Preciso identificar o assento do meu avô Português nascido em 02/11/1901.

editado September 2022 em Outros assuntos

Olá boa noite!

Gostaria muito de contar ajuda de vocês para conseguir achar o assento do meu avô em Portugal.

O nome do meu avô é José Mendes o Pai dele se chama Antônio Mendes e a mãe dele Margarida de Jesus.

Tenho informações da família, que meu avô é natural da ilha.

Nascimento dele é de 02/11/1901

Minha família não sabe precisar de qual freguesia ele é natural, me falaram que é de N.camaroz, não sei se a informação está correta, pois não consegui identificar esta freguesia, não sei por um acaso mudou o nome ou não me passaram correto.


Peço ajuda de vocês para encontrar este assento, desejo muito tirar a minha cidadania para neto, pois o meu pai está desaparecido a mais de 30 anos e não há óbito e nenhuma prova de vida dele..

O ideal seria fazer a do meu pai primeiro, e depois a minha, porém não sei com este status do sumiço do meu pai eu conseguir fazer o dele mesmo assim?

Peço encarecidamente a ajuda de vocês para conseguir uma direção neste tema..

Grato.

«1

Comentários

  • editado September 2022

    @MarcioMendes

    tem um registro que pode ser o José... vc precisa checar os avós dele, que constam no registro

    https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4817814 tif.11 e 12 - registro 22

  • Obrigado, vou pesquisar o seu link .

  • @mabego Eu pesquisei aqui mais não consegui identificar se de fato são estes, ainda estou com poucas informações, uma das informações que eu preciso é saber onde o meu avô foi registrado em Portugal, pois eu ainda não sei de onde o certo é.

    Tenho um encontro com um tia minha já bem idosa, e ela ficou de me passar mais informações através dos documentos de casamento, óbito, RG, carteira de trabalho e espero nestes documentos saber de fato de onde ele é. Meu avô veio para o Brasil com 21 anos, e era analfabeto, e infelizmente, ele não teve mais contato com sua família em Portugal, casou com a minha avó que era Brasileira, teve sua família aqui e faleceu entres as décadas de 1980 e 1990.. Espero poder após quarta feira ter mais informações.. Agradeço de coração a sua ajuda..

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @MarcioMendes

    Dois passaportes de um José e um irmão? O nome dos pais batem e Camaroz parece com Canaveses.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    372688 José Mendes Marco de Canaveses Porto António Mendes Margarida de Jesus Lavrador 27 Rio de Janeiro Solteiro

    387876 José Mendes Marco de Canaveses Marco de Canaveses António Mendes Margarida Jesus Trabalhador 22 Rio de Janeiro Solteiro

    416825 Francisco Mendes Marco de Canaveses Porto António Mendes Margarida de Jesus Agricultor 29 Rio de Janeiro Casado

    Boa sorte na busca!

  • @MarcioMendes

    Deixe o nome da esposa do português.

    Quando vc fala que é natural da Ilha, vc quis dizer Ilha da Madeira?

    A pessoa de um dos passaportes tinha 22.

    Ele fixou residência no Rio?

    Informe dados de parentes, como irmaos, filhos sobrinhos, tios, etc...

    Só cuidado com dados privados

  • @guimoss As informações que você está me passando, me parece que bate, pois ele veio com um irmão sim para cá na época e me parece que ele se chamava Francisco, só não sei se eles vieram juntos, ou separados em momentos distintos.

    Sobre o local de onde ele nasceu pelo que eu entendi das suas informações eles são de Porto e da freguesia de Marco de Canaveses, seria isso?

    Se for isso, não sei de onde meus parentes informaram ilha da Madeira..

    Grato pelo ajuda.

  • @guimoss Sobre o nome da esposa do Francisco que você cita como casado que seria meu tio avô, eu não tenho dados.

    Sobre o meu avô José Mendes, a minha família informou que ele veio com 21 ou 22 anis mesmo, e pelo que sei ele nunca mais voltou a Portugal.. w pelo vi, ele está como solteiro em Portugal, ele casou com a minha avó Brasileira aqui e provavelmente não informou à Portugal o seu casamento, diferente do Tio Avô Francisco que aparece casado.

