Nascimento declarado por um terceiro

Bruno MouraBruno Moura Member
editado September 2022 em Outros assuntos

Olá pessoal minha tia tem 93 anos , estamos a fazer a atribuição dela pelo pai portugues nascido em Portugal, ja temos todos os documentos prontos, mas ao verificar a certidão de nascimento dela em inteiro teor consta que um policial que a declarou no cartorio e lá consta o nome dos pais que eram casados , tenho uma duvida em relação a essa declaração por terceiro

Comentários

  • @Bruno Moura

    No seu caso, a transcrição do casamento é necessária.

    Em que Estado vc mora?

    Pela idade avançada da Requerente, eu sugiro que vc envie o processo o mais rápido possível e faça a transcrição de forma simultânea, no BR ou em PT.

    Há um precedente em que um o assento de casamento feito em uma transcrição pôde ser enviado por email para a conservatória.

    Informe a lista de documentos que pretende enviar, para que o fórum possa avaliar.

    ===

    Qual é a data de emissão do Rg ou passaporte dela?

    Se mudou de nome, vc irá precisar da certidão de casamento dela.

    ===

    Vc precisará de uma Prova de Vida sua tia feita no Consulado ou em cartório. Esta última deve ser apostilada.

    A sua tia so terá que ir no cartório uma vez, para assinar o formulário e fazer a PV.

    Dá para fazer tudo em um dia.

    Uma notário tb pode ir na residência dela, mas, infelizmente é maus burocrático o processo.

    ===

    Dê mais detalhes sobre o seu caso, para informações mais precisas.

    E olhe o tópico fixo que ensina a marcar membros.

    Boa sorte!

  • A minha Tia mora no Rio de Janeiro , o RG foi emitido em 2020 e a ela já foi pessoalmente no cartório assinar sem nenhum problema , eu moro em portugal e estou cá com todos os documentos ja apostilados , Formulário 1C , reconhecido firma por autenticidade, certidão de batismo do pai dela o Português, Rg autenticado e apostilado , certidão da minha Tia, a requerente de inteiro teor por cópia reprográfica reconhecido firma tabelião e apostilada , certidão de casamento da minha tia inteiro teor reconhecida e apostilada , a minha questão sobre a prova de vida o cartório informou que como ela compareceu presencialmente no cartório e assinou já é uma prova de vida

  • @Bruno Moura

    Se vc está em Portugal, eu sugiro que vc tente entregar presencialmente em um dos locais habilitados para isso.

    Pode ser que vc não consiga por não ter uma procuração (vc tem?.

    Se nao conseguir, envie pelos correios daí por correio registado (cr) ou cr com aviso de Receção, para ter o código de rastreio.

    ===

    sobre a prova de vida o cartório informou que como ela compareceu presencialmente no cartório e assinou já é uma prova de vida

    Foi o cartório brasileiro que informou isso? Ou quem foi?

    É um caso a ser ponderado pelo custo e idade avançada da Requerente.

    Eu faria uma PV e enviaria pelos correios com aviso de recebimento (é a versão mais barata).

    Deve demorar, mas vc irá receber por aí durante a tramitação do processo de filho.

    Se fizer a do cartório, apostile.

    Mas, é uma decisão difícil de se tomar, com todos os fatores envolvidos.

    A decisão é sua.

    Boa sorte!

  • @guimoss sobre a transcrição de casamento eu preciso dos documentos dos nubentes? pois eles nasceram em 1888, e 1895, as certidões de nascimento e casamento já as tenho, documentos de identidade é dificil de conseguir pois faleceram a mais de 70 anos.

  • @Bruno Moura

    Vc tem que responder o que eu perguntei acima, amigo.

    Os legitimados a fazer a transcrição são filhos ou netos do português.

    Para isso, tudo o que é necessário é a certidão de nascimento de um dos parentes acima, com os requisitos estabelecidos pela entidade apta a fazer a transcrição.

    Mas, como vc está em Portugal, é melhor verificar as especificidades da Conservatória escolhida, se vc for fazer em PT.

    Vc precisa dar mais detalhes do seu caso. Onde vai fazer? Quem vai fazer?

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.