Cartão cidadão e passaporte

1101113151631

Comentários

  • @isabelfontinha

    Sim, consegui em Santos, para o dia 23/8! Agora vai! Eu não tinha lido o seu post ainda, mas resolvi tentar e deu certo. Em São Paulo só estão conseguindo agenda em dezembro, né? Nesse mês meu passaporte já vai estar vencido e não quero correr o risco de precisar e não ter.

  • @Rodrigo A Garcia parabéns para nós! Também consegui em Santos! Sabe dizer se eles irão reter nossos passaportes antigos? Eu não tenho nenhum visto mas gostaria de manter esse passaporte. Só não sei se será possível...

  • MarcoshcfMarcoshcf Member
    editado August 2022

    Boa noite pessoal. Alguém poderia elencar aqui quais documentos levar para tirar o cartão cidadão. Já tenho a certidão de nascimento e agendei o cartão cidadão aqui no Vice Consulado de Recife e estou com dúvidas sobre quais documentos levar. Bastaria a certidão de nascimento portuguesa, certidão de nascimento brasileira e minha identidade brasileira?

    Ao agendar pelo site, não achei em nenhum lugar a informação de valor para o cartão cidadão. Alguém sabe informar?

  • editado August 2022

    @Marcoshcf , normalmente, só precisa de um documento com foto e a certidão portuguesa. Se não tem no site, lá deverá ter um requerimento para ser preenchido. Leve o cartão de débito para pagar.

    Não precisa levar a certidão brasileira! Você é português desde que nasceu!!!

  • Boa noite, finalmente hoje consegui agendar CC em Santos.

    Sabem dizer se ha necessidade de de levat o requerimento impresso, pois antes da mudança do site, fazíamos o login e era possível imprimir esse requerimento que era preenchido, agora não encontro esse requerimento.

    E para menor, basta ir um responsável ou tem que ir pai e mãe?

    Muito obrigada.

  • @Marcelo_N

    Não tenho certeza se retêm ou se apenas cancelam as páginas restantes. O brasileiro é assim. Estou na primeira renovação, tirei pela primeira vez em 2017.

  • @Marcelo_N

    Realmente, parabéns para nós! Muito bom, pois preciso desse passaporte logo. E não queria ter que me submeter a despachantes que exploram essas necessidades e botam umas máquinas com robôs para fazer todos os agendamentos antes das pessoas que vão lá fazer a coisa certinha. Aliás, esse é o grande problema, tinha que ter um jeito de permitir que somente o próprio interessado ou responsável fizesse o agendamento.

  • oi pessoal. alguma sugestão de horário para tentar encontrar algum turno em São Paulo? Estou tentando diariamente e nao sei se ainda está rolando alguma vaga ao redor das 19h. Nem falar em Porto Alegre que está também bem complicado. E muito menos em Buenos Aires... (embaixador teve até que fechar o twitter pela quantidade de mensagens negativas que recebeu!)

  • Em referência ao consulado de São Paulo, pelo que eu li nao pedem um comprovante de residência na cidade ou estado. É verdade?

    1. Comprovante de endereço (Se possível) para atualização de sua inscrição consular e envio dos documentos;

    Ao meu entender parece ser condicional. Eu moro na Argentina e, como último caso, teria um comprovante de residência no RS.

  • Boa tarde alguém tem dica para tentar agendar? Horário bom, o dia mais propício está difícil viu!

  • @Marcelo_N aqui no consulado de sp eles inutilizam o antigo (furam a capa no chip e na pagina de dados) mas devolvem

  • Pessoal,

    Compareci no consulado no dia do meu agendamento e dei entrada no cartão cidadão e no passaporte. No mesmo atendimento, tirei foto e coletaram a minha biometria.

    A atendente me informou que o processo mudou é que o cartão cidadão e o passaporte serão enviados para a minha residência. Não há necessidade de eu retornar no consulado apenas para retirar os documentos (até onde eu sabia, era necessário voltar para retirar o cartão cidadão e coletar as digitais para o passaporte).

    Hoje, eu recebi em minha residência o comunicado em anexo. Agora fiquei na dúvida se tenho que ir ao consulado retirar o meu cartão cidadão ou continuar aguardando para receber em casa, como foi informado.

