Preenchimento do formulário 1C

Pessoal, boa tarde! Sou nova aqui.


Estou preenchendo o formulário 1C para o processo do meu pai (pais portugueses) e tive algumas dúvidas que não consegui tirar no fórum principal sobre esse assunto.

  1. O documento de identificação que for preenchido deve ser o mesmo que será enviado em cópia autenticada e apostilada? Pergunto porque tanto o RG quanto o passaporte do meu pai estão vencidos. Ele possui a CNH válida.
  2. Na parte do endereço o que eu posso abreviar? Por ex: Av. | Nº | apt. | Nome do Estado. O endereço completo não está cabendo no espaço.
  3. Em naturalidade, preciso colocar cidade e estado? Se sim, o estado deve ser abreviado ou por extenso? No caso do meu pai. Cidade do Rio de Janeiro, RJ.
  4. Sobre o quadro 2. Tenho as certidões emitidas pelo Civil Online, então teoricamente não precisaria preencher Freguesia, asssento, etc. Mas elas só duram 6 meses e a impressa não tem validade sem o código. Tenho minhas dúvidas se o processo será concluído antes de expirar essa validade. Nesse caso, como proceder? Preencher com as infos ou mandar somente a impressão do civilonline sem o preenchimento? Na verdade eu queria preencher e enviar a certidão, mas não sei se eles reclamam.
  5. Na parte de assinaturas, existem duas linhas com o número 1. Meu pai deve assinar somente na 1ª?

Comentários

  • editado September 2022

    @brunadmb

    Tem que ser RG ou passaporte onde conste a filiação. E dentro de 10 anos de validade, não pode anexar documento vencido.

    Pode abreviar somente rua, avenida, apartamento. Nome do estado coloque as duas letras = RJ.

    Coloque nos dados de nascimento por extenso na cidade... pule um quadradinho e coloque estado, RJ

    Imprima a certidão e envie, se vc quiser, preencha com as informações também. Elas tem validade para VC conseguir acessá-las, passado seis meses sua senha expira... mas não interfere na validade do documento.

    Assine somente uma vez.

  • Obrigada @mabego

    No caso do RG, a CNH brasileira é válida como documento de identificação para o processo?

  • @brunadmb

    Como eu disse acima é RG ou passaporte.

    CNH não é aconselhável enviar, pois não é documento oficial de identificação.

  • @mabego

    Certo. Uma última dúvida. Se eu pagar a taxa pela nova modalidade on-line, devo marcar qual opção no último quadro? (Cheque/vale postal)

  • @mabego

    Grata! Nesse caso, março a opção de vale postal e coloco o código da confirmação do pagamento on-line?

  • @brunadmb

    não preencha o quadro 6. Pois a sua modalidade é cartão de crédito.

    Apenas imprima a comprovação do pagamento que vc vai receber por email e anexe ao processo.

  • Boa tarde. Estou fazendo o processo para minha mãe, ela não usa cartão de crédito, eu poderia pagar a taxa com o meu cartão? Cartão de crédito em nome de outra pessoa que não seja o requerente?

  • @EstelaM

    sim, pode... atenção no preenchimento!!


  • Obrigada. Também gostaria de saber se só depois do pagamento de 175 euros é que recebo o formulário para preencher e depois autenticar em cartório?

  • @EstelaM

    Depois do pagamento a conservatória envia por email com a comprovação do pagamento e o formulário para vc preencher.

    OU...

    se vc já o tiver preenchido e reconhecido a firma por autenticidade no cartório, pode imprimir o email e anexar no seu processo.

  • Boa tarde.

    Vou fazer uma pergunta e peço desculpas se já existem respostas em algum outro tópico, mas não encontrei.

    Fazendo o pagamento por cartão de crédito e recebendo o formulário pelo e-mail, posso enviar o processo via correio para os balcões de nacionalidade, ou tem que ser enviado para os Registos Centrais?

    Grata,

  • @mabego

    Estou preenchendo o Formulário IC para aquisição da nacionalidade por atribuição do meu irmão (eu que estou preparando tudo, COM AJUDA DE VOCÊS!!!).