    Meu avô após casar sim, fixou residência aqui no Brasil, RJ.

    Não tenho mais informações de parentes de Portugal, pois meu avô não manteve contato com seus parentes.

    Uma tia me disse que meu avô tinha uma irmã que que talvez se chamaria Brita Mendes, e não se sabe se teria mais irmãos, esta me parece que não veio para o Brasil, ficou em Portugal.

  • @MarcioMendes

    As informações que você está me passando, me parece que bate, pois ele veio com um irmão sim para cá na época e me parece que ele se chamava Francisco, só não sei se eles vieram juntos, ou separados em momentos distintos.

    Isso vc só vai saber se localizar o passaporte ou pedir um ou mais desses IDs.

    ===

    Sobre o local de onde ele nasceu pelo que eu entendi das suas informações eles são de Porto e da freguesia de Marco de Canaveses, seria isso?

    Eu não encontrei uma freguesia com esse nome, só um Concelho.

    Há vários locais com o nome Canaveses, em Portugal.

    Qd diz concelho pode se referir ao local de emissão do passaporte ou seja, pode ser outra Canaveses e,não a do Porto.

    ===

    Se for isso, não sei de onde meus parentes informaram ilha da Madeira.

    Se te informaram isso, pode ser verdade.

    Irei olhar e depois te dou um retorno.

    Tente procurar o passaporte no tombo.pt nos anos estimados da viajem de PT para o BR.

    ===

    Sobre o nome da esposa do Francisco que você cita como casado que seria meu tio avô, eu não tenho dados.

    Me referi a esposa brasileira do seu avô, o português de quem vc vai pedir a nacionalidade.

    O nome dela aparece na sua certidão de nascimento.

    É importante vc colocar todos os nomes da sua linha, do português até vc, só tendo cuidado com dados privados.

    ===

    Vou olhar tb por essa brita Mendes.

    Abraços

  • @guimoss Mais uma vez eu te agradeço pela força que tens dado ao meu caso.

    Sobre a minha avó, o nome dela é Odete Carvalho Mendes.

    Não sei o ano de casamento deles por hora.

    Sobre Haver vários locais com o nome Canaveses, em Portugal, você quer dizer que não seria a freguesia específicamente dele, isso?

    Creio que na Quarta Feira eu terei acesso a mais informações sobre o meu avô, onde irei encontrar uma tia que passará alguns dados impresso sobre alguns documentos.

    Grato!

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @MarcioMendes

    Não precisa agradecer, amigo.

    Que bom que é Odete.

    Eu tinha encontrado alguns registros, mas queria a confirmação.

    Os registros estavam em São Gonçalo.

    Em um deles, dizia que a filha era natural. Isso significa que os pais (português + a esposa) não eram casados.

    Eu encontrei alguns registros e eles podem te ajudar a envontrar o seu antepassado.

    Vc não deixou o nome do seu pai ou mãe. Por favor, o informe.

    Sem muitos dados, a busca será imperfeita. Em especial, do seu pai ou mãe (filho do português).

    ===

    Se a teoria da inexistência do casamento for verdadeira, vc tem quer ver se o seu caso é de dispensa de transcrição de casamento:

    Se o português, casado fora de Portugal com uma não-portuguesa, declarou o nascimento do filho, antes deste ter completado 1 ano de idade, a transcrição é dispensada.

    Nos demais casos é obrigatória.

    E, no seu caso, se o português não foi o declarante nas condições acima, vc terá que mandar documentos adicionais (religiosos, médicos, escolares ou jurídicos),onde o parentesco fique claro, para fazer a perfilhação do pai/mãe do Requerente.

    ===

    Os links achados:

    1) Óbito do José (nesse diz que era casado):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D8QQ-F21?i=287&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A775N-VHPZ

    2) Óbito de uma filha recém-nascida do português (aqui menciona que a filha era natural, o que indica que não houve casamento*):

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-66R6-W2?cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7753-PFMM

    Busque pelo nascimento nesse cartório em São Gonçalo, pelo nascimento dessa filha.

