Transcrição do casamento em Portugal

Olá a todos!

Estou começando o processo e estou um pouco perdida.

Tenho as certidões de casamento e obito dos portugueses (meus bisavós).

Meus bisavos portugueses tem uma filha viva, viuva, a qual teria que fazer a atribuição primeiro, certo? Para fazer a atribuição dela, o primeiro passo seria fazer a transcrição do casamento dela ou não?

Caso afirmativo, como dou entrada no processo?

Se não precisar fazer a transcrição, qual o próximo passo?

Agradeço

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado October 2022

    Se a filha dos portugueses é viva (a filha viva é sua avó, correto?), o melhor é fazer o processo dela como filha primeiro (artigo 1-C)

    Dá uma olhada nos documentos necessários aqui:

    Você precisa do assento de nascimento/baptismo de apenas 1 dos portugueses (no caso do bisavô ou da bisavó).

    A transcrição do casamento deles pode não ser necessária veja na certidão em inteiro teor da filha dos portugueses quem foi o declarante e se a declaração foi feita na menoridade.

    Espero ter ajudado.

  • editado October 2022

    @LeoSantos é minha tia avó. Muito obrigada pelas informações.

    No caso eu preciso da certidão de nascimento de apenas um deles, é isso?

    Esse formulário 1C aonde eu encontro?

    Quanto tempo esse processo demora, em média?

  • Então no caso não adianta fazer a nacionalidade (para você), porque a transmissão tem que ser em linha reta.

    O seu pai (ou mãe) descendente dos portugueses é vivo?

  • @LeoSantos sim, minha mãe é viva. Neta dos portugueses.

  • Então tem que fazer o processo dela como neta e depois o seu como filha

  • @Nayara_vicente27

    A sua avó (filha dos portugueses) está viva?

    Se estiver, vc pode fazer os dois processos juntos: avó e tia-avó.

    ===

    O formulário é enviado para você, após o pagamento por cartão internacional visa.