãe está viva, neta do português.

    Consigo fazer a dela, sem ter que tirar a da minha tia avó?

  • @Nayara_vicente27 Sim, você consegue fazer a cidadania da sua mãe como neta (artigo 1-D) e em seguida a sua como filha (artigo 1-C).

    Com a mudança da lei, você pode apensar estes dois procedimentos (pessoalmente, eu não faria dessa maneira, pois há risco de uma demora maior, pois ambos os processos tramitarão na CRC que é lenta).

    Com todo respeito ao @guimoss mas discordo da opinião que ele postou.

    A tia avó é colateral e não transmite a nacionalidade para você nem para a sua mãe.

    O processo dela pode ser feito, mas você não precisa esperar.

    Pode dar entrada direto no processo da sua mãe como neta de português.

  • @Nayara_vicente27

    O @LeoSantos está correto.

    O da sua tia-avó só interessa ais descendentes em linha reta dela.

    O da sua mãe é totalmente independente, exceto na hipótese de apensação.

    Um não depende do outro.

    Se ela tem filhos, vc pode comunicá-los do direito à nacionalidade.

    Abraços

  • @LeoSantos Legal! E o que é preciso para entrar com o pedido da minha mãe?

  • @LeoSantos @guimoss Mesmo o pai da minha mãe, filho do portugues, estando falecido, eu consigo dar entrada no pedido da minha mãe?

  • @LeoSantos

    Eu tinha pensado que a @Nayara_vicente27 iria fazer o da tia-avó e o da mãe.

    Nao percebi que ela pensava que um era necessário para o outro.

    ===

    Sobre a apensação, eu imaginei o cenário:

    O da tia-avó tramitaria mais rapidamente no Porto e a forista poderia usar os dados deste pedido (tia-avó, como filha) para acelerar o processo de neta.

    Mas, como é teórico sugeri que ela perguntasse em ambas as Conservatórias para uma posição oficial.

    Abraços aos dois

  • @LeoSantos @Nayara_vicente27

    Mas, se o interesse for apenas do da sua mãe, como neta, não há razão oata fazer os dois.

    Espero que tudo tenha ficado claro.

    Abraços

  • @Nayara_vicente27 mesmo o pai dela sendo falecido, ela pode requerer a nacionalidade como neta.

    Dá uma olhada nesse tópico aqui para saber os documentos necessários:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

    @guimoss

    Claro, eu entendi o que você pensou, as vezes a forma como as perguntas são feitas aqui, não fica totalmente clara a pretensão, normal.

    E processos de colaterais podem realmente serem apensados, mas como uma forma de aproveitar documentos, etc...

    Abraços a todos

  • @LeoSantos @Nayara_vicente27

    Sem você eu não teria notado, amigo.

    Abraço e obrigado

  • @guimoss imagina amigo

    A sua ajuda aqui é no fórum é muito valiosa, divergências de interpretação sempre podem acontecer.

    Grande abraço

  • @LeoSantos @guimoss

    Entendi, gente. Então consigo fazer a da minha mãe como neta, porém, meu avô, filho do português é falecido. Tem como fazer mesmo assim?

  • @Nayara_vicente27

    Se a sua mãe é neta e não for falecida, ela pode pedir a nacionalidade portuguesa e depois, passa-la a vc e daí em diante.

    ===

    @LeoSantos

    Obrigado pelas palavras.

    Abraços

  • Tem sim @Nayara_vicente27

    Procure os documentos necessários no tópicos de netos que eu linkei acima

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.