    Pode ter mais dados.

    * ou então que foi em data posterior ao registro desse óbito.

    3) Outro óbito de outro filho do português (tem a data de nascimento desse filho):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTF3-MWX?i=161&cc=1582573

    Se quiser que algum desses links seja excluído, é só pedir.

    Abraços

  • @MarcioMendes

    Sobre Haver vários locais com o nome Canaveses, em Portugal, você quer dizer que não seria a freguesia específicamente dele, isso?

    É um Concelho do Porto (Marco de Canaveses).

    Os batismos estão nas freguesias.

    Vc terá que olhar em TODAS ELAS ou naquelas que tenham o Orago em comum com o do Concelho mencionado.

    Dê uma margem de erro de uns 3 anos para mais ou para menos nas buscas.

    O link do Concelho:

    https://tombo.pt/m/mcn

    Mas, existem outros lugares com esse nome.

    Pode ser mais um local para as buscas.

  • @guimoss Muito bom, tudo certo, as informações são estas mesmas, perfeito!

    Meu pai tem o mesmo nome do pai do meu avô.

    Antônio Mendes Minha mãe se chama Lede Maria Marins por estar oficialmente separada desde 1978.

    Antes,.em quanto casada, se chamava Lede Maria Marins Mendes.

    Preciso saber onde o meu pai foi registrado quanto ao nascimento, pois ele está desaparecido a mais de 30 anos, e não acho ele em nenhum lugar.

    Cremos, que já se foi, e não apareceu o corpo.

    O ideal era fazer a minha cidadania por ele primeiro, para depois fazer para mim como neto, porém como não tenho o óbito e não sei onde encontrar mais, para todos os efeitos, para o pais ele ainda está em vida.

    Será que mesmo assim eu conseguiria fazer por ele primeiro?

  • @MarcioMendes

    Possível parente? O nome do pai do obituado é Antonio Mendes Marins.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DYSQ-GXQ?i=127&cc=1582573

    ===

    Mesma descrição acima:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D1M3-HDS?i=127&cc=1582573

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DRWQ-7C5?i=127&cc=1582573

    ===

    Não acho que sejam parentes, mas quis informar.

    Tem certeza que o nome da avó é "Lede"? Eu encontrei uma Lydia Maria Marins (filha de Manoel Emygdro e Rosa maria Marins).

    ===

    Qd vc tiver os dados, informe possiveis lugares e datas dis envolvidos.

    Deixe um resumo mais organizado com esposas e datas.

    ===

    Será que mesmo assim eu conseguiria fazer por ele primeiro?

    Vc terá que encontrar o local do nascimento ou batismo brasileiro dele.

    Mesmo se fizer por neto, vc tetá que achar um registro civil.

    Abraços

  • editado September 2022

    @guimoss Possível parente? O nome do pai do obituado é Antônio Mendes Marins.

    Resposta.. Antônio Mendes é meu pai, filho do meu avô português José Mendes, que tem o seu pai o meu bisavô o mesmo nome do meu pai, Antônio Mendes, não há Marins no sobre nome deles, o Marins é sobre nome somente da minha mãe, nora do José Mendes meu avô Português.

    Meu pai não leva Marins, o Marins é sobre nome de minha mãe somente.

    Os dados dos links acima não batem como sendo parentes.

    Sobre a busca da certidão de nascimento do meu pai: Ele foi Registrado em 10/06/1947, possivelmente, ele foi registrado na cidade de Niterói RJ pelo meu avô português José Mendes, e creio por informações de parentes, é que ele tenha sido registrado em um dos cartórios RCPN 3° ou 4°, ou 6° Zona Judiciária de Niterói, local Niterói Shopping, dos três cartórios citados, eu creio que ele tenha sido registrado na 6° Zona Judiciária de Niterói.

    Meus documentos foram registrados pelo meu pai Antônio Mendes, Filho do Português José Mendes.

    Tenho a Certidão de casamento dos meus pais original e constam dados dele. Esta certidão serviria como documento de comprovação anulando a possibilidade de busca e entrega da certidão de nascimento?