    Outra dúvida, no comunicado fala que eu preciso solicitar a ativação da "Chave Móvel Digital (CMD)" no momento do levantamento do CC. Como eu recebi a carta PIN, o CC virá ativado? Caso não veja, como eu ativo de forma remota sem ter que ir ao consulado? Já li alguns relatos aqui parecidos com o meu, mas não vi a resolução do caso posteriormente.

    Como vocês sabem, a comunicação com o consulado é praticamente impossível e o site que eles fornecem para agendamento (Https://agendamento.justica.gov.pt) é para agendar os serviços como se eu estivesse em Portugal. Então, fiquei em um beco sem saída porque preciso entrar no site do consulado para agendar a retirada?

    Poderiam me ajudar?

  • @vinissu boa noite!

    No dia que fui ao escritório consular de Santos, eles também me disseram que receberia a carta com as chaves PIN dizendo para ir ao consulado, porém era para ignorar e esperar os documentos chegarem em casa. Por isso pagamos a taxa de entrega e deixamos um envelope com nossos dados como destinatário.

    Uma dúvida, no dia que eu fui não coletaram minhas digitais, só as fotos que entendo ser a biometria… foi isso contigo também?

    Outra coisa, quanto tempo demorou para chegar sua carta pós a sua ida ao consulado?

    Abs

    Dani

  • @Danifernanda

    Que estranho, então nesse caso o nosso CC vira desativado e depois teremos como ativa-lo pela internet? Sem a ativação não temos direito a utilizar nenhum dos.m nossos direitos enquanto cidadão português. Eu coletei as minhas digitais no consulado de SP, assinatura e foto. Não deixei envelope.

  • @vinissu

    Eu não coletei digitais, só fotos e assinaturas numa máquina grande.

    Deixei um envelope com meus dados no destinatário. Disseram para não voltar lá, que iria receber a carta com os códigos e posteriormente o CC e PEP em casa. Agora é aguardar.

    Quanto tempo demorou para chegar sua carta com os códigos depois da sua ida ao consulado?

    Alguém aqui que solicitou em Santos o CC e PEP, podem compartilhar como foi o procedimento e as orientações?

    Obrigada!

    Dani

  • @Mayara Cruz boa noite!

    Vi aqui no fórum que você também solicitou o CC e PEP por Santos e só coletaram as assinaturas e fotos para ambos os documentos, porém os documentos foram e entregues em sua residência normalmente praticamente 1 mês depois. Certo?

    Fiz por Santos a 3 semanas e o procedimento foi o mesmo… eu havia ficado na dúvida, pq não haviam coletado minhas digitais, mas acho que as fotos seriam também a biometria.

    Bom, você recebeu antes uma correspondência com os códigos PIN? Precisou fazer algo com esses códigos, para ativar os documentos ou eles vem ativados?

    Obrigada!

    Dani

  • Pessoal varias vagas no consulado de Santos, acabei de ver para dia 15/09/2022. Boa sorte!

  • @Danifernanda

    A minha carta chegou ontem 18/08. Eu fui no consulado para coletar as biometrias, assinatura e foto no dia 05/08/2022. Também me disseram que os documentos chegariam em casa, mas não me informaram nada sobre essa carta PIN, por isso a confusão, pois na carta fala para eu me dirigir até o consulado para levantar o CC.

    Então, vou esperar mais um pouco para ver se eu recebo tudo em casa, porque por mais não veja ativado o CC, eu já terei os documentos. Qualquer coisa, eu vejo um dia como ativar em Portugal, caso esteja por lá.

    Se eu não receber, ai lascou...vou ter que ir lá a revelia no consulado ver o que aconteceu.

  • LSilvestreLSilvestre Member
    editado August 2022

    @lusctk @vinissu

    Passo pela mesma situação de vocês, fiz minha visita em 21/06 recebi a carta PiN com 40 dias dentro prazo e semana passada recebi meu passaporte. Sim, meu passaporte chegou antes de ter qualquer cheiro.

    Fiz duas visitas à sede pois moro próximo, mas em nenhuma delas consegui um atendimento decente. Na primeira delas, inclusive, tive que ouvir na portaria que deveria entrar em contato por telefone (sim, o mesmo que não funciona a pelo menos 4 meses).

    Enviei 2 e-mails para Adrielly, que aparentemente é quem cuida de agendamento de serviços, mas não obtive retorno.


    Semana que vem, normalizando o tempo em SP, devo voltar lá, mas até lá queria saber se vocês já receberam o cartão de vocês ou se sabem de algum canal para entrar em contato sobre isto. Quando tiver notícias posso avisar-los por aqui também.

  • LSilvestreLSilvestre Member
    editado August 2022

    Marquei @vinisousa4166 por engano e não consigo remover, perdão.

    Excluí para você, @LSilvestre - Leticialele

  • @LSilvestre

    Você pagou para te entregarem em casa os dois documentos (CC e PEP)? A atendente me disse com todas as letras que eu não precisava voltar lá. Eu perguntei 3x a mesma coisa para ter certeza da informação. Perguntei se tinha como acompanhar de alguma forma, ela me informou que não. Não agendou nenhum data, nem nada. Apenas me informou o prazo de 45 dias uteis.

    Se não chegar em casa, pagamos por um serviço que não será prestado e/ou a informação foi passada de forma errônea. Como ainda está dentro do prazo vou aguardar para ver se chega em casa mesmo. O único problema é que a informação na carta PIN não está condizente com a informação que recebi da atendente. Na carta diz que eu preciso ir ao Consulado, a carta foi originada no IRN (detentor da informação). Eu entrei em contato com o IRN, eles me informaram que não enviam nenhum documento para morada do solicitante. Até ai, ok, porque no meu entendimento os documentos são enviados de Portugal para Embaixada em Brasilia, depois enviados para os respectivos consulados e, por fim, enviam para a morada dos solicitantes para aqueles que solicitaram e pagaram (e caro) pela entrega.

    Outro ponto, o procedimento no consulado mudou nesse meio tempo, até pouco tempo o CC era enviado para o consulado e deveríamos retira-lo na próxima visita e dar entrada no PEP. Como eu já coletei todas as informações em uma única visita (assinatura, biometria e foto), tudo me leva a crer que o procedimento realmente mudou. Caso contrário, eles estão sendo extremamente ineficientes.

  • @lusctk @vinissu @Leticialele

    Gente, a minha corneta funcionou! Hahahah

    Cheguei em casa AGORA e estava na portaria do prédio o envelope (selo de Sedex normal) que deixei no consulado no dia da biometria com o bendito cartão! Sai pouco depois da mensagem e chegou nesse meio tempo.

    Minha tese é que a demora para receber foi por atraso do consulado em pegar o cartão, botar no envelope e fazer o envio pelo correio + tempo de entrega dos correios por Sedex normal.

    Tenham paciência e esperança que dá certo!

    Abraços e saudações portuguesas [enfim posso falar isso :))) ]

  • @LSilvestre , e hoje é sexta-feira, dia de "enfiar o pé na jaca!" Comemore com muito vinho verde e bacalhau!!

  • @LSilvestre

    Parabéns!!! Saudações portuguesas! Você saberia me dizer se o seu CC veio ativado? Teve que fazer algo com a carta pin para ativa-lo?

    Abs!!

  • Fui hoje ao Escritório Consular de Santos para fazer a minha renovação de passaporte. Foi tudo muito rápido, já que o cartão do cidadão está válido. Mas uma moça que estava lá antes de mim fez tudo de uma vez e vai receber o CC e o PEP em casa juntos, no prazo de 60 dias, podendo ser antes. Meu passaporte chega em 15 dias, podendo ser antes também. Quem tem agendamento em Agosto, melhor não perder, pois notícias dão conta que embaixadas e consulados podem entrar em greve a partir do dia 1º de setembro.

  • Pessoal, boa tarde!

    Alguma dica para conseguir agendar cartão cidadão e passaporte no Consulado de São Paulo???

  • Passagem comprada para Lisboa ( chegada dia 13/11 e partida dia 16/11 à noite ) assento de nascimento na mão. Como fazer o cartão do cidadão e o passaporte? Tem como agendar ? Qualquer dica é bem vinda. Super obrigado.

  • Não sei se tem algum outro post sobre isso, não achei na busca, mas no RJ está realmente impossível agendar o CC ou é impressão minha?

  • @Caroline rocha no Consulado do Rio tem aberto agenda com vagas todos os dias no horário de 18:00/18:30. Tente á partir desse horário que vc vai conseguir. Ontem mesmo agendei para a minha filha e minha sobrinha, por volta das 19hrs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.