    Uma dúvida no que colocar no estado civil, que não prejudique ele lá na frente.... ele já foi casado, mas hj é separado e vive em união estável com outra pessoa, que futuramente pretende passar pra ela a nacionalidade (imagino que neste caso não será muito simples).... a duvida é: coloco casado, solteiro, separado ou união estável? Ou neste momento é indiferente o que ele colocar no estado civil???

    Do casamento oficial ele tem uma filha (que depois que sair a dele iremos dar entrada na nacionalidade dela).

    OBRIGADO A TODOS!!!

  • Sobre a postagem anterior....

    Alguém me dá uma ideia do que colocar no estado civil do meu irmão???

  • @AnaFontoura ...

    Como mencionado no tutorial sobre preenchimento dos diferentes tipos de formulário de requerimento da Nacionalidade Portuguesa...O Estado Civil do requerente no processo de nacionalidade a ser indicado no respectivo campo deve ser o atual...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    Como a União Estável do Brasil não é reconhecida em Portugal sem antes ser ajuizada no Brasil e ter a sentença reconhecida pelo Tribunal de Relação de Lisboa...Na prática...Essa informação da "UE" não deve ser inserida...

    As opções que você deve considerar são...:

    CASADO...

    DIVORCIADO...

    VIUVO...

    Se seu irmão se divorciou da primeira esposa...E nunca voltou a SE CASAR OFICIALMENTE...O ESTADO CIVIL QUE ELE DEVE INDICAR PERANTE AS AUTORIDADES DO IRN É ***DIVORCIADO***...

    Boa Sorte...

    PS...Uma nota que deve ser útil para você no tratamento dos processos de seus familiares...Em processos sequenciais...De diferentes gerações...Procure manter o foco em ***Um processo/Uma Geração de cada vez...!!!

    ***Existe uma novidade que já está em prática...Mas ainda é pouco conhecida na prática é a "Apensação de processos"...

    Para quem está começando a montar os processos das primeiras gerações da família...Esse procedimento deve passar a ser bastante utilizado em um futuro próximo...

    A ver...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22220/artigo-40a-do-decreto-lei-de-18-de-marco-apensacao-de-processos/p1

  • @Nilton Hessel MUITO OBRIGADO PELO RETORNO e pelas informações.

  • Bom dia pessoal,

    Estou preenchendo meu formulário 1c, e gostaria de tirar a duvida pois não quero ter problemas de pendencias.

    O formulário pode ser digitado ( pelo adobe)? minhas mãos estão nervosas kkkk

    Quadro 1 - identificação : no meu RG ( já atualizado) o órgão expedidor está IIPR então no formulário coloquei INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO DO PARANA.

    No endereço : não cabe todo o nome da rua , numero , apartamento , cidade e estado. Nesse caso não posso abreviar o nome da rua : DESEMBAGADOR ERNANI ALMEIDA DE ABREU ? ou imprimo mais um formulário e autentico só por causa dessa informação?

    Quadro 2 - Mãe portuguesa, acabamos de finalizar o processo dela, veio o assento essa semana, vou enviar a copia que me enviaram por e-mail, indiferente preencher o numero do assento nesse quadro? ou melhor nem preencher nada.


    Muito obrigada por me ajudar, tenho procurado informações a meses, e como estou planejando mudança em breve, não quero que o processo caia em exigência.

  • @Mberezowski segue algumas contribuições:

    O formulário pode ser digitado ( pelo adobe)?

    R. SIM PODE.

    Quadro 1 - identificação : no meu RG ( já atualizado) o órgão expedidor está IIPR então no formulário coloquei INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO DO PARANA.

    R. PERFEITO

    No endereço : não cabe todo o nome da rua , numero , apartamento , cidade e estado. Nesse caso não posso abreviar o nome da rua : DESEMBAGADOR ERNANI ALMEIDA DE ABREU ? ou imprimo mais um formulário e autentico só por causa dessa informação?

    R. Talvez outro forista possa lhe ajudar....

    Quadro 2 - Mãe portuguesa, acabamos de finalizar o processo dela, veio o assento essa semana, vou enviar a copia que me enviaram por e-mail, indiferente preencher o numero do assento nesse quadro? ou melhor nem preencher nada.

    R. Talvez outro forista possa lhe ajudar....

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.