    Grato!

  • Boa tarde à todos!

    Gostaria de agradecer a todos que se colocaram a disposição para me ajudar neste fórum, espero poder continuar contando com a ajuda de todos.

    Agradeço também mais uma vez ao @guimoss e ao @mabego pelo dados conseguido.

    Estamos caminhando para descobrir a freguesia de onde o meu avô português foi batizado, para eu adquirir a certidão dele, e aí, começar o processo de juntar os documentos necessários para eu dar entrada na cidadania Portuguesa..

    Continuo contando com todos que estão me ajudando nesta luta, e quem ainda não ajudou possa dar esta força.

    Grato!

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @MarcioMendes

    Vc abriu um tópico repetido sobre o mesmo assunto aqui tratado.

    O link dele:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22053/consigo-identificar-a-freguesia-do-registro-de-nascimento-do-meu-avo-com-o-passaporte-da-epoca

    Por favor, deixe tudo em um lugar só (por aqui, de preferência), para não confundir os foristas na busca.

    Marquei a @mabego que estava te ajudando por lá.

    A mensagem do Márcio:

    Prezados boa noite!

    Peço ajuda de vocês para identificar o registro de nascimento do meu avô português.

    Os dados dele aqui no Brasil diz que ele é de 02/11/1901.

    Meu avô se chama José Mendes

    Seu pai que é o meu bisavô se chama Antônio Mendes

    Sua mãe que é a minha bisavó se chama Margarida de Jesus

    Seu irmão que veio para Rio de Janeiro com o meu avô, que era o meu tio avô se chama Francisco Mendes.

    Meu pai que é Filho e registrado pelo meu avô português é de 10/06/1947 e chama pelo mesmo nome do meu bisavô por Antônio Mendes, infelizmente ele está desaparecido faz mais de 30 anos e não temos notícias, talvez eu tenha que fazer direito como neto por este motivo.

    Minha família informa que ele dizia ser da ilha da Madeira, mais não temos certeza disso, pois ele era analfabeto.

    Já pesquisei em várias paróquias de lá e ainda não achei nada.

    Com a ajuda do @guimoss eu consegui chegar a identificação dos passaportes da época em que o meu avô e meu tio avô vieram para o Rio de janeiro e por aqui ficou até os seus últimos dias.

    Busco a minha cidadania como neto.

    Gostaria de saber se alguém consegue me ajudar achar a freguesia pelos dados dos passaportes abaixo?

    Já pesquisei em alguns outros lugares como o de Marco de Canaveses e não encontrei o assento dele, por entender que este local pode ser um concelho e não a sua freguesia..

    ===

    Eu ainda pesquisaria a questão do português ser da Ilha da Madeira e se nao se trata de outra pessoa com os mesmos dados.

    Mas, com tudo o que se sabe, seria bastante improvável, pois o nome do antepassado, dos pais, local da chegada, idade durante a viagem e um irmão com o mesmo nome batem com informações que vc disponibilizou.

    Mas, tudo parece ser impossível até que a oconteça pela primeira vez.

    Boa sorte nas buscas.

    Abraços aos dois

  • @MarcioMendes

    Resposta.. Antônio Mendes é meu pai, filho do meu avô português José Mendes, que tem o seu pai o meu bisavô o mesmo nome do meu pai, Antônio Mendes, não há Marins no sobre nome deles, o Marins é sobre nome somente da minha mãe, nora do José Mendes meu avô Português.

    Eu pensei no caso de um parente do José e da odete.

    É uma combinação de nomes nao muito provável.

    ===

    Sobre a busca da certidão de nascimento do meu pai: Ele foi Registrado em 10/06/1947, possivelmente, ele foi registrado na cidade de Niterói RJ pelo meu avô português José Mendes, e creio por informações de parentes, é que ele tenha sido registrado em um dos cartórios RCPN 3° ou 4°, ou 6° Zona Judiciária de Niterói, local Niterói Shopping, dos três cartórios citados, eu creio que ele tenha sido registrado na 6° Zona Judiciária de Niterói.

    Faça uma busca em Niterói, nesses cartórios.

    Depois informe o resultado da sua busca!

    ===

    Meus documentos foram registrados pelo meu pai Antônio Mendes, Filho do Português José Mendes.

    Diante da sua situação específica, é importante que o pai tenha te registrado.

    Mas, o importante é ver o momento em que o Português registrou o filho dele.

    Pelo informado, a situação parece muito boa até então, mas a certeza só virá ao achar o nascimento do filho.

    E também tem que ver se o José casou com a Odete, pois há desencontros nas informações.

    ===

    Tenho a Certidão de casamento dos meus pais original e constam dados dele. Esta certidão serviria como documento de comprovação anulando a possibilidade de busca e entrega da certidão de nascimento?

    Sinto muito, mas não.

    Vc precisa do registro civil do nascimento dele.

    Busque tb por um batismo brasileiro dele. Pode facilitar as buscas pelo registro civil.

    Boa sorte!

  • Desculpas por ter criado um outro tópico @guimoss achei que poderia abrir mais uma opção de ajuda visando a busca via passaporte.

    Eu consigo excluir? Ou alguém poderia excluir o segundo tópico?

    As buscas são complexas nos cartórios, eu tenho que pagar para cada busca quase o valor de uma certidão emitida como segunda via quase 200,00 por cada busca individual para cartório o prazo pode chegar a 30 dias o resultado e se não for achado, eles não devolvem o dinheiro. Preciso descobrir o cartório certo para pedir a busca com mais certeza de pagar pelo que preciso.

    Sobre ver se o José casou com a Odete, pois há desencontros nas informações.

    Resposta: vou tentar descobrir a certidão de casamento deles com parentes e ou informações do cartório que eles casaram.


    Obrigado..

  • @MarcioMendes

    Não precisa excluir, mas fica ruim abrir dois tópicos para procurar a mesma pessoa.

    Se for do mesmo assunto continue em um so tópico.

    ===

    Preciso descobrir o cartório certo para pedir a busca com mais certeza de pagar pelo que preciso.

    Tente conseguir o casamento dos pais, pois podem ter registrado o filho no mesmo cartório.

    Os registris civis e religiosos de Niterói:

    https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=210535&query=%2Bplace%3A%22Brazil%2C%20Rio%20de%20Janeiro%2C%20Niter%C3%B3i%22

    Os registros civis e religiosos de São Gonçalo:

    https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=210630&query=%2Bplace%3A%22Brazil%2C%20Rio%20de%20Janeiro%2C%20S%C3%A3o%20Gon%C3%A7alo%22

    Se estiverem trancados, vc terá que ir em um CHF.

    Boa Sortena busca!

  • @MarcioMendes

    Eu encontrei um obito de um Jose Mendes Junior.

    Seria um parente?

  • @guimoss Sobre a certidão de casamento dos meus avôs, eu hoje tenho um encontro com uma tia minha, e ela disse que teria uma cópia, e mais alguns documentos que eu ainda não sei quais são, ela não soube explicar por ter 86 anos e está idosa, e também analfabeta, infelizmente.

    Sobre o óbito do José Mendes Júnior, e eu não sei se é parente, pode ser que seja. Sei que outros tios faleceram quando crianças, e eu não os conheci, pois eles eram pequenos, e nem sei se meu pai era nascido ainda.

    Sobre a certidão do meu pai, eu marquei com a minha mãe também hoje, para irmos ao cartório ondes meus pais se casaram em 1970, para pedir o desarquivamento do processo de casamento para saber se foi apresentado a certidão de nascimento do meu pai junto aos documentos exigidos na época, e com isso, eu ter a certeza de onde ele foi registrado pelo meu avô, para que eu possa pedir uma segunda via.

    Creio que mais tarde eu terei mais informações para continuar as buscas do assento e sua freguesia.

    Grato!

  • @MarcioMendes

    Depois eu te mando os dados por msg privada.

    Sobre o desarquivamento, vc tem que ver antes se há uma habilitação ali ou algo que indique uma informação útil.

    E tire xerox desses documentos antigos, para evitar que se percam.

    Abraços

  • @guimoss e @mabego hoje tive com a minha tia e a minha mãe e obtive informações que pode ajudar no processo da procura pelo assunto do meu avô.

    Atrás da certidão de casamento do pai Antônio Mendes com a Minha Mãe, fui ao cartório e consegui a certidão de nascimento do meu pai que diz que meu avô português José Mendes registrou o meu pai nascido no dia 10/06/1947 no cartório 8 dia depois no dia 18/06/1947 na cidade de São Gonçalo RJ, na certidão meu avô Português informa ser casado com a minha avó Brasileira Odete Carvalho Mendes.

    Meu avô José Mendes é mesmo de Marco de Canaveses no Porto. Esta informação consta em uma carteira de trabalho bem antiga que estava de posse da minha tia aqui no Brasil, e ele se naturalizou e nasceu para o Brasil em 14/12/1928.

    O nascimento dele em Portugal foi informado ao Brasil em 02/11/1901, e pelo que vi nos passaportes abaixo, as informações que ele veio para o Brasil com 22 Anos mais só se naturalizou 6 anos depois em 1928

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    372688 José Mendes Marco de Canaveses Porto António Mendes Margarida de Jesus Lavrador 27 Rio de Janeiro Solteiro.

    387876 José Mendes Marco de Canaveses Marco de Canaveses António Mendes Margarida Jesus Trabalhador 22 Rio de Janeiro Solteiro.

    Tive acesso a certidão casamento registrada em cartório em 1949 do meu avô José Mendes, o português, com a minha avó Odete Carvalho Mendes.

    Sobre o meu pai ter sido registrado em 1947 e meus avós terem casados oficialmente em 1949 teria algum problema?

    Meu avô tinha uma união estável a mais de 10 anos antes de seu casamento oficial.

    Tenho o RG do meu avô aqui no Brasil tirado em 1928, isso ajuda em algo na busca de sua frequência/ certidão/. Assento em Portugal?

    Grato!

  • editado September 2022

    @MarcioMendes

    @guimoss

    o assento do José Mendes, nascido em 02/11/1901 no distrito do Porto, concelho de Marco de Canaveses, freguesia Várzea da Ovelha e Aliviada:

    [removido]

    ---

    e o mais legal... o processo de pedido de passaporte dele (COM FOTO)

    veja na pasta [removido]

    [removido]

  • Que notícia sensacional@mabego, muito obrigado por toda a sua dedicação e a do @guimoss..

    Vou correr para acessar os documentos e retorno com vocês.

    Grato!

  • Prezados @guimoss@mabego e @guimoss, agradeço de coração à vocês por todo o tempo que se dedicaram a me ajudar nesta busca, que ao meu ver no primeiro parecia ser quase impossível de se chegar a onde vocês chegaram, acharam até muito mais do que eu imaginava encontrar.

    Agradeço também em nome da minha família que também não tinham grandes informações de onde em Portugal era o meu avô.

    Agora seguirei buscando maiores informações no fórum sobre juntar todos documentos necessário para solicitar a cidadania para Neto, pois infelizmente o meu pai é desaparecido à mais de 30 anos, e não sabemos mais onde encontra- lo, daí eu creio não conseguir por ele.

    Peço, caso seja possível, por favor exclua os links relacionados ao acesso dos documentos do fórum público, e deixe postados no meu privado do fórum.

    Forte Abraço..

    Grato!

  • @MarcioMendes

    Links removidos pelo @Admin ...

    enviei por mensagem!!

    Boa sorte!!!

  • @MarcioMendes , vc poderia definir exatamente quais links vc gostaria de excluir?

    Eu estava falando com o @Admin mas fiquei em dúvida.

    Tem os que a @mabego encontrou e os que eu postei.

    Por favor, esclareça quais links que devem ser excluídos.

    Abraços e parabéns pelo achado!

  • editado September 2022

    @mabego@guimoss se puder excluir os seus referentes aos documentos achados da família, e postar no meu privado por gentileza, pois os do @mabego ele já excluiu, e foi postado no privado.

    Grato!

    Abraço!

    @mabego

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.