Preenchimento do formulário 1C

Pessoal, boa tarde! Sou nova aqui.


Estou preenchendo o formulário 1C para o processo do meu pai (pais portugueses) e tive algumas dúvidas que não consegui tirar no fórum principal sobre esse assunto.

  1. O documento de identificação que for preenchido deve ser o mesmo que será enviado em cópia autenticada e apostilada? Pergunto porque tanto o RG quanto o passaporte do meu pai estão vencidos. Ele possui a CNH válida.
  2. Na parte do endereço o que eu posso abreviar? Por ex: Av. | Nº | apt. | Nome do Estado. O endereço completo não está cabendo no espaço.
  3. Em naturalidade, preciso colocar cidade e estado? Se sim, o estado deve ser abreviado ou por extenso? No caso do meu pai. Cidade do Rio de Janeiro, RJ.
  4. Sobre o quadro 2. Tenho as certidões emitidas pelo Civil Online, então teoricamente não precisaria preencher Freguesia, asssento, etc. Mas elas só duram 6 meses e a impressa não tem validade sem o código. Tenho minhas dúvidas se o processo será concluído antes de expirar essa validade. Nesse caso, como proceder? Preencher com as infos ou mandar somente a impressão do civilonline sem o preenchimento? Na verdade eu queria preencher e enviar a certidão, mas não sei se eles reclamam.
  5. Na parte de assinaturas, existem duas linhas com o número 1. Meu pai deve assinar somente na 1ª?

Comentários

  • editado September 20

    @brunadmb

    Tem que ser RG ou passaporte onde conste a filiação. E dentro de 10 anos de validade, não pode anexar documento vencido.

    Pode abreviar somente rua, avenida, apartamento. Nome do estado coloque as duas letras = RJ.

    Coloque nos dados de nascimento por extenso na cidade... pule um quadradinho e coloque estado, RJ

    Imprima a certidão e envie, se vc quiser, preencha com as informações também. Elas tem validade para VC conseguir acessá-las, passado seis meses sua senha expira... mas não interfere na validade do documento.

    Assine somente uma vez.

  • Obrigada @mabego

    No caso do RG, a CNH brasileira é válida como documento de identificação para o processo?

  • @brunadmb

    Como eu disse acima é RG ou passaporte.

    CNH não é aconselhável enviar, pois não é documento oficial de identificação.

  • @mabego

    Certo. Uma última dúvida. Se eu pagar a taxa pela nova modalidade on-line, devo marcar qual opção no último quadro? (Cheque/vale postal)

  • @mabego

    Grata! Nesse caso, março a opção de vale postal e coloco o código da confirmação do pagamento on-line?

  • @brunadmb

    não preencha o quadro 6. Pois a sua modalidade é cartão de crédito.

    Apenas imprima a comprovação do pagamento que vc vai receber por email e anexe ao processo.

  • Boa tarde. Estou fazendo o processo para minha mãe, ela não usa cartão de crédito, eu poderia pagar a taxa com o meu cartão? Cartão de crédito em nome de outra pessoa que não seja o requerente?

  • @EstelaM

    sim, pode... atenção no preenchimento!!


  • Obrigada. Também gostaria de saber se só depois do pagamento de 175 euros é que recebo o formulário para preencher e depois autenticar em cartório?

  • @EstelaM

    Depois do pagamento a conservatória envia por email com a comprovação do pagamento e o formulário para vc preencher.

    OU...

    se vc já o tiver preenchido e reconhecido a firma por autenticidade no cartório, pode imprimir o email e anexar no seu processo.

  • Boa tarde.

    Vou fazer uma pergunta e peço desculpas se já existem respostas em algum outro tópico, mas não encontrei.

    Fazendo o pagamento por cartão de crédito e recebendo o formulário pelo e-mail, posso enviar o processo via correio para os balcões de nacionalidade, ou tem que ser enviado para os Registos Centrais?

    Grata